Osesp lamenta humilhação de criança com deficiência auditiva em concerto em SP

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Contudo, minimizou o episódio descrevendo-o como "descontentamentos" e que compreende "demandas dos diversos públicos".

Foto: Arquivo Pessoal/Facebook

A Fundação Osesp lamentou, em nota ao GGN, o episódio de humilhação sofrido por uma criança de 7 anos com deficiência auditiva e com suspeita de autismo, em fase de diagnóstico, ao assistir o concerto na Sala São Paulo, no último sábado (02).

Como relatado na reportagem, a criança foi humilhada e ofendida por um senhor por reagir à apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo com aplausos e reações pontuais de exaltação e alegria.

Jair José da Silva, professor aposentado do Departamento de Matemática da Unesp de Rio Claro, insultou a criança de “monstrengo”, gritou aos funcionários da Sala São Paulo para “calar a boca desse menino” e respondeu ao repúdio de outros na plateia, que se posicionaram a favor da mãe e de seu filho, afirmando: “parece que não é só ele que é débil mental aqui”.

Narramos aqui o relato da mãe e do procurador judicial civil da Universidade de São Paulo (USP), Fábio Gusman, que esteve presente no concerto, testemunhou as cenas e auxiliou a mãe da criança.

Em resposta ao GGN, a Fundação Osesp emitiu uma nota afirmando que “lamenta profundamente” o ocorrido e que tem “a crença inabalável na música clássica como ferramenta potente para o desenvolvimento do indivíduo”.

“A oferta de programas de excelência artística, em uma sala de concertos reconhecida por suas qualidades acústicas e arquitetônicas, não é um fim em si mesmo, mas uma maneira de expressar nossos mais profundos valores humanistas, de entendimento e de tolerância. Assim, chegamos à premissa de que os concertos devem ser inclusivos e acessíveis a todos os cidadãos.”

Por outro lado, a Osesp minimizou a humilhação do professor contra a criança, descrevendo o episódio como “descontentamentos” que “podem ter ocorrido”, comprometendo-se a ressarcir os ingressos “daqueles que se sentiram lesados” e manifestou que compreende “as demandas dos diversos públicos”.

“Descontentamentos podem ter ocorrido e, nesses casos, desde já nos colocamos à disposição para ressarcimento do valor dos ingressos daqueles que se sentiram lesados com o acontecimento. Sabemos das demandas dos diversos públicos, mas em nenhuma hipótese nos afastaremos de nosso ideal de que a arte é um caminho para uma maior compreensão das diferenças. Se houve dissenso entre pessoas durante o evento é porque ele existe na sociedade de forma mais ampla.”

Nas perguntas enviadas, também questionamos se algum procedimento de investigação seria instaurado contra o músico que se dirigiu ao camarote da criança e gesticulou para a mãe sinais para que ela deixasse o local. Sobre essa pergunta, a Osesp não enviou respostas.

A Fundação afirmou estar atenta à adotar providências para aprimorar a “acolhida para os diversos públicos que frequentam a casa” e concluiu ressaltando eventos de acessibilidade promovidos pela Osesp: “Seja nesses eventos específicos dentro da Temporada de Concertos Acessíveis, seja durante os demais eventos do ano, todos serão sempre muito bem-vindos na Sala São Paulo.”

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Assisti ao concerto, a conduta admiravel dos convidados internacionais, interrompendo uma parte do concerto para tocar uma canção para a criança.
    Vi e ouvi o deploravel comportamento do citado professor , gritando ao apontar a criança e tentando angariar apoio entre outros presentes ao concerto.
    E sua retirada , ruidosa, da sala ao não ver atendidos seus reclames.
    Vergonha alheia.

  2. Estava presente na sala e vi com que dignidade e carinho Pacho Flores o trompetista convidado interrompeu o seu concerto, voltou-se para o menino , tocou uma canção especialmente para ele e mandou-lhe um beijo. A plateia aplaudiu. Salvo este senhor professor de matamática da UNESP (!!!!!) sem o minimo de empatia revoltou-se aos gritos durante o intervalo.
    Vergonha!Vergonha! Vergonha! foi o que senti em fazer parte de uma plateia com este individuo presente. Que justiça lhe seja feita! Bem como ao músico que teve a ousadia de subir ao camarote e pedir que a mãe retirasse as criança que apenas exprimia sua felicidade em assistir ao concerto! Que ele também sofra as devidas sanções. É o que esperamos de uma sociedade, da qual faz parte a OSESP, democrática e inclusiva.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador