O terrorismo anti-Copa deveria ressarcir o comércio e o turismo, por Hildegard Angel

Hildegard Angel

‘Arautos do Pânico’ anti Copa deveriam ressarcir os prejuízos causados à nossa economia

Os botequins cariocas estão cheios. As filas dos supermercados são imensas e lembram corredores da ONU, onde todos os idiomas são falados e ouvidos. Gringos em todas as direções, empurrando carrinhos diante dos caixas. Porém, do comércio dos shoppings eles passam longe. As lojas dos ditos “quadriláteros da moda” estão vazias. Os salões de cabeleireiros, às moscas.

Verdade é que a massiva, sistemática e histérica campanha interna contra o Brasil, nos meses que antecederam a Copa do Mundo, em nossa mídia, nas redes sociais, no boca à boca, num evidente e muito bem articulado projeto, coisa de profissional, surtiu o efeito esperado: repercutiu, contaminou os sites, o noticiário internacional de credibilidade, afugentando o turismo estrangeiro com maior poder aquisitivo, receoso da violência, e causando estragos em vários setores da economia.

Para o Rio de Janeiro, não vieram os anunciados transatlânticos de luxo, que abrigariam os “turistas excedentes”, dos quais a hotelaria cinco estrelas carioca, carente em número de leitos, “não daria conta”. Alguém viu?

Quem investiu em reformas, pretendendo lucrar com gordos alugueis de aparts luxuosos, penthouses, apês com vistão, ficou a ver navios. Não houve procura.

Vieram os trailers, utilitários, vans, tendas, mochilas. Veio o Turista simpático, jovial e alegre dos kitinetes alugados, do dinheirinho contado para o dia à dia, que o carioca criativo logo apelidou de Durista.

Nada contra. Faz parte. Eventos esportivos como a Copa do Mundo atraem o turismo de massa. E esta Copa das Copas tem o charme especial de fazer brilhar os países da América do Sul, com torcedores entrando motorizados por todas as nossas fronteiras.

Porém, as agências se queixam de que os pacotes turísticos formatados não tiveram a saída pretendida, e agora eles são oferecidos, junto com as passagens aéreas, com tarifas reduzidas em até 40%, para a atual e a próxima temporadas. É o que dizem os jornais!

O ambicionado retorno com os gastos dos estrangeiros, atraídos pela Copa, ficará bem aquém do que outros países lucraram em suas Copas, quando viram lojas entupidas, fervilhando com turistas gastadores.

Quem vai ressarcir o nosso comércio, o nosso setor turístico, o nosso país? A turma do #nãovaitercopa? Os partidos de oposição? Os celerados, que passavam dia e noite em campanha no Facebook e no Twitter contra a nossa Copa do Mundo? Os Emissários do Pânico, que faziam “terrorismo” anti Copa via email? Os Arautos da Catástrofe, prenunciando que a violência ia eclodir, os aeroportos explodir e os estádios ruir? Aqueles que atribuíam todas as mazelas crônicas do país à Copa do Mundo, porém só se aperceberam disso às vésperas de ela acontecer?

Por que não iniciaram a campanha #nãovaitercopa ao primeiro movimento para trazer a Copa? Ou logo após o anúncio do Brasil como país sede ? Por que começaram a campanha justo no ano da Copa, isto é, ano da Eleição?

Seria o caso de perguntar: os responsáveis e diretamente interessados nessa campanha, que causou tamanho prejuízo à economia do país, a seu comércio, à sua indústria turística, enfim, a nós, vão nos ressarcir?

Redação

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Efeito bumerangue

    Nassif,

    Hildegard Angel, como sempre, passa a faca na carótida de todos os participantes da quadrilha.

    O CDLojistas reclamou dos números $$$ do comércio no RJ, muito corretamente abaixo dos previstos, e reclamando dos turistas estrangeiros por preferirem os supermercados, ou seja, os estrangeiros fazem aquilo que o brazuca não consegue fazer, boicotar os preços extravagantes cobrados por eles, pobres lojistas.

    Pizza a 80 reais, garrafa de água mineral a 8 ou 10 reais, lata de cerveja a 8 reais no comércio e menos de 3 reais no supermercado, e os ilustres lojistas queriam o quê, recorde de vendas ?

    Os preços pedidos para aluguel de apartamentos por temporada mais pareciam um quadro de programa humorístico, enquanto o setor hoteleiro no RJ foi o mais esperto de todos tendo conseguido escapar da onda de expectativas frustradas ao exibir uma taxa de ocupação superior a 90%.  

    Nos Jogos 2016 será a mesma rotina, grande mídia a atacar sem parar, o comércio a deixar os preços próximos da lua e chororô ao final.

  2. Bom, a nao ser que eu esteja
    Bom, a nao ser que eu esteja enganado, esses empresarios que agora lamentam costumam apoiar os terroristas tucanos, não é mesmo?

  3. So passando a conta!

    Pra melhorar o jornalismo e acabar com mal informacao somente uma saida: accountability, que significa demitir aqueles que cometeram erro por incompetencia em prestar tamanha ma informacao! Inclusive de setores fora da midia. Chega de loucura, chega de loucos uivantes na globo, cbn, veja, folha e afins. 

  4. É isso mesmo. Indenização por

    É isso mesmo. Indenização por lucros cessantes! Se o STF tirou da cartola um “domínio de fato” para a conveniência dos vira-latas porque não processá-los agora, além de pelos prejuízos econômicos evidentemente causados e mensuráveis, também por atentado aos direitos difusos do povo brasileiro, em especial aquele de se sentir tão capaz como qualquer outro, de resgatar  auto-estima!!!!

    Sabemos muito bem por que a vira-latice cometeu esse atentado de lesa-Pátria. O único fundo de comércio que lhe resta na política e na cultura é fomentar o pessimismo generalizado para fazer o povo baixar a crista e aceitar seus ditames conservadores e regressistas. É assim um atentado premeditado, o que aumenta a penalização, não é mesmo senhores da Lei??

  5. Terrorismo midiático

    Nâo, eles nâo vão nos ressarcir.

    Da mesma forma que negaram o apoio a ditadura por décadas, vão conseguir se eximir de mais essa.

    Esses verdadeiros terroristas midiáticos acabam de engambelar os trouxas colocando a culpa de seus crimes na imprensa estrangeira.

    É preciso dar nomes aos terroristas midiáticos e cobrar a conta deles: Marinho, Frias, Civita, Mesquita 

    Ou a população se dá conta desses crimes e teage ou eles tomam o país na base do terror.

  6. Trecho do 1984 em que O’Brien
    Trecho do 1984 em que O’Brien faz perguntas a Winston Smith para, supostamente, “alistá-lo” entre os rebeldes que querem derrubar o governo:
    – Estás disposto a dar a vida?
    – Estou.
    – Estás disposto a assassinar?
    – Estou.
    – A cometer atos de sabotagem que poderão causar a morte de centenas de inocentes?
    – Sim.
    – A trair tua pátria às potências estrangeiras?
    – Sim.
    – Estás disposto a fraudar, forjar, fazer chantagem, corromper a mente infantil, distribuir entorpecentes, incentivar a prostituição, disseminar doenças venéreas – fazer tudo quanto possa causar a desmoralização e debilitar o Partido?
    – Sim.

  7. Será que eles aprenderam

    Será que eles aprenderam agora ou vão continuar a acreditar numa mídia que torce, descaradamente, contra o país?

  8. Idiotas em marcha.

    Trata-se de um evento acompanhado por,no mínimo, cerca de três bilhões de pessoas no planeta. Segundo informam agências de pesquisas ligadas ao comércio e o turismo. Trata-se de um evento que atrai fortemente a maioria da população brasileira, quando disputado no exterior. Disputado aqui no Brasil, atrai oito em cada dez brasileiros, segundo minha avó e sua infalível  leitura do pó de café, que já elegeu Lula duas vezes e irá eleger Dilma mais duas.

    Meia dúzia de coxinhas lesados e mais meia dúzia de burgueses enfezados (atenção para a etimologia da palavra) acreditarem que podem fazer um evento desse porte fracassar, simplemente carregando placas de “não vai ter copa!” pelas ruas, é muita arrogância. Sujeito tem que ser mesmo muito idiota. Admiravelmente idiota.

  9. Não me preocupo nem um pouco

    Não me preocupo nem um pouco com o prejuízo dessa gente.

    São eles que financiaram a mídia que detonou o país nos últimos 5 anos.

    Agora que se virem com as famiglias donas de nossos jornais, rádios e tvs.

    Quem descartou a politica e o pessimismo e acreditou e investiu nessa Copa está se entupindo de ganhar dinheiro.

    Simples assim.

    1. Comentario

      Perfeito!!!

      ERa para o dono, acionista, diretor desses hoteis de shopping centers ligarem para o sr Civita, Marinho, etc. e cobrar a conta…

    2. Tem razão é esta gente que

      Tem razão é esta gente que financia o Instituto Millenium.

      Que cobrem dos donos da mídia mentirosa. Só os Marinhos possuem um patrimônio de mais de 50 bilhões – dá para pagar essa continha.

  10. Se o Brasil fosse um país sério

     

    Entre proferir um palavrão sobre o Brasil e mandar a armada francesa, de Gaulle preferiu o primeiro e proclamou do alto de seus dois metros que o Brasil não era um país sério e ficou assim mesmo, isso por conta de umas lagostas que não lhe deixaram pescar por aqui.

    Agora, falando do post, fosse realmente o Brasil um país que se respeitasse, que não admitisse ser vilipendiado, achincalhado etc., principalmente por alienígenas internos, o mínimo que já estaria acontecendo eram anúncios de medidas por parte do MPF no sentido de ressarcir seus cofres dos tributos que deixou de arrecadar por conta dessa esculhambação política que esses trairas nativos lhe aplicaram, além do pedido de cassação de suas concessões públicas e prisão dos autores dos malfeitos.

  11. Vamos ressarci-los

    Eu acho que agora a gente é que deveria ressarci-los.

    Os empresários cortando a vincunlação publicitária.

    O publico em geral deixando de lado esta  mídia abutre.

    De minha parte ja aboli alguns canais de tv , jornais e revistas de minha dieta.

    1. Vamos ressarci-los

      Na principal subida ,distante 800 metros,para o mineirao. Na principal avenida,há duas imensas concessionaria de automovel wolks e outra japoneza aproveitando um visual generoso,de muita visibilidade. Colocaram cercas de 3 ,metros eletrificadas e imensos adesivos ” CUIDADO CÃES TREINADOS PSARA ATACAR. Retiraram todos os carros e colocaram brucutus na segutança e aquela cachorrada.A noite seus anuncios poluem na rede globo convidando o consumidor com braços abertos e com exelentes descontos sem juros,nao dizem que automovel nao paga imposto,mas sugere e convida ao terrorismo durante a ‘neura’ pre copa..Gostaria de saber onde estao as escolas de marketing e os entendidos para aconselhar essa gente.O curioso é saber que o Japao foi destruido na guerra pelos USA depois de rendido.

  12. ESTA FOI APENAS UMA BATALHA DOS TERRORISTAS, OUTRAS VIRÃO

    Os terroristras tem nome, CNPJ, endereço fixo e podem circular livremente pelo país, igualmente os seu cães-de-guarda, e todos sabem quem são eles incluindo o mundo mineral.

    Tem o aval dos anúncios de nossa burgueia e do maior anunciante do país: o governo federal, os governos estaduais e municipais.

    Dominam as ondas de rádio, telas das Tvs, as máquinas rotativas de papel, as páginas da internet.

    Nossa burguesia não tem carácter e é anti-nacioal, igualmente como seu partido carro-chefe.

    Quem vendeu a Vale do Rio Doce pelo preço de duas arenas, continua sem ser incomodado.

    Quem fez e faz campanha ontra a Copa e o Brasil sabe que são impunes. Eles são o poder.

     

  13. Pagar

    Se as famiglias mafiosas que dominam a “grande imprensa” brasileira tiverem que ressarcir todos os prejuízos que já causaram à nação terão que, além de entregar todas as fortunas acumuladas, trabalhar de graça para o povo por pelo menos mil anos.

  14. NADA A VER

    Que ideia mais anemica…

    Não se pode desvincular o instisfação popular que eclodiu em junho de 2013 da copa do mundo.

    Estes textos que pretendem surfar em proveito proprio com o sucesso do futebol brasileiro, terão vida curta.

    A copa esta sendo um sucesso, unica e exclusivamente por causa do futebol e de mais nada.

    A insatisfação politica continua ou quem cria estes textos acredita que os manifestos de insatisfação terminaram agora com o sucesso do futebol.

    O protesto anti copa foi na onda desta insatisfação ou se acredita que a instituição futebol que tambem esta na mira da critica popular passaria incolume.

    Os cartolas do futebol estão afundando com o futebol brasileiro, esperamos que agora com os estadios transformados em “arenas”, donse se subtende que não serão apenas patrocinados por jogos de futebol os clubes tenham condições de prosperidade e independencia e não mais exportem o que melhor o Brasil tenha como jogadores e que estes permaneçam aqui oferecendo espetaculos futebolisticos com campeonatos milionarios, como ocorre na Europa.

    Vai ser assim?

     

    1. Verdade x Mentira

         O que tem que ser visto e admitido é que MENTIRAS trouxeram prejuízo para o Brasil. Campanha política midiática provocou insatisfações propositais, baseadas em um trabalho calculado e usando de falsidade. O povo  recebeu maciçamente notícias designadas para deixá-lo insatisfeito; e muitos ficaram insatisfeitos, “drogados” pela mídia. Insatistisfeitos com o governo, e insatisfeitos por causa das distorções. 

    2. Como assim?

      “A Copa está sendo um sucesso, única e exclusivamente por causa do futebol e mais nada?”

      E o trabalho de centenas de milhares de profissionais, desde engenheiros mais graduados, até os bravos voluntários,  num trabalho gigantesco de organização, treinamento, logística e tudo o mais? O futebol fez tudo, como num passe de mágica?

    3. ???

      “A copa esta sendo um sucesso, unica e exclusivamente por causa do futebol e de mais nada.”

      Errado. O fator que menos tem contribuído para o sucesso retumbante da copa é o futebol, especialmente o da seleção brasileira, que ainda não convenceu.

      A copa está sendo um sucesso porque está demonstrando, na prática, que ao contrário do que apregoaram a velha mírdia canalha e seus coxinhas adestrados, o Brasil e os brasileiros têm capacidade de fazer bem feito. Fizeram na copa, fizeram na redução da miséria, fizerem no prouni, no minha casa minha vida, no pronatec, no ciência sem fronteira, nas UPAs, no mais médicos, nas obras de infraestrutura, na agricultura e pecuária, no pagamento da “impagável” dívida externa… E farão muito mais, queiram ou não queiram os vira-latas do contra. 

       

  15. Para o Estadãozinho!

    Mande a conta para o Estadãozinho, que anunciou que o PCC ia se unir aos blackbobos para fazer atentados contra a Copa.

  16. Hildegard
    Não tenho pena

    Hildegard

    Não tenho pena alguma destes comerciantes que estão com suas boutiques e lojas de griffe com faturamento abaixo das expectativas. Aposto que você como eu, quando entrava nestas lojas, seus donos concordavam com seu público a respeito da nossa Copa Todos achavam que seriam um “caos”. Aliás, eles não acham nada. Só reverberam o que leem e ouvem na mídia. Bem feito!

  17. Se pelo menos essa

    Se pelo menos essa constatação nos deixasse, como legado, um pouco de vergonha na cara dessa mídia vergonhosa, teria valido a pena perder tanto.

    Mas isso é mera ilusão.

    No dia 14 de julho – aliás uma data significativa – a mesma mídia cantará a marselhesa brasileira e convocará, de novo, o Urubu de Almeida, a quem deu férias forçadas nesses trinta dias. 

    E teremos de volta, reforçada, a alma mesquinha e calculista de jornalistas presos ao compromisso infame de destruir o país.

  18. Não vai ter copa

    Não vai ter Copa

    Só vai ter copo

    Não vai ter Copa

    É somente copo lá

     

    Chamem a tropa

    Chamem o trôpego

    Não vai ter Copa

    O mundo vai se acabar

     

    RPFNeto

  19. É possível sim, Hildegard, a

    É possível sim, Hildegard, a interposição de uma ação conjunta para ressarcimento dos prejuízos causados, sobretudo, pela mídia do fim do mundo. Vinicius Lages,  Ministro do Turismo, e Mantega, da Economia, poderiam propor essa ação. Sendo que o Ministério do Turismo poderia representar os sindicatos patronais e de empregados do ramo da hotelaria. Há legitimidade jurídica para tanto.

  20. Que o povo brasileiro tire suas conclusões

    Espero que o povo desse país entenda que essa mídia raivosa que mentiu, distorceu, manipulou com a intenção de desmoralizar o governo federal e obter benesses dessa oposição se eventualmente conseguissem chegar ao governo (o que não vai acontecer evidentemente) faz a mesma coisa com as realizações do Governo em todas as áreas, não divulgando nada dos projetos bem sucedidos e criando escândalos sem fundamento.

    O que fizeram com a Copa é o mesmo que fazem com as realizações do Governo Federal.

    Vejam, por exemplo, se alguma dessas realizações do PAC 2 mereceram alguma divulgação na grande mídia/oposição :

    https://www.youtube.com/watch?v=aOoe2IKGxnE

     

  21. Que artigo sem pé nem cabeça!

    Que artigo sem pé nem cabeça! Em que se baseou a articulista para concluir que os turistas de alta renda viriam e desistiram por causa da “massiva, sistemática e histérica campanha interna contra o Brasil, nos meses que antecederam a Copa do Mundo, em nossa mídia, nas redes sociais, no boca à boca, num evidente e muito bem articulado projeto, coisa de profissional”? Foi publicada alguma pesquisa comparando o poder aquisitivo dos visitantes de outros países sede com os nossos visitantes? Há muitas variáveis que podem ter causado uma quebra de expectativas, como por exemplo, a distância entre as sedes (com logística complicada e cara), o real valorizado, e grande presença de latino-americanos, que são pobres como nós.

    No primeiro parágrafo ela mesma já diz que houve um sucesso de público, com botequins e supermercados lotados, milhares e milhares de turistas. Então quem deveria ser ressarcido? Expectativa não é garantia de nada. Cada um investiu imaginando ter retorno, alguns tiveram, outros não, por motivos variados, desde a falta de turistas, incompetência ou azar… por que diabos alguém deve ressarcir esses empresários?

    1. Nem tanto…

      Se você observar, verá que muitos estádios apresentam excesso de lugares vazios. Porque, como? Como pode, se todos os ingressos foram vendidos? A própria Fifa já respondeu. Mais de 50 mil ingressos Vips estrangeiros não foram utilizados. Eles não vieram. Alegaram falta de segurança. Daí imagina-se a enorme quantidade de tantos outros estrangeiros (não vips) que também não vieram, afetados pelo noticiário catastrófico. Como os ingressos foram pagos, a Fifa nada perdeu. Mas, o Brasil, sim. 

  22. Sei não, mas acho que aí pode

    Sei não, mas acho que aí pode ser tudo farinha do mesmo saco.

    A ver. 

    Se for, não há que se falar em prejuízo, pois foi um investimento ainda não contabilizado. O balanço fecha em outubro.

    O grande problema dessa galera é que para a Globo eles tiveram que pagar adiantado, ou seja, independente do resultado ela já saiu lucrando, hehehe. 

    O problema dessa galera é que a Globo partidarizada colocou-as numa sinuca, ou aceitam o que ela diz ou tem que colocar a cara na rua para defender o governo. E isso vai contra todos(!) seus princípios. Logo, o negócio é ajoelhar.

  23. Melhora o meio de campo Felipão, senão…

    Jornal alemão lista 7 motivos por que Brasil não vai ganhar a Copa

    Confira a lista do Bild:

    1 – Uma equipe não pode ser formada apenas com Neymar
    2 – Alemanha será campeã do mundo e eliminará o Brasil nas semifinais, caso o país sede chegue tão longe
    3 – Eles não vão dar sorte nos pênaltis duas vezes
    4 – Hulk joga como um personagem de desenho animado.
    5 – Nunca uma equipe foi campeã do mundo precisando de decisão por pênaltis para avançar às quartas de final
    6 – James Rodriguez e a Colômbia vêm ai, nas quartas de final
    7- Alemanha será campeã mundial, como anteciparam os Simpsons (essa última razão faz referência a um episódio do famoso desenho americano em que a Alemanha conquista o Mundial).

    1. Eles já se contradizem….

      Eles já se contradizem, dizem que o Brasil só tem o Neymar, como defeito e dizem da Colômbia do James Rodriquez como acerto???? Portanto, os itens: 1,3,5,6 é besteira, o resto é futebol.

  24. Os que foram prejudicados

    Os que foram prejudicados pelos alarmes falsos da mídia, em uma campanha diária contra a Copa, devem exigir o ressarcimento dos jornais, emissoras, revistas e dos movimentos que orquestraram esta ação difamatória e mentirosa.

  25. Quem acredita na mídia

    Quem acredita na mídia brasileira, perde dinheiro na bolsa, não aumenta os estoques e perde mercado, sai com a cabeça inchada depois de palestras de neoliberais jurássicos, não investe em criatividade e fica para trás, perde grandes e maravilhosos espetáculos como esta espetacular copa do mundo, escuta o Paulo  Coelho e não vai ao paraíso pensando que é o inferno.

  26. Hidgard sempre fantástica nos

    Hidgard sempre fantástica nos seus textos deu uma bola fora. A explicação para ausência de vários turistas pode ser outra: O Rio de JAneiro hoje é uma das cidades mais caras do mundo, mais ou tão cara quanto Paris e Nova York. Quem esteve nessas cidades recentemente sabe a diferença de preços.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador