Quarto seminário preparatório do IX Congresso Interno da Fiocruz aborda os desafios da ciência e da inovação

Participarão como debatedores à exposição de Helena Nader e André Botelho o pesquisador Manoel Barral, e a pesquisadora Patricia Bozza. A mediação será do coordenador do CEE, Carlos Gadelha.

do CEE Fiocruz

Quarto seminário preparatório do IX Congresso Interno da Fiocruz aborda os desafios da ciência e da inovação, com conferência de Helena Nader e André Botelho

A emergência de novos temas estratégicos nas ciências biomédicas, humanas e sociais; o impacto da ciência e da inovação na sociedade; e a transversalidade como uma nova forma de produção do conhecimento científico, com vistas a uma visão menos fragmentada da realidade serão alguns dos pontos abordados no seminário Desafios da Ciência e da Inovação e a Fiocruz do Futuro, que terá como conferencistas a vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), professora Helena Nader, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), e o presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), professor, André Botelho, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). 

O seminário, que será realizado em 10/11/2021, das 14h às 17h, é o último de uma série de quatro eventos preparatórios do IX Congresso Interno da Fundação Oswaldo Cruz – instância máxima de representação, que definirá as grandes teses e diretrizes para os próximos quatro anos da instituição. A transmissão do seminário será pelo canal da VideoSaúde no Youtube e qualquer pessoa pode se conectar e acompanhar.

A dinâmica do seminário prevê a conferência de um convidado externo à instituição, que apresenta o contexto global e nacional relacionado ao tema, seguida de comentários de dois debatedores da Fiocruz, que aproximam as reflexões da conferência aos desafios da instituição no futuro. Há, ainda, espaço para perguntas da audiência, de modo a ampliar o espectro de contribuições ao processo de formulação das grandes teses e diretrizes para os próximos quatro anos da Fiocruz.

Debatedores

Participarão como debatedores à exposição de Helena Nader e André Botelho o pesquisador titular do Instituto Gonçalo Moniz (IGM/FIOCRUZ-Bahia), Manoel Barral, e a pesquisadora titular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Patricia Bozza. A mediação será do coordenador do CEE, Carlos Gadelha. 

Os três seminários anteriores tiveram como tema o mundo do trabalho, os desafios da área da saúde e os impactos das mudanças climáticas. A organização é do Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz).

“Os seminários e o rico debate com a comunidade da Fiocruz mostram que é possível uma mudança de paradigma no qual os direitos sociais e o cuidado com o planeta em que vivemos são as novas energias para mobilizar nossas ações e um novo projeto nacional e institucional de desenvolvimento” ressalta Carlos Gadelha”, à frente da organização dos seminários preparatórios e da produção de sumários sobre os pontos fundamentais de cada uma das discussões.

Os sumários servirão de suporte para o documento de referência do IX Congresso Interno, cuja plenária se realizará nos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2021.

Informações: https://bit.ly/3occDcv

Transmissão: YouTube VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
(https://bit.ly/3H12l7s)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador