A falsa recuperação do setor de serviços, por Luis Nassif

No setor de Turismo, o movimento é mais nítido. Em relação a junho de 2020, há uma recuperação nítida, de 104% no Brasil, até 205% em Pernambuco.

Há duas maneiras de olhar a economia. Olhando no mês, dá otimismo. Comparando com a fase pré-pandemia, desânimo.

A razão é simples. Se a base de comparação cai muito, qualquer recuperação mostra números elevados em relação ao piso, mas ainda assim, muito tímidos em relação ao período anterior.

A Pesquisa Mensal de Serviço (PMS), referente a junho de 2021, mostrou uma alta de 1,7%, com alta de Serviços Prestados à Família e Transportes.

Quando se compara com junho de 2020 e junho de 2019, fica mais clara a dificuldade de recuperação. 

Em relação a junho de 2020, o setor aumentou apenas 1,2%. Sobre junho de 2019, houve queda de 0,1%. O maior desastre foi em Serviços Prestados às Famílias, com queda, respectivamente, de 16,9% e 29,5%.

No desdobramento do grupo Serviços Prestados às Famílias, a maior queda foi em Serviços de Alojamento e Alimentação.

No setor de Turismo, o movimento é mais nítido. Em relação a junho de 2020, há uma recuperação nítida, de 104% no Brasil, até 205% em Pernambuco. Mas a base de comparação  é extremamente baixa. Em relação a junho de 2019, por exemplo, todos os estados registraram queda. No Total, o setor ainda está 38% abaixo dos níveis de junho de 2019.

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif,
    Não sei ao certo o que houve nas suas contas e gráficos, mas os números não batem com as tabelas da PMS-IBGE. Por exemplo, os serviços às famílias cresceram 8,1% (e não 4,2%); os serviços de comunicação e informação cresceram 2,5% (e não 1,3%) como no seu primeiro gráfico. Na comparação de acumulados jan-jun/21 com jan-jun/20 o IBGE relata crescimento de 9,5% (do índice de volume). E em 12 meses +0,4%. Lembro que para os acumulados o cálculo do IBGE é feito com as médias dos índices de cada período considerado. Por exemplo, para o acumulado em 12 meses contrapõe-se a média (do índice de volume) de jul20-jun21 à média de jul19-jun20.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador