Cozinha solidária: mais um crime da imprensa, por Luís Nassif

ONGs que há tempos atuam em apoio a famílias de renda baixa, de repente, foram apontadas como membros de uma organização criminosa.

A manchete foi impactante. Acusava de fraude um programa federal recém lançado de marmitas para população de baixa renda. ONGs com histórico de atuação junto a famílias de renda baixa, de repente, mal aderiram ao programa foram apontadas à opinião pública como membros de uma organização criminosa. Algumas sequer tinham sacado o primeiro pagamento – equivalente a 2 reais por marmita – quando foram engolfadas no mar de edcândalos.

A partir daí foi uma repercussão por todo o país. Culminou com reportagens no Jornal Nacional, no Fantástico, no Jornal da Band, apontando a existência de uma quadrilha roubando dinheiro da marmita. Senhoras que há anos distribuíam alimentos nas comunidades carentes, de repente passaram a ser apontadas como ladras de comida para pobre.

Pior, poucas das ONGs denunciadas colocaram a mão em um centavo do programa. A primeira liberação foi em fins de janeiro e estava depositada na conta das ONGs.

A denúncia foi reforçada pela informação de que a ONG Movimento Organizacional Vencer, Eduardo e Realizar (Mover Helipa) venceu o edital para coordenar um grupo de ONGs menores. É a chamada unidade gestora, ajudando um grupo de ONGs menores a vencer a burocracia nos contratos públicos e a fiscalizar a entrega do produto.

A reportagem constatou que seu presidente, Renato Varjão, havia trabalhado no gabinete do deputado federal Nilto Tatto (PT-SP). Se esmerasse um pouco mais na apuração, saberia que a ONG foi beneficiada por emendas parlamentares de alguns deputados. Entre elas, nenhum parlamentar do PT e, muito menos, nenhum centavo da Nilto Tatto. Antes disso, recebeu apoio do deputado Robson Tuma para a instalação de cursos profissionalizantes.

Mais que isso. O modelo – de uma unidade gestora coordenando ONGs menores – foi tratado como se fosse uma empresa subcontratando empresas menores para desvio de recursos.

O repórter mediu o trabalho das ONGs como se fosse comércio convencional. Não se deu conta de que não há horário comercial, não há um mesmo sistema de produção e distribuição. As cozinhas são de pessoas que resolveram ajudar os miseráveis. Muitas delas estão nas próprias cozinhas de casas humildes. Também funcionam em horários diferentes, algumas servindo almoço, outras servindo jantar, muitas distribuindo as marmitas durante o dia.

Nada disso foi levado em conta. Todas foram tratadas como se roubassem recursos públicos. A maioria já se habilitou a receber cestas básicas da prefeitura e do próprio estado, sem jamais terem sido acusadas de malversação de recursos.

Um dos recursos mais potentes do país são os movimentos sociais em comunidades, destinados a suprir a falta de estado, fruto de um sentimento de solidariedade de quem convive com a pobreza extrema. Estado, prefeitura, valem-se dessa estrutura informal para potencializarem seus programas.

A criminalização indistinta – em um país onde o PCC espalhou Organizações Sociais por vários municípios sem ser incomodado – é uma prova cabal de que a ausência de jornalismo é uma das grandes fragilidades da democracia nacional.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É a lógica lavajato de ser,acusam e distorcem e condenam as próprias vítimas , neste país os ricos pagam muito pouco impostos extorquem o povo com preços absurdos com margens de lucro.ABSURDAMENTE acima da média mundial e o q ocorre?DIZEM Q É CULPA DOS IMPOSTOS,ai quando surgem ongs q para falar a vdd cuida dos coitadinhos eles PERSEGUEM,não tem como falar bem da mídia convencional,quem não se lembra da NATURALIZAÇÃO de todo tipo de ABUSOS judiciais e midiático ocorridos recentemente , eles são representantes e incentivadores da BARBÁRIE do mundo medieval no Brasil,fazem política DESTRUTIVA disfarçada a todo momento !!!!

    1. Senhores . . . A GLOBO é podre! Pode, momentaneamente, se escorar numa determinada vertente, porque lhe interessa ou porque a outra vertente é muito pior.
      Mas no seu DNA, na sua essência, na sua malfadada história . . . A GLOBO é podre!
      E, penso eu, nunca deixará de ser.

  2. Essa imprensa brasileira sempre está contra o pobre. Trabalham pra elite e pra política de direita. O que eles puderem fazer pra prejudicar o governo do PT.eles fazem sem ter nenhum escrúpulo e nem vergonha. É uma emprensa suja principalmente os canais de comunicação governados por igrejas.

  3. Acho que voltamos no tempo. estamos vivendo, de novo, a época da “Santa” Inquisição e a Peste Negra.
    A Inquisição é comandada pelo Torquemada eleito nos USA com o voto de 25% da população. Muito representativo.
    A peste negra são as fake news e a mentira como regra principal da disputa politica. Tá matando o povo. E , não tem cura, fora a duvidar sempre de todas as informações dos grupos de familia pelo Zap e buscar conhecimento em outros lugares que não a midia familiar e cooporativa.

  4. Bom dia, ótima matéria retrata de maneira fidedigna a realidade.
    Apenas uma resolva, alguns erros de digitação precisam ser corrigidos.

    1. O Mover Helipa matou e mata a fome de muita aqui na nossa comunidade desde a pandemia o próprio Renato muitas vezes não tinha dinheiro e recursos ele tirava do seu próprio bolso aqui na comunidade todos conhece seu trabalho e sabe de sua índole, se não fosse a Mover aqui na muitos tinha morrido de fome, venha ver o trabalho dele, onde serve refeições além do que é contratado , falar acusar é fácil vim ver o trabalho que ele faz ninguém vem fazer. Isso é jogada política e o Renato é mais uma vitima de uns má jornalistas que só querem ver o mau , gente a Mover Helipa é essencial na nossa comunidade

  5. Caridade e solidariedade têm que ser proibidas quando se quer destruir a confiança de um povo. Não é por outro motivo que vemos tragédias e miserabilidade. Caridade só é bonita quando é o rico que faz para se exibir com o que sobra do que ele tirou dos pobres. Havemos que ficar mais alertas. Praticar o bem sempre atrai a cobiça do mal.

  6. A mídia golpista sempre será golpista, está no DNA deles.
    Não há notícia positiva,por melhor que seja,que não venha acompanhado de um mas, que por menor que seja,tenta igualar o melhor.
    Não fosse essa gente é o PIB do país estaria pelo menos junto ao da Índia, ou seja,quase 50% a mais,lugar que já estivemos há mais de 10 anos.
    Enquanto os outros crescem,nossa elite ignorante vem fazendo o possível e impossível para aumentar a pobreza e a desigualdade.

  7. O Jornal Nacional algum dia fez reportagem ou reportagens para saber o dono da cocaina que a policia espanhola achou num dos aviões da comitiva do Presidente Jair Bolsonaro que viajava para o Japão?

  8. A retratação no Jornal Nacional será impossível.

    A retratação não corrige o estrago feito pela reportagem.

    Uma outra alternativa é um indenização milionária. Seria a melhor
    forma de corrigir essa injustiça. As ONGs receberam uma indenização
    milionária.

  9. Esperamos que tudo seja esclarecido e o colunista tenha razão. A pergunta é: será que ele teria a mesma isenção se o fato tivesse ocorrido no governo anterior?

  10. Nem sequer leram o edital de chamamento público, como entidade gestora chamou as ONG de estar fazendo pirâmide??? Pasmem falou que a 13° instituição ganhou o projeto como se fosse uma licitação. Precisam estudar a lei 13.014 que rege as ONG

  11. Ouvi o Oinegue, na BandNews, destilando seu ódio às ONGs e ao PT “que roubam o dinheiro público”, etc, etc, etc. Este pseudo jornalista precisa ser responsabilizado.

  12. VAMOS SER SENSATOS,A GLOBO É ESPECIALISTA EM CRIAR NOVELAS A BASE DE FICÇÃO,TÁ NA HORA DE NEM LIGAR E DENUNCIAR O Q ESTES BILIONÁRIOS MIMADOS FAZEM,BOLSO TAVA CERTO MESMO !!!Obs.;Lembram do escândalo da paçoca ou do silvio almeida?É novela isso!!!A rv das mimadinhas do apresebtador famoso q morreu colocou o.Bacci ora falar e ele revelou q o maior incentivador para ele sair da record foi o Gustavo Lima e nessa ebtrevista houve menções de Gustavo candidato a oresidente ou seja política disfarçada,todos com as facas nas mãos oara golpear o Bolso nas costas !!!

    1. O MPF precisa sair da contemplação e apurar os fatos. Se forem fake news e sensacionalismo da mídia corporativa para atacar o governo federal, é crime. Se corfirmado, que puna-se os responsáveis.

  13. Obrigado grande Nassif por dar voz as entidades que já estão trabalhando de forma idônea e fazendo um trabalho hercúleo para alimentar aqueles que mais precisam!

  14. Não é falta de jornalismo somente, é jornalismo mal intencionado e direcionado para destruir reputações e tirar alguma vantagem. Acusam sem provas e sem aprofundar os assuntos, certamente com ordem de alguém. Aliás, se há algum viés de benefício aos pobres eles agem rápido e sem nenhum pudor. Não chegou o que fizeram na famigerada OLJ, a goela da patifaria é muito grande. Interessante que as emissoras citadas são arautos do agro e as inciativas com as das ONGs em tela têm vínculos com a agricultura familiar que é desconsiderada pelo agro. Será que tem um vínculo ai? Quanto ao fato , cabe às ONG´s acionar juridicamente por prejuízos à imagem e aos beneficiados pelo programa além de exigir retratação em horário nobre nas emissoras.

  15. Esse é o Brasil!
    Não importam as vítimas da incompetência dos governos, federal, estaduais e municipais. Tampouco a fome,a miséria,a falta de escolas para as crianças menos favorecidas,ou as famílias covardemente abandonadas à própria sorte nas tragédias climáticas (renegadas pela extrema direita e ignoradas por todas as ideologias políticas). Importa,a exemplo do que tentaram fazer em São Paulo, com o Padre Júlio, que atos em favor dos necessitados sejam transformados em crimes,difamados,reprimidos e neutralizados, em nome dessa nojenta polarização instalada com o advento do bolsonarismo,e fomentada pelo ódio dos extremistas.
    E as emendas parlamentares distribuídas (e repartidas) criminosamente por _esses sim_ larápios com imunidade parlamentar? A isso não se dá a menor importância.
    Esse é o Brasil!

  16. Por favor, revisem seus textos antes de publicá-los. O texto com erros diz muito contra a qualidade da matéria. Vocês sabem disso. Isso é um fenômeno que atinge todo o jornalismo atual: matérias publicadas com erros de digitação.

    Mesmo assim, parabéns pela matéria.

  17. Não há como acionar na justiça?
    Não pedindo dinheiro ou cabeças, mas exigindo provas que se não existentes levaria a retratação nos mesmos veículos e nos mesmos horários onde a matéria foi veiculada.
    Liberdade de expressão pressupõe responsabilidade e espaço para a devolutiva de quem foi atingido

  18. Por falar em comida solidária, acabo de ler que:

    Clima e Contas Públicas: Preço dos alimentos aumentou por fatores internos, aponta estudo
    Análise recomenda transferência direta de comida aos mais pobres, mas sem comprometer equilíbrio fiscal.

    Estudo diz que preço dos alimentos cresceu por fatores internos do Brasil e sugere ajuda a pobres, mas com equilíbrio fiscal

    Segundo dados do IBGE, os alimentos ficaram 7,7% mais caros no ano passado com alta do dólar e fatores climáticos. Governo vem debatendo possíveis ações que possam contribuir com a queda no preço dos alimentos no país.

    https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/02/14/estudo-diz-que-preco-dos-alimentos-cresceu-por-fatores-internos-do-brasil-e-sugere-ajuda-a-pobres-mas-com-equilibrio-fiscal.ghtml

    Poi Zé, vamos alimentar os mais pobres desde que o equilíbrio fiscal não seja comprometido, pois se a alimentação dos pobres comprometer o equilíbrio fiscal, morram os pobres e viva o Fisco! A vida (dos pobres) é permitida em função do Fisco em vez da existência do fisco se justificar em função da vida.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador