Dias decisivos para a democracia, por Luis Nassif

Impasse só será desfeito a partir da posse de Lula, com renovação do Alto Comando e aposentadoria de quem endossa golpismo

Prepare-se para um aumento de tensão nas próximas semanas, pelo menos até a posse de Lula.

Há um movimento de gerações de fake news, sim. Mas alguns sinais significativos de que esse festival de gravações e notícias visa criar iniciativas golpistas no setor militar.

Nos últimos dias, apareceram declarações dúbias de Braga Netto, general da reserva e candidato a vice-presidente de Bolsonaro. “Vocês não percam a fé, é só o que eu posso falar para vocês agora”, disse Braga Netto a militantes que permaneciam na entrada da Alvorada. “A gente está na chuva, no sufoco”, disse uma das manifestantes. “Eu sei, senhora. Tem que dar um tempo, tá bom?”, completou Braga.

Foram divulgadas notícias, também, do quartel general da campanha de Bolsonaro, aparentemente transformado em ponto de confluência de golpistas.

Houve o caso de um comandante do nordeste gravando um áudio no qual sustenta que protegerá os manifestantes em frente o quartel. Há o fato de que estão sendo envolvidas senhoras de idade e crianças, famílias iludidas pelos vagidos golpistas, o que poderia explicar a posição do general.

De qualquer modo, os sinais apontam para uma tentativa – encampadas por ex-militares como Braga Netto – de manter acesa a chama do questionamento das eleições.

Ontem, circulou um áudio atribuído a Augusto Nardes, Ministro do Tribunal de Contas da União, e com histórico antidemocrático, acendeu luz amarela no mundo político. Parlamentares deverão convocar Nardes para explicar na Câmara o conteúdo das declarações.

Fala atribuída a Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União

Em 1964 havia grande agitação popular. A iniciativa do general Olímpio Mourão Filho, que comandava uma guarnição em Minas Gerais. Além de golpista, era gerador de fake news: foi o autor do Plano Cohen, uma falsificação visando alimentar um golpe de estado. Antes de 1964, houve outra tentativa de insurgência militar, no governo JK, contida por um militar legalista, Marechal Lott.

Hoje em dia, há um conjunto de fatores desestimulando um golpe militar, da desaprovação da comunidade internacional à de setores empresariais e da mídia, além da resistência do Supremo Tribunal Federal. Por outro lado, há agitadores, como o general Braga Netto, provavelmente explorando o antipetismo da tropa.

Por cima de tudo, uma profunda desinformação sobre a tendência das Forças Armadas. Houve um Estado Maior demitido por Bolsonaro, por se recusar a endossar o golpe de 7 de Setembro do ano passado. E agora?

Os próximos dias serão decisivos para se saber o destino da democracia brasileira e o papel das Forças Armadas, se retomando o profissionalismo ou cedendo a um novo ímpeto golpista.

Esse impasse só começará a ser desfeito a partir da posse de Lula, com a renovação do Alto Comando e a aposentadoria de quem endossar movimentos golpistas.

Luis Nassif

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alguns desses generais não podem ser apenas aposentados. Eles terão que ser investigados pelos crimes que eventualmente cometeram e instigaram nos últimos dias. Se existirem provas de que eles organizaram e comandaram o terrorismo bolsonarista as penas de prisão devem ser severas, mas fixadas respeitando a legislação em vigor.

  2. A maioria do Povo Brasileiro optou um país mais justo, com respeito aos direitos humanos e a Independência do Brasil, sem fanatismo religioso e sem violências de qualquer espécie, o que só favorece a corrupção pública e empresarial!!!!!!!

  3. É sempre bom lembrar que o golpe já foi dado em 2016.
    A eleição do presidente Lula é uma interrupção neste golpe.
    Os milicos milicianos estão atordoados como sempre e amedrontados como nunca.
    Achavam que ganhariam fácil depois de tudo que fizeram contra o presidente Lula e seu partido.
    Imagino se tivéssemos um contencioso contra qualquer país e essa gente fosse incumbida de nos defender ,como reza nossa constituição ,como será que se sairiam se para tentar derrotar civis desarmados precisam de agir como terroristas de Estado e nem assim conseguem?
    É melhor economizamos essa grana da picanha e fecharmos de vez essa instituição.

  4. Onde está aquele pessoal da sociedade civil que juntou mais de um milhão de assinaturas a favor do estado democrático de direito? Onde estão a OAB, ABI, SBPC nessa hora? É preciso uma reação forte da sociedade civil, deixar bem claro que quem atentar contra a democracia pagará muito caro, do contrário eles vão patrolar e nos enfiar uma ditadura goela abaixo. Em 64 toda esquerda confiava em um tal “dispositivo militar do Jango” que nunca existiu e deu no que deu, não podemos repetir o mesmo erro novamente ficando de braços cruzados.

  5. A tentativa de golpe virá e acontecerá antes da posse de Lula, acredito eu. Vários sutis sinais indicam isto. Existe grande articulação política para tal objetivo. A grande questão é: como ele se dará em termos práticos? Sabendo a resposta para esta questão pode-se construir uma resistência que garanta o resultado do pleito, evitando assim uma postura passiva como a descrita no artigo. A democracia não se defende por si só. Precisa de pessoas e instituições ativas e quando digo ativas, não digo vigilantes apenas, mas atuantes e firmes como o exemplo do TSE.

  6. Eu disse abaixo não saber como o golpe se dará, mas na verdade parece bem claro:

    1. PL pedirá ao TSE o cancelamento de 250 mil urnas.
    2. TSE negará.
    3. Surgirá uma campanha de fake news para minar a resposta do TSE e a legitimidade das eleições.
    4. Marchas para Jesus serão convocadas.
    5. Locaute de caminhões será feito para desestabilizar a sociedade.
    6. Vigílias em frente aos quarteis se intensificarão.
    7. Forças Armadas evocarão artigo 142 para restabelecer a ordem.
    8. Sociedade civil ficará em silêncio, passiva.
    9. Jornalistas farão análise retrospectiva.
    10. Novas eleições serão organizadas.
    11. Bolsonaro ganhará com aplicação de fraudes mais agudas e severas do que as aplicadas durante o segundo turno.

  7. Até que seria bom darem esse golpe……assim os insurgentes não teriam como serem anistiados novamente, e essa encheção de saco de militares acabaria de uma vez por todas…parece aqueles casais de enlatados estadunidenses, em que se mantém sempre uma tensão sexual, que nunca se consuma e quando isso acontece é a morte do programa …com o górpe seria assim, veriam que essa turma não tem nenhum projeto para o país e de quebra uns quatro cinco iriam parar na cadeia……..esse papo toda eleição já encheu os pacovás…

  8. Não estou nada confiante. O projeto deles é “salvar” o Brasil do PT. Os malucos funcionais, tipo Adélio, estão por aí, ninguém sabe onde. Psicopata não aceita derrota. Se eles encontrarem um meio, com certeza tentarão dr o golpe. 2 soldados resolvem.

  9. As nações fracassam quando a as instituições deixam de cumprir sua missão. Cumprimos a nossa“. Assim se expressou Augusto Nardes em 2015 por ocasião da rejeição das contas de Dilma em 2014 pelo TCU da qual foi o relator do processo. Hoje, a máscara de mais um “homem de bem” caiu.

  10. Nardes, hoje, em seu delírio golpista, afirma em áudio: “(…) mas nós tomamos uma decisão importantíssima em [20]15, quando eu tive a coragem em 130 anos, pela primeira vez, de tomar uma atitude de reprovar as contas porque encontramos 340 bilhões em [20]15 e [20]16 de irregularidades na nação(…)” e confirma sua natureza de escorpião… golpista.

  11. Mais ainda, Nardes admite ter incendiado tratores, confessando também sua dimensão terrorista: “Até quando lá atrás negociamos a ciclo de sessão eu era o líder da bancada ruralista, articulei a união em 17 estados pra colocar 20.000 pessoas em Brasília em [19]99. Queimamos máquinas, tratores, fizemos um escarcéu“. A íntegra do áudio autoincriminatório se encontra transcrita em: https://www.poder360.com.br/governo/ministro-do-tcu-diz-que-ha-movimento-forte-nas-forcas-armadas/ – A farsa do impechment da Presidenta Dilma vai se apresentando nua e crua para quem quiser ver.

  12. É inacreditável que os democratas não enxerguem o óbvio. Enquanto os golpistas se fortalecem, se mobilizam e agem, nós, os democratas, que ganhamos as eleições ficamos sentados em casa. Vamos colocar o povo na rua que esses crápulas voltam para as catacumbas. Esse áudio demonstra claramente que as instituições não estão funcionando e não é de hoje.

  13. De acordo com os Comandantes das fuerzas armadas:

    “A solução a possíveis controvérsias no seio da sociedade deve valer-se dos instrumentos legais do estado democrático de direito. Como forma essencial para o restabelecimento e a manutenção da paz social, cabe às autoridades da República, instituídas pelo Povo, o exercício do poder que “Dele” emana, a imediata atenção a todas as demandas legais e legítimas da população, bem como a estrita observância das atribuições e dos limites de suas competências, nos termos da Constituição Federal e da legislação”.

    De acordo com as Constituições anteriores à Constituição vigente, todo poder emanava do povo e em seu nome era exercido. De acordo com a Constituição vigente, todo poder emana do povo, tal qual como nas Constituições que a antecederam, entretanto é o próprio povo quem exerce o poder que de si emana, através de representantes eleitos, ou diretamente, nos termos da Constituição. Mas os Comandantes das ffaa resolveram legislar, mudando a CF/88, ao estabelecerem que cabe às autoridades da República, instituídas pelo Povo, o exercício do poder que “Dele” emana.
    As forças armadas são autoridades da República Bananeira, instituídas pelo povo, e quando elas, rompendo os limites de suas competências e deixando de observar suas atribuições, dão um golpe (de força) e tomam o poder dos Civis, a elas cabe o exercício do poder que emana do povo, a imediata atenção (e não atendimento) a todas as demandas legais e legítimas da população.
    Olha o olhinho deles sem querer largar o osso

  14. Cabe às autoridades da República, instituídas pelo povo, e não ao próprio povo, exercer o poder que de si emana. E as autoridades que exercem o poder que emana do povo em lugar do próprio povo não precisam ser necessariamente eleitas. É o governo pelo povo e para o povo, mas não o governo do povo

  15. Meus prezados, nenhum coronelzinho tem colhão de colocar seu quartel na rua se o Tio San não der seu sinal verde! A conjuntura internacional é completamente diferente de 1964. Estávamos em plena Guerra Fria, após o fracasso da Aliança para o Progresso, o Departamento de Estado Americano teve o plano de militarizar toda América Sofrida. A infiltração nos sindicatos, nos meus estudantis, juntos aos parlamentares, através de projetos milionários eram demais! O golpe militar no Chile com o Brasil com 9 anos de estrada foi mais do que provado. o embaixador americano Lincoln Gordon no Brasil teve muita e muita influencia, mais tarde escreveu até livro sobre o assunto, muitas e muitas teses de Doutorado comprovam tudo que estou escrevendo! Hoje vc assiste uns loucos pedindo intervenção militar “sem saber da missa um terço”! Intervenção só se for psiquiatra para essa cambada de doentes! Doentes, ignorantes e mal caráter!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador