O condomínio Solaris pode ter sido o Riocentro da Lava Jato

A operação descobriu um elefante – a Mossack Fonseca – e agora não sabe como escondê-lo para não comprometer os Marinho.

Está ficando cada vez mais interessante o jogo da Lava Jato.

As novas peças do tabuleiro mostram uma reviravolta no chamado modus operandi da Lava Jato, uma inversão total da estratégia original, de cobrir a operação com o manto do legalismo e da isenção.

Fato 1 – na semana passada, a decisão “inadvertida” de Sérgio Moro de vazar informações sobre um inquérito supostamente sigiloso sobre o sítio de Atibaia.

Fato 2 – no rastro da porteira aberta, procuradores e delegados vazam para a revista Veja a relevante informação sobre as caixas de bebida de Lula, transportadas de Brasília para o sitio em Atibaia. Ou seja, uma armação que coloca em risco a imagem de isenção da Lava Jato e que resulta em um factoide que despertou reação indignada até de juristas inicialmente a favor da operação, como Walter Maierovitch, um ícone na luta contra o crime organizado, por meramente ser uma invasão da vida privada de Lula.

Fato 3 – O procurador Carlos Fernando dos Santos, o mais imprudente dos procuradores da Lava Jato, em entrevista ao Estadão escancara o viés partidário da operação. “A Força Tarefa Lava Jato ainda pretende demonstrar além de qualquer dúvida razoável que todo esse esquema se originou dentro das altas esferas do Governo Federal”.

Se acha assim, que investigue. Qual a razão para sair apregoando suspeitas?

O bordão anterior de que “a Lava Jato investiga fatos, e não pessoas” é substituído por insinuações graves contra as “altas esferas do Governo Federal”, modo pouco sutil de se referir a Lula.

Qual a razão desse açodamento? O que teria ocorrido internamente na Lava Jato, para essa mudança no modus operandi?

Há uma articulação nítida entre três operações: a Lava Jato, a Zelotes e a do Ministério Público Estadual de São Paulo. As três visam pegar Lula.

Ao mesmo tempo, aparentemente houve alguma perda de controle da Lava Jato sobre seus vazadores, que se comportam como os “radicais, porém sinceros” do regime militar, expondo questões altamente delicadas no modo de atuação de Moro e seus rapazes.

O caso Solaris

O pepino começou com o caso Solaris, o edifício que tem o tal tríplex que pretendem atribuir a Lula.

Na investigação sobre o Bancoop, o MPE de São Paulo já tinha levantado o fato de alguns apartamentos do edifício estarem em nome de uma lavanderia, a Murray Holding LLC.

A Lava Jato julgou que estaria ali a pista para pegar Lula já que os apartamentos não vendidos do Solaris teoricamente deveriam ser de propriedade da OAS. Mesmo já estando sob investigação do MPE, a Lava Jato se apropriou do tema e tratou de adubar o terreno com a parceria com veículos, especialmente da Globo.

Acompanhem a cronologia para entender o pepino que a Lava Jato arrumou para si própria:

Leia também:  A recuperação desigual e insuficiente do setor de serviços

27/01/2016 – a Lava Jato vaza para a revista Época (das Organizações Globo) a informação de que vários apartamentos estavam em nome da Murray Holding, empresa da holding panamenha Mossack Fonseca. No dia 22 de janeiro, dizia a matéria, a Polícia Federal captou uma conversa telefônica entre Carolina Auada e seu pai Ademir Auada, representante da Mossack no qual ele diz estar picando papéis. Segundo a revista, a queima de arquivos começou depois que a reportagem tentou entrevistar uma ex-funcionária da Bancoop, Nelci Warken, que teria transferido imóveis para a Murray (http://glo.bo/1TfPals).

27/01/2016 – chegam à Superintendência da Polícia Federal Ricardo Honório Neto, Renata Pereira Brito, com prisão temporária decretada. Outras pessoas ligadas à Mossack não tinham sido encontradas. Segundo a PF, Renata Brito seria funcionária de confiança da Mossack no Brasil. E Nelci Warken apresentada como responsável por um tríplex no Condomínio Solaris. A 22a Operação da Lava Jato mobilizou 80 policiais. Segundo o G1, das Organizações Globo, entre os crimes investigados estão corrupção, fraude, evasão de divisas e lavagem de dinheiro”. (http://glo.bo/1VcuJ87)

28/01/2016 – o Globo traz uma excelente reportagem mostrando as ligações da Mossack com ditadores e delatores. Segundo a reportagem, a Mossack é acusada de financiar ações de terrorismo e corrupção no Oriente Médio e na África. Na relação de prioridades das polícias mundiais, o crime de terrorismo ocupa o primeiro lugar. The Economist tratou a empresa como “líder impressionantemente discreto da indústria de finanças de fachada do mundo”. Era uma “fábrica de offshores à disposição de empresários e agentes públicos interessados em ocultar bens no exterior”. Na lista de clientes havia o ditador sírio Bashar Al-Assad, o líbio Muammar Gaddafi, o presidente do Zimbabwe Robert Mugabe e três figuras centrais da Lava Jato, Renato Duque, Pedro Barusco e Mário Goes.

28/01/2016 – No mesmo dia, o DCM publica uma matéria sobre a casa da família Marinho em Parati (http://bit.ly/1TfQ0yy). Recupera uma reportagem da Bloomberg de 8 de março de 2012 (http://bloom.bg/242ZsdF). A reportagem narra os crimes ambientais da família Marinho.

Duas declarações chamaram a atenção dos repórteres da Bloomberg:

Da fiscal do CMBio Graziela Moraes Barros: “Muitas pessoas dizem que os Marinhos mandam no Brasil. A casa de praia mostra que a família certamente pensa que está acima da lei”.

De Fernando Amorim Lavieri, procurador que passou três anos batalhando contra os crimes ambientais na região: “Os brasileiros ricos conseguem tudo”.

A reportagem pretendia apenas expor os crimes ambientais dos Marinho. Mas abriu uma caixa de Pandora, como se verá a seguir.

29/01/2016 – A revista Época publica matéria alentada dando mais foco nos negócios nebulosos da Murray. O título já mostrava qual o alvo perseguido: “Nova fase da Lava Jato mira na OAS, mas pode acertar Lula – MP diz que todos os apartamentos do condomínio onde ex-presidente tem tríplex reservado serão investigados” (http://glo.bo/1TfPals).

Leia também:  Preso por corrupção o delegado que algemou o Almirante Othon

Segundo a revista, “o foco na Mossack é outro passo grande dado pela Lava Jato. Criada em 1977 no Panamá, a Mossack Fonseca tem representações em mais de 40 países. É famosa pela criação e administração de offshores, frequentemente usadas como empresas de fachada. O cumprimento do mandado de busca na sede brasileira da Mossack só se encerrou na quinta-feira – peritos viraram a madrugada para baixar e-mails e documentos armazenados em serviços de arquivos virtuais, pelo servidor central da empresa. A coleta de provas no local foi igualmente proveitosa. Além das centenas de offshores nas mensagens e documentos eletrônicos, os policiais arrecadaram papéis com o nome de clientes, cópias de passaportes, comprovantes de endereço e nomes da offshore criada. Um pacote completo. As apreensões devem motivar algumas centenas de inquéritos e levar a Operação Lava Jato para um gigantesco canal de lavagem de dinheiro. A apreensão poderá gerar filhotes por anos”. Como diriam os garimpeiros, a Lava Jato “bamburrou” – isto é, descobriu uma verdadeira mina de ouro para suas investigações.

31/01/2016 – O Estadão reforça as informações sobre a Mossack Fonseca, informando que autoridades norte-americanas investigam a Mossack por conta de dois argentinos acusados de desviar dinheiros de estatais argentinas nos governos Nestor e Cristina Kirchner. Naquele dia, Moro renovou a prisão temporária de Nelci mas libertou Ricardo Honório Neto e Renata Pereira Brito,

De repente, a Mossack some do noticiário, que passa a ser invadido por notícias de pedalinho, barcos de 4 mil reais.

Uma pesquisa nos sistemas de busca da FolhaEstadão e Globo mostra que as últimas menções à Murray e à Mossack são de 1o de fevereiro.

04/02/2016 – O Edifício Solaris sai completamente do foco da Lava Jato. A Polícia Federal solicita ao juiz Moro para ampliar as investigações do IPL (Inquérito Policial) que investiga a suposta ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro da OAS. A solicitação de ampliar o escopo para outras empresas revelava que havia acontecido algo novo, que fez a Lava Jato abandonar o tríplex para se concentrar no sítio em Atibaia.

05/02/2016 – Moro manda libertar a publicitária Nelsi Warken e o empresário Ademir Auada, que havia sido detido sob suspeita de estar destruindo documentos. A justificativa de Moro é surpreendente: “Apesar do contexto de falsificação, ocultação e destruição de provas, (…) na qual um dos investigados foi surpreendido, em cognição sumária, destruindo quantidade significativa de provas, a aparente mudança de comportamento dos investigados não autoriza juízo de que a investigação e a instrução remanescem em risco”, escreveu ele ao justificar a soltura (http://bit.ly/2430pmr). Ora, a possibilidade de queima de arquivos e de atrapalhar as investigações foram o mote para a manutenção de todas as prisões preventivas. Como abre mão desse argumento justamente para um sujeito flagrado eliminando documentos? E aceita a tese da “aparente mudança de comportamento dos investigados” para liberta-lo.

Leia também:  Não há produção de provas contra Lula em ação dos EUA contra a Petrobras, aponta MPF

A justificativa colide com informações da própria Lava Jato repassadas à revista Época: “Clientes da panamenha Mossack Fonseca vão ser investigados para averiguar se faziam parte do esquema de corrupção na Petrobras ou se cometeram outros crimes. (…) A empresa panamenha Mossack Fonseca também foi alvo de buscas, porque foi ela quem criou a offshore Murray. Mas representantes da Mossack Fonseca atrapalharam os policiais e deletaram arquivos guardados na nuvem da empresa”.

Á luz das informações divulgadas até então, não havia lógica na decisão de Moro.

09/02/2016 – No dia 4 Moro autorizou a PF a ampliar a investigação do sítio em Atibaia, que deveria ser sigilosa. No dia 9 o próprio Moro liberou “inadvertidamente” a informação e os dados do novo inquérito.

11/02/2016 – Excepcional reportagem de Renan Antunes de Oliveira para o DCM (http://bit.ly/1U0KQHk), onde pela primeira vez levanta o nome da Agropecuária Veines, proprietária legal da mansão e da praia dos Marinho.

12/02/2016 – reportagem de Helena Sthephanowitz, no RBA (Rede Brasil Atual), que pega a dica da Veine e informa que a mansão dos Marinho, em Paraty, é de propriedade de uma offshore, a Vaincre LLC, controlada pela mesma Murray Holdings LLC, a empresa dona dos apartamentos em Guarujá (http://bit.ly/1SoRhEw) e que pertence à Mossack Fonseca.

13/02/2016 – o Viomundo, do Luiz Carlos Azenha, completa a informação com um levantamento minucioso das ligações da Mossack Fonseca com a mansão dos Marinho em Paraty (http://bit.ly/1SoRnMA).

Era a peça que faltava para entender esses movimentos erráticos da Lava Jato. Aparentemente foi para impedir que viessem à tona os atropelos dos Marinho com a Mossack Fonseca.

O procurador Carlos Fernando e seus colegas, os delegados federais e o juiz Sérgio Moro trocaram a possibilidade de desvendar o submundo da lavagem de dinheiro no país pelos móveis que a OAS comprou para o sítio de Atibaia. Pois, como enfatiza o procurador, a Lava Jato não investiga pessoas, mas fatos.

Em recente entrevista ao Globo, o procurador Carlos Fernando desabafou: “Sempre soubemos que a longo prazo as elites vão  se compor de maneira a reduzir os prejuízos que tiveram com essas operações”. O desfecho do caso Mossack Fonseca é um belo CQD (Como Queríamos Demonstrar).

Como não existe nada perfeito, assim como no caso do Riocentro a Lava Jato liberou seus radicais para explodir petardos em Guarujá. Por açodamento, explodiram em Paraty.

No Riocentro, o coronel Job conseguiu montar um inquérito isentando a todos.

Em tempo de redes sociais, impossível. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

246 comentários

  1. o Riocentro da Lava Jato

    A cada peça levantada por vocês fico mais temeroso com o futuro deste país. Como citou Rui Barbosa: “A pior ditadura é a da Justiça, pois não há a quem recorrer.” E mais, quando este poder trabalha para o Poder Financeiro … não sei onde iremos parar. O que fazer diante deste GOLPE em nossa face?

  2. Confirmação

    Brilhante desvelamento e, portanto, revelação do que já se sabia: o objetivo da Lava Jato. Se tivéssemos uma ABIN, uma SECOM, um Ministério da Justiça, decentes…

      • A mesma que a GLOBO paga ao

        A mesma que a GLOBO paga ao Joaquim Barbosa através do filho dele(contratado para supostamente trabalhar com o rei dos coxinhas, o Luciano Hulk.).

    • Código Penal, Art. 319 –
      Código Penal, Art. 319 – Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

  3. Quem Diria, a Camarilha Jurídico-Midiática Acabou no Guarujá

    Não apenas O Globo, também o JN fez extensa reportagem sobre o caso, com reporter em Las Vegas falando sobre a Mossack, ligando-a a ditadores, etc, etc, para abraçá-los a Lula no Triplex do Guarujá. Vale a pena recuperar o vídeo, pois pelo jeito, a camarilha jurídico-midiática acabou no Guarujá. 

    • Mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo…

      Eu diria que a Lava Jato se perdeu em Paraty! E para não morrer em tão bonita paisagem, fizeram marcha à ré bem rapido e tomaram o rumo de Atibaia. La é mais facil.

      E ainda tem muita gente que acredita no carater justo do juiz Moro e seus procuradores. Mas assim como a Operação Mãos LImpas da Italia, aqui também ainda teremos essa Historia contada direitinho.

      Se eu me chamasse Raimundo seria rima, não seria solução.

  4. Porém…

    Não adianta termos muitas esperanças que alguém irá algum dia investigar qualquer um membro da casa grande…

    Nem que peguem os marinhos  com uma faca  e  uma cabeça ensanguentada nas mãos,  algum destes pseudos  moralistas iriam se mexer…

    A Globo ainda vai fazer um especial do fantastico prá mostrarr que a lavanderia deles é limpinha…a dos outros  é que faz sujeira…

  5. Se o ministro da justiça não

    Se o ministro da justiça não fosse um banana, poderia exigir da PF uma apuração rigorosa dos fatos envolvendo esta mansão dos Marinho. Poderia até mesmo criar uma força tarefa para estes fins.

  6. Pode ser um novo RioCentro,

    Pode ser um novo RioCentro, mas na estratégia até aqui desenhada pode não fazer diferença:

    1.  O foco é na corrupção recente, no governo atual, o que é natural. Assim qualquer envolvimento de partidos ou políticos da oposição descaracteriza esse foco, pois a histórica fica mais fácil de contar quando há um vilão e um mocinho, um certo e um errado, um bom e um mal. A fragmentação dispersa e confunde. Por isso, investigar as várias facetas da corrupção já é descartada de início. No fim isso é um desserviço para o país.

    2. Investigar sonegação fiscal e evasão de divisas não gera tantos dividendos quanto corrupção. Há dificuldade em caracterizar elites econômicas como vilões, mais fácil é fazer isso com políticos. Ainda, os dividendos de imagem, de celebridade, de justiceiro etc são mais apelativos ao ego e são alimentados com conexões nos meios privados, na mídia privada, nas escolas privadas, nas palestras.

    3. A grande mídia dá mais destaque as tragédias do setor publico. A população sente-se mais capaz e legítima de cobrar do poder público, do que enfrentar grandes grupos e corporações empresariais.

    4. A zelotes foi desvirtuada para destacar o lado política da operação, sua face mais apelativa para a mídia, para as empresas e para alimentar o ego dos investigadores e julgadores. O mesmo pode e talvez deva ocorrer em relação a Mossack e Murray. O secundário passará para principal.

    5. Certas ilegalidade não geram manchetes, não alimentam debates intermináveis na mídia, não tem apelo popular, não anima a tropa.

    Todos os elementos são desfavoráveis ao governo. A existência da corrupção; o movimento anti-pt; a falta de conexões com elites empresariais e midiáticas; a grande necessidade de ter egos inflados tanto na justiça, quando na polícia; o não pertencimento a falta de trânsito no seio das elites sociais; a desconfiança generalizada nos políticos, na política e no sistema partidário etc.

    Isso tudo tem produzido um bullying midiático, uma perseguição política, uma mídia opressiva sem limites, sem reflexão e sem controles.

    O julgamento do mensalão do pt já deixou bem claro que esse tipo atuação não vai gerar uma mudança no comportamento da justiça e da polícia, pelo contrário vai produzir mais pontos fora da curva, o uso direcionado da ação institucional. Cobrar tratamento isonômico é dificílimo nesse contexto.

     

     

  7. Podem me chamar de desencantado

    Acho que tudo isto não fará diferença. Eles vão continuar a usar estes factoides contra o Lula, vão continuar a ataca-lo, vão fazer de tudo para prende-lo, até forjar provas. O objetivo deles e imsicuir na mente coletiva da sociedade que ele é corrupto, ladrão, bandido. Mesmo que não tenham provas contra ele, mesmo que não tenham nenhum caso, eles sabem que só precisam atacar, atacar e atacar. Com isto eles prentendem sujar a imagem dele, pois sabem que o povo brasileiro (os de boa fé também) acreditam que acusação é sentença de culpabilidade…..

  8. Não posso deixar de achar

    Não posso deixar de achar divertido o que esses juizinhos, delegados e “jornalistas” não ouviram de quem realmente manda. Devem ter sido chamados de detritos de maré de baixa prá baixo…kkkk

  9. não vai mudar nada, o Moro e

    não vai mudar nada, o Moro e o MPF vão continuar solenemente em sua missão de “refundar” o Brasil, com as bençãos dos Marinhos…a única maneira possível de acabar com tudo isso seria uma revolução, coisa impossível hoje em dia…aliás, pegando um mote dos coxinhas, onde é que estão os militares quando precisamos deles ?

  10. Para dizer que não vem ao

    Para dizer que não vem ao caso vai pegar mal. A solução, a saída é investigar e encontrar slgo contra Lula. Algo que ele esconde desde quando era sindicalista. Dou uma pista:  a propriedade de um carrão que deve está escondido em alguma garagem. Falo de um carro, não de um carro qualquer mas aquele tipo de carro que é usado pelos ajudantes de predeiro e que foi usado na construção do prédio onde o Lula pensou em ter um apartamento e também na reforma do sítio. Então é só comprovar a propriedade de carro – deve haver alguma nota fiscal em nome da Maatisa – que o resto já estã comprovado: a ligação e a grossa corrupção. Fácil assim.

  11. “O procurador Carlos Fernando

    “O procurador Carlos Fernando e seus colegas, os delegados federais e o juiz Sérgio Moro, trocaram a possibilidade de desvendar o submundo da lavagem de dinheiro no país pelos móveis que a OAS comprou para o sítio de Atibaia.”

    Desde o começo afirmo que a lava jato NUNCA teve a intenção de combater a corrupção.

    A missão dada àqueles bandidos lesa pátria está mais clara do que nunca e muito provavelmente foi dada pelos Marinho, que na verdade são um câncer metatástico e representam interesses contrários aos do Brasil: destruir o PT e suas lideranças e prender o Lula de qualquer jeito.

    Penso que todos os participantes desta força tarefa deveriam ser despedidos do serviço público, ter suas cidadanias cassadas e serem expulsos do país ou presos.

    Depois, se montaria uma nova equipe investigativa, seriam canceladas as delações premiadas e os quatro ladrões Duque, Costa, Barusco, Cerveró e o delator Youssef seriam presos e se recomeçariam as investigações com isenção, provas e sem vazamentos e doa a quem doer.

    Talvez fosse a chance de, juntando com os crimes da FIFA/CBF, de nos livar desta praga chamada GLOBO.

  12. Quem manda

    Nassif, o “problema” segue sendo o de sempre nesse caso cada vez mais político, quem tem poder, quem manda. Hora, se Moro pode escolher o que vai investigar, quando vai investigar e quem vai investigar, tudo seletivamente, então se sairá com sua já famosa afirmação, onde só vem ao caso a corrupção que ele quiser, inclusive inventar.

    Parece que sem nenhum voto ele é o homem mais poderoso do Brasil… E a cada dia que passa se vê o óbvio, honestidade passa muito longe desse processo.

    Um abraço. 

  13. Em defesa da honra, da moral

    Em defesa da honra, da moral e dos bons costumes, o juiz que se veste de preto, TEM que devolver o presente que receibeu das Organizações Globo

  14. Gostaria de saber onde está a

    Gostaria de saber onde está a Rede Record, quem foi tão eficiente ao revelar as falcatruas da CBF de Ricardo Teixeira, não pode se calar diante desse imbróglio envolvendo a família marinho, caso a Record não revele o que está acontecendo, não venha depois reclamar das armações que a Veja faz contra si. Ou a Recor faz uma matéria a máfia dos triplex, ou passará a ideia de que toda a m´´idia é conivente com a globo e vendida para os poderosos.

    • Certa vez as emissoras

      Certa vez as emissoras estavam brigando por que uma não deixava a outra mostrar imagens do futebol, um comentarista estava bravo por isso e um narrador, velho de guerra, de olho no lance disse na lata: Calma que na hora H os homens sentam e se acertam. È assim que funciona, na hora H os homens se acertam, é um clube, como o clubinho dos homens de terno preto que mandam e desmandam no judiciario.

  15. Cadê a ABIN?

    Esse Moro e seus serviçais tem que ser investigados. Tem coisa podre aí, com certeza. Desde a ida da Cata Preta pra Miami eu comecei a desconfiar disso tudo…

    • O motivo da bronca

      Olha, passou um filme agora na minha cabeça… governo Lula, Gilmar, Satiagraha indo pro saco, uma baita chance de passar o Brasil a limpo sendo inexplicavelmente desprestigiada pelo governo,a Abin sendo desqualificada… Não sei porque que dentro de mim sempre acende uma luz vermelha me lembrando que nada é por acaso e colhemos o que plantando, mesmo que inadvertidamente.

      Por anda mesmo Protógenes ?

  16. Quando se joga uma rede de

    Quando se joga uma rede de arrasto no mar para pegar determinado tipo de peixe você também pega muita coisa, é isso que ocorre na operação lava a jato o objetivo é pegar Lula e o PT mas muitos empresários donos de gigantescas empresas foram pegos e estão presos.

    A novidade da hora é a pesca da família marinho que como se sabe não é chegada a pagar imposto e faz de tudo para não pagá-lo inclusive utilizando-se do modus operandi da máfia para lavar dinheiro.

    O papel do juiz moro como protagonista da novela fica muito prejudicado com a descoberta de mais uma falcatrua da plim-plim, o recebimento da medalha de bom moço da empresa e aquela foto onde aparece sorridente ao lado de um dos capos da globo vai lhe perseguir o resto da vida e sua isenção será para sempre questionada.   

    • Se o juiz Moro e seus parças

      Se o juiz Moro e seus parças do MPF continuarem assim, nada mais justo a criação de uma CPI para investigar a Lava-Jato, acredito que só a mençao da CPI  permitiria uma reflexão mais aprofundada de tudo que está ocorrendo na calada da noite em Curitiba.

    • Reeditam a História.

      “(…) sua isenção será para sempre questionada.”

      Questionada? Questionada por quem cara-pálida? Eles fabricam estórias e reeditam a História.

  17. Puma do Riocentro

    Aqui foi demontrado um primor de conclusões contra a manipulação reinante.

    Pode não ser toda a verdade mas é o melhor que se tem até agora.

    Foi pela inteligência aqui demonstrada que, após o advento da internet, eu parei de ler jornais, revistas e assistir noticiários PIG.

    O mouro de Curitiba tem cara de bom moço mas o seu (e dos seus companheiros) viés partidário é cada dia mais evidente.

  18. conclusão: ao não

    conclusão: ao não investigarem a globo, os procuradores e o juiz prevaricam.

    não cujmprem seus deveres funcionais por interesse, omissão ou má-fé…

    a deles não é a missão, é o missão.

    o missão, sem brinadeira, é um grande teatro do absurdo, cujos bastidores manipulam tudo,

    em conluio, juízes, procuradores, claro, com a direção do espetáciulo cenico,

    coreográfico, que aspergem pílulas de invenções e mentiras cotidianas

    aos seus fiéis ao golpe  de estado contra o governo popular, contra as

    forças populares, contra o pt e os   movimentos populares…

    os operadores da lava-jato cometem e cometeram já abusos de poder.

    provocaram centenas de injustiças com suas insanias e infamias,

    causando prejuízos a dezenas de pessoas .

    e , muito  pior, ´rejuízos de bilhões ao país, provocando tb

    desempreego, falencia de empresas e um caminhão ode problemas…

    há que prender o marinhos, seus procuradores e juizecos de meia tijela…

  19. Porque a Lava Jato é golpe, e não combate à corrupção

    A Lava Jato nunca teve a ver com combate à corrupção, nem mesmo em 2004, quando Moro a planejou e coloco a mídia como parte do direito processual, cabendo a midia a tarefa de criar consenso perante a opinião publica fulano ou sicrano é bandido, mesmo sem indicios de que isso seja verdade, tendo este trabalho da imprensa a tarefa de emparedar tribunais superiores, não é por outro motivo que  hoje Moro manda no judiciário brasileiro, de cabo a rabo, de forma que, se nem os aliados da midia são investigados, como a própria Globo o seria? Alias, a Globo não foi investigada no caso da invasão de extensa área pública em SP, como também no caso do roubo de processo, nem no caso da sonegação, nem sua sucursal a RBS no caso Zelotes. Agora os nobres procuradores, PF, moro e cia querem fundar a República da Hipocrisia, é o objetivo deste processo político e de exceção chamado Lava Jato

    artigo de 14/11/2014, de  Miguel do Rosário

    Porque a Lava Jato é golpe, e não combate à corrupção

    http://www.ocafezinho.com/2014/11/14/porque-a-lava-jato-e-golpe-e-nao-luta-contra-a-corrupcao/

  20. Política

    Lí a reportagem.

    Mas, já tirei minhas conclusões:

    – A direita não vai conseguir voltar ao Poder de modo convencional via urna, nem amanhã nem depois;

    – A lava jato, como processo auxiliar de levar a direita ao Poder, moralmente está nua.

    – Tudo indica que as Forças Armadas não embarcaram na lenda do “perigo vermelho”.

    Então, ainda resta a alternativa de fraudar a “Urna” Eletronica.

    Creio que o caminho vai ser por aí, com as bençãos do “poder judiciário”, que não é nenhum “Poder”,

    apenas uma facção da direita.

  21. acho que esta matéria   é

    acho que esta matéria   é mais um daquelas históricas e divisoras de águas,

    depois dessa me  parece que os procurasdoes e o juiz não poderão

    mais posarem de moralistas,, a não ser junto à direção desse infame conluio, junto

     com os diretores de cena da globo…

     

  22. Sobre o post, dois

    Sobre o post, dois comentários:  a) o poder de estrago que a mídia progressista poderia causar na nossa elite conservadora, se atuar mais no jornalismo investigativo, ao invés do opinativo.  Parabéns DCM, RBA e Viomundo. Excelente trabalho.    b) se Lula e os advogados dele forem inteligentes, quando ele for ser interrogado pelo Moro, a cada 5 palavras citar o caso da mansão dos Marinhos.  Citou Triplex, responda com mansão dos Marinhos.  Não só impedirá o vazamento seletivo do depoimento, como jogará no colo do MPF e do Moro a obrigatoriedade de levar o caso adiante.

  23. o título tb é sagaz porque

    o título tb é sagaz porque remete ao golpe de 64…

    tudo o que foi feito e parece que será feito a partir de agora é semelhante o que ocorreu naquela época,

    com uma só diferença.

     não há por enquanto militares…

    as armas e a violencia partem do judiciário e de alguns do pf e do mpf.

    agora a bomba caiu no colo destes caras que fazem parte deste conluio

    com os golpistas e principalmetne com a globo,

    oextremista o eterno sistema de informações em busca de eternos golpés de estados

    contra forças populares, getúlio, jango, lula…..

    na ditadura, a briga era entre os extremistas de direita e

    os direitistas que tinham o poder efetivo….

    os direitistas desarmaram o golpe da extrema direita, mas só depois de

    muito tempo, em função das armações para manter o processo de violencia extremista à época.

    a ver no que dá agora…

     

  24. Parece que as fórmulas

    Parece que as fórmulas golpistas preparadas para Honduras e Paraguai, afinal, não funcionam 100% para um país das dimensões do Brasil. Mas o paraiso paraguaio é vizinho colado ao Paraná.

  25. Caro Nassif
    Esta é a minha

    Caro Nassif

    Esta é a minha primeira participação no GGN, com a felicidade de poder lhe dar os parabéns pelo magnífico artigo. Vai dar o que falar!

    João Augusto 

  26. offshore esta mais difundida

    offshore esta mais difundida no Brasil do que muita gente imagina, agora resta desmembrar essa investigação. pois não tem nada haver com a Petrobrás, mas Moro é esperto, não vai abrir um processo ou acusar ninguém, fazendo isso não há o que desmembrar, simples assim

  27. Nas decadas de 70 – 80 os

    Nas decadas de 70 – 80 os empreendimento da Sergio Dourado e Julio Bogocin davam sempre aos Marinos unidades em forma de pagamento para anunciar com eles tipo o tal bonus de volume ao contrário em vez de a agencia ser remunerada o veiulo(midia) era beneficiado. 

  28. Imagino a divulgação dos

    Imagino a divulgação dos nomes da lista do HSBC, Todas empresas do Zelotes e donos de offshore, a casta paulista principalmente vai desmoronar por completo

    • Já deve estar tudo queimado.
      Já deve estar tudo queimado. Sem rastro. A maior operação de queima de provas da história do Brasil.

  29. Sim, temos que denunciar. Mas qual é a esperança?

    Os delatores premiados delataram Aécio Neves, Eduardo Cunha e FHC, e agora, o Moro, sem querer, via Atibaia, chegou ao triplex da famiglia marinho. E daí?

    Exatamente à famiglia marinho que é a dona absoluta da opinião publicada que se transforma, depois de manipulações sucessivas, em “opinião pública”. Por sua vez O STF encontra-se hoje mais acuado do que Dilma, que ninguém sabe porque cagas d’água mantém o imbecil do Zé Cardozo como “ministro da justiça” . E daí? Qual vai ser o desfecho trágico dessa ópera bufa?

    Ainda com relação ao STF,  o extremo dos absurdos:  a Rede Globo e a chamada oposição tem um moleque de recado atrevido dentro do Supremo, que é o insigne ministro Gilmar Mendes. Não só ele, mas Mendes desempenha o papel com muito prazer e está pronto para o que der e vier.

    Por sua vez, o Janot continua ateando lenha à fogueira ao defender “mais” delações premiadas. E daí?

    E todo mundo já sabe que o Moro é um cabra safado, traidor,  que trabalha a serviço do que existe de pior na oposição aqui dentro e que tem um namoro firme com o governo americano lá fora. E daí?

    Que o salário do Moro é de 77 mil reais. E daí?

    Sabe-se também que da maneira como está sendo conduzida (com vazamentos a torto e a direito),  a Operação Lava Jato já está desempregando e interferindo diretamente na (in) capacidade do governo de respirar oxigênio puro para combater a crise econômica que se alastra feito um tsunami.E daí?

    Que o objetivo da Operação é derrubar a Dilma, prender o Lula (pode inverter a ordem se quiser) e enterrar definitivamente o PT. E, de quebra, enterrar também o Brasil. E daí?

    Nassif, não quero desestimulá-lo. Você é um dos jornalistas mais corajosos e importantes que o Brasil já teve nos últimos tempos, sem bajulação eu reconheço. Mas tem hora que bate uma canceira, não bate?

    Bem, a esperança é esperar que eles se desentendam. Que desgraça!

  30. Nassif, corrige os erros de

    Nassif, corrige os erros de digitação não, pq neste caso o contador de compartilhamentos zera

    E por falar nisso Bruno Pereira Bueno disse:

     1 de fevereiro ·    
    Informação é aquilo que se comunica.

    Não é pq não falaram na forma culta da lingua portuguesa, que estará errado, tá?

    Se quer ser elitista e babaca seja, mas se quiser deixar de ser um elitista e babaca ouçam os linguistas!!! 

  31. KKK,Moro tá se enrolando

    KKK,Moro tá se enrolando todo,com essa história que “ELE É A LEI !”

    A história será implacável com os “fascistas” de nosso País,no dia

    que os verdadeiros homens de bem do Judiciário assumirem o comando,

    nada vai ficar encoberto,TÁ FICANDO MAIS EMOCIONANTE ESTE PAÍS!!!!

    CLAMO JUSTIÇA JUSTA PARA TODOS,HOMENS DE BEM,ASSUMAM SUAS RESPONSABILIDADES!!!

  32. ta bom zé, tu não fala para parar investigação, mande investigar

    essa porcaria, pela pf, e prove que realmente não ficará pedra sobre pedra!

    lula precisa falar isso na próxima vez que entrevistarem ele.

    • Esse é o ponto! Se o Governo,

      Esse é o ponto! Se o Governo, via Zé Cardoso não que interferir nas investigações em curso para não ser acusado de obstrução dos trabalhos, deixe correr o que está em curso mas, nada impede que mande a PF investigar o que está na cara do país inteiro e PF e MP, por alguma razão, estão acobertando. . Não interferir é uma coisa, não fazer seu trabalho é prevaricar. O Ministério ds Justiça tem obrigação de mandar investigar e explicar ao país o que significa o Bunker dos Marinho em Paraty. Ferrar uma nação inteira pra acobertar uma quadrilha sei lá de quê, tb não é Republicano.

  33. Nem Clouzot faria tanta merda

    Nem Clouzot faria tanta merda assim. Os medíocres miram num alvo e acertam outro, muito perigoso para eles. Afinal é o chefe da operação Desvia a jato. Cruz Credo, com uma oposição dessas, a justiça brasileira está rolando ladeira abaixo. A jato.

  34. Prevaricação
    Art.

    Prevaricação

    Art. 319: “Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:

    Pena: Detenção, de três meses a um ano, e multa.”[2]

    • boa sacada, eduardo…
      acho

      boa sacada, eduardo…

      acho mesmo que o desdobrmento deste excelente artigo do nassif é

      descobrir como punir essa procuradores e esse juiz conluiados

      com o sistema globo de invenções e mentiras e falácias e, agora,

      praticantes de crimes ambientais e de lavagem de odinheiro, soezes sonegadores,

      torpes torpedeadores históricos da democracia e das instituições, .

    • Eu d u v i d o que o moro
      Eu d u v i d o que o moro tenha feito isto apenas por satisfação pessoal. Se ele suspeita até de pedalinho de cisne, eu tenho o direito de suspeitar da honestidade dele. Quem no supremo aceitar também está envolvido até o pescoço. Está na hora de uma ação contra esta quadrilha.

  35. Agora ficou escancarado.

    Agora ficou escancarado. Facções do mp e da pf sob a batuta de um juiz servindo de ponta de lança na guerra santa contra o PT. “combate à corrupção”, uma ova!

    No afã de pegar o Lula, a lava jato e seus saltimbancos chutaram a porta da familia Marinho. Acusados presos por destruir provas foram soltos assim que esbarram no iceberg chamado Mossack. O prêmio “faz a diferença” está cobrando a conta. E quem paga somos nós.

    Então tá explicado o motivo de não se falar mais no triplex do guarujá. Sobraram os pedalinhos, a jangada de lata e a hortinha da dona Marisa. 

    Parabéns, drs. Janot e Cardozo. As instituições comandadas por v.Exs. seguem firmes rumo à total desmoralização, graças a um grupelho de arrivistas inconsequentes.

  36. Para a nudez do espírito um manto diáfano de fantasia

    Cadê a grana desviada? Sumiram com Trilhões e recuperaram milhões.

    Siga o dinheiro.

    Quem manda nesta perrenga, o que faz os inquéritos mudarem de curso e foco?

    Siga o poder.

    Mas como sou um otimista incorrigível, penso que uma solução política negociada ainda é a melhor.

    O Cunha é o fiél da balança visível.

    Se vai ser ou não o bode expiatório é a grande questão.

    No mais, excelente artigo Nassif, concordo com você, vale arriscar os patrocinadores, não estamos morrendo de fome mesmo e a opinião pública está massiçamente a seu lado, pode acreditar.

    • E você tem ouvido falar em

      E você tem ouvido falar em Cunha com a mesma intensidade de antes? Por que será? Houve um acordo ou caiu em si por que estava prestes a ser fritado como consequencia do próprio destrambelhamento?   Ser invisível é o primeiro passo para impunidade… Se bem que, como o caso dele é psiquiátrico, não duvido que ainda possa vir com tudo, se achar quem dê  respaldo.

    • E você tem ouvido falar em

      E você tem ouvido falar em Cunha com a mesma intensidade de antes? Por que será? Houve um acordo ou caiu em si por que estava prestes a ser fritado como consequencia do próprio destrambelhamento?   Ser invisível é o primeiro passo para impunidade… Se bem que, como o caso dele é psiquiátrico, não duvido que ainda possa vir com tudo, se achar quem dê  respaldo.

      • Capivara

        Cara chris, como o Nassif já publicou aqui no blog, o Cunha é um homem de muitos talentos. 

        Na minha opinião, este pessoal que quer usá-lo como escudo estão em águas perigosas.

  37. A casa caiu
    1. Antes de tudo, aplausos de pé para a internet independente, pelas investigações do pessoal do Azenha, do DCM e para a Helena do Blog Amigos do Presidente Lula. E pro Nassif que uniu os pontos de forma brilhante
    2. Os advogados de Lula devem imediatamente pedir acesso a todos os dados dessa investigação sob o argumento de exceção da verdade. Amaury Jr. conseguiu contra o Serra (que depois arregou). Não deve ser impossível.
    3. A julgar pela ansiedade da mídia e dos políticos de esgoto, Solares era a última bala no coldre do Moro. Com essa lambança, acabou a farra. A casa caiu. É uma janela de oportunidade que se abre para o Brasil da ética e da democracia.
    4. Sérgio Moro, procuradores e policiais federais do PR e de SP envolvidos na Lava Jato devem ser denunciados nos respectivos Conselhos profissionais pelos crimes de perjúrio, ocultação de provas, obstrução da justiça e formação de quadrilha, caso não prossigam a investigação contra a Mossack e seus clientes, incluindo os Marinho.
    5. Já passou da hora do Brasil – de todos nós – começarmos a financiar a blogosfera independente. Srs. blogueiros sujos, se organizem, montem um modelo de negócios que preserve a independência de cada um, que a gente financia.
    6. P… falta de sacanagem do Nassif comparar Lava Jato com Riocentro.

    • Caro mcn,os “blogs sujos” já

      Caro mcn,os “blogs sujos” já têm formas de se financiar,entre neles e verá lá opções,vaaaleu!!

    • É o bunker caiu, né?
      Putz os

      É o bunker caiu, né?

      Putz os caras levantaram uma estrutura colossal de concreto  e encheram de capangas armados ( os dois da praia é o que dá pra ver ) Aquela mata no entorno deve estar bombda de atiradores. Não vou me surpreender se o bunker tiver um subterrâneo chei de ” coisas” interessantes.

      A Justiça num esforço hercúleo, determinou a retirada dos brinquedinhos das crianças. A Casa pode ficar mas as bóias e o patinho de borracha tem 24h para serem retirados sob multa de R$ 20 mil/dia. Se o judiciário mandar demolir o bunker a ilha desaparece e a vegetaçãoo local tb. Só implodindo.

      É inacreditável. Parece aqueles filmes policiais em  que  traficantes internacionais, de armas, drogas e pessoas, se escondem em mansões cinematográficas, totalmente seguras e vigias em que o Estado não tem qq acesso, seja por terra, ar ou mar.

      Um troço do tamanho que estamos vendo e a investigação era de crime ambiental!!!!??? Sorte nossa esse ( pq devem ter outros ) ter sido levantado em área de proteção ambiental. Caso contrário a colossal estrutura mega iluminada, sequer seria notada… 

      A verdade é que ninguém vai prá cima dessase caras o Estado não tem qq poder sobre eles, seja lá quem forem…  A gente não pode perder essa chance. O Judiciário, no geral, MP , sobretudo a Globo tem no bolso. a PF, eu não sei… A sociedade civil vai ter que gir, por conta própria, se quiser se livrar dessa gente. As instituições estão cooptadas. Não moverão uma palha como nunca moveram, até hoje. Na verdade, só se mexem pra barrar que tenta atravessar o caminho da bandidagem.  A gente precisa se organizar melhor.

       

  38. Eu estava mesmo estranhando o

    Eu estava mesmo estranhando o fato do tal triplex ter desaparecido completamente das manchetes, sendo substituído pelo sítio do iate de 400 mil centavos. Agora entendi a razão.

  39. Coincidência ?

    Ou eu muito me engano ou o que eu vou chamar atenção vem corroborar essa excelente reportagem do Nassif.

    De repente, não mais que de repente, o republicaníssimo Zé Cardozo saiu dando declarações públicas a favor da postura ética histórica do ex-Presidente Lula, coisa que ele nunca fez.

    De repente, não mais que de repente, a Presidente Dilma vai ao encontro do Presidente Lula para fazer declarações sobre a grande injustiça que estão fazendo com Lula a respeito do triplex e do sítio de Atibaia e outras coisitas mais. Coisa que ela também não tinha feito até ontem.

    AÍ TEM COISA CABELUDA.

    No ambiente do poder ninguém age sem causa. Cada passo é pensado e planejado. Às vezes cometem erros, óbvio.

    A imprensa velhaca tentou dizer que as declarações do Cardozo e de Dilma ocorreram por pressão de Lula e do PT. Lula desmente, dizendo que os problemas que ele está enfrentando são de ordem particular.

    O que o Zé Cardozo e a Dilma sabem que nós não sabemos ?

    O Zé, apesar da inapetência para comandar o Ministério da Justiça, pelo menos ali ele cumpre um papel: tomar conhecimento de fatos antes quie muita gente e passá-los para a Presidenta..

  40. Inexplicável explicacao
    Inacreditável um jornalista inteligente defender argumentos ruins como esses. E falaciosos. Lula tem uma saída: explucar-se. Mas não consegue.

    • Se alguém o caluniasse com

      Se alguém o caluniasse com mentiras e outras falsidades o que o sr. faria?

      O certo é fazer o que o Lula faz: acionar a justica contra os caluniadores.

      O problema é que os que mentem (velha mídia) são blindados pelo MP e justiça. 

  41. Desapropria Dilma!
    Art.60 – Contam-se os prazos:
    I – para as autoridades e servidores atuantes no processo, desde o efetivo recebimento;
    II – para as partes a terceiros intervenientes, desde a notificação ou intimação.
    Parágrafo Único – Havendo mais de um interessado, o prazo será comum a todos.
    Art.61 – Na contagem dos prazos, excluir-se-á o dia do começo e incluir-se-á o do
    vencimento.
    Parágrafo Único – Os prazos só se iniciam ou vencem em dia de expediente normal na
    repartição em que corra o processo ou deva ser praticado o ato.
    Seção VI
    Das Decisões e dos Recursos
    Art.62 – Toda decisão será fundamentada, admitindo-se, porém, que adote os fundamentos

    • é de rir, mas dói saber que

      é de rir, mas dói saber que tem gente que copia os tempos da SS,

      denunciada nas obras de brecht, na ascenção nazista na alemanha….

      com essa do spin tb aprendi que as denúncias de brecht teriam comprovações da física quantica..

      tipo assim: momento singular intrínseco de uma partícula que

      toma valores caracteristicos para tipos diferentes de partículas….

      isto é, o cara pega coisas particulares, de uma parte, e remete

      para valores diferentes para criminalizar qualquer coisa.

      ou é algo próximo a isso…

      valeu o   link, a intrerpeteção é genial…

       

  42. moro rumo à gloriosa carreira

    moro rumo à gloriosa carreira de tuiteiro. E parabéns, Nassif, pela sagacidade do título. 

  43. Caro Watson

    Será uma grande cartada se a esquerda conseguir demonstrar e a opiniãoo pública acatar a tese de que o juiz Moro não é isento.Uma virada de mesa para as próximas eleições.Sonho de uma noite de verão.

    • Tome tento Zé!!!!

       Fatos e mais fatos se acumulam Zé, fatos tão inegáveis que  me fazem perguntar:O problema pode ser cegueira, surdez ou outro tipo de deficiência.

      Zé , por favor tome explicitamente uma posição, diga que quer  extirpar o PT   e que acha que vale tudo, mas defender a isençao de Moro é impossível.Se recusar a ver que  o que está acontecendo,  é a desmoralização de uma operação. Moro se desmoraliza quando liberou todos os empresários ligados a  Mussak Fonseca  e mantem em prisão seus desafetos. Moro se desmoraliza quando compactua  com chantagem e a prisão e tortura a mulher do Mautoni. MOro se desmoraliza quando compactua com a transformação da Zelotes em caça ao filho de  Lula, mesmo contrário ao parecer de uma desembargadora. Moro se desmoraliza, quando nada vê na lista de Furnas,  Nâo é uma tese a falta de insenção, é um fato.

    • A Lava Jato acabou por
      A Lava Jato acabou por incompetência dos golpistas de ultra direita. Como no caso do Riocentro.
      Terroristas de um aparelho no Governo Federal planejavam explodir um ginásio lotado (parece que um então jovem Jair Bolsonaro era um deles), matando os mais expressivos artistas da MPB da época e milhares de espectadores. Deu errado. A bomba explodiu no colo de um dos terroristas, dentro do carro esporte em que estava, no estacionamento do ginásio, matando ele e um companheiro, também terrorista.
      Tirando as mortes, quase igual à Lava Jato.

  44. Só não vê quem não quer…

    É INEQUÍVOCO!

    É mais fácil provar, COMPROVAR os erros da lava jato e sua trupe, do que PROVAR ERROS DO ZÉ DIRCEU E LULA!

    As provas que LIGAM A ELITE, MIDIA AO CASO LAVA JATO ESTÃO ESCANCARADAS EM JORNAIS, INTERNET E ISSO HÁ ANOS!

    Parafraseando a ministra do supremo para na lava-jato: A miséria venceu a Justiça!

  45. As informações estão todas

    As informações estão todas aí, mas  dispersas e descontextualizdas. Sorte nossa é que temos Nassif para, de forma didática e lógica, mostrar-nos todas as nuances desse jojo sujo que visa, não acabar com a corrupção ou coruptores, mas pegar Lula e deveolver o país a seus saqueadores. 

  46. Na verdade, a turma da lava

    Na verdade, a turma da lava jato não entende nada de petróleo, gás, lavagem de dinheiro e etc. É notório que eles prendem os envolvidos, culpados ou não, para que estes contem como funciona e chamam isso de delação. Ou seja, a delação é na verdade uma aula de como funciona o mundo dos negócios. Mas o objetivo maior é entender para buscar uma conexão com Lula.

    No caso da Mossack Fonseca, como Nassif e alguns blogueiros brilhantemente sacaram, a lava jato pode ter sido advertida pelos investigados que a trilha descambaria em aliados, possivelmente políticos e famílias da imprensa. Portanto a “mudança de comportamento” é, na verdade: essa trilha vai chegar em nossos aliados. Aborta a missão.

    Em suma, é notório que os funcionários públicos da lava jato não querem desvendar esquemas de corrupção, eles querem simplesmente prender Lula. Quem pobreza de objetivo e ideal. É o que foi feito: todos os tesoureiros de partidos políticos cumprem o mesmo modus operandi, mas apenas o do pt está preso.

    Minha opinião é clara: judiciário e mp têm que ser transitórios. Seja eletivo ou não, mas vitalício não dá!! Delegado é uma criação do bacharelismo. Não existe em lugar nenhum do mundo. Algum grupo político precisa propor desencastelar o Brasil dessa casta de funcionários públicos vitalícios e improdutivos. Ah, e a Globo: entreguemos eles à livre concorrencia, mas sem suporte de dinheiro público. 

  47. poder-se-ia usar o termo

    poder-se-ia usar o termo farscista

    – união de fascista com farsista – para sintetizar o que significam

    esses caras da operação lava-jato e seu infame conluio…

    já que o termo fascista pode ser iuma simplificação histórica

  48. A cada um de nós é dada uma
    A cada um de nós é dada uma tarefa específica na difusão do bem, portanto, ergamo-nos para trabalharmos, pois as tarefas são muitas e importantes, e poucos são os que têm consciência delas.
    O Brasil está vivendo momentos difíceis em todos seguimentos da Sociedade. É isso que os culpados querem, confundir, misturar os bons e os ruins por acreditarem que conseguirão se safar usando de modos ardilosos assim. Para esses elementos inescrupulosos nada melhor do que arrastar a multidão consigo, principalmente os menos informados, pois servirão de escudos. Tais elementos sabem que muita gente não acredita sequer, que Hitler é culpado por milhões mortes. É uma guerra de propósitos, de ideais que esses inimigos da Pátria procurarão vencer a qualquer custo e doa a quem doer…

  49. Prezado Juíz Moro e demais membros do judiciário

    Envolvidos na operação lava jato;

    Sei que lerão essa matéria e esses comentários.

    Obviamente com o intuito de melhorarem seus argumentos “jurídicos” na caçada ao Lula, Dilma e partido do Trabalhadores.

    As pessoas que não são oposição ao projeto do PT de melhorar as condições sociais de trabalho, saúde, educação, moradia do povo brasileiro, são pessoas que além de capacidade de raciocínio tem um viés humanista, e buscam a verdade.

    Assim sendo é fácil perceber que os senhores, assessorados pela oposição e pela mídia , principalmente representada pelo sistema Globo de Comunicações, INVENTARAM UM CRIME, e agora estão tentando fabricar fatos que comprovem sua invenção e assim punirem e se possível brecarem o Projeto Social do Partido dos Trabalhadores.

    O processo da lava jato é exatamente igual ao processo do mensalão, não há diferenças, a única diferença é que os valores e empresas da lava jato, são muito maiores, estão impregnados nos quinhentos anos de história do nosso pais, e vocês não terão como escapar do lixo que estão trazendo à tona.

    O nome do Lula, Dilma e PT já esta escrito na história do nosso país, assim como os nomes do Getúlio, JK, Jango, já o seu nome será uma linha de rodapé cujo título será “República do Paraná”, nem o seus nomes próprios serão colocados. E  pior será o que irá descreve-los.

  50. ERROR

    NOTER UM PEQUENO ERRO ACIMA…^NA CADA DE PRAIA, PENSO QUE SERIA  – NA CASA DE PRAIA DOS MARINHOS.

     

    GRANDE REPORTAGEM, PARABÉNS!

  51. outra conclusão a partir

    outra conclusão a partir deste ótimo artigo é que ficou comprovada,

    com fatos,que há mesmo a tal colusão de interesses entre a operação

    lava-jato e a grande mídia golpísta,especialmente a globo….

    agora há comrovações evidentes…

    os dados e fatos são agora irrefutáveis, deixou de ser apenas 

     geniais intuições dos comentarista deste blog, que vèm falando dessa colusão há tempos…

    senão, por que parariam de repente de enfocar um assunto que eles

    próprios levantaram???…

    pararam porque senão o assunto poderia explodir em seus colos supostamente tão virginais…

  52. Na fita?

    “A operação descobriu um elefante – a Mossack Fonseca – e agora não sabe como escondê-lo para não comprometer os Marinho.”

    Como está dito taxativamente é uma acusação deveras grave que compromete a agora considerada suposta honradez de agentes da justiça. A questão é saber se tal mancha ficará visível à opinião pública(imprensa, justiça e a sociedade como um todo)

  53. Tudo junto…

    A próxima operação terá o codinome de Kamikaze: ataque simultâneo a Guarujá e Paraty. Será o máximo.

  54. Não tem relação com a Petrobras

    Conforme decisão do STF já em setembro de 2015,os processo que correm na 13 vara federal de Curitiba somente se referem a desvios de dinheiro publico da Petrobras e o cartel formado para este fim específico, bem como do destino desse dinheiro desviado, seja a lavagem do mesmo, seu uso para abastecer partidos em troca de apoio parlamentar ou financiamento de campanhas.

    Isto ficou bem explicitado no caso da Eletronuclear e no caso do Ministério do Planejamento, ambos os processos remanejados pelo STF e retirados da 13 vara de Curitiba. 

    Embora queiram “pintar” o Juiz Moro e a Lava-Jato com um grupo homogêneo e sem limites para agir, o STF já deixou claro, em decisão amplamente comemorada por aqui, que qualquer indicio de crime decorrente das investigaçãos da Lava-Jato deverá ser objeto de nova denuncia, talvez em outro domicílio se for o caso, obedecendo a regra do juiz natural.

     

      • Porque a OAS, empreiteira

        Porque a OAS, empreiteira cujos donos estão presos e já confessaram terem subornado o PT para conseguir contratos com a Petrobras, realizou reformas DE GRAÇA no triplex que não é do Lula e no restante do prédio inteiro, que “por acaso” foi construído pela Bancoop, que “por acaso” era comandada pelo Vaccari, que “por acaso” era o tesoureiro do PT acusado pelos mesmos dirigentes da OAS de ter recebido a propina a que me referi no inpicio da frase. Capice?

  55. tudo tomado pelo ódio de

    tudo tomado pelo ódio de classe.  Nunca, mas nunca foi, pelo bem do Brasil e dos brasileiros.  Essa lava jato sempre teve viés. Os paneleiros que batem contra “curripição”…adoram votar em corruptos que lhes perpetuam o berço esplêndido.  

    Esse povo, no afã de manter o status quo adquirido em cima do sangue, suor e lágrimas dos brasileiros que pagam seus impostos, esqueceu a lição principal, cegos que sempre estiveram…quem tem telhado de vidro, não atira pedra.  Cada picada aberta nesse emaranhado de sujeira, sempre expõem os mesmos grupos, as mesmas famílias, os mesmos ad eternum sobrenomes das famíglias “de bens”, os mesmos partidos latifundiários brasileiros.  No afã de destruírem Lula/PT/Dilma, não mediram esforços e não medem esforços..nem que acabem com o Brasil e o seu povo,  como está acontecendo.  Milhares perderam emprego, nos empurraram para uma crise, destruíram empresas mas tudo isso se justifica uma vez que se tornou insuportável os 70 contos do BF, as cotas nas universidades, o mais médicos cubanos… se tornou insuportável viajar com pobre sentado ao lado, se tornou impossível continuar com autonomia à PF para investigar. Tudo isso se justifica já que as ruas estão congestionadas, tomadas de carros e, pra piorar, todas essas inclusões mostraram para classe média lunática e pseudo 1% o quão longe ela está dos ricos e o quão próxima está dos pobres.  O sonho acabou!!  Vamos colocar a máquina da justiça pra funcionar em nosso favor, brandaram os da casa grande. E nesse vale tudo capitaneada pela mídia e executado  pela justiça em conjunto (MP, PF e que tais) numa verdadeira força tarefa do mal pra detonar o Brasil social, o Brasil para todos, vimos tudo do que são capazes.  Vimos um negro ser alçado para presidente do STF fazendo o papel da casa grande sem nenhum pudor.  Assistimos ministro do STF fazer aliança pra salvar irmão.  Vimos banca de advogado famoso quase pagar festa de aniversário. Vimos um procurador assumir na mídia que está atrás do governo federal.  Assistimos um bote de folha de flandres com nota, se transformar em manchete para provar  que um sítio em Atibaia, com dois pedalinhos e um mini Jesus fosse a o Santo Graal da  demonstração de ilicitude e propina neste país.  Vimos que a ditadura nunca acabou, mudaram apenas os seus agentes. Na menor ameaça dos seus “direitos adquiridos” por ilicitudes desde sempre, partiram com tudo pra cima dos que ainda sonham com um país melhor.  São mais de quinhentos anos espoliando, se locupletando e não entregarão “suas conquistas” subtraídas em acordos nefastos na calada da noite, nem que pra isso precisem detonar todo país tecnológico que está por vir, todo país que podemos nos transformar, acabar com qualquer crédito que a justiça ainda possa ter, acabar com nossas empresas, acabar com o futuro das gerações que estão por vir… tudo isso está em jogo agora, neste exato momento.  Nossa omissão nos torna coniventes.  Ou vamos pra cima, juntos, unidos, ou perderemos mais uma chance. 

    • Caramba! Espetacular, Dê!

      Caramba! Espetacular, Dê! Temos que ir prá cima deles, agora, mesmo. Não vamos ter uma chance melhor que essa!

      Esse comentário seu tá no FB pra gente compartilhar?

      Nassif, eleva post!

    • Dê!

      Perfeito seu comentário Dê!

      União e denúncia diária de todos os brasileiros conscientes do que querem fazer do Brasil se faz necessário nesta hora.

      Velha mídia capitaneada pela Rede Globo, PSDB e a turma da Lava-Jato (prepostos do Imperialismo Yankee no Brasil) querem destruir o Brasil. 

    • li e reli, a força do texto

      li e reli, a força do texto além de convincente é até meio comovente….

      gostaria de ter escrito isso, juro….

      parece que desabafei junto….

  56. Acabei de ler um artigo do

    Acabei de ler um artigo do Fernando Gabeira. Eh sobre o Solaris, titulo” Quadruplo X”. Jah reparei que o jornalista Nassif raramente utiliza artigos do Gabeira, talvez porque seja dificil desconstrui-los. Em resumo, eh sugerido que os apartamentos que estao em nome da tal offshore pertençam a cupula da bancoop, Vaccari incluido. Entao senhor jornalista Nassif, artigos como este que vossa senhoria escreveu soam apenas como de partidarios.

    • A casa em Paraty também

      A casa em Paraty também pertence à cúpula? Cada um lê o que quer; Gabeira é tão global quanto o juiz midiático, quem disse que a palavra dele vale mais do que a de Nassif? 

      Falta Gabeira explicar porque a Globo providenciou logo um prêmio para o juiz. Também poderia aproveitar para explicar porque o outro juiz premiado da Globo também utilizou uma offshore para comprar um ap em Miami. Se você souber, explique.

  57. Ninguém mais tem o direito de

    Ninguém mais tem o direito de fingir que é cego. Se um bicho tem porte de jacaré, olhos de jacaré, patas de jacaré, cauda de jacaré e dentes de jacaré, é porque é jacaré.

    Se a equipe do doutor Moro é composta de pessoas que na última eleição fizeram propaganda política para a oposição, e se ela se desdobra em esforços para não investigar nem vazar para a imprensa nada que comprometa negativamente a oposição brasileira, e se ela concentra esforços inauditos e até ultrapassa os limites do Estado de Direito, na busca por incriminar de qualquer maneira, com qualquer grau de intensidade, o governo eleito democraticamente, sua base aliada, seu partido e seus maiores líderes, compondo para tanto uma cínica dobradinha com a mídia abertamente partidária e freqüentemente mentirosa, então é porque trata-se de uma equipe de políticos de oposição que ocupa cargos e dinheiro público para tentar impor sua vontade política a todo o país.

    Não é necessário falar que servidores públicos de uma república não devem e não podem se comportar desta maneira. Chega a ser crime grave, isso.

    Cada dia fica mais claro que o combate à corrupção é apenas um pretexto para suas ações, que até podem chegar a ser positivas em alguns momentos e aspectos, mas apenas como efeitos secundários, já que isto não é seu alvo principal, tanto que a mesma operação não investiga qualquer líder oposicionista em evidência e muito menos os barões da mídia que por acaso encontre em seu caminho investigatório, embora sejam gritantes os indícios de corrupção destas figuras. Ela busca claramente destruir um lado político para que outro lado político prevaleça sem competição democrática. Até quando vão fingir, eles e a imprensa sua confreira, que não é isso que acontece?

  58. Só um pequeno imenso detalhe

    Só um pequeno imenso detalhe que faz toda diferença…….PARATY NÃO FICA EM CURITIBA.  Põem MP pra investigar isso aí  via Paraty sem links com a Lava Jato.  

  59.  
     
    O INEXPERIENTE E IMBERBE

     

     

    O INEXPERIENTE E IMBERBE DR. MORO. PROVAVELMENTE IMPRESSIONADO COM O FILME ITALIANO DE MARIO MONICELLI, “L’ARMATA BRANCALEONE”. ACABOU METENDO OS PÉS PELAS MÃOS. E, FOI ESBARRAR EM PARATÍ.

    Monta às pressas,  uma conexão entre a Sesmaria (feudo) da Tucanolândia , e o feudo do próprio Dr. Moro da sesmaria do Paraná. Como revela os jornalistas de verdade, os cabras uniram-se para realizar o sonho do jovem concurseiro dos pinhais.

    Logo, o grupo, ou seria bando? É, isso não vem ao caso. Eles, obtém  o patrocínio do poderoso grupo de mídia dos Marinhos donos da Capitania Hereditária de Pindorama. Pronto, o Bracaleone dos pinhais, ao receber o prêmio de melhor Cavaleiro dos Pinhais. Logo parte desengonçado, digo, destemido acompanhado de sua fiel “Armata”, em busca de cumprir a jornada encomendada por seus superiores, “AQUELA” de tomar posse da fortaleza  e o feudo do perigoso “Sapo Barbudo Nordestino,” instalado na Fortaleza da rainha Dona Marisa l, lá pras bandas da sesmaria do Sapo Barbudo em Atibaia.

    Como na versão original, a L’armata do nosso Moroleone da Vazajato vai soçobrar dando com os burros no feudo dos Marinhos, numa praia abrigada numa  “ex-reserva”  de Proteção Ambiental em Parati. E AGORA DR. MORO?????????

    Orlando

  60. A Policia FEDE…….Geral, sabe

    A Policia FEDE…….Geral, sabe todos os podres, todas as corrupçoes do PSDB, REDE ROUBO, e do JUDICIARIO CORRUPTO…., pois, faz parte do mesmo time: MAÇONARIA!!! SAO TODOS farinha do mesmo saco de corruptos, bandidos, ladroes, mafiosos, golpistas e outras merdas; trensalao tucano, mensalao tucano, helipóptero da Cocaina do Aecio e Perrelas, Aecio-pó-rtos em MG, Merenda Escolar roubada em SP pelo PSDB, Lista das Furnas onde todo o PSDB tá envolvido, CEMIG, desvio de 4 bilhoes da Saude de MG,CPMI DO BANESTADO, PROER, e etcs? Porquê a policia federal, procuradores federais e o JUDICIARIO PODRE protege tanto o PSDB, REDE GLOBO e os BANCOS???? PorquÊ os promoBBB da Veja e da Rede Roubo do VazaJato do tucano MORO nao vao ao sitio do FHC lá em IBIUNA??? é mais perto que o seu APÉ chule mais rico da França? Porquê policia FEDE……GERAL chupa graos dos Marinhos e do PSDB!!!!

  61. Esta começãndo a ficar

    Esta começãndo a ficar interresante….h ttp://www.viomundo.com.br/denuncias/o-que-a-policia-federal-ja-sabe-sobre-a-mossack-fonseca-e-como-o-laranjal-se-relaciona-com-a-casa-dos-marinho-em-paraty.html

  62. Esta começãndo a ficar

    Esta começãndo a ficar interresante….h ttp://www.viomundo.com.br/denuncias/o-que-a-policia-federal-ja-sabe-sobre-a-mossack-fonseca-e-como-o-laranjal-se-relaciona-com-a-casa-dos-marinho-em-paraty.html

  63. O “aloprado” do Moro e da

    O “aloprado” do Moro e da Federal “vestiu uma camisa listrada e saiu por aí. Em vez de explodir Atibaia, DETONOU PARATY.

  64. o poder de contextualização

    o poder de contextualização desse artigo auxiliará em muito quem for

    alinha, pesquisar r todos os pontos equivocados  dessa operação lava-jato..

    daí a ideia de realizar a arqueologia dessa operaçãp, no sentido foucaultiano,

    de fazer um apanhado histórico disso tudo e avaliar ps dados,

    contextualizá-los, interpretá-los e chegar a um novo método positivo de buscar a verdade…

    eu colocaria aí nesse balaio histórico e arqueológico (de pesquisa aprofundada),

    os artigos do andré araujo sobre a lava-jato, primorosos, tb sob o aspecto  

    de que mudam os sentidos de muita coisa…

  65. De Lava-jato a Guarda-marinhos

    Do governo Dilma e do próprio Lula não espero muita coisa, pois ambos são os fundadores corresponsáveis por essa política de entregar o poder investigativo e político-judicial do Estado nas mãos de uma corporação – a dos procuradores federais (ou seja, de alienar o poder outorgado pelo povo a uma casta do serviço público não eleito). Dilma ainda aprofundou tal política ao considerar republicano deixar uma corporação armada (a polícia federal) sem responder à autoridade civil constitucional e soberanamente constituída. Isso já foi muito falado e só demonstra a imensa ignorância de Lula, Dilma e do PT quanto à natureza do aparato estatal. O PT, Lula e Dilma são amadores quanto a isto.

    No entanto, a direita brasileira não se sai melhor do que as trapalhadas político-jurídicas de Lula e Dilma. Quanto ao contido neste post, então, vai ser muito engraçado ver os fascistas defensores da Lava Jato terem que apoiar publicamente os guardas-costas dos Marinhos e suas lavanderias.

    Os procuradores-boys e o provinciano Moro foram promovidos de força-tarefa da “Lava-Jato”, para “Guarda-Marinhos”. Muito competentes…

    • Concordo quanto à excessiva

      Concordo quanto à excessiva autonomia da PF. Quanto ao MP, foi a constituição cidadã que criou esse monstro, cf admitido pelo autor da idéia. 

      • Prezada Jaide,

        A CF88 confere ao presidente da República o poder de indicar discricionariamente, dentro da carreira do Ministério Público, inclusive MP estaduais, o procurador-geral da República. Nenhum presidente da República está obrigado a acollher os indicados por essa corporação, a escolha é do presidente. O Senado apenas precisa aprovar o indicado.

    • Concordo! Infelizmente, Lula

      Concordo! Infelizmente, Lula e Dilma estão sendo vitimizados, por concederem extrema liberdade de ação para MPF e Polícia Federal, orgãos “aparelhados” pela Direita.

  66. Aliche ou Quatro Queijos?

    Nassif: sua colocação, a começar do título, é grave, gravíssima. A história e os que vivenciaram a RioCentro não cansam de contar dos artifícios para esconder todos as fatos e nomes envolvidos. Aquele sobrevivente do carro-bomba foi presenteado com patente alta da sua arma e aposentou-se tranquilo, tal qual deve sonhar o Verdugo de Curitiba, que espera seu galardão. Hoje, ao que parece, as forças armadas estão na sua, com as lições aprendidas desde 1889, quando foram iludidos pelos sempre e atuais “republicanos” civis, árduos por falcatruas e maracutaias. Mas pelo cipoal, envolvendo principalmente os Marinhos, isto será abafado, com a cumplicidade dessas pseudos Forças Tarefas do Ministério Público, pela Policia do Zé e a com a conivência da Justiça a quem esta judicialmente vinculado o caso. Quanto as ações nefastas da família Marinho (há quem diga que eles não têm  nomes próprios) na mídia brasileira, basta consultar Nelson Werneck Sodre, “A História da Imprensa no Brasil” (Civilização Brasileira, 1966, 583 pág.), especialmente nas páginas 458 até 463, com destaque ao rodapé da página 460/1, que narra como o pessoal do Jardim Botânico é rápido e rasteiro em transações “esquisitas”, junto a órgãos governamentais. Portanto, envolvendo a quem tá envolvendo e fora as honras manchadas pela grande e descara mídia nacional, isto, como no RioCentro, vai acabar em pizza. A dúvida é se de aliche ou de quatro queijos.

  67. Em Ruinado de Falcão, Quem Canta é o Tico-Tico

    Se o PT do Tico-Tico tivesse ao menos designado, três ou quatro pessoas qualificadas para, “full-time”, analisarem e compreenderem, a estratégia da camarilha jurídico-midiática e suas ações, e a partir daí observarem falhas, pontos frágeis e o caminho para combate-los, nesse momento estariam recomendando explorar-se o “Guarucentro”, sem tréguas, em todas as oportunidades e com  pressão para cima do judiciário e do não ministro da justiça, para defenestrá-lo de vez.

    Imagine se ao perguntarem a Lula ou a qualquer membro do partido ou do governo sobre o “sitio de Lula”, respondessem: O sítio não é de Lula, como também não são os triplex do  Guaruja que vocês pararam de perguntar com o surgimento daquele outro pertencente aos donos da Globo, em Parati, com ligações suspeitas com a mesma Mossack Fonseca que acusaram Lula no triplex do Guaruja e sobre o qual esperamos a mesma agilidade investigatória do juiz moro e de sua “força tarefa do NÃO VEM AO CASO”, quando se trata de amigos que fazem valer a diferença, inclusive premiando intermediários.

  68. Ahmm deixa eu ver se entendi:
    Ahmm deixa eu ver se entendi: a Bancoop, gerenciada pelo tesoureiro do PT Vaccari com a função de construir imóveis para seus cooperados, vende todos os apartamentos do prédio para uma empresa offshore com ligações com a Rede Globo e com ditadores e terroristas internacionais, sendo que essa empresa usava como representante no Brasil a diretora de marketing da própria Bancoop!

    Será que ainda lembram que a cunhada de Vaccari, aquela pobre presa injustamente, comprou a vista um apartamento da mesma Bancoop com dinheiro pago pelo PT a título de indenização po danos morais sem sequer mover ação judicial contra o partido? Quanto mais mexe pior fica a coisa, agora até Gaddafi e Assad figuram entre “sócios” da empresa que comprou o prédio. E diante dessas informações assustadoras sobre a forma como Vacari e cia gerenciavam o patrimônio de seus colegas bancários, envolvendo-se em todo tipo de negociatas com criminosos dentro e fora do país, conclui-se que é a Lava Jato que está desmoralizada?!?

    Bateu o desespero mesmo.

    • Venda

      Negativo. A Bancoop vendeu o prédio em construção à OAS Empreendimento, mediante acordo com os donos de cotas aprovado pelo Poder Judiciário, conforme processo nº 1190/2009, do Setor de Conciliação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Essa informação consta de nota oficial da Bancoop, publicada nos jornais em fim de janeiro. A conferir essa parte.A tal offshore, segundo investigação de blogs  que fazem jornalismo investigativo de verdade, comprou da OAS um triplex no empreendimento. Investigando mais, estão a denunciar o envolvimento da Globo com a citada offshore, ao menos para a construção irregular de um enorme triplex em Paraty.

       

      • Negativo. Informe-se.

        A Bancoop vendeu o imóvel para uma empresa (OAS) cujos dirigentes confessadamente pagaram propina ao PT via seu tesoureiro Vaccari (todos fizeram delação premiada), que antes de ser tesoureiro do partido era dirigente máximo da Bancoop e tinha como “braço direita” na diretoria de marketing do sindicato uma senhora de nome Nilse Warken, que hoje se sabe é representante no Brasil da mesma offshore panamenha que lava dinheiro dos Marinho e de Gaddafi, Assad, Mugabe e de mais uma boa quantidade de ditadores sanguinários e organizações criminosas no mundo inteiro.

        Você sabe explicar porque uma empresa que paga propina a um partido para conseguir contratos lesivos à maior estatal do país resolve comprar um prédio inteiro de uma cooperativa falida administrada pelo tesoureiro desse mesmo partido, e depois os reforma e vende para uma offshore representada pela diretora de marketing daquela mesma cooperativa? Você acha essas tarnsações comerciais “normais”? Sabe nada inocente.

        Acho ótimo que investiguem os Marinho e toda a corja da Rede Globo a fundo, mas pelo pouco que avançou a investigação já dá pra ver que a batata do Vaccari já assou de vez antes da deles. E se apertarem mais a tal Nilse (que teve a audácia de dizer que como reles diretora de marketing de uma cooperativa de bancários tinha dinheiro para comprar 12 apartamentos a beira mar no Guarujá, incluindo o triplex do Lula!), a casa de muito mais gente no partido vai assar bonito também. 

  69. Nassif,
    Os gestores da Lava

    Nassif,

    Os gestores da Lava Jato não querem lavar a lavagemde dinheiro dos ricos e poderosos. O juiz Moro, apartidário quando lhe convém, mirou o cafofo do Guarujá e acertou o coração e mente da família global dos Marinho. 

    Será que a operação enchergou pegadas tucanas na papeladada da Mossack, dona da empresa que é dona da mansão proíbida dos Marinho? 

     

     

  70. Nassif,
    Os gestores da Lava

    Nassif,

    Os gestores da Lava Jato não querem lavar a lavagemde dinheiro dos ricos e poderosos. O juiz Moro, apartidário quando lhe convém, mirou o cafofo do Guarujá e acertou o coração e mente da família global dos Marinho. 

    Será que a operação enchergou pegadas tucanas na papeladada da Mossack, dona da empresa que é dona da mansão proíbida dos Marinho? 

     

     

  71.  
    Cadê a valentia do juiz

     

    Cadê a valentia do juiz Moro e meninos adocicados? Infortunar os lambaris do sítio frequentado pelo Lula é fácil, mas iluminar as roubalheiras via empresas de paraísos fiscais, frequentemente usadas pelos ricos sonegadores de mpostos, é tarefa para os fujões do Moro!!!!

  72. Jornalismo da blogosfera vencerá a batalha fazendo Jornalismo.

    Acredito que a batalha entre os “blogs sujos” e  a velha mídia capitaneada pelo GAFE – Globo, Abril, Folha e Estadão aponta para a vitória da Blogosfera.

    E como será a vitória?

    Fazendo JORNALISMO!

    E não FOFOCA como virou o noticiário da velha mídia e sua fixação de impedir que Lula respire, que tenha direito de opinião, que possa discursar, que tenha direito de defesa e Advogados constituídos para se defender de todas as acusações infundadas contra ele, que tenha o direito de ser cidadão, de ter a presunção da inocência por não ser condenado a nada pela Justiça, de imperdir dele ter a liberdade de comprar com seu salário, suas palestras o que bem entender e de ser candidato a Presidente, se quiser, em 2018.

    Parabéns, Luis Nassif, Marcelo Auller, Fernando Brito, Luiz Carlos Azenha, Helena Sthephanowitz, galera do DCM, e outros abnegados mais. 

    A vitória do Jornalismo X Fofoca da velha mídia se dará na Internet!

  73. Burrice Extrema?

    Nassif, parabéns a você por mais um brilhante,brilhante,brilhante artigo, você juntou os fios da meada para nós, alguns Blogs deram várias noticias importantes ao longo da Lava Jato, mas com toda correria do dia a dia, quase ninguém se lembrava de todo o andar da carruagem, que juntamente com o artigo abaixo ajudaram demais a esclarecer o panorama para seus leitores

    Cardozo, o maior mistério da era Dilma: Algum dia Dilma Rousseff terá que esclarecer os motivos que a levaram a manter Cardozo durante tanto tempo em seu governo. Sua presença é uma ofensa a todos que se empenham em lutar pela manutenção das regras democráticas e contra o impeachment.

    Decididamente, não é normal essa complacência de Dilma em relação a seu Ministro.

    http://jornalggn.com.br/noticia/cardozo-o-maior-misterio-da-era-dilma

    Agora sinceramente falta esclarecer qual o verdadeiro papel de Dilma Rousseff, porque sinceramente ninguém entende: burrice extrema? Ninguém tão burro chegaria a Presidência da República, trairagem? Achando que pegariam o Lula, tendo antes destroçado o PT e ela sairia como a heroína do combate a corrupção? mais ai voltaríamos novamente ao quesito anterior: Burrice extrema…

    • So um toque…

      Elza: compartilho da sua dúvida e da sua satisfação com os artigos do Nassif. Dois enígmas do governo Dilma sempre me incomodaram —Mercadante e Cardozo. O primeiro, já foi, sem deixar saudade. Este segundo, não entendo. Mesmo sabendo que política é a arte da negociação (não, da negociata), me intriga e abala esse político. Já avistei-me algumas vezes com ele. Como pessoa, tudo bem. Mas como titular de uma das mais importantes e poderesas pastas de governo, tenho que o cargo seja muita areia para o caminhãozinho dele. Mas, tatu não sobe em árvore. Porém, desconheço que trepou esse tatu. Quanto a Presidenta, seu equilíbrio, nessa baixaria promovida pelo PSDB/DEN/PPS e boa parte do PMDB, é de se tirar o chapeu. Não acredito na burrice extrema de que você pergunta. Arriscaria chamar de cautela, pois seria como usar gasolina para apagar o fogo incessante dessa desarvegonhada mídia. O importante é não calarmos, mesmo usando a voz do Nassif, para denunciar os desmandos, seja de quem for ou quando for. Nós não somos a favor ou contra a corrupção que ronda o atual governo. Só não queremos substituir um ladrão por outro, como propõe a atual oposição, que governava antes. Penso que você, tanto como eu e outros milhões de brasileiros, da minoria silenciosa, haveremos de atacar o governo, quando dectarmos desmandos, bem como defende-lo, como agora, por sabermos da honestidade e boas intenções de governo da nossa Presidenta.

  74. Ninguém engana todos o tempo todo, mas…

    As redes sociais têm grande poder de mostrarem a verdade dos fatos e ajudarem a pressionar por investigações sérias e punições. Mas arrisco que a trinca Lava Jato-Zelotes-golpe do impeachment terá um desfecho decepcionante, com lances de tragédia grega. Tem tanta gente graúda de rabo preso nessas histórias (Marinhos e outros grupos de mídia, Eduardo Cunha, lobistas), tanto dinheiro envolvido e tamanha tradição de pizza no final de qualquer investigação nesse país, que não me surpreenderei se aparecer um defunto no estilo PC Farias e tudo continuar como dantes no quartel dos Abrantes. Espero estar enganada.

    • Operação desmoralizada

      Concordo inteiramente.

      Aliás, eu acho que a lava-jato se desmoralizou completamente com a caçada ao Lula.

      Decerto no início os investigadores pensaram: é só a gente fuçar um pouco que consegue pegar o molusco. Fuçaram, se enlamearam e não acharam nada. Ir atrás do apartamento triplex e do sítio foi ato de desespero.

      Para a infelicidade dos investigadores chegaram nos Marinho e gente muito poderosa. Não tenho a menor dúvida que irão fazer cara de paisagem e fugir do problema, mas a operação lava-jato perde qualquer credibilidade que pudesse ter tido.

      • Os investigadores já deviam

        Os investigadores já deviam prever que o 1% que detém o poder econômico, político e midiático está sempre ligado de alguma forma às privatarias de Estado, lavanderias e laranjais. É como na lenda que Luis Fernando Verissimo conta em “O Opositor”: o sujeito se embrenha num afluente de um afluente de um afluente do rio amazônico e dá de encontro com ele mesmo pelas costas. Resta saber se nós do povão e mais a banda idônea da PF, do MPF e da Justiça vamos vencer essa parada contra banqueiros orelhudos e outros homens de bens ou teremos uma reedição do fiasco da Operação Satiagraha. 

    • ótimo esse vídeo, muito legal

      ótimo esse vídeo, muito legal marcus…

      merece ser visto…o olhar googliano desvenda

      a pomposidade marinhesca…

       

  75. Moro e sua lava jato estão mais para,ESQUADRILHA ABUTRE!vão expl

    odir o mundo,mas não conseguem pegar o POMBO.Vamos, rapazes, não fiquem aí parados

    É só um pombo e precisamos pegá-loEssas medalhas eu vou arrancarMuttley, faça alguma coisa” Então Pegue o pomboPegue o pomboPegue o pomboPegue o pombo…

    • ótimo video, mas é aos cinco


      ótimo video, mas é aos cinco do segundo vídeo, este aí é o primeiro….

      aviso porque é chato pra cacete esse vídeo…descarte-o,

      vá até o final e parta para a parte dois, aos cinco minutos,

      o arquteto fala que  um marinho disse a ele que seria despedido se

      repetisse a sugestão de construiir  uma casa mais simples e

      adequada ao meio ambiente, coisa assim….

  76. Xeque mate moral

    Tudo bem, xeque mate na turma da lava jato!! Mas, e aí? Todos já sabemos que eles afundaram a economia para alvejar o pt e Lula. A segunda parte até merecido. A burocracia e o pt se merecem, mas destruir e paralisar a economia, não.

    Acusar as empreiteiras de propina como se fosse possível a Petrobras operar por conta própria. Não pode. É uma estatal ineficiente e improdutiva. A produção vem da terceirização das ações chaves para o setor privado, ficando o corpo técnico da Petrobras com o controle. Controlar: essa é a máxima do setor publico improdutivo. O que houve e há no Brasil é achaque por parte do poder político às empresas de diversos setores produtivos.

    Será que os esquerdistas ainda acham que a sociedade capitalista, a liberdade e a livre iniciativa são a personificação do mal? Será que os petistas e esquerdistas ainda acham que a burocracia é seu maior aliado? Porque isso tudo, toda essa paralisia econômica, é porque o poder político empoderou as castas burocráticas.

    Será que há estadista ou grupo político capaz de desburocratizar e desencastelar o estado? Até quando seremos reféns das castas burocráticas? Se eles fazem isso com os bilionários, imagina o que não com micro e pequenos empresários…

  77. DETONARAM ABOMBA NA PRAIA DO GUARUJA, MAS EXPLODIO EM PARATI –

    Na mesma rodoia, questão de quilometros, uase que acertaram. }Isso foi obra do capeta ou milagre de Francisco I? Esses hermanos! Como no Rio-Centro, outra conspiração diabolica, contra os “santinhos” da policia politica.

  78. O condomínio Solaris pode ter sido o RioCentro da Lava Jato

    Levaram  um susto  e  deram um cavalo  de  pau. O castelo  caiu.

  79. O Condomínio Solaris e a farsa histórica da operação Lava Jato!
    Em alguma passagem de suas obras, Hegel comenta que todos os grandes fatos e todos os grandes personagens da história mundial são encenados, por assim dizer, duas vezes. Ele se esqueceu de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa. (Marx, Karl, – O 18 de brumário de Luís Bonaparte)

  80. Moro é coisa mandada de

    Moro é coisa mandada de alguém,como foi parar o processo do RJ em Curitba?

    Na imprensa ninguém tá entrando nesse mérito,esse é o PONTO CENTRAL!!!

    Seu pai é fundador do PSDB de Maringá e sua mulher trabalha pra essa gente!!!

    Acredito que muitos “ACIMA DA LEI” é que deveriam ser presos(o mundo dá muitas voltas,cuidado!)

  81. Hoje, o Globo edição de

    Hoje, o Globo edição de domingo, veio com uma embalagem plástica contendo uma revista época. Perguntei ao jornaleiro quantos exemplares ele vendia aos domingos, e ele me disse, categórico: Cinco!….. Eu pensei não ter escutado direito e confirmei com ele novamente. “É cinco, mesmo.” Disse ele. Eu sorri e caminhei de volta para casa, vitorioso, não sei por quê.

    • esse vídeo é ótimo…
      só que

      esse vídeo é ótimo…

      só que esse endereço aí envia para oi primeiro programna… então

      é melhor passar para a parte dois, “mit tv, programa 46, parte dois”,,,

      Aos cinco minutos, aparece o arquteto falando sobre a importancia do cliente

      e aquela frase antológica dele…..

      o cliente é importanre, disse ele.

       o meu cliente nesse caso veio do rio e eu disse a ele que seria melhor

      fazer uma casa mais simples etc e  tal, ou coisa parecida com isso….

      aí o cliente – um   marinho, claro, teria dito algo semelhante

      – se voce disser mais uma vez uma coisa dessas voce está despedido…

      o puxa-saquismo da repórter é evidente,…  é aquele tipo de

      materia pautada pra ela cumprir nem que morra….

      é chuncho,  é o famoso nqm – nem que morra – dos chefes de redações

      comprometidos com  rolos dos patrões….

      e a repórter nestes casos se transforma numa offcie-boy sofisticada

      dos patrões.

      aí fica  segurando a latinha mefistofélica…

      fica segurando  o microfone que serve para o outro dizer tudo

      o que uiser em nome dos interesses dos chfetes e patrões da casa grande….

      isto acontece muito tb nas entrevisrtas com os ditos especialistas…

      o repórter vai só para segurar o microfone…

      o especialista já sabe o que o aptrão quer, se não estiver na pauta direcionada pelos chefetes….

  82. Solaris e o silêncio de Dilma

    Causa estranheza o comportamento de Dilma e de seu Ministro da Justiça. Agem como correligionários dos Tucanos. Estranho, muito estranho. Um dia os Historiadores desvendarão esse comportamento. 

  83. Vão esconder e distorcer os

    Vão esconder e distorcer os fatos de forma a manter o foco no PT, da mesma forma que distorceram a operação zelotes. É o conluio entre mídia, PF e MP e um juiz do paraná.

     

  84. LIGA ANTI FASCISTA.
    A ATUAL

    LIGA ANTI FASCISTA.

    A ATUAL SITUAÇÃO ECONÔMICA

    Estamos com o país em uma grave crise econômica. Essa crise é um reflexo da crise internacional de 2008. Naquela ocasião o então presidente Lula disse que, no Brasil, esse “tsunami” iria chegar até nós como uma “marolinha”. Estava certo. De fato, uma série de medidas anti-cíclicas somadas à tradicional rentabilidade do nosso país, resultaram em uma retomada de crescimento rápida e, posteriormente, em um grande fluxo de capitais estrangeiros que invadiram nosso país, proporcionando um longo período de crescimento.

    No final de 2013, a recuperação econômica dos EUA e da Europa iniciou um processo de refluxo (fuga) de capitais. Em 2014 esse processo se tornou mais grave. Para vencer as eleições, o PT e a Dilma prometeram a continuidade de uma situação impossível de ser sustentada. Provavelmente pensaram em uma política de “ganhar ou ganhar”, o que equivale dizer: “Se ganharmos a presidência, ganhamos; se perdermos, o ciclo recessivo aplicado por um governo do PSDB de Aécio, nos fará ganhar as eleições municipais e o retorno de Lula estará pavimentado”. Obviamente o melhor cenário seria a vitória presidencial, o que acabou ocorrendo.

    O governo Dilma tentou realizar um rápido ajuste do orçamento em 2015, o que foi, na prática, um choque econômico. O país entrou em recessão. Como o problema central é de fuga de capitais, nenhuma política monetária poderia e pode resolver o nosso problema. O país teve sua moeda desvalorizada e entramos em um novo ciclo inflacionário.

    Para piorar, o preço das commodities, em especial do petróleo, desabou frente um enorme crescimento artificial de oferta, ocasionado principalmente pela Arábia Saudita, país aliado das grandes potências. Por que? Porque com a derrubada dos valores das commodities o retorno dos capitais para os países do primeiro mundo será ainda mais rápida.

    Enfim, o Brasil talvez enfrente a maior recessão econômica da História. Isso não é surpreendente pois, como se trata de uma consequência da crise de 2008 – pior crise da História – apenas colhemos seu equivalente. Caso tudo corra bem, essa crise será superada em outubro de 2017.

    A ATUAL SITUAÇÃO POLÍTICA

    Com a crise econômica batendo na porta de cada cidadão, a oposição ao governo Dilma abandonou todo e qualquer senso de responsabilidade e partiu para o ataque. Em primeiro lugar, impediu o ajuste orçamentário que poderia abreviar a crise. Posteriormente, começou uma política golpista de impeachment da atual presidente, ao mesmo tempo que sua própria base política – incluindo o vice-presidente – conspirava contra seu governo. Um clima de enorme instabilidade política está em curso e nesse contexto temos a imprensa (majoritariamente oposicionista) tentando apagar fogo com querosene.

    O PT e a Dilma, junto com os sindicatos e outras organizações sociais, foram para o contra-ataque. Nas ruas somaram números superiores do que a oposição, que conta com uma massa despolitizada e desorganizada em seu favor. No mundo político, colocaram o Cunha na fogueira junto com toda a canalha psdbistas que está envolvida em casos de corrupção nos fundos de campanhas, licitações, etc. O jogo virou. No STF as coisas ficaram bem resolvidas e a favor do governo. Não vai ter impeachment.

    Sem conseguir atingir seus objetivos, a oposição agora arrisca um jogo muito perigoso: tentam incriminar Lula para destruir sua inevitável candidatura em 2018 e tentam arrastar a crise econômica para além de 2017 para atingir também a candidatura do próprio Lula. A oposição entrou em uma guerra de classes ignorando o fato de que o PT e o governo Dilma não são inimigos para além do universo palaciano. Nessa direção, teremos, muito possivelmente, enormes turbulências artificiais, falaciosas e absolutamente manipuladoras ao longo desse mandato de Dilma.

    A SITUAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

    Existe um ambiente de raiva e intolerância generalizado no cotidiano do povo brasileiro. A imprensa criou uma campanha militante associando supostos escândalos de corrupção do atual governo com a crise econômica, incluindo até mesmo os maus resultados da Petrobrás nesse contexto.

    Temos hoje um nível de manipulação inédito no nosso país. Nunca o termo “massa de manobra” foi tão bem empregado quando ouvimos as opiniões da população em geral. O nível educacional, em queda livre, possibilita aqueles que têm o canal de comunicação em ditar pensamentos, acusações e ações.

    Com o povo na pobreza e no desemprego, é possível o início de um processo reacionário de desobediência civil. A violência de classe e gênero estão se tornando incontroláveis. Isso a imprensa não cogitava e nem mesmo se preocupa. A imprensa brasileira não é mais um “meio de comunicação”, mas sim a “central de propaganda da oposição”. Sua única preocupação é desgastar a imagem do atual governo, a imagem de Lula e garantir a vitória da oposição nas eleições municipais desse ano e as presidenciais em 2018.

    Para além da associação “Dilma/Lula/PT/Corrupção”, temos a entrada de mais um outro segmento na corrente, a princípio aparentemente inofensivo, mas que revela o elo perverso de toda a cadeia: “Comunista”. Assim, temos a seguinte associação “Dilma/Lula/PT/Comunistas/Corrupção”. Todos sabem que Dilma, Lula e o PT não tem nenhuma ligação com o comunismo, ao contrário, o PT surgiu inspirado nos movimentos anti-comunistas da Polônia e todos os seus membros, já na década de 90, abandonaram completamente os compromissos com a construção do socialismo.

    Por que então essa associação? Eis que a verdade se revela ao abrimos o próximo tópico…

    O RECRUDESCIMENTO DO FASCISMO NO BRASIL

    A oposição ao governo Dilma não consegue o apoio de setores organizados. Caso a oposição não amplie seu leque de opções, será derrotada infinitamente pelo atual governo. Como o PSDB e o DEM nunca conseguirão o apoio do MST e de organizações sindicais expressivas, apenas podem crescer junto a uma população ultra-despolitizada e ultra-reacionária que encontra-se em alguns setores religiosos e em meios onde se propaga o saudosismo ao regime militar.

    Há uma década, ninguém acreditaria que deputados como Bolsonaro e o pastor Marco Feliciano poderiam vir a ter qualquer relevância no universo político. Entretanto, sob o custo de enormes retrocessos, esses setores tem sido alavancados pela oposição e pela imprensa. Estão ganhando notório poder político. Esses dois personagens são os ícones do fascismo verde-amarelo.

    A oposição calcula que, mesmo com o Lula em 2018, o país vai estar dividido. Caso a oposição faça esse setor fascista ganhar mais relevância, ela poderá ganhar as próximas eleições. Esse setor será o fiel da balança. E já vimos que a oposição quer ganhar o poder a qualquer custo. Trata-se do retorno do universo da TFP para o país. Aqui está a linha que ninguém da ala progressista pode permitir que se cruza.

    ESTRATÉGIAS DE COMBATE À OPOSIÇÃO

    Sabemos que há um clima de enorme desmotivação no universo da esquerda. Tanto o PT quanto os governos Lula e Dilma foram frustrantes em uma infinidade de questões que lutamos e defendemos ao longo de nossas vidas. Queríamos nos levantar para avançar… Infelizmente a História não foi generosa conosco… Temos agora o dever de nos levantarmos para impedir o avanço dos piores pesadelos que se avolumam e que ameaçam nossa nação.

    É necessário que façamos uma enorme cruzada contra os pilares do reacionarismo e lancemos todas as nossas armas e dediquemos todo o nosso empenho contra os fascistas militaristas e religiosos. É necessário colocarmos diferenças de lado e criarmos ligas anti-fascistas em cada canto desse país.

    Cada liga deve se organizar, no mínimo, dentro de 5 pilares:

    1 – Defesa da democracia e da justiça social;
    2 – Defesa dos direitos humanos; 
    3 – Desmistificação da experiência militar no Brasil;
    4 – Defesa do Estado laico e dos avanços dos direitos civis;
    5 – Combate à manipulação da imprensa.

    Devemos realizar debates, campanhas, arrecadação de fundos, trabalhos de base, trabalho nas escolas, no trabalho, nos sindicatos, em suma, devemos fazer a militância que muitos de nós já conhecemos. Devemos sair do mundo virtual e partir para o mundo real. Os fascistas não se sustentam diante de uma campanha organizada montada pelos setores progressistas.

    Não pensem que isso é necessário, SAIBAM que isso é necessário. Mais uma vez, todos nós queríamos um novo mundo, bem diferente do atual. Mas a hora é de combater o mundo das trevas que já está com o corpo formado. E contra essas trevas, unidos combateremos e venceremos.

    Chegará o dia de um novo mundo, melhor e mais justo. Mas ainda não é a hora. Acreditamos que ao vencermos os fascistas, nossa vitória poderá servir como um pequeno motor que ligará um motor maior e… esse motor  poderá nos levar a esse mundo melhor.

  85. Ótima reportagem ou

    Ótima reportagem ou crônica-síntese das armações ilimitadas da Lava-jato, caro Jornalista Nassif. Está na hora de se criar um documentário elucidativo, passo a passo, desde as eleições de 2014, mostrando a que veio a operação Lava-jato. De como esta operação foi criada para detonar o PT, Lula, Dilma, a Petrobras. E para blindar os caciques tucanos e a família Marinho e seus afins. De como esta operação, numa formação de quadrilha com a mídia golpista, através de vazamentos seletivos ilegais, e prisões seletivas sem condenações (Vaccari e Zé Dirceu estão presos há vários meses sem que tenham sido condenados e sem que ofereçam quaisquer riscos à operação, ao contrário do representante da MossaK, que foi solto mesmo tendo sido preso quando destruía provas), praticamente espezinhou as instituições formais do país, como o STF. Está na hora do Brasil conhecer, de forma didática, como se monta uma armação golpista para detonar as possibilidades de um Brasil com políticas públicas em favor dos de baixo e com isso abrir caminho para o fascismo travestido de legalidade midiática sem votos. Moro e seus agentes da PF e do MPF não passam de agentes do golpismo a serviço da Casa-grande e por isso mesmo devem ser denunciados. Viva o povo brasileiro! Não passarão!

  86. já sei!

    Enquanto não punirmos o FHC, o Serra, o Sarney, o Cunha, Maluf, ACM, Amaral Peixoto, Carlos Lacerda et caterva, não se pode questionar a ética do Lula! Esse é um Brasil que vai pra frente, ou ou ou (olha a ditadura aí gente!).

    Por que um ex-presidente, com rendimentos que facilmente comprovariam a compra dos imóveis em questão precisa de artifícios ou de favores? Vamos incluir o FHC na linha de raciocínio…

    E? O Lula e o FHC estão certos? Por que eu e milhões de brasileiros temos que correr atrás de escrituras (pagamos ITBI), ou pagamos aluguel, compramos no crediário ou usando cheque, temos dificuldades e os VIP’s nada disso sofrem?

    E?

    E?

    E?

  87. Parcialismos

    Como sempre Nassif e sua equipe estão atentos aos fatos e aberto às informações. Todos já tinham notado a mudança do enfoque mas não tinham sincronizado as informações e atitudes e fatos ocorridos.  Temos então, mais uma vez, a confirmação das preferências dos investigadores e duplicidade de papéis da mídia que acusa terceiros do que sempre fez, e faz com habitualidade, pois apesar de dominarem a linguagem jornalística os proprietários da grande impresa brasileira são, basicamente, canalhas.

  88. Parabéns

    Rapidamente, pois muitos já comentaram. Parabéns Nassif e GGN, jornalismo de verdade. Creio que daqui a uns vinte ou trinta anos, quando este período histórico estiver sendo revisitado, os seus artigos serão uma excelente referência para se entender o que acontece agora no Brasil.

    Abraços a todos.

  89. Acabou a farsa!
    Após essa vacilada, somente quem for muito ingênuo vai continuar acreditando no discurso moralista dos justiceiros de Curitiba. Está claro, como o Sol, que o objetivo desses impostores não é combater a corrupção coisa nenhuma e, sim, tirar o PT do poder, aniquilar seu líder máximo e destruir todo o seu legado.
    O bom nessa história é que esse tiro no pé releva como essa oposição golpista é medíocre. Não é tão articulada quanto se alardeia por aí. O problema é que o Governo e o PT não reagem, não contra-atacam. Por que a Presidente Dilma insiste em manter no cargo de Ministro da Justiça um sujeito tão inerte, que não comanda os seus subordinados? O perigo maior está dentro e não fora do Governo.

  90. Eu receio que tudo acabe em pizza…

    O helicóptero dos Perrela , apreendido com meia tonelada de pasta base para fabricação de cocaína, era uma oima ocasião para combater de verdade o tráfico de drogas. Jogaram fora a oportunidade.

    Idem para a operação Zelotes, a lista do HSBC, o caso Banestado no que se refere à sonegação e evasão de divisas. Oportunidade (tudo indica) perdida.

    Agora com as revelações da Mossack Fonseca,( segundo um delegado-é maior que a lava-jato) mas que envolve familia Marinho e pesos pesos da corrupção o mais provável é que não dê em nada mesmo, como nas outras oportunidades.

    Espero estar enganado mas o histórico não permite ser otimista.

    • A Lava-Jato éum caso único

      A Lava-Jato éum caso único que já começou em pizza!

      Já o Marinholão, vai ter que ser investigado, nem que seja prs disfarçar. O governo tem se saído bem até aqui pq não está interferindo nas investigações. Está passando a imagem de apoio total ao combate a corrupção, apesar dos erros cometidos pela PF e MP. Muito diferente será omitir-se no Marinholão e não mandar investigar a fundo. até pq o que essa empresa recebe a título de publicidade oficial não é brincadeira. Não fazer nada é tornar-se cúmplice. Além de não cumprir a função de determinar investigações ainda vai seguir investindo na patranha…. Sei não… Acho que não vai dar ,pelo menos, pro governo acobertar os Marino, dessa vez. cardozo vai ter que mandar a PF investigar. Só se fala nisso  nas redes. PF e MP sempre acobertram essa turma mas tô falando de Dilma e Cardozo. Não vai dar pra se fingirem de mortos, agora.

  91. Moro acaba de comprovar a tese de que é um Canalha!

    CQD! Moro pensou a Lava Jato – como ele mesmo já esclareceu – nos moldes da Manos Limpias italiana… Só cometeu um pequeno engano. Diferentemente de lá, aliou-se não aos mocinhos mas à Máfia. Ou ele acha que os Marinhos, os Frias, os Mesquitas e os Civitas querem mesmo acabar com a corrupção? Por mais que exista legalidade no processo desta Operação é inacreditável que ninguém, seja do STF ou de outra Instância, consiga dar um basta nisto, uma bagunça completa com vazamentos e declarações de Procuradores inteirmaente indecorosas. Ou então a ideia é essa mesma… Já que não conseguem governar o Brasil, vamos implodi-lo. 

  92. Quando se toca no ESQUEMA DOS 1% MAIS RICOS…

    Excelente trabalho, Nassif! Bastante esclarecedor. Quando se toca no ESQUEMA DOS 1% MAIS RICOS, a coisa fica grave, perigosa, para e é abafada. Sim, há as redes sociais para dificultar que tudo desapareça, mas estamos falando exatamente de quem controla quase tudo dos meios de comunicação. Estes funcionam muito bem também para desinformar quando não são devidamente democratizados / regulados.

  93. Viralizou.

    Viralizou. Tal qual no Riocentro, os estilhaços da bomba se espalharam pelas redondezas e estão ecoando por ai tal qual as ondas gravitacionais de Eistein descobertas recentemente(clique aqui), a quantidade de  compartilhamentos a partir de outros blogs é impressionante, como por exemplo mais de 6 mil através do blog do Miguel do Rosário(clique aqui), não será fácil para o poder verbalizador exercido com mão de ferro pela Globo manipular a população para que esta aceite de forma passiva a prisão de Lula, podem até conseguir a capitulação dos tribunais superiores com a faca no pescoço, acovardados e se tremendo de medo, mas não terão a covardia do povo, isso é fato. Se o povo sul africano não ficou quieto diante da prisão de quem lutou contra o apartheid racial, os brasileiros também saberemos reconhecer e defender aquele que ousou diminuir de forma considerável o apartheid social, uma meta que será atingida sim, seremos um grande país de classe média queira ou não essa elite soberba, burra, hipócrita, nababesca, sovina e, antes de tudo, perversa e má: todos estes ingredientes estão no DNA dessa casta que nunca deixou para trás sua mentalidade escravista da qual brotou este sistema midiático-penal tosco que acha que eles(Casa Grande) podem tudo e ninguém se importa com isso e que para a Senzala deve ser reservado o tronco, a extinção física, a tortura no pelourinho.