Após suspeita de delação, advogados de Delcídio renunciam sua defesa

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Do JOTA

Por Bárbara Lobato

Os advogados Gilson Dipp e Luis Henrique protocolaram na manhã desta sexta-feira (4/3), no Conselho de Ética do Senado, a renúncia da defesa do senador Delcídio do Amaral (PT-MS).

A renúncia ocorre um dia após a revista IstoÉ revelar trechos de possível delação do senador Delcídio junto a procuradores do Ministério Público Federal. O advogado Antônio Figueiredo Basto assume, além da defesa do senador junto ao Superior Tribunal Federal, as tratativas junto ao Conselho de Ética no Senado.

A possível delação do senador vem à tona após o parlamentar sair da prisão, onde ficou por quase quatro meses. Delcídio foi preso quando veio à tona uma gravação em áudio em que ele oferecia ajuda financeira à família do ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró para que não fosse fechada uma delação com o MPF.

“Fomos surpreendidos pela notícia dessa possível delação e, portanto, a relação de confiança foi quebrada. A nossa estratégia de defesa não tinha como perspectiva a efetivação de uma delação premiada”, afirmou o advogado Luis Henrique.

Embora já tenham notificado ao Conselho de Ética que não fazem mais parte da defesa, os advogados não conseguiram, até o momento, nenhum contato com o senador Delcídio.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gente, o Brasil eh o unico

    Gente, o Brasil eh o unico pais do mundo onde um acusado assina uma “delacao premiada” SEM ADVOGADO.

    Advinhem por qual razao?

    Porque nao era “delacao premiada” e as gravacoes JAMAIS vao aparecer:  era delacao orquestrada.  O resultado ta ai nos jornais pra todo mundo ver.

    1. Até aí tudo bem eu concordo.

      Até aí tudo bem eu concordo. Agora, o Dipp não iria deixar a defesa sem uma importante razão. 

      O senador de alguma forma participou dos eventos. Eu acho até que pode ter havido uma movimentação no sentido da delação e que algumas pessoas do lado de cá, perceberam e soltaram antes da hora, para abortar de vez. 

      Qual a razão objetiva da delação? Se ele diz que tem todo mundo aí do senado no bolso, em tese não perderia o mandato e porque aceitaria ser réu confesso? Aí não há senado que permaceça com um membro que se diz criminoso. Oras!!!

      1. “Qual a razão objetiva da

        “Qual a razão objetiva da delação? Se ele diz que tem todo mundo aí do senado no bolso, em tese não perderia o mandato e porque aceitaria ser réu confesso?”:

        Tinha uma serie de televisao uma vez (nunca assisti, nao sei quem foi a primeira) que uma vez decidiu que a historia estava indo tao, mas TAO mal, e perdendo tanta, mas TANTA audiencia, que eles voltaram em um comeco de ano uma vez dizendo que o ultimo ano todinho tinha sido um sonho de alguem e ninguem tinha morrido, assassinado, comido, dado, feito troca troca, limpado o nariz com o mindinho, etc etc etc.

        Foi tudo um sonho.

        Depois teve outra serie de televisao que fez a mesma coisa.  A ultima que eu sei que fez isso (e me recusei a assistir embora fosse uma da minhas favoritas) foi Roseanne.

        A historia esta pra ser re-escrita a qualquer minuto.

        TODOS os envolvidos vao negar que existiu “delacao premiada” de Delcidio sem a presenca de advogados:  foi tudo um sonho de Moro e de delegados de merda.

  2. O que significa?

    Certamente a delação é verdadeira.

    Delcídio mentiu para os senadores.

    Aliás, como disse o Cardozo, o Délcidio anda faltando bastante com a verdade ultimamente.

    1. Mais uma vez…

      Nao, e sim.  O ato da “delacao” foi real.  Mas nao foi delacao premiada.  Foi orquestrada.

      Portanto, praticamente todo o conteudo dela eh falso, feito sob medida para os jornais.

    2. O que rola nos badtidores

      Dlcidio teria feito a delação premiada com a PGR, sob a condição de ela só valer daqui a 6 meses. Teori não teria aceito essa condição e Delcidio iria então recuar.  O vazamento se deu então para se tornar um fato consumado.

  3. Dipp é ministro aposentado do

    Dipp é ministro aposentado do STJ, não fez carreira na advocacia. Esses advogados são muito perigosos, não possuem a tradição de defenser o cliente, ainda que com sacrifícios pessoais. No primeiro obstáculo, abandonam a causa.

    Por isso, quase nenhum empresário contrata esse tipo de advogado. São preferidos por políticos corruptos, certamente por suas influências nos tribunais que atuaram. 

     

  4. A prisão de Delcídio já foi

    A prisão de Delcídio já foi uma encenação. Por que ele foi preso, se não houve flagrante? Por que ficou tanto tempo preso? E do nada, por que ele foi solto? E, por último, a delação, a tão suposta delação revelada com tanto afinco pela IstoÉUmaMerda e pelo JN – como a última bala de prata? O detonador da bomba do Moro e seus percuradores – eles percuram, percuram, mas não acham?  E eles promoveram nosso 11 de setembro, com os pés enterrados na jaca.

  5. DELCÍDIO SÓRDIDO

    Quem é TUCANO consegue em outro ninho até disfarçar as plumas. Mas nunca a sordidez e nem a impáfia.

    Discípulos de FHC, qualquer semelhança não é mera coincidência.

    Outro com as mesmas caracteristicas até corporais, é o mestre X 9.  Cuja mulher, tipo D. FLOR, talvez quem sabe, mordida pelo ciúmes, armou em  CONLÚIO não sei com quem, esse  EMBROGLIO.

    DILMA, o amor cega!!!

  6. A “Lo Pret “disse que o Teori

    A “Lo Pret “disse que o Teori vai homologar sim a delação.

    O duro é saber de quem é esta tal “delação”…

    Teori, a globo disse que voce tem que homologar..

    PUTZ . Que Judiciário é este sob comando?

     

  7. Lembro que quem falava nos

    Lembro que quem falava nos jornais na época em questão – fevereiro, em nome de Delcidio, era o Leite. Da Tosto e adv@, com escritório em SP.

    Onde está suas declarações a respeito? ele saiu do  caso?

     

  8. Tenha Delcídio feito, ou não,

    Tenha Delcídio feito, ou não, a tal delação, a questão de fundo é: ele tem de provar aquilo que /delatou/declarou. Se não provar, não pode ter QUALQUER valor legal e jurídico. A menos que se cometam outros estupros (que já estão se tornando rotineiros) nos códigos legais brasileiros (CF, CPP, etc.), sempre com o intuito de codenar e encarcerar líderes da esquerda política.

  9. A BandNews passa o dia lendo

    A BandNews passa o dia lendo trechos da suposta delação em que ele diz ser o Lula o mandante do pagamento para o Cervero é que a Dilma sabia dos rolos na Petrobras e participou do contrato fraudulento de Pasardena.

    Acabei de ouvir e mudei pra Nova Brasil.

  10. a delação tem de ter

    a delação tem de ter v[ode.senão éorquestrada, para atender

    aos intereesses dos golpístas, inclusive do delcídeo,. mancomunado com eles…

    só o  fato de não ter advogado na delação já indica que ela é orquestrada..;;

    os advogados não sabiam disso e tiraram o time  – é isso?

  11. A BandNews passa o dia lendo

    A BandNews passa o dia lendo trechos da suposta delação em que ele diz ser o Lula o mandante do pagamento para o Cervero é que a Dilma sabia dos rolos na Petrobras e participou do contrato fraudulento de Pasardena.

    Acabei de ouvir e mudei pra Nova Brasil.

  12. BANDnews: EU SOU A PAN e a CBN de amanhã …

    Foi uma boa rádio. Confesso que ligava o rádio nela em casa às 7 da manhã e continuava  do carro e só desligava no trampo às 9 da manhã. . Foi contaminada pela Joven Pan e CBN… Faz parte do “esquema vamos eliminar o Lula e o PT”. Tô fora. Não agento nem mais o Boechat. Infelizmente. Tem dia que o cara –  para dar uma de democrata – bate uns minutinhos nos Tucanos. Vc percebe que é algo forçado. Limitado. A pisa durante minutinhos e o assunto já muda pra PT, Dilma, Lula … Tem  que fazer o que o patrão SAAD manda. Não tem jeito .. uma merda!  3 rádios de notícias que hoje não valem nada. Rádios amadas pelos Coxas de SP. Falou mal do PT em Sampa, significa Ibope, patrocínio etc. Aí, Ricardo Boechat, a grana fala mais alto né?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador