Base está dividida em apoiar recondução de Maia à Presidência da Câmara

Jornal GGN – O atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tenta, ao lado de seu bloco, se manter no cargo em 2017 com a reeleição. Nesta quinta-feira (15), Maia encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Mas nem todos os deputados estão satisfeitos com o objetivo do deputado do DEM.

Logo após a crise do governo de Michel Temer, após a sequência de quedas de ministros e secretários do Planalto e uma possibilidade de derrocada da gestão peemedebista na Presidência da República, foi a vez dos deputados e senadores de reagirem a cenários prováveis.

Um deles foi a ameaça de partidos de abandonaram a grande base aliada da Câmara. A maior crise foi desencadeada com a escolha de Temer pelo nome tucano de Imbahassy na Secretaria de Governo.

Siglas do “centrão”, incluindo PP, PSD e PTB analisaram inclusive o boicote a medidas do governo futuras, como a reforma da Previdência e outras consideradas impopulares. Além disso, o PSB também estuda sair da base de apoio, por não concordar com a gestão de Michel Temer.

Agora, a tentativa de recandidatura de Maia à Presidência da Câmara não foi recebida com bons olhos por todos os parlamentares. O líder do PSD, Rogerio Rosso (DF), quer também o posto e pediu esclarecimentos à CCJ sobre se membro da Mesa eleito para mandato suplementar pode ou não ser reconduzido ao cargo em eleição subsequente e na mesma legislatura.

Segundo informações do Painel, a decisão dos deputados do centrão de ir ao STF impedir a reeleição de Maia tampouco é unanime. Enquanto alguns parlamentares ameaçam e querem ter o cargo de comando, a cúpula de partidos do bloco e outros dirigentes e ministros dos partidos desejam que o deputado do DEM seja reconduzido em 2017.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Quem estiver chegando agora,

    Quem estiver chegando agora, não se engane com essa matéria golpista, como se tudo estivesse correndo normalmente! Na verdade estamos na pior democracia que o Brasil, e talvez o mundo, já viu! E como qualquer bozó sabe, em ditaduras não existem bases, existem conluios golpistas. O Brasil está tomado pela máfia demotucana em parceria com a máfica peemedebista. Demotucanos comandados pelo chefão fhc clinton e sua gang, e os peemedebistas pelo temer e sua gang. Deram o golpes de estado em Dilma Roussef, presidenta eleita democraticamente em igualdade de condições com aécio perdedor néves, empresário da área de helicópteros em MG (não é a Helibras de Itajubá não, é outra lá em Claudio). O Brasil está cercado por picaretas mafiosos da pior espécie! Os mafiosos estão alojados nos tres poderes, no stf e nas instancias municipais e estaduais, na globo & associados etc...

  • Bem, se a recondução é

    Bem, se a recondução é ilegal, então o maia está no caminho (in)certo: GOLPISTAS por excrecência só pode querer GOLPEAR a câmara de deputados-picaretas: a fissura na tal base é apenas questão de preço: afinal, pra aprovar o "fim do mundo" o GOLPISTA temerista pagou 1,2 bilhões de reais para a "base" senatorial (então, janot(a), vai nessa?). Quando bandos se alvoroçam pela carniça...

  • Que figura exótica... dono de

    Que figura exótica... dono de escola,  Julio Lopes é a cara do Paulo Roberto Costa... apenas mais magro.

    Vou dar uma olhada nos convenios que mantem na sua escola...

     

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

14 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

15 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

17 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

18 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

19 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

20 horas ago