Bolsonaro autoriza distribuição de cargos por apoio a seu candidato na Presidência da Câmara

Jair Bolsonaro recorreu à distribuição de cargos políticos para garantir a vitória de seu apoiado, Arthur Lira (PP-AL)

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em selfie com Bolsonaro – Foto: Reprodução/Redes

Jornal GGN – Com o fortalecimento do apoio de partidos de centro, direita e esquerda a Baleia Rossi (MDB-SP) na Presidência da Câmara, o presidente Jair Bolsonaro recorreu à distribuição de cargos políticos para garantir a vitória de seu apoiado, Arthur Lira (PP-AL).

A informação que circula nos bastidores é que Bolsonaro deu o sinal verde para articuladores políticos do governo negociarem o apoio de Lira em troca de cargos de segundo e terceiro escalão, em pastas que variam desde o Desenvolvimento Regional, Secretaira do Patrimônio e até a Saúde, em ano que segue crítico com a pandemia.

Segundo o blog de Andreia Sadi, desde dezembro, o governo já vem autorizando uma espécie de operação de campanha eleitoral e solicitou, junto a auxiliares, que mapeassem os cargos de primeiro e segundo escalão de deputados federais para entrar para esta negociação.

A prática, já amplamente utilizada pelo mandatário quando quer a aprovação de alguma pauta de seu interesse no Congresso, foi criticada por ele próprio antes de assumir o mandato. Em 2018, atacava o “toma lá, da cá”, em referência às compras de apoio político.

O objetivo é minar as chances de Rossi. Se eleito, o deputado do MDB deve seguir a linha adotada por Rodrigo Maia (DEM) e poderá retaliar o governo em pautas e projetos governistas na Casa legislativa.

Bloco de 11 partidos de centro, centro-direita e esquerda que declararam apoio ao emedebista. O próprio partido e outros decidiram abrir mão de candidatura própria para fortalecer a oposição ao candidato de Bolsonaro.

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Brasileiros ficamos atentos nesta quadrilha de direita comandada pelo “CENTRÃO” são nocivos ao povo brasileiro honesto fora todos começando pelo genocida chefão “Bozó”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador