22 de junho de 2026

Câmara suspende mandato de Gilvan da Federal por três meses após ataque misógino a Gleisi Hoffmann

Deputado do PL-ES chamou a ministra petista de "prostituta" em sessão oficial; Conselho de Ética classificou fala como desonrosa e incompatível com o cargo
Gilvan da Federal. | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (6), a suspensão do mandato do deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES) por três meses. A decisão foi tomada por 15 votos a 4 e decorre de declarações ofensivas do parlamentar contra a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT).

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Durante a sessão da Comissão de Segurança Pública, no fim de abril, Gilvan atacou a petista chamando-a de “uma prostituta do caramba”, ao comentar documentos da empreiteira Odebrecht em que Gleisi foi citada com o codinome “amante”. As denúncias relacionadas ao caso foram arquivadas em 2023.

Diante da gravidade das ofensas, a própria Mesa Diretora da Câmara apresentou uma representação ao Conselho de Ética. No documento, assinado pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), pelos vice-presidentes e secretários, a fala de Gilvan foi classificada como “abertamente ultrajante, desonrosa e depreciativa”. A cúpula da Câmara também afirmou que o comportamento do parlamentar é “incompatível com a dignidade do mandato”.

Inicialmente, a Mesa havia sugerido o afastamento cautelar de seis meses. No entanto, o relator do caso, deputado Ricardo Maia (MDB-BA), recomendou a suspensão por três meses — medida que acabou aprovada pelo colegiado.

Em seu parecer, Maia destacou que a fala de Gilvan não apenas atingiu Gleisi Hoffmann, mas também feriu a imagem institucional do Parlamento. “Os fatos vão além de uma simples divergência política ou de um embate retórico acalorado”, argumentou. “As manifestações ultrapassam os limites da liberdade de expressão parlamentar, com ataques pessoais e desqualificação moral, por meio de termos ofensivos e desrespeitosos, que ferem a dignidade das autoridades atingidas e comprometem os valores institucionais da Câmara dos Deputados.”

Vale lembrar que Gilvan da Federal já protagonizou outras declarações polêmicas. Em um discurso anterior no plenário, chegou a dizer que queria que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) morresse.

Leia também:

Acompanhe as últimas notícias:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rui Ribeiro

    7 de maio de 2025 4:41 pm

    Esse troglodita nojento merecia estar num campo de trabalho forçado, não no parlamento

Recomendados para você

Recomendados