Cristovam Buarque reafirma voto no impeachment porque é bom para a esquerda

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Após ouvir a presidente Dilma Rousseff atacando os senadores indecisos e traidores de ocasião, Cristovam Buarque (PPS) disse à reportagem da Agência Senado que não irá mudar seu voto a favor do afastamento defitinivo da presidente.
 
Ele deu quatro motivos para isso. O único que apresentou como “pessoal” dá conta de que o impeachment será “bom” para a esquerda brasileira, que precisa de uma “reciclagem”. “Precisamos de uma esquerda que volte às reformulações e utopias que o PT e as esquerdas perderam”, disparou.
 
Leia mais: Dilma denuncia o golpe sem poupar elite, políticos e grande mídia
 
Segundo o senador, o voto no impeachment é com “muita tristeza”, mas ainda leva em conta que o governo Dilma foi um “fracasso” recheado de “narrativa falsas, manipulação de informações e dinheiro irresponsavelmente gasto”.
 
Além disso, haveria um “risco” para o futuro do País se Dilma voltar, porque ela não tem mais base parlamentar para fazer o ajuste econômico necessário à crise.
 
Por fim, o senador afirmou que o impeachment tem base legal. “Há dois crimes [pedaladas e decretos suplementares sem autorização do Congresso], mesmo que haja discordância, dá para acredita neles.”
 
Dilma precisa de 28 dos 81 votos do Senado para barrar o impeachment. A expectativa é de que o interino Michel Temer vença com pelo menos 59 votos.
 
Após o discurso da presidente, na manhã desta segunda (29), um grupo de quatro senadores teria debatido mudar o voto para ajudar Dilma, mas esse número não seria suficiente para salvá-la da condenação. Na fase inicial do processo no Senado, ela teve apenas 21 votos.
 
O senador Aécio Neves (PSDB) disse que a fala da presidente não mudou o placar do impeachment e que a derrota da adversária será inevitável.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sabe outra coisa que será

    Sabe outra coisa que será reciclada, senador? A sua vaga no congresso nacional. Se planejava se eleger novamente, pode esquecer.

  2. Ouço dizer que barganhou seu

    Ouço dizer que barganhou seu voto,em troca da nomeação como Embaixador da Unesco.Que vá,dificilmente conseguiria condições de continuar vivendo aqui.Daquela especie humana,tão comum nos dias sombrios de hoje.Traidor,cinico e golpista.Entristece-me constatar,que seu exemplo maligno espalhou-se como rastilho de polvora,chegando a infestar até as redes sociais.

  3. Canalha, profissional da
    Canalha, profissional da política. Mudou sua ideologia para sobreviver. Nunca fez nada pelo país! 15 anos de senado sem nenhum projeto!

  4. Os argumentos do senador para justificar seu voto são tão válido

    Os argumentos do senador para justificar seu voto são tão válidos quanto os argumentos do estuprador que culpa a vítima pelo seu crime. Condenar uma inocente, isso sim, configura-se crime.

    Nunca podia imaginar que ele desceria tão baixo.

  5. Um canalha! E pensar que já

    Um canalha! E pensar que já votei nesse sujeitinho. Tem nada não, GOLPISTA, sua hora vai chegar, esqueça para sempre o congresso que na próxima eleição você vai ver o resultado da sua SAFADEZA nas urnas. Não se elegerá mais nem para síndico do prédio.

  6. E por não concordar com o

    E por não concordar com o governo Dilma então o senhor irá apoiar um golpe de estado e jogar a democracia do seu país no lixo, Cristovam Buarque? Crianças têm mais capacidade lógica…

  7. O Presidente do País da Esquerda-Alice

    Bem, a julgar pelos portadores da reivindicação da autocrítica do PT, entusiastas da noção que nós somos culpados pelo golpe que sofremos, eis aí o novo guia genial dos povos.

    Me faz lembrar e rolar de rir, como a noção do MR-8 que justificava seu apoio a Quércia porque era preciso conquistar a máquina estatal por dentro, com alianças táticas, dentro de um plano estratégico de quanto pior melhor…

     

  8. A “esquerda” dele nao engana ninguem…

    Oce eh surdo ou burro, Cristovam?  Sua familila toda eh assim ou so voce e seus parentes?

    Foda se a “sua” esquerda, analfabeto:  inconstitucionalidade nao conta, tapado?

    Va se foder com toda “sua” esquerda, FDP.

  9. Sem dúvida!

    Eu não tenho a menor dúvida de que vai ser muito bom para a esquerda a Dilma cair fora logo, mas vai ser péssimo para a democracia.

    Por mais que a esquerda lúcida seja contra a Dilma, não se pode ser a favor desse golpe.

    1. Tão lúcida

      Lúcida como Cristovam, vão viver de discurso e venda de miçangas. Com sorte teremos uma reedição da esquerda festiva, agora sem programa. 

  10. Caro (de dispendioso mesmo,

    Caro (de dispendioso mesmo, como também são seus pares) Senador Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque,

    Outro dia estava remexendo nos meus guardados deparei-me com um artigo que o senhor escreveu, agora não lembro se foi um artigo ou um discurso na ONU. À época publicado no Correio Braziliense, onde acho que o Noblat era Diretor de Redação. Uma coisa esplendorosa, onde o senhor discursa sobre a internacionalização da Amazônia e questiona se a de haver uma internacionalização da Amazônia, que internacionalize também Nova Iorque, Paris, Veneza, etc. Um discurso humanista, que não poderia se esperar diferente naquele momento:

    “Defendo a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro.”

    Naquele momento, final do século 20, início do século 21, pensar nas crianças do mundo deveria ser prioridade, como hoje e sempre. Naquele momento no Brasil, 36 milhões de pessoas passavam fome. 280 a 290 crianças morriam de fome por dia, ou, a cada 5 minutos morria uma criança de fome (reportagem de 2001 do Jornal Nacional – Globo).

    Com a ajuda do senhor, o Brasil no período de 2002 a 2014 reduziu em 82,1% o número de pessoas subalimentadas (Relatório da ONU – fonte Palácio do Planalto). Com sua ajuda, sim, pois fizeste parte do início da mudança do Brasil quando fostes Governador de Brasília e Ministro da Educação.

    O que mudou Senador?! O que mudou para que o senhor agora se juntar a um bando de cretinos sabujos que claramente não estavam preocupados com a fome das crianças final do século passado, não estão preocupados agora e não estarão preocupados amanhã?!

    O que faz o senhor, um intelectual, ex-reitor da Universidade de Brasília se apequenar, se acovardar ou mesmo se ‘nadificar’ (tornar-se nada) como um Aécio Neves, José Serra, Agripino Maia, Romero Jucá, Michel Temer, Cunha, Caiado, o de pior a política brasileira produziu?! O que faz senhor se juntar a corja de canalhas que sempre e sempre sugou as riquezas do Brasil em detrimento da miséria do povo brasileiro?!

    Li o seu artigo explicando porque votará pelo impedimento da Presidenta Dilma. Acho até que o senhor não estava bem convencido do que estava escrevendo. A pena estava em desacordo com o coração. Deixou claro o quão difícil defender o indefensável. Defender um impedimento à moda a que se dá, nem um intelectual capacitado como o senhor consegue.

    Então porquê?!

    Preocupado com os bens culturais da humanidade; com a fome das crianças; com a internalizações das mais belas cidades de mundo e entregar o Brasil nas mãos de um constitucionalista sem constituição, de um playboy-menino-do-buchão, de um diplomata sem diplomacia e outros tantos, estes sim, investigados por crimes de corrupção?!

    O senhor sabe tratar-se de um GOLPE! Nenhuma das acusações não se sustentam a uma análise, até superficial, de um analista sério e imparcial.

    Votei no senhor para Governador de Brasília onde no meu ambiente de trabalho 98% dos meus colegas votaram em Joaquim Roriz. Foi difícil ir para rua para fazer campanha para o Senhor! Não me arrependo! Eram os meus ideais, que até hoje os trago comigo.

    O que houve Senador?! Que tristeza profunda! Em que espelho deixastes a tua alma que queria internacionalizar as crianças do mundo para que elas fossem devidamente cuidadas, com prioridades, por todos os povos?!

    Em tempos de escassez de grandes homens, quando um se ‘nadifica’ o coração aperta e chora em silêncio.

    Um abraço e sinceramente desejo que a tua consciência o deixe sobreviver ao nada a que se submetestes.

    Ricardo do Nascimento Santos – Brasília-DF, 26.agosto.2016

  11. Tristeza

    Não entendi senador. Olhe para o seu lado, olhe quem está votando na (também sua) proposta do impeachment. É com estas figuras que o senhor se alinha ? Acho uma tristeza, senador, eu já votei no senhor para presidente, e lembro que seu modo de pensar era totalmente distinto, as idéias com as quais era comprometido, eram outras, o ideal de país e justiça social era outro. Não tenho mágoas, cada vez espero menos da política e do ser humano, mas vejo com tristeza os seus argumetnos de hoje. O intelectual, acadêmico e político que eu admirava era outro. Parece que é um pesadelo, e vou acordar daqui a pouco.

  12. Cristovão Golpista Buarque

    Nada tem a ensinar a esquerda. Não vale um cu de macaco. Só estou esparando pra ver qual o cargo que ele irá assumir após o golpe ou, se não assumir pesoalmente, indicar algum sabujo seu pra fazer parte desse governo ilegitimo e impopular.

  13. O Senador José Aníbal, como a

    O Senador José Aníbal, como a maior parte dos tucanos, já começou o interrogatório com a falta de respeito. Dispensou o nome do cargo de Presidente, e a tratou diretamente por você. Enquanto ela respondia, ele ficou vermelho como um camarão, mostrando-se agitando interiormente. 

    Quanto a Critóvão, não há mais nada a dizer, senão que a vida útil dele ao lado de Temer tem tudo pra ser uma frustração, pois ele está apenas sendo peça para as manobras atuais. 

    1. Bem feito !

      Também notei o vermelhão do José Aníbal com a “taquarada” que ele levou da presidente! Bem, ao menos ainda tem um pouquinho de vergonha na cara. Outros lá, nem isso.

  14. A esquerda que ele não pertence

    Esquerda se reinventar? Ele está dando dica para esquerda ?

    Esse Senador se entregou aos caprichos da direita. Não luta mais pelo povo, que o elegeu.

    Virou elite. É um golpista. Nada mais, nada menos.

     

  15. Traduzindo: dane-se o povo, eu quero a esquerda de castigo.

    É impressionante a pequenez desse senador golpista e traidor e serviçal da DIREITA neoliberal. Age como se o mundinho dele fosse só a disputa partidária de bastidores.

    Perda de direitos trabalhista e sociais? Dane-se o povo.

    Reduzir verbas da educação e saúde pública? Dane-se o povo.

    Entrega do pré-sal? Dane-se o povo.

    Quebrar o Brasil e jogá-lo de novo à dependência do FMI? Dane-se o povo.

    Desemprego e arrocho? Dane-se o povo.

    O que interessa para ele é colocar a esquerda (que não tem mais nada a ver com ele que traiu e foi para a direita) de castigo por mais 500 anos na oposição.

  16. Só tem uma explicação para esse sujeito agir assim

    Considerando todo o seu discurso na sua carreira política, não há outra explicação plausível. Ele está sendo coagido. Antes de qualquer crítica ao que eu escrevo, esclareço que eu não tenho nenhuma razão para tentar limpar a barra dele. Não posso acreditar que esse cara esteja agindo assim por convicção política, isso vai contra tudo que se sabe sobre as suas posições políticas, seus discursos, suas articulações e ações por décadas de vida pública. De uma hora para outra o cara joga tudo no ralo? Se volta para o jogo fisiológico que sempre combateu? Declara um voto insano desrrespeitando a democracia? Tem mais coisa aí. Como diria a minha avó; tem caroço nesse angú. Ele tem um rabo bem preso com algum fato tão comprometedor que, na avaliação dele, ficaria menos ruim ser taxado de golpista do que ter esse fato comprometedor revelado. Aos repórteres investigativos (de verdade), voltem as suas lupas para esse senador, pois “tem caroço nesse angú”.

  17. Desafio o senador Cristóvão…
    … a recusar publicamente ao cargo em Paris prometido por Temer, independente do resultado da votação no Senado.

    Se fosse ético, como julga ser, o faria. Mas é um golpista ressentido, como Hélio Bicudo: não largará o osso que o satanista lhe atirou, nem a pau.

    Deposição de Presidente sem crime, sem dolo, sem materialidade é GOLPE. É crime contra o povo. Fora da Constituição não há salvação.

  18. Ato falho

    “A derrota da adversaria é inevitavel” disse Aecio. Que adversaria? Mesmo com a passagem do impeachment, Aecio nao será nada mais que um simples senador….a eleição foi em 2014.

  19. Pois é…

    Cristovam sabe que, passando a viver na França, será esquecido. Sabe que os franceses têm apreço por escargots, animal com que muito se parece, e pelo queijo roquefort, com o qual suas ideias têm parentesco no odor. Sabe que no Brasil de Temer não serão publicadas notícias contra sua excelsa pessoa num futuro censuradíssimo. E, mais adiante, com sua brilhante contribuição, nem ao menos brasileiros alfabetizados haverá. E eu já votei nesse trambolho!…

  20. ESSE SENHOR …

    ESSE SENHOR QUE ENVERGONHA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA QUE TANTO ELE FALA DE BOCA CHEIA. COMO UM EDUCADOR QUE É, QUAL SERÁ A EXPLICAÇÃO QUE ESSE SENHOR DÁ AOS SEUS ALUNOS QUANDO QUESTIONADO SOBRE O QUE ELE ENTENDE DE DEMOCRACIA? ELE PODE ATÉ EXPLICAR BEM , MAS COM CERTEZA NÃO CONVENCE. UM EDUCADOR GOLPISTA NÃO MERECE NUNCA MAIS SENTAR NA CADEIRA DO SENADO NEM TAMPOUCO EM UMA CADEIRA DE DEPUTADO. ELE NÃO ME REPRESENTA, NÃO REPRESENTA OS JOVENS, CRIANÇAS E JAMAIS REPRESENTARÁ MEUS NETOS. ELE REPRESENTA SIM, O GOLPE.

    1. Respondo ao comentario de

      Respondo ao comentario de S.Bernadelli,29/08/2016 – 20:20.Nao se avexe senhora Bernadelli.Saira do Senado direto para os Estados Unidos,onde sera Embaixador da Unesco,ganho atraves de acertos nada republicanos.Se voltar ao Brasil,sera de oculos escuros,bone,e cabelos rastafari.Desta pustula a senhora ficara livre por um bom tempo.Sinta-se abracada.

  21. “Segundo o senador, o voto no

    “Segundo o senador, o voto no impeachment é com “muita tristeza”, mas ainda leva em conta que o governo Dilma foi um “fracasso” recheado de “narrativa falsas, manipulação de informações e dinheiro irresponsavelmente gasto”.

     

    Filho da putice não tem limite. O cabra é safado mesmo e tenta arrumar desculpas para se auto justificar.

    E o aumento do déficit para R$ 170 bilhões feito pelo interino é para quê?

    Será que é para pagar a conta do golpe?

    Quanto você recebeu senador sem caráter?

  22. Bom para a esquerda se o PT

    Bom para a esquerda se o PT saísse do poder? Talvez. Mas com certeza seria muito bom para a política como um todo se pessoas como Cristovam Buarque não fossem eleitas.

  23. Qual a utopia do ultrajante

    Qual a utopia do ultrajante Cristóvam? Morar na chic avenida parisiense? Ser chamado de embaixador da ONU representando um país que arruinará suas melhores chances, apenas por vaidade e rancor? Em vez de decretar um castigo para as esquerdas, da qual o pulha nunca fez parte, porque não faz ele próprio sua reciclagem? Talvez por ser tarde demais. Restou pouco mais do que chorume nesse lixo humano.

  24. Cristovam, a criança birrenta de duas notas musicais.

    O politico de uma nota só agora tem duas: Educação e golpista. Se fosse alguem preocupado com as crianças, não faria esse papelão que esta fazendo. Legislador de próprios interesses. De todos os senadores, tem a pior argumentação, assume o golpe que fica mais fácil, sai do armario golpista. Toda a sua vida legislativa em prol da educação é menos importante do que seu voto amanha. Esse sim vai ditar o futuro das nossas crianças. É pelo voto de amanha que vc será lembrado. Golpista ou defensor da democracia?

  25. Que indignidade do golpista farsante

    Quem é essa nulidade senatorial para falar da esquerda, ele que traiu os votos que recebeu para o Senado pelo PDT, um golpista farsante, um lacaio desprezível da classe dominante (VIDE OS ATAQUES DO GOVERNO TEMER À EDUCAÇÃO), sabujo indigno e detestável, que vai receber um carguinho internacional do Mordomo Traíra na Unesco, como recompensa pela traição. A única passagem da sua biografia será a lembrança de ter sido um golpista farsante e vendido para a classe dominante. Que indignidade…..

  26. O homem que roubava palavras

    Cristovão  nunca gostou das palavras, roubou palavras como em seus livros, que são apenas roubos de Darci e de Anisio Teixeira.. E muitas vêzes sequer  citou os verdadeiros autores devidamente.  A universidade foi para ele apenas um palco., mas  como diz o Gil sua bunda cheira talco.  Arrogante não perdou jamais um operário na presidência. Alimentou toda sua vida a possibilidade de liderar um partido que sempre desprezou.  Um pensador mediocre que tem a coragem de se dizer intelectual. Apenas usou seus cargos para aqui ali sugar algo que pudesse usar.

    A sua mediocridade e insensatez é tão grande quanto seu ego. Como  justificar sua união a um golpe, a uma farsa,  a um complot  tão explicito que ofende a inteligência de qualquer ser pensante. Isto mostra que ou ele não pensa ou em sua arrogância acha que todos somos idiotas. E agora esta figura de baixa estatura, ousa se justificar a partir da esquerda. De novo sua arrogancia  e seu narcisismo o enganam. Sua posição é unicamente porque traz no seu âmago o velho sonho da Casa Grande ,ele que ser embaixador em Paris.  Mal sabe o que o espera por lá.  Acabará um belo   dia recebendo a madame Le Pen .  E avisem a ele que em Paris o que menos se tem é a tal da “politesse”.Au revoir  …..

  27. Decepção

    Fui orientando desse cara, que eu tanto admirava por suas ideia com um quê de iconoclastas na época. Convivi com ele, que me levou para o NEBC (Núcleo de Estudos do Brasil Contemporâneo), na UnB, e no próprio GP (Gabinete Paralelo) do início dos anos 90. Acompanhei-o até ele virar governador em 95, quando a partir de então não mais conseguia falar com ele. Qual não foi a minha surpresa ao reencontrá-lo em 2002 e ele não ter sequer me reconhecido… A impressão nítida com a qual fiquei foi a de que a partir do momento que virou otoridade, o “resto” não lhe imprtava mais. só o poder e os seus donos importavam… Lembro-me que fiquei deprimido por umas boas semanas… 

  28. Chega de bravatas

    É o fim político desse cara. Ele cospe na cara dos seus eleitores, cuja maioria tem perfil prograssista e totalmente contra esse golpe tosco. Falar que o golpe é bom para a esquerda é de lascar. Não há a menor dúvida que esse canalha é um rabo preso e o voto dele é fruto de uma chantagem. Fico imaginando qual o tipo de chantagem capaz de fazê-lo sucumbir dessa forma. Teriam descoberto que ele é pedófilo? Estaria ele envolvido com o narcotráfico? Alguma coisa tem. Só sabemos que uma chantagem nunca se resume a um único episódio. Ele será sempre, a partir dessa derrocada, refém de algum segredo inconfessável e de um chantagista do naipe de um eduardo cunha. Pobre defunto político. Vai para o baú da história misturado a escumalha fisiológica.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador