Cunha manda arquivar 4 pedidos de impeachment contra Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) mandou arquivar na manhã desta quinta-feira (6) quatro dos atuais 13 pedidos de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo informações da Folha de S. Paulo publicadas no início da tarde, um quinto pedido também será engavetado nas próximas horas.

“Cunha seguiu a recomendação da área jurídica da Casa, que avaliou que os pedidos, feitos por cidadãos, não apresentaram requisitos formais previstos na lei ou um mínimo de consistência de que o fato reportado poderia ser provado. A Folha apurou que a recomendação da área jurídica deve ser a mesma para os oito pedidos restantes, entre eles o do deputado oposicionista Jair Bolsonaro (PP) e o do movimento NasRuas”, publicou o jornal.

Apesar da medida, há a expectativa de que uma manobra da oposição liderada pelo PSDB de Aécio Neves ainda viabilize a análise dos pedidos de impeachment pelos deputados. Isso porque Cunha teria se reunido com os políticos favoráveis à saída de Dilma do poder no início da semana, e explicado a eles que mesmo que o presidente da Câmara arquive um dos requerimentos, é possível apelar para que o plenário desarquive e discuta o texto.

Cunha nega que tenha parte nessa história ou que essa manobra esteja, de fato, a caminho. A maioria dos pedidos analisados por ele pedem a deposição de Dilma em função da crise econômica, da Lava Jato e da falta de apoio político após a última eleição – na qual Aécio foi derrotado por uma diferença pequena de votos.

Na Câmara, as apostas são de que o pedido de impeachment que será resgatado pela oposição focará em crime de responsabilidade fiscal contra Dilma. Dessa maneira, a presidente corre o risco de ser afastada a partir do momento em que a Casa julgar o parecer do Tribunal de Contas da União sobre o exercício fiscal de 2014. A tendência da Corte é de rejeitar as contas.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Nuss…

      O vídeo dos caras tem 82 visualizações! Ainda que o público deles seja majoritariamente a massa facebuquiana, e que esse vídeo com certeza foi compartilhado por lá!

      Pela mãe do guarda…

    2. Almeid, eu li isto tb durante

      Almeid, eu li isto tb durante as férias. Que apenas duas haviam sido aceitas. Estas que informa.

      Inclusive assisti outros vídeos em que um membro del. PF que faz parte da “Lava Jato” no paraná, enviando mensagem de audio e video que passou no Telão.

  1. Dois Cunhas que não vale uma:

    Dois Cunhas que não vale uma: Eduardo Cunha e Aécio Neves Cunha; este esconde o “Cunha” par não se verificar de quem é filho e exalta o Neves por conta do avô Tancredo Neves quanto àquele os filhos e netos terão também vergonha do sobrenome.

  2. Mas já são burros esses golpistas…

    “Impitiman” exige “crime de responsabilidade” ocorrido no exercício do mandato. Pros burros da direita (pleonasmo): -as contas em julgamento se referem ao mandato que terminou em 2014, não podem ser utlizados como fator pro atual mandato. Mas já são burros esses golpistas…

  3. Vergonha alheia

    Digaí PT, o que o Romário não tem que você tem?

    Romário Veja montagem

    Captura de Tela 2015-08-01 às 23.12.10

    ROMÁRIO, SEM CULPA NO CARTÓRIO,

    promete que na “próxima semana a revista terá que responder à justiça. É isso.”

  4. Bob Dylan tem uma musica que

    Bob Dylan tem uma musica que diz  “sometimes satan comes as a Man of a Peace”, por que correram para aprovar contas de milhares de governos passados e que estavam paradas ha milhões de anos? Contam essas estorinhas para ver se cola, tem gente que acredita e outros fingem acreditar………

  5. Pela conversa da oposição, parece que a presidência está vaga…

    Ou seja, virou BUNDALELÊ na política nacional (e é isso mesmo que eles querem).

    Lembrando a infame declaração do então presidente do sneado Auro Moura (parente do “Mouro”?)Andrade (a história se repete?) de vacância da presidência, empossando Ranieri Mazzilli, presidente da câmara, vejam um artigo no Estadanho, replicado pelo UOL, diz que:

    “O PSDB não quer mais impeachment!”

    “Quer novas elieções já! (?!)

    “E enquanto elas não se realizam, o Temer assume!”

    Ou seja, esculhambação geral.

    Um partido decide quando há eleições e quem será o presidente neste ínterim!

    Esqueceram de combinar com os russos, digo, com a Dilma!

    Que eu, inocentemente, pensava que era a presidenta constitucionalmente eleita e empossada até 1/1/2019.

    Eles decidiram que é apenas uma coadjuvante da série “Esqueceram de Mim 2018”.

    Depois de ~7 décadas de vida, estou “realizando” afinal que não percebi que o Brasil tem mesmo donos!

    E não é o seu povo…

     

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/08/06/lideres-do-psdb-defendem-novas-eleicoes.htm

     

    OLHO NO LANCE, pessoal. Olhem a HISTÓRIA conteporânea.Vejam abaixo como um Congresso (eleito, como hoje) institucionaliza um golpe, no caso “aquele” de 1964.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=fWKNPIDO5YY%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=hMbk3BcnzB8%5D

    Aqui o reconhecimento oficial do “erro”…

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=v3piYgoIaA8%5D

    Desculpem trazer este lixo para referenciar o presente, que espero, seja BEM DIFERENTE, uma oportunidade HISTÓRICA de acabar com este raço que nos persegue há séculos.Oxalá!

  6. O circo já esta armado, dia

    O circo já esta armado, dia 16 os palhaços vão às ruas(ops, digo povo), dia 19 o TCU reprova as contas de Dilma e logo em seguida o ¨probo¨ deputado Eduardo Cunha entra com o pedido de impeachment. E para o bem e felicidade geral dos palhaços(ops digo nação), o país retorna a democracia, claro com PSDB e PMDB no governo(imaginário, pois quem manda é a globo mesmo). Nada de novo nesse enredo, levaram Vargas ao suicídio, derrubaram João Goulart e implantaram a Ditadura, triste a sociedade que não conhece sua historia. Claro, logo em seguida seremos o país mais honesto do mundo, a globo esquece a corrupção no governo federal e passa  caçar os petistas que sobrarem, para nunca mais terem a chance de retornar ao governo, se possível, esquartejar e espalhar como exemplo.Sem esquecer, claro, diferente da Copa do mundo, o circo Olímpico estará armado, obras ficaram como legado, essa coisa que verbas são desviadas e que poderiam construir hospitais(que absurdo). O povo feliz torcendo pelos heróis Olímpicos. Claro, sem esquecer que com a caneta em mãos, a ampliação da terceirização(criada por FHC), entre outras ¨ bondades ¨, todas serão assinadas…Vida de gado e povo feliz.

     

     

  7. Cunha é traíra

    Precisa ser isolado. Coloquem Lula para negociar com o PMDB. Cunha, perto de Lula, é um ninguém. Os deputados do PMDB que hoje o apoiam ouviriam e respeitariam Lula, que eles sabem que pode voltar à presidência.

    Coloquem Lula logo na Casa Civil e resolvam essa maldita crise política, ora.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador