Defensoria quer que Luciana Genro prove que há grandes traficantes no Congresso

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Defensoria da Câmara Federal foi acionada pelo deputado Marco Feliciano (PSC) contra a ex-deputada estadual Luciana Genro (PSOL) por conta de uma discussão na rede social Twitter. Há alguma semanas, Luciana postou que os grandes traficantes de drogas não estão nas favelas, “mas estão, inclusive, no Congresso”. Feliciano disse que a acusação era “gravíssima” e pediu à socialista nomes e provas irrefutáveis.

Após o episódio, Feliciano solicitou a Eduardo Cunha (PMDB), presidente da Câmara, que os advogados da Casa interpelassem Luciana em uma ação extrajudicial. A ex-candidata a presidente da República pelo PSOL informou em seu perfil oficial no Facebook, nesta sexta-feira (4), que recebeu o ofício com pedido de explicações.

No documento, a defesa da Câmara argumentou que Luciana está tentando atingir a imagem do Congresso fazendo ilações. Ao final, pede que ela aponte nomes e provas de que o seio do Parlamento está comprometido por figuras sem reputação, envolvidas com tráfico.

No Twitter, a Feliciano, Luciana já havia lembrado do caso do helicóptero com quase meia tonelada de cocaína apreendido em Minas Gerais, em 2013. O veículo com a carga pertence ao filho do senador Zezé Perrela. O caso foi pouco tratado na mídia e nenhum dos parlamentares foi acusado de envolvimento com tráfico de drogas.

Luciana tem cinco dias para responder à socilitação da Câmara. Se não se pronunciar, informa o ofício, será interpelada na Justiça.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

60 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tão ou mais letal que tráfico de drogas é o tráfico de “religiõe

    s”.Este sim,tráficado por muitos canalhas que se enfurnam no congresso brasileiro.

  2. Provas irrefutáveis? Só a

    Provas irrefutáveis? Só a justiça pode dar, se investigar. A  própria Luciana citou o caso do Perella é só investigar. 450 kg de cocaína é prova.

  3. Se Luciana Genro for

    Se Luciana Genro for processada pode pedir exceção da verdade e mostrar que o helicóptero do pó pertencente ao amigão do Aécio senador Perrela prova o que ela diz.

    Seria uma ótima forma de retomar a investgação do maior escândalo de abafamento da história do país protagonizado pela polícia federal quando meia tonelada de pasta base de cocaína foi apreendida e até hoje ninguém foi preso.

    1. Pode pedir o que quiser

      Pode pedir o que quiser exceção da verdade, da mentira, o que for, amigo de tucano não vai ser incomodado pela justiça, ainda que nessa mesma justiça tinha um primo do amigo tucano que vendia sentenças pra traficantes e como punição foi aposentado com salário integral de marajá.

  4. Luciana Genro

    Ela não tem que provar nada. O Sen. Perrela é quem tem que se explicar à Polícia Federal o caso do helicóptero !
    Ou ficou esquecido o MAIS ESTE EVENTO ?

  5. Existe defensoria no

    Existe defensoria no Congresso? Nunca tinha ouvido falar antes e acho muito estranho porque já ouvi deputados e senadores falando coisas muito piores.

  6. Cala boca, Magdo

    Esse babaca vai acabar arrumando problemas para os Perrelas.

    Mas claro, Luciana pode sempre dizer que referia-se ao próprio Feliciano. Como todos sabemos, a religião é o ópio do povo. Como já dizia o sempre atual Karl Marx.

    Aliás, com essa declaração Luciana estaria sendo corrente com a corrente idológica que segue

    1. Deve ser caso único na história mundial!

      Um helicóptero que voa – de moto próprio!!! – com 450 kg de pasta básica. O dono da pasta é o helicóptero. Como não dá para prender o helicóptero, então, fica todo mundo solto. Fora a coca que ficou no meio do caminho:

      No meio do caminho, havia um hotel-fazenda. Havia um hotel-fazenda no meio do caminho…

      O hotel-fazenda também não tem nome nem dono.

  7. Processos Criminais

    O advogado provavelmente a orientará a fazer uma busca no Google. Ela não disse que eram deputados ou senadores. Pode ter se referido a pessoas que frequentam o Congresso, algum assessor parlamentar, lobbysta, jornalista, radialista, fotógrafo, curioso, visitante, enfim, uma série de pessoas que poderiam em algum momento “estar no Congresso” enfim, algo bem abstrato, genérico, impessoal. Não sendo específico, eu acho que não configura qualquer tipo de crime, embora eu seja leiga nesse troço.

  8. ENTORPECENTE EVAPORANTE

    Tomara que ela não reponda a solicitação.

    Assim forçará a JUSTIÇA a se manifestar sobre os  450 KLs de COCAÍNA, que até hoje ninguém sabe ninguém viu.

    1. Correto, mas isso não a livra

      Correto, mas isso não a livra de ter de provar a grave acusação que fez. Tomara que ela tenha provas, pois com o judiciário que temos ela é que pode se dar mal. Infelizmente.

      1. Domínio do Fato

        Este gancho do Feliciano fez levantar a poeira e vai fazer a Desesa da Luciana evocar o “domínio do fato” para o caso do Helipótero. Vamos ver se para o PSDB vai valer a mesma linha de raciocínio utilizada para o Dirceu :  Ministra Rosa Weber “Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”

  9. Corrijam o texto!!!! O

    Corrijam o texto!!!! O helicóptero foi apreendido com quase MEIATONELADA (445 kg, para ser mais exato) de cocaína, não meio quilo. A propriedadade da aeronave é indiscutível; os Perrela têm muito o que explicar; não fossem eles diletos amigos do ex-governador e atual senador Aécio Neves, certamente já estariam fichados na PF, sendo investigados, quiçá denunciados por envolvimento com o tráfico de entorpecentes. Zezé Perrela é suspeito de desviar dinheiro público, quando era deputado. Há suspeitas sobre a origem dos recursos empregados pelo senador, para a aquisição de fazendas. Como a apreensão desse helicóptero envolve político próximo ao tucano Aécio, a mídia esqueceu o assunto e a PF não se empenhou nem um pouquinho em levar avante as investigações. E o MP se fez e se faz de morto, como se nunca tivesse ocorrido a apreensão da carga de entoropecentes.

    Voltando à questão objetiva decorrente do bate-boca virtual entre Luciana Genro e Marco Feliciano: Luciana terá de provar a grave acusação que fez. A apreensão do helicóptero é fato; mas se ela não dispuser de prova fática de que os proprietários da aeronave, dentre eles o senador Zezé Perrela, eram os responsáveis pelo transporte da carga de cocaína, ela poderá terminar mal essa contenda. Sou muito mais Luciana Genro do que os que pretendem constrangê-la. Mas ela foi muito primária ao aceitar provocação do charlatão Marco Feliciano. Se ela se encalacrar é porque não deve ter ouvido e aprendido com o pai.

    1. Quase exato

      Antes do pouso e da prisão dos ocupantes e dos 445 kg, a aeronave fez um pouso num luxuoso hotel fazenda, onde ficou um pacotão de uns 50 kg, mas deve ser de alguém muito poderoso, pois a imprenssa disse “N A D A” e nada foi apurado. Pela lei o helicóptero deveria ter sido confiscado, devolveram pro dono, o piloto tem agora uma escola de pilotagem, de helicópteros, eram 4 ou 5 dentro do aparelho, ninguém, detido, será que devolveram a cocaína, ou ela está sendo lentamente substituida por açucar em alguma dependência da PF Aécista? Teve antes do helicóptero os dois traficantes com 60 kg que foram presos lá em Claudio, saiu no fantástico e tudo, o tio do Aécio Quedo, pagou uma propinaça para o desembargador nomeado por Aécio soltar os ‘pobres’ traficantes, pois estavam presos além do que a lei permite !?. 

      A final do filme “tropa de elite” que alguém postou, está realista ao extremo, falsos pastores defendem cheiradores de cocaína? Teve até as atrizes americanas envolvidas com pó que , deram apoio à campanha do Aécio, acho que era PURA interesse.

  10. Absurdo

    É um absurdo um helicópetero com 450 kg de PASTA BASE. Esta droga multiplicada viraria tranquilamente 10.000kg de cocaína na boca. 

     

    isso mesmo 10 MIL kg de cocaína e você COXINHA falando mal do PT.

     

    O helicóptero pousou em Cláudio e Divinópolis. Adivinha só, a mando de quem ?????

     

    “Coxinha facista mal do Brasil”

  11. Moro: “Para encontrar o chefe, siga o…” pó

    Cabe a PF e o MP dizerem aos brasileiros para quem era o pó encontrado no helicóptero dos Perrelas. Será que chegarão no Aécio? Luciana ainda pode contar com os depoimentos abaixo em sua defesa:

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Lpi0Yu6jyUM%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=ub7mNfGBSOg%5D

    Tancredo Tolentino, primo de Aécio, investigado pela PF. Fantástico mostrou o caso sem citar Aécio.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=KDVMBXJfaEo%5D

     

     

     

     

  12. Quando o delegado da PF veio

    Quando o delegado da PF veio a público defender os donos do helicóptero encontrado com 450kG de cocaína, 2 ou 3 dias após o ocorrido, ninguém acionou o Ministério Público para continuar com as investigações.
    Em qualquer lugar do mundo, políticos ou não, os donos do helicóptero estariam sendo investigados até hoje.

  13. Difícil é achar alguém que discorde de Luciana Genro

    O pior para a imagem do congresso não é Luciana Genro falar isso. A questão é que há a percepção generalizada de que a coisa ocorre exatamente como ela falou. Essa é exatamente a imagem que faz do congresso um número considerável de brasileiros! Eis o drama. O congresso, com suas firulas e filigranas intermináveis, criou essa – e outras – imagens junto à opinião pública. Difícil, nesse caso, é achar alguém que discorde de Luciana Genro! 

    1. Assassinato de reputação

      E se o PIG fizesse a afirmação da Luciana Genro ? Ela como uma cidadã esclarecida,conhece os meandros da justiça, sabe também que vai aparecer na mídia e com isso ganhar apoio de eleitores pela sua” atitude corajosa”, e com isto talvez capitalizar votos para as  próximas eleições.Se for processada e condenada por danos morais e injúria, vai cumprir  pena executando trabalhos comunitários. Mais votos. Além do que, provavelmente  estará com a consciência tranquila na suposição de que falou a verdade , nada mais do que a verdade. Afinal de contas , supostamene para a socialista gaúcha,  os poderosos do regime capitalista são tudo e mais alguma alguma do ela disse.Mandou bem.

  14. Basta com isso! Essa

    Basta com isso! Essa brigalhada política está enveredando pelos caminhos da infâmia e da irresponsabilidade. 

    Onde estamos e chegamos quando acusamos pessoas de crimes sem apresentar uma ínfima prova nem indicar qualquer referência para coonestá-las? 

    Simplesmente se mostra um martírio participar dessas ditas redes sociais. Em nome da comicidade, das paixões políticas ou do que seja, das egolatrias, tudo pode. Tecla-se primeiro para pensar depois.

    A internet, e de resto o processo tecnológico, facilicou demais nossas vidas, Mas não ao ponto de descurarmos das nossas responsabilidades para com o “próximo”.

    Que moral temos de criticar nossos adversários “coxinhas”, “fascistas”, “reacionários”,”difamadores”, se agimos como eles? 

    O que é já é um erro se transforma em tragédia quando a envolvida é uma agente política de alto nível, uma parlamentar que deveria conter seus ânimos pueris e irresponsáveis. 

    Há provas inquestionáveis que a coca é do senador? Se há, por que ela não as apresenta junto às autoridades? 

    Se o “preço” a pagar para ser aceito em qualquer grupo, partido, frente, for o abandono das convicções e valores pessoais, em especial o apego irrestrito à verdade e a lealdade a projetos, e não a pessoas, estou fora. 
    O contrário do errado não é o menos errado, mas o certo.

    1. Ah, JB, dá um tempo!
      O

      Ah, JB, dá um tempo!

      O helicóptero é dos Perrela, a fazenda é dos Perrela, o piloto do helicóptero é funcionário dos Perrela…

      Que “prova” mais vc quer?

      O recibo de compra? Nota fiscal?

      1. Dei. Agora sou eu, Zé das

        Dei. Agora sou eu, Zé das Couves. Há ÍNDICIOS, sim, que podem se arrolados. Mas indícios não são provas definitivas. 

        O que a deputada fez foi de uma irresponsabilidade ímpar: acusar – sem provas – um senador da República. Talvez ele seja culpado, mas talvez não. 

        Até aceito a crítica acerca da indolência da Polícia Federal com referência ao caso. Até lá temos que dar ao acusado o benefício da dúvida. 

        1. Um helicóptero, de fato, é um

          Um helicóptero, de fato, é um negócio à toa, feito um carrinho de mão. Melhor, feito uma mochila – daquelas baratinhas, de feirinha hippie lá em Fortaleza, no nosso Ceará.

          Do mesmo jeito que eu emprestaria, eventualmente, uma das minhas para algum amigo, sem ligar nada para o que ele fosse transportar, a turma do helicóptero o emprestou para o piloto. Esse sim, era o dono da carga – que, claro, era compatível com seu patrimônio.

        2. E se os 450 kilos fossem

          E se os 450 kilos fossem encontrados no carro de um petista. Qual teria sido a repercussão do caso. Qual teria sido a sua atitude?

        3. J B  Costa, leio e apoio a

          J B  Costa, leio e apoio a maioria de suas postagens, mas nesta não foi fdeliz. O helicóptero é dos Perrelas, o piloto é funcionário dos Perrelas,  apreendem 450kg de pasta e nem a PF (do ministro José Cardoso) MPF, e Justiça conseguem descobrir de quem é o produto? Não dá para defender. Até a imprensa se omitiu nessa cobertura. Aí tem!!!!!

          1. Grato pelo apoio, Fernando.

            Grato pelo apoio, Fernando. Mas é bom ocasionalmente surgirem divergências. Não for assim, vira conversa de comadres.

            Quanto ao tema: o que defendo é a presunção da inocência do senador. Esse é um direito dele como ser humano e um dever nosso. Se esse direito é negado por uma parlamentar, pessoa que se supõe com compromisso bem maior com relação aos ditames legais, acredito que temos, sim, de denunciar. 

            Quanto ao resto comungo igualzinho contigo: estranho as coincidências que podem, sim, serem indício de algo mais; deploro o silêncio da PF com relação ao desdobramento da ação espetacular; enfim, concordo com tudo que venha a esclarecer esse crime. Parodiando a presidente Dilma: doa a quem doer. 

             

      2. Se for amigo da Midia e do

        Se for amigo da Midia e do PSDB, com Nota Fiscal, a cocaína é LEGAL!

        você quer mais o quê? Funcionårio legalizado, helicoptero pago com Nota Fiscal, é só cobrar a nota da carga, mas, isso não vem ao caso….

    2. concordo, internet não é tribunal de excessão!

      Concordo totalmente. Agentes politicos de alto nivel e militantes de qualquer nivel, independente do partido, de ser apoiador do governo ou oposição, deveriam ser mais responsáveis com o  que postam em blogs, twitters e facebooks. Espalhar acusações de crime não apurados pela justiça e sem provas materiais na internet é um meio de destruir irresponsavelmente pessoas, causando danos que podem ser iguais ou até maiores que o ataque físico. A internet não é um tribunal onde se acusa, julga e condena. Fazer isso é usar do expediente dos tribunais de excessão da máfia, no nazismo e do stalinismo. Mesmo que falha a justiça ‘burguesa’ ainda é melhor do que isso. Politicos de alto nivel e militantes de qualquer nível e de qualquer partido que fazem acusações de cometimento de crimes ou as reproduzem sem a devida apuração correm o risco de espalhar calúnias – e a calúnia é crime pelo código penal brasileiro; para quem não sabe ainda é só consultar o referido código penal na internet antes de espalhar acusações de crime pela rede.

    3. É canalhice negar 500kg (1/2 ton) no Helicóptero

      A arma dos criminosos pegos, praticando deslavandamente seus crimes, é a canalhice da retórica.

      E da mentira.

      Não há índicios para a prática do crime, há sim provas irrefutáveis. Com toda a materialidade de

      500 kilos de pasta base de cocaína (cinquenta ficou numa outra fazenda), toda operação da policia federal

      filmada, registrada e divulgada na internet.

       

      Pior, não é toda a materialidade, mas a prova irrefutável da participação do poder judiciário, da policia federal e de muitos políticos, é um balaio de gato fabuloso – soltaram o piloto preso com 500kg, quantos se sujaram para que isso ocorrese, e o silêncio. Estão todos amarradinhos uns aos outros esperando que alguém tome as providências necessárias.

      Quem sabe agora com essa desfaçatez com a Luciana Genro a coisa não ande?

       

    4. É canalhice negar 500kg (1/2 ton) no Helicóptero

      A arma dos criminosos pegos, praticando deslavandamente seus crimes, é a canalhice da retórica.

      E da mentira.

      Não há índicios para a prática do crime, há sim provas irrefutáveis. Com toda a materialidade de

      500 kilos de pasta base de cocaína (cinquenta ficou numa outra fazenda), toda operação da policia federal

      filmada, registrada e divulgada na internet.

       

      Pior, não é toda a materialidade, mas a prova irrefutável da participação do poder judiciário, da policia federal e de muitos políticos, é um balaio de gato fabuloso – soltaram o piloto preso com 500kg, quantos se sujaram para que isso ocorrese, e o silêncio. Estão todos amarradinhos uns aos outros esperando que alguém tome as providências necessárias.

      Quem sabe agora com essa desfaçatez com a Luciana Genro a coisa não ande?

       

  15. Parlamentar pode falar o que

    Parlamentar pode falar o que bem entende sem ser responsabilizado por isso.

    E deve ser assim.

    Só que Luciana Genro não é mais parlamentar e deve ter se esquecido disso, foi fazer showzinho e vai se dar mal por isso de novo.

    Quando é para processar a imprensa ela não tem escrúpulos.

    1. Pois é, dependendo do

      Pois é, dependendo do parlamentar, pode até ter seus helicópteros voando com 4 toneladas e meia de pasta base de cocaína sem ser responsabilizado por isso.

      Aliás, NINGUÉM foi responsabilizado por isso, não tem ninguém preso.

      Agora, vai um negro pobre da periferia ser pego com um baseado no bolso pra você ver o que acontece.

       

  16. Exame de Sangue

    Basta iniciar essa discussão com um exame de sangue para detectar quem são os que consomem e depois fica fácil descobrir de onde vem, basta uma delação premiada que está na moda.

  17. E eu aqui sou bobinho…

    … Nem percebi que Luciana tentou produzir um novo fato para que sua reunião (no amplo sentido, em francês: rendez-vous) com o PSDB caísse no esquecimento… Só que não…

  18. Esse povo da Direita é muito

    Esse povo da Direita é muito cara de pau. Agora vão prender a Luciana Genro porque lembrou a eles da meia tonelada de pasta básica de cocaína se esfarelou no nariz de todo Legislativo e Judiciário, O pó se esparramou pela cara de todos Juizes, procuradores, Senadores…….sem que demonstrassem indignação ou interesse em cobrar investigação da origem da droga. Toda essa sujeira aberta e eles propondo encarcerar milhões de adolescentes flagrados com uma troxinha de maconha. Hipocrisia é elogio para essa corja.

  19. Consumo próprio e de amigos

    Luciana,

    Helicóptero com 450 kg de cocaína não quer dizer nada.

    É para consumo próprio e de amigos. 

    Não é fácil ser amigo do Aécio e do Cássio Cunha Lima.

  20. Engraçado os mesmos que

    Engraçado os mesmos que apoiam a marcha dos maconheiros, e apoiam movimentos sociais como as FARCS, dependendo da situação viram membros da DEA.

    O PSOL apoia as ações das FARCS, pede pra um do partido condenar as FARCS para você ver,

    .

     

     

      1. Ugo

        Não acho que seja bolsa troll. Eu acho wue Luciana dusse a verdade, agora resta investigar DE VERDADE. O caso do helicóptero. No entanto dou razão a Aliancaliberal  porque aponta uma contradição do psol.  Todos os partidos tem muitas contradições e isso é um fato. É muita intolerância não aceitar opinião alguma diferente da própria.

  21. as variantes das drogas

    Um dos maiores traficantes é o Serra e psdb na tentativa da entrega da Petrobras.

    Outro, CUnha traficante de Deus com lucro privado e os comparsas evangélicos.

    Outro, gilmar dantas mendes traficante judiciário na tentativa da venda do impeachment.

    Estes são os verdadeiros denunciados, droga é coisa tão insignificantes e não considerada quando abaixo de 500 quilos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador