Em 1987, Bolsonaro admitiu atos de deslealdade no Exército

bolsobomba.jpg
 
Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) admitiu, em 1987, que cometeu atos de indisciplina e deslealdade no Exército. Documentos do Superior Tribunal Militar (STM) mostram que o hoje parlamentar e então capitão foi acusado de cinco irregularidades, sendo obrigado a responder a um Conselho de Justificação.
 
Os três coronéis do conselho consideraram Bolsonaro culpado, mas depois ele seria absolvido em recurso no STM. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, que teve acesso aos documentos, o processo dizia respeito a um artigo escrito por Bolsonaro para a revista Veja, em 1986, no qual pedia aumento salarial, publicado sem autorização ou consulta de seus superiores no Exército.

 
Além disso, o processo também apurava a fala de Bolsonaro, também para a Veja, de que ele pretendia explodir bombas em unidades militares no Rio de Janeiro. A revista publicou que ele e outro oficial tinham feito um plano que previa diversas explosões, em reportagem que incluía esboços que teriam sido desenhados por Bolsonaro. 
 
Nela, Bolsonaro falava na “explosão de algumas espoletas”. “Nosso Exército é uma vergonha nacional, e o ministro está se saindo como um segundo Pinochet”, disse. De acordo com os documentos, Bolsonaro ficou preso por 15 dias pelo artigo por ter ferido a ética e gerado “clima de inquietação na organização militar”, além de ser “indiscreto na abordagem de assuntos de caráter oficial”. 
 
O então capitão assinou um documento, após interrogatório, reconhecendo que cometeu uma transgressão disciplinar e que não havia considerado que seria uma deslealdade. Ele negou a autoria do plano e afirmou que dois exames grafotécnicos ficaram inconclusos. Já uma perícia realizada pela Polícia Federal conclui que os esboços eram dele. 
 
“O Justificante [Bolsonaro] mentiu durante todo o processo, quando negou a autoria dos esboços publicados na revista ‘Veja’, como comprovam os laudos periciais”, diz o documento assinado pelos três coronéis. O documento do conselho também afirma que Bolsonaro teve comportamento “aético e incompatível com o pundonor militar”. 
 
Ainda de acordo com a Folha, quando procurada pela reportagem, a assessoria de Bolsonaro disse que a pauta do jornal era “idiota e imbecil” e também questionou quem estaria “pagando” pela matéria. A “pauta é uma merda”, completou a assessoria do deputado. 
 
Assine
 
Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa notícia é velha

    Isso já era mais que sabido por gente que realmente pesquisa por uma informação. O destaque do texto fica para a reação da equipe de Bolsonaro, que certamente não diferem em nada do chefe.

    Imagina um presidente da república respondendo desta forma à opinião pública. Sempre falo: imaginem esse cidadão falando nas Nações Unidas?

  2. Voto de silêncio

    Não vou contribuir com opiniões que apenas dão importância e Ibope a este sujeito. Ele cresce nas pesquisas pelas cuspidas na cara e recebendo acusações de mulheres ofendidas.

    Chicotada de indiferença nele, para sumir das intenções de voto….

  3. Há pessoas que não vivem onde

    Há pessoas que não vivem onde estão!

    Estão sempre ansiosas por outro lugar!

    Quando estão na escola vivem com a cabeça no trabalho e quando estão trabalho vivem com a cabeça na escola…

    Quando esteve servindo as forças, deveria ser EXEMPLAR – não foi…

    Quando está fora, exalta o padrão militar (o antigo!)…

     

  4. Quem paga?

    Até as pedras sabem quem paga pela matéria.

    Criaram um monstro e este se virou contra eles.

    Agora tentam trazê-lo de volta aos grilhões.

  5. Qual o problema ???
    s FA

    Qual o problema ???

    s FA sempre foram desleais com o Brasil ecom os Brasileiros.

    Os interesses que as Forças armadas defendem são os de fora.

    O povo que ela defende são os plutocratas e o povo americano.

     

    1. Não concordo. Posições

      Não concordo. Posições políticas-ideológicas não tem o condão de desvirtuar a esse ponto os fatos, a História.  Afirmar que as nossas FFAA defendem os plutocratas e o povo americano não é nem leviandade: é pueril. 

      1. Estou aguardando as forças

        Estou aguardando as forças armadas evitarem a entrega do pré-sal e das reservas minerais…

        O que sei é que eles tão no acordão do Jucá.

        Etchegoyen, Castelo Branco, Costa e Silva, todos grandes Brasileiros e preocupados com os interesses Brasileiros.

         

         

        1. Prezado, 
          Isso é simplificar

          Prezado, 

          Isso é simplificar demais as coisas. Castelo, Costa e Silva, e quem mais tu listares não representam as Forças Armadas. O foco é a instituição, sua importância e protagonismo ao longo da nossa história. Cometeu erros, sim, mas também acertos. 

          Agora esclarece como elas podem atuar nessa “entrega do pré-sal e das reservas minerais”? Dando um golpe? Mas, ué, elas não são golpistas? Coerência mandou lembranças.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador