Congresso

Ministro Flávio Dino esgota argumentos de senadores bolsonaristas durante audiência; Confira os melhores momentos

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, participou na manhã desta terça-feira (9) de uma audiência pública da Comissão de Segurança Pública do Senado Federal. 

Na ocasião, Dino respondeu aos questionamentos relacionados à pasta e, em meio à provocações, esgotou os argumentos de parlamentares bolsonaristas. Confira:

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

“Nós não podemos responder pelos dados estatísticos dos últimos 5 anos”

Em dado momento da audiência, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tentou defender pautas da extrema direita, ao comentar dados sobre a violência em áreas controladas pelo crime organizado no Rio de Janeiro. O ministro Flávio Dino, por sua vez, rebateu.

Em relação a essa situação do Rio de Janeiro, o senhor mesmo trouxe um dado, na sua pergunta, que diz assim: ‘nos últimos 5 anos morreram 121 policiais’. Certo. E quem era o presidente da República nesses últimos 5 anos? Nós não podemos responder pelos dados estatísticos dos últimos 5 anos em que não estivemos no Governo”, respondeu Dino, deixando o senador sem argumentos para réplica.

Em seguida, Dino ainda ressaltou: “Estamos em uma audiência pública, vocês perguntam e eu respondo. Se o senhor quiser debater comigo, me convide para o seu canal de YouTube que eu vou com o maior prazer”, concluiu. 

Já um outro momento, ao ser questionado sobre as recentes prisões de CACs, Dino voltou a falar sobre o filho 01 de Jair Bolsonaro (PL). “Sobre os CACs, o senador Flávio Bolsonaro falou em ‘narcomilícia’, um tema que ele conhece muito de perto – esse casamento de milícia com narcotráfico. Ora, é claro que em relação aos CACs também ocorreu isso. Infelizmente criminosos viraram CACs, e CACs também se associaram a práticas criminosas. Por isso ocorreram as prisões. Infelizmente estamos tendo uma zona de interseção”, explicou.

“Se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores”

Outro grande momento da audiência foi quando o ministro ironizou o senador Marcos do Val (Podemos-ES). 

Do Val, que afirma ter promovido – por meio de uma empresa – treinamentos a agentes de forças como Swat, Nasa, FBI, acusou Dino de suposta omissão nos atos golpistas de 8 de Janeiro e pediu o seu afastamento do cargo.

Se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores. O senhor conhece? Capitão América, Homem-Aranha?“, respondeu Dino a Do Val, o que levou outros parlamentares ao riso. “Essas construções mentais que o senhor faz são muito singulares e realmente não têm suporte na realidade“, completou Dino. 

“Nunca fiz conluio com o Ministério Público nem tive sentença anulada”

Ex-juízes, Flávio Dino e o senador Sergio Moro (União-PR) também protagonizaram um embate na audiência. 

Em defesa de Do Val, Moro afirmou que o ministro agiu com “deboche”. Além disso, disse que Dino também respondeu de forma debochada a um questionamento sobre as ações de sua pasta. 

Senador Moro, eu vim aqui como ministro para ser respeitado. Se um senador acha que pode cercear a minha palavra e diz que eu tenho de ser preso, isto é respeito? Pense bem, com a sua consciência, se isso aconteceu com o senhor”, disse Dino. 

Eu sou uma pessoa honesta, sou ficha limpa. Fui juiz e nunca fiz conluio com o Ministério Público nem tive sentença anulada. Por ter sido um juiz honesto e um governador honesto, não admito que ninguém venha dizer que tenho de ser preso”, completou o ministro.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

View Comments

  • O Flávio Dino, no momento atual, é o ministro que mais reúne condições para substituir o Lula em 2030.

  • Pelo que li, Dino sozimho bateu na cara de todos os suspeitos que ainda não estão livres de ser presos.
    Um bando perdidos de sem noção e vergonhas nacional.

  • Pelas perguntas imbecís que fizeram os citados senadores da extrema estupidez e pelo seu histórico desilibado, os cascudos metafóricos do Flávio Dino, foram bem aplicados.

Recent Posts

Petrobras reduz preço do gás natural para as distribuidoras

Potencial de queda chega a 35%, a depender dos contratos e volumes movimentados; queda no…

9 horas ago

Medida provisória viabiliza importação de arroz

Para evitar especulação e manter preço estável, governo federal autoriza a compra de até 1…

10 horas ago

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

11 horas ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

11 horas ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

12 horas ago

Ministério das Mulheres recebe denúncias de abusos em abrigos no RS

Relatos foram apresentados em reunião online; Prefeitura de Porto Alegre anuncia abrigos exclusivos para mulheres…

12 horas ago