Ministro Flávio Dino esgota argumentos de senadores bolsonaristas durante audiência; Confira os melhores momentos

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Flávio Bolsonaro, Marcos do Val e Sergio Moro protagonizaram embates com o ministro

Foto: Pedro França/Agência Senado

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, participou na manhã desta terça-feira (9) de uma audiência pública da Comissão de Segurança Pública do Senado Federal. 

Na ocasião, Dino respondeu aos questionamentos relacionados à pasta e, em meio à provocações, esgotou os argumentos de parlamentares bolsonaristas. Confira:

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

“Nós não podemos responder pelos dados estatísticos dos últimos 5 anos”

Em dado momento da audiência, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tentou defender pautas da extrema direita, ao comentar dados sobre a violência em áreas controladas pelo crime organizado no Rio de Janeiro. O ministro Flávio Dino, por sua vez, rebateu.

Em relação a essa situação do Rio de Janeiro, o senhor mesmo trouxe um dado, na sua pergunta, que diz assim: ‘nos últimos 5 anos morreram 121 policiais’. Certo. E quem era o presidente da República nesses últimos 5 anos? Nós não podemos responder pelos dados estatísticos dos últimos 5 anos em que não estivemos no Governo”, respondeu Dino, deixando o senador sem argumentos para réplica.

Em seguida, Dino ainda ressaltou: “Estamos em uma audiência pública, vocês perguntam e eu respondo. Se o senhor quiser debater comigo, me convide para o seu canal de YouTube que eu vou com o maior prazer”, concluiu. 

Já um outro momento, ao ser questionado sobre as recentes prisões de CACs, Dino voltou a falar sobre o filho 01 de Jair Bolsonaro (PL). “Sobre os CACs, o senador Flávio Bolsonaro falou em ‘narcomilícia’, um tema que ele conhece muito de perto – esse casamento de milícia com narcotráfico. Ora, é claro que em relação aos CACs também ocorreu isso. Infelizmente criminosos viraram CACs, e CACs também se associaram a práticas criminosas. Por isso ocorreram as prisões. Infelizmente estamos tendo uma zona de interseção”, explicou.

“Se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores”

Outro grande momento da audiência foi quando o ministro ironizou o senador Marcos do Val (Podemos-ES). 

Do Val, que afirma ter promovido – por meio de uma empresa – treinamentos a agentes de forças como Swat, Nasa, FBI, acusou Dino de suposta omissão nos atos golpistas de 8 de Janeiro e pediu o seu afastamento do cargo.

Se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores. O senhor conhece? Capitão América, Homem-Aranha?“, respondeu Dino a Do Val, o que levou outros parlamentares ao riso. “Essas construções mentais que o senhor faz são muito singulares e realmente não têm suporte na realidade“, completou Dino. 

“Nunca fiz conluio com o Ministério Público nem tive sentença anulada”

Ex-juízes, Flávio Dino e o senador Sergio Moro (União-PR) também protagonizaram um embate na audiência. 

Em defesa de Do Val, Moro afirmou que o ministro agiu com “deboche”. Além disso, disse que Dino também respondeu de forma debochada a um questionamento sobre as ações de sua pasta. 

Senador Moro, eu vim aqui como ministro para ser respeitado. Se um senador acha que pode cercear a minha palavra e diz que eu tenho de ser preso, isto é respeito? Pense bem, com a sua consciência, se isso aconteceu com o senhor”, disse Dino. 

Eu sou uma pessoa honesta, sou ficha limpa. Fui juiz e nunca fiz conluio com o Ministério Público nem tive sentença anulada. Por ter sido um juiz honesto e um governador honesto, não admito que ninguém venha dizer que tenho de ser preso”, completou o ministro.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pelo que li, Dino sozimho bateu na cara de todos os suspeitos que ainda não estão livres de ser presos.
    Um bando perdidos de sem noção e vergonhas nacional.

  2. Pelas perguntas imbecís que fizeram os citados senadores da extrema estupidez e pelo seu histórico desilibado, os cascudos metafóricos do Flávio Dino, foram bem aplicados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador