PEC de Gilmar coloca Congresso acima do presidente eleito

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Os jornais Valor Econômico e Estadão divulgaram nesta segunda (11) que Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, é autor de uma proposta de semipresidencialismo que empodera o Congresso e acaba com a figura de vice-presidente da República. A ideia de Gilmar foi apresentada a Michel Temer e aos presidentes do Senado e Câmara, e vem sendo debatida nos corredores de Brasília, afirmam os veículos.

A ideia de Gilmar foi inspirada nos sistemas adotados na França e Portugal, mas modificada para esvaziar o papel do presidente da República. No caso, o ministro propõe que o Congresso eleito seja o responsável por indicar o primeiro-ministro, que também deverá ser uma figura do parlamento.

De acordo com o Valor, não seriam todos os parlamentares que estariam aptos a eleger o primeiro-presidente, mas sim uma”coalizão de partidos de sustentação ao governo”. Ainda de acordo com a proposta, essa “coalizão” assinaria uma espécie de contrato de fidelidade, se comprometendo a apoiar a agenda política do governo formado à revelia do voto para presidente.

Ainda segundo o jornal, um grupo de deputados discute uma outra proposta de parlamentarismo, encabeçada pelo primeiro-vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho (PMDB-MG), que já “recolhe assinaturas para uma emenda no mesmo sentido. Mas no texto de Ramalho, é o presidente quem indica o primeiro-ministro.”

O Estadão apontou que, pelas propostas em discussão, caberia ao presidente o poder de “dissolver a Câmara – mas não o Senado – e convocar eleições extraordinárias, em caso de ‘grave crise política e institucional’. Para tomar uma decisão dessa envergadura, ele precisaria de autorização do primeiro-ministro e dos presidentes da Câmara e do Senado.”

Já o primeiro-ministro teria a função de “chefe de governo e deve comparecer mensalmente ao Congresso, para prestar constas de seu programa. É ele também quem nomeia e comanda toda a equipe, o chamado Conselho de Ministros, e até mesmo o presidente do Banco Central.”
A ideia é que a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) seja aprovada para valer a partir de 2022. Não há discussão sobre colocar o projeto em pauta ainda nesta legislatura.
Ventila-se, ainda, que o projeto de Gilmar seria estudado por Temer como promessa de campanha, caso o presidente reúna condições, até o final do mandato, de tentar a reeleição.
“Diante desse quadro [de eventual reversão da crise econômica ainda no 1º semestre de 2018], apostam que Temer – hoje com 3% de aprovação nas pesquisas – pode ganhar popularidade e apoio de partidos aliados para tentar o julgamento das urnas se sua plataforma for ancorada na proposta do semipresidencialismo”, diz o Estadão.
As reportagens ainda informam que não há nenhum sinal de que haveria consenso sobre a extinção da vice-presidência.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Quais as chances de um país desses dar certo???

    Bandidos tomaram conta de tudo.

    Ministro do STF gravado trocando favores com senador bandido... dono de um Instituto 100% envolvido em negócios suspeitos... constantemente xingado nas redes sociais e nas ruas... sem nenhum cargo eleitivo... DISCUTE MUDAR O SISTEMA ELEITORAL RADICALMENTE... 

     

    ...e foda-se!

  • Daqui até as eleições a esquerda deverá obstruir qualquer tipo d

    Daqui até as eleições a esquerda deverá obstruir qualquer tipo de votação sobre mudança de regime político. Uma PEC necessita de 309 votos em dois turnos na Câmara dos Deputados e 49 votos em dois turnos no Senado. Ou seja, é um quórum de votação alto que necessita muita negociação política para viabilizá-lo, ainda mais em ano de eleição. Qualquer tentativa de alterar regime político soará como golpe e será explorado pelos políticos em suas respectivas campanhas eleitorais.

     

     

     

     

  • Uma vez golpista sempre golpista

    O problema central destes senhores é ficar livre definitivamente do eleitor, e assim garantir que todas estas reformas não sejam revertidas. O mercado agradece, as petroleiras agradecem, os bancos agradecem os ruralistas agradecem, e os fisiologistas agradecem. Gilmar quer jogar o poder na mão do Congresso mais desmoralizado dos últimos tempos. Imagina que  com isto vai retornar o poder aos seus amigos mas esquece que, neste meio tempo , deram todo o poder ao Centrão. E uma vez no poder, não vão querer abrir mão. Podem por exemplo querer uma outra emenda onde os atuais  congressistas prorroguem seus mandatos por mais uma legislatura. Afinal o mercado agradece, as petroleiras agradecem , os ruralistas agradecem e o fisiologismo reina.  E se possivel Gilmar pode propor , por uma questão de ajuste fiscal, que não haja eleições em 2018, tudo isto diria ele e a rede globo: para o bem do país.

    O desespero é grande e o temor das urnas é maior ainda, mas fiquemos com as barbas de molho, pois  como diria alguém:animais feridos são perigosíssimos

    Mas isto só tem um nome:GOLPE

  • MONARQUIA E LOOP INSTITUCIONAL

    Pelo que li deste post, seria uma espécie de monarquia parlamentarista sem monarca ou com um monarca eleito a cada quatro anos com o título de Presidente da República. Pareceu-me estranho que ao presidente, de acordo com texto, caberia o poder de dissolver a Câmara e convocar eleições extraordinárias, em caso de 'grave crise política e institucional', mas para isso ele precisaria de autorização do primeiro-ministro e do presidente da Câmara, sendo que esta câmara elegeu o primeiro-ministro que o presidente quer dissolver para escolher outro primeiro-ministro: uma espécie de "loop" institucional. Se eu fosse alemão, gostaria que isso fosse implantado aqui e ficaria curiosíssimo para ver como funcionaria!

  • Mais do que esperado esse 2º golpe

    Desde o início deste ano, e mesmo no final do ano passado, eu venho dizendo e escrevendo: Gilmar Mendes é o homem mais poderoso do Brasil. Sem ele, que caga nos demais pusilânimes do STF, "MT" e a camarilha não teriam sobrevivido. É GM e o PSDB que governam o Brasil; é deles esse governo golpista, corrupto, oligárquico, plutocrata, escravocrata, cleptocrata, privatista e entreguista, submisso ao alto comando internacional, que fica nos EEUU.

    GM é pessoa má, consciente, sem escrúpulos, atilada, um político que usa a toga e o conhecimento jurídico para proteger e blindar seus comparsas e aliados. Mais do que aliados/comparsas, "MT" e camarilha são reféns de GM e do tucanato, este sim o grupo político ao qual GM é fiel e afinado.

    Gilmar Mendes estava calado e o STF não tomou medidas diretas contra Boçalnaro extamente porque esse golpe do parlamentarismo já estava no forno, quase pronto para ser posto à mesa. Foi GM - juntamente como ex-pgr, rodrigo janot, o PIG/PPV, a PF e a cúpula do judiciário - o grande responsável pela consumação do golpe, quando impediu o Ex-Presidente Lula de ser empossado miniostro da Casa Civil, em março do ano passado.

    As quadrilhas levdaas ao poder por meio do golpe midiático-policial-judicial-parlamentar NÃO TÊM a menor chance de se manterem no poder se outros golpes não forem aplicados; por meio de eleições livres, sem fraude, democráticas, em que Lula e outros possam concorrer, a direita golpista, corrupta, oligárquica, plutocrata, escravocrata, cleptocrata, privatista e entreguista será FRAGOROSAMENTE DERROTADA, qualquer que seja o candidato que venha a apresentar.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago