Privatizações do Serpro e Dataprev serão tema de audiência na Câmara, por Nathália Bignon

Bandeira defendida pelo Governo de Jair Bolsonaro (PSL), a venda das 138 companhias públicas brasileiras tem preocupado congressistas.

Privatizações do Serpro e Dataprev serão tema de audiência na Câmara

por Nathália Bignon

As privatizações do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) serão tema de audiência pública na Câmara dos Deputados. O evento, com data a ser definida, deverá debater as consequências e os impactos da desestatização das duas empresas junto a diretores e representantes dos quase 13 mil servidores que hoje atuam nos dois órgãos.

Bandeira defendida pelo Governo de Jair Bolsonaro (PSL), a venda das 138 companhias públicas brasileiras tem preocupado congressistas. Atualmente, a Dataprev armazena dados de 35 milhões de brasileiros e o Serpro, é detentor de dados como imposto de renda e vida fiscal de cidadãos e empresas, como CPF e CNPJ, além de informações como passaporte, Carteira Nacional de Habilitação, dados de importação e exportação, controle portuário, repasses federais, entre outros serviços.

Autor do requerimento, o vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA, destacou a relevância dos serviços fornecidos nas áreas de tecnologias digitais, incluindo a de formação de bancos de dados dos brasileiros.
“Estas são duas instituições importantes para o país, com dimensões estratégicas para o Brasil. Precisamos ter conhecimento pleno sobre este processo, tanto do ponto de vista do impacto para os servidores quanto para a comunidade brasileira”, afirmou.

Usando os baixos índices de produtividade e eficiência das empresas apontado por um relatório formulado em 2018 pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Vinicius Poit (Novo-SP) adiantou que deverá fazer uso dos dados para pedir o acompanhamento do debate.

Já Luiza Erundina (PSOL-SP) criticou o não envolvimento do Congresso Nacional na pauta estabelecida pelo Governo Federal. “Esse programa de privatização não passou pelo Congresso e tem sido feito de forma pouco ou nada transparente. A realização desta audiência faz todo o sentido, para que se possa atenuar o prejuízo e a falta de democracia que este programa vem impondo ao patrimônio nacional”, apontou.

Audiência deve contar com as presenças do Presidente do Serpro, Caio Mario Paes de Andrade; da Presidente e ex-presidente da Dataprev, Christiane Almeida Edington e Rodrigo Assumpção, respectivamente; da Diretora da Fenadados, Telma Maria de Castro Dantas; da diretora coordenadora do SINDPPD-RS, Vera Justino Guasso; e do representante Associação Nacional dos Empregados da Dataprev, José Claudio Siqueira.

Primeiras vendas
O Programa de desestatização conduzido pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, prevê que as primeiras estatais a serem vendidas serão aquelas que dependem de repasses e que consomem R$ 15 bilhões por ano, entre elas, as duas maiores empresas estatais de TI do país: o Serpro e a Dataprev.

No último dia 18 de setembro foi dado o primeiro passo neste processo, a partir da publicação de uma Resolução da Casa Civil da Presidência da República, que tratava da qualificação do Serpro para estudos de alternativas de desestatização, que seria a venda ou a abertura do capital da estatal. O tema aguarda a deliberação do presidente Jair Bolsonaro.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Com todo o respeito, é preciso se informar melhor antes de escrever uma matéria destas, ou mesmo tomar mais cuidado. SERPRO e DATAPREV não dependem de repasses do governo e, portanto, não estão na listas das que consomem estes R$ 15 bilhões por ano (da maneira posta, dá-se a entender que estas geram prejuízos). E, isto posto, elas não encabeçam tal lista.
    Por fim, pontuo que ambas as empresas têm apresentados resultados positivos, com lucros expressivos. Como se isso não bastasse, ambas são estratégicas ao país. Belos exemplos de vendas de empresas deste tipo tivemos com a Datamec, que, ao final, teve de ter seus serviços devolvidos ao estado por vias judicias, pois a empresa que a comprou negava-se a fornecer dados essenciais ao estado brasileiro.

  2. A matéria mente, a Dataprev é uma empresa publica, LUCRATIVA, PREMIADA, ganhou prêmios concorrendo com empresas privada – MELHOR INDUSTRIA DIGITAL e outros prêmios, ela é NÃO DEPENDENTE DO GOVERNO, paga todo ano dividendos em dia porque é saudável financeiramente!!! Matéria mentirosa!!!

  3. informe antes de mentir!!
    A Dataprev é uma empresa NÃO DEPENDENTE! LUCRATIVA a mais de 15 anos ininterruptos, PREMIADA! inclusive – A Melhor Industria Digital, que ganhou concorrendo com a iniciativa privada, paga anualmente dividendos porque é saudável financeiramente e UM CASO DE SUCESSO!!
    http://portal.dataprev.gov.br/

  4. O Paulo Guedes nao tem conhecimento da importancia destas empresas da para desconfiar que ha interesses particulares para vender de qualquer jeito porque sera? ai tem

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador