Um discurso histórico de Renan contra o arbítrio

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Senado

Jornal GGN – O senador Renan Calheiros (PMDB) decidiu usar a tribuna da Casa, na quarta (22), para fazer um discurso histórico contra a arbitrariedade sem precedentes que a Operação Lava Jato impõe a seus investigados, graças ao poder concedido pela mídia tradicional.

Renan falou sobre a enxurrada de inquéritos instaurados apenas com base em delações premiadas, criticou a postura irresponsável da força-tarefa de procuradores e policiais federais por conta de vazamentos que nivelam todos os atingidos, após terem sido selecionados de maneira seletiva, e pediu ao Supremo Tribunal Federal que exerça seu papel de guardião da Constituição e coloque “limites” nas investidas contra a presunção de inocência, entre outros direitos. 

O senador abriu o discurso dizendo que queria “esclarecer de uma vez por todas informações imprecisas que circularam e continuam circulando sobre investigações que tramitam no Supremo, muitas por ‘ouvi dizer’ de pessoas que nunca estiveram com os delatados.”

Renan disse que ele mesmo é alvo de inquéritos por causa de colaboradores da Lava Jato que o colocaram em situações delicadas. Esses delatores, continuou, foram agraciados com a anistia de seus crimes de lavagem de dinheiro roubado dos cofres públicos, muitas vezes na casa dos milhões. Tudo porque aceitaram implicar algum cacique político em seus depoimentos, sem qualquer prova material das supostas irregularidades relatadas.

“Como pode o Ministério Público, a pretexto de uma narrativa, de uma delação sem prova, conceder anistia? E pior: com essas decisões, possibilitar a lavagem de dinheiro público roubado? Isso é o fim do mundo, não pode continuar”, disse Renan. E acrescentou: “Na verdade, a quantidade de delações é inversamente proporcional à substância que nelas se propaga.”

Para o senador, embora tenha sido vedado aos membros do Ministério Público o uso da instituição “como instrumento de disputa política em benefício ou detrimento de quem quer que seja”, a Lava Jato adota uma postura temerária, de caráter político-partidário, promovendo verdadeira perseguição a alguns alvos.

“Vários juristas de renome vem demonstrando preocupação com denuncismo e desinformação, com beneplácito de autoridades que protagonizam vazamentos seletivos de processos sob segredos de justiça jamais investigados ou sem tempo de concluir investigação, e manobras para trancar ou destrancar inqueritos de seus interesses.”

Renan, que não poupou críticas a Sergio Moro ou ao procurador-geral Rodrigo Janot, lembrou do episódio do executivo da OAS que ficou preso por 9 meses, foi condenado pelo juiz de Curitiba a 11 anos de cadeia, e acabou sendo absolvido na segunda instância. “É o resultado triste da generalização de medir todos pela mesma regua, de não separar o joio do trigo, colocar na mesma vala o bandido e o inocente.” 

“Há outros casos para colocar em xeque o método da prisão preventiva, de forçar delações, estratégia admitida sem qualquer reserva pelo Ministério Público e juiz de primeira instância, em muitos casos usurpando a competência do Supremo”, disparou Renan.

“Nesse contexto, temos a desastrada operação Carne Fraca, deflagrada pela PF, MP e juizado de primeira instância e pela imprensa, com uma repetida veiculação que objetiva massificar a inverdade”, disse Renan, lançando luz sobre o papel da imprensa nos espetáculos criados por procuradores e policiais federais.

“Temos agora até mesmo operações fantasmas. Digo isso porque ontem divulgou-se com alarde que endereços e pessoas próximos a mim estavam sendo alvos de busca e apreensão sem que absolutamente nada tivesse ocorrido. Reitero o que já disse várias vezes: considero a Lava Jato, como qualquer outra investigação criminal, intocável. (…) Mas ninguém, absolutamente ninguém está livre de críticas, nem a Lava Jato”, acrescentou.

“Minhas críticas se dirigem a métodos que excedem fronteiras e são tidos por alguns, inclusive nesse parlamento, como mal necessário”, comentou o senador. “Os meios maus corrompem até os melhores fins”, ponderou.

Renan ainda avaliou que um magistrado não pode se comportar ao mesmo tempo como acusador e juiz sem que os defensores do Estado de Direito se levantem contra esse abuso de poder digno de um “inquisitor”.

“Não é de sobressaltar quando ouvimos o juiz Moro dizer que o ex-presidente Lula não será candidato nem no Brasil nem em lugar nenhum, ou quando ouvimos [o procurador Deltan] Dallagnol dizer que até maio Lula terá de ser julgado e ser condenado porque não pode ser candidato à presidência da República. Aqui as práticas do século 19 se encontram com as do século 21”, disparou.

Para o ex-presidente do Senado, o Supremo não pode “conviver” com os desmandos da força-tarefa, principalmente no que tange o vazamentos de informações à imprensa amiga, conforme defendeu Sergio Moro em artigo de 2004, sobre a operação Mãos Limpas, lembrou. “Tem que impor limite. Tem que guardar a Constituição.”

Renan ainda criticou a postura de Janot, que diante do descontrole dos membros do MP  – criticado por ministros como Gilmar Mendes, ou visto com muita ressalva como o falecido Teori Zavascki – prefere atacar de volta, defendendo cegamente a Lava Jato, como se fosse uma operação acima da lei.

Abaixo, o discurso completo de Renan Calheiros.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Este é um verdadeiro xadrez!

    Contado por uma das peças do tabuleiro…

    Assisti o discurso e muitos “apart” pedidos por outros senadores (menos o da Marta, que troquei de canal), ontem, na TV senado.

    Vai tarde Renan, mas reflete bem parte da historia recente.

  2. Discurso em causa própria!

    Eu não concordo com a Lava jato, mas que ele só fez isso em causa prórpria fez!

    Me pergunto onde quer chegar a #GloboGolpista se até agora o juizeco fuleiro de Curitiba não encontrou nada contra Lula, mas confesso que sempre tive medo que Lula tivesse esquecido um clip do Planalto em seus documentos, creio que será o suficiente!

    #MorteAoGolpe

  3. Lágrimas de Crocodilo

    O cara tá envolvido até o pescoço em falcatruas segundo os processos abertos contra ele. Está livre leve e solto. Agora dissimuladamente vem fazer discurso parea enganar os trouxas. Quando foi para dar o golpe o discurso dele foi exatamente o contrário e tem gente que ainda elogia esse cidadão. Inacreditável

  4. Então  ..qdo eles querem,

    Então  ..qdo eles querem, eles sabem muito bem entender o que acontece

    ..só que pimenta só arde no deles, pensam  ..quando PT e LULA  …Dirceu (no mensalão) ..em DILMA ..que se fô.. !!??

    HOJE o Estadão deu notinha da notinha dum pézinho lááá embaixo da página  ..DIsse que em depoimento delatores da Odebrech INOCENTARAM  LULA e disseram que reformaram o sítio pra AGRADA-LO  ..em fim de mandato  ..a reforma durou UM mês  ..disseram que não pediram nem receberam NADA em troca (assim como a OAS) do líder  ..era final de 2010  ..final do Poder

    Pois é  ..DOUTOR Luiz Inacio esta limpo ..só falta a INQUISIÇÂO condena-lo por eleS não terem nenhuma prova contra ele

    ..e MORO, desesperado, tentou usar EDUGUIM como Cavalo de TRÒIA (teve apoio dos BOCUDOS D.Mainardi, e da tucana cheirosa da febre da vaca, a mesma da febre FAKE amarela e da queda do GOL  ,,a canta o enredo)

    ..só que o “meretrício” de Curitiba, e seus go go boys, receberam em troca a BALA DE PRATA que faltava pra acabar com o que lhes restava de suas reputações que já chafurdavam a lama

     https://www.youtube.com/watch?v=6kISmKrkviE

      1. Ah! Como eu gostaria…

        De ser uma formiguinha e perguntar ao Temer, seus ministros e a todos os demais golpistas, se algum dia eles terão coragem e moral para estar junto à essa multidão!   E eu lhes diria:  Nessa encarnação, JAMAIS !!! 

      2. amigo  ..vendo este vídeo

        amigo  ..vendo este vídeo  ..essa gente linda e humilde que lembra parte das minhas origens aqui em SP (embora meus avós eram da roça)  ..me fez chorar sabia ?!

         

         

      3. O Começo

        Gente isso é o começo, vamos acreditar na nossa força, o Brasil é do povo e não de um grupo golpista. O movimento contra o golpe  tende crescer, é hora de estarmos juntos.

  5. Pois é.

    Como no dos outros sempre era refresco, agora no seu…
    Passe vaselina.
    Peça para o Eduardo Cunha. Onde ele está tem um pote cheio. Ele precisa muito lá.
     

  6. Outro!!

    Outro Naruto que aceita de boas. Como disse em outro comentário em moutro site, devidamente limpo do calor da primeira postagem:

    Desculpe, mas depois de tudo o que fizeram e ainda fazem, eles vem com esse papinho de falso progressismo, querendo apoio. Eles que se toquem. Que não tivessem plantado vento se não quisessem colher tempestade. Como já disse, depois que o leito já foi derramado, não adianta chorar as pitangas, escrever textão no Facebook, ou postar vídeo no Youtube, pagando de arrependido, criticando as coisas que antes batia palma ou ignorava porque não era contigo, se dizendo ex-coxinha, não querer ficar mal na fita. 

  7. Quando leio que Renan fez

    Quando leio que Renan fez discurso histórico ( 11 imquéritos ) é porque estamos no subterrâneo da merda .

  8. “a Lava Jato adota uma

    “a Lava Jato adota uma postura temerária, de caráter político-partidário, promovendo verdadeira perseguição a alguns alvos.”

    Leia-se “é tucana de cabo a rabo, ou melhor, de bico a rabo”. 

    Renan, ou seja, parte considerável do PMDB está dando um “pode parar” no dobradinha lava a jato/PSDB. Principalmente porque o Dellagnol declarou que os tucanos são santos e quem pecou foi o PT e PMDB.

    Apesar de não ser flor que se cheira, estou com ele. Principalmente porque peita a ditadura judicial, não recebendo oficial de justiça e fim de papo.

    Renan com todos as saus falcatruas é milhões de vezes menos nefasto aos interesses do país do que a casta fascista falso moralista da República de Curitiba.

  9. DE QUE SERVE ESSE DISCURSO EM TEMPOS DE GUERRA CIVIL

    Tarde Renan, muito tarde, não creio que nenhum cidadão mereça injustiça, mas você praticou também ao aceitar o impedimento da Dilma. Mas parafraseando a Ministra do STF no menos que você, parece que foi ouvida e todo mundo passou a ter a adácia do canalhas. O MORO manda no BRAZIL com Z mesmo, tem como sócio CUNHA, TEMER, GLOBO e etc. Cuna está preso como garantia da entrega do produto todo.

  10. Se o STF tivesse agido…

    Copiando um desenho do Pica Pau: “Se o STF tivesse agido quando era necessário, nada disso teria acontecido”. 

    Esse Renan é um esgoto. Critica imprensa mas tem afiliada de TV (qual mesmo?) 

    Rouba mas não querem que investiguem…

    Legisla defendeno interesses. Ah vai, né…

    Muito cara de pau.

  11. Histórico que nada…
    O contundente e verdadeiro, porém tardio discurso de Renan, já foi proferido pelo cidadão comum e consciente. E lá atrás, quando os abusos ainda podiam ser corrigidos.
    A diferença dos grandes políticos, do estadista para os Renans da vida está no “feeling”, na percepção do momento histórico para ações consequentes.
    Renan foi presidente do Senado e do Congresso quando os abusos já mostravam potencialidade deletéria irreparáveis.
    Mas até ali Renan e os seus estavam aparentemente fora do alcance do arbítrio. O silêncio e a omissão se mostravam convenientes.
    Com o tempo Renan cedeu aos argumentos de Jucá. Optou pela saída da tangente. A saída aparentemente mais facil. Associou-se aos golpistas.
    Recusou-se a denunciar e a enfrentar os abusos.
    Agora, ele próprio, se acha diante do arbítrio. E seu discurso já não tem grandes consequências.
    Este é o destino dos covardes que,lamentavelmente, se confunde com o destino de um país de imbecis.

    1. …e eu concordo com você.

      …e eu concordo com você. Este discurso esta atrasado…SERIA sensato e histórico, quando a lava-jato DESVIOU das bitolas legais. Hoje é só o bafo quente, da pf e mp,  no pescoço do “Renanzinho” ( gov. de Alagoas, investigado) e sua súplica de “socorro papai”.  🙁

       

  12. no dos outros

    Renam levantou qual bandeira para ajudar Dirceu? E para o Genoino, o biliardário?

    Nenhuma? E para condenar o golpe de 2016 do qual ele foi chefe? E contra o sequestro de blogueiro?

    Renan, ao “menas” defendeu o levantamento TOTAL do sigilo discricionário da lavajato?

    Não? Então ele apenas advoga em causa própria. 

    1. Pera lá camarada, o Renan

      Pera lá camarada, o Renan nunca foi nem do partico do Dirceu e do Genoino.

      A Dilma, pelo contrário, que era Presidente, detinha muito mais Poder que ele e nada fez.

      O fato dele estar falando agora é melhor que nada.

      Temos que pensar, acima de tudo, em nosso País.

      Chegamos a este ponto muito pelo motivo da disputa partidária, em meio a essa disputa as corporações juridicas cresceram em cima da gente.

  13. Renan não tem nenhuma

    Renan não tem nenhuma credibilidade.

    Além de ser bandido, ele ficou calado quando outras pessoas começaram a ser perseguidas por Sérgio Moro.

    Ele demonstrou algum estranhamento ou indignação quando José Dirceu foi preso?

    Não.

    Então foda-se. Não ficarei indignado quando ele mesmo for engaiolado com ou sem justiça. 

  14. Histórico seria há dois anos

    Seria um discuso histórico se tivesse sido feito há dois anos. Neste momento é só uma peça de defesa do Renan.

  15. É hora do País voltar a se

    É hora do País voltar a se unir.

    Renan, Lula, FHC, Gilmar e algum general com comanda da tropa, devem sentar e conversar para tentar resolver a situação atual.

    Caso contrário, a situação só se agravará e o Pais corre o risco de se desintegrar.

     

  16. Enquanto a ORCRIM do MPF agem
    Enquanto a ORCRIM do MPF agem organizados e juntos, os senadores e os políticos agem em separado fazendo essas auto defesas que no fim não surtem efeito algum. Esses senadores o congresso precisa deixar de cada um agir por si e todos se organizarem de vez e enquadrar com leis de abuso de autoridade e prisão para delegados ,juízes e procuradores que agem fora dá lei.
    Fizessem isso na primeira relação vazada tudo seria anulado e a lava jato não teria se tornado essa operação contra fora dá lei repleta de abusos e relações torturadas e seletivas, acabaria com essa semente maligna que faz uso de métodos ilegais e parceiras com a mídia , e toda essa pré condenação e prisões ilegais , coercitivas. Agora é necessário rapidez e coragem para desarmar e por em cana esses mafiosos torquemadas do poder judiciário.

  17. Renan? O que presidiu a

    Renan? O que presidiu a patuléia no impeachment???

     

    Histórico ou histrionico????????? È mais um que está no sal e quer se salvar, agora que ele é senador-de-piso (rsssssssssssssss)……………

  18. senhor renan: a terceirização

    senhor renan: a terceirização vai ser votada no senado? então os brasiliros pedem para que o senhor comande a justiça e acabe com ela.

  19. Coroné

    Coroné safo, malabarista e ensaboado.

    No palco ou nos bastidores, mas sempre no poder.

    Não é de esquerda, não é de direita, é centro, como convém; é equilibrista, pende pra cá ou pra lá conforme o vento.

     

  20. Inacreditável!!!!

    O senador Renan Calheiros (PMDB), na quarta (22), para fez um discurso histórico contra arbitrio.

    Caso eu fosse um marciano e pousa-se hoje no Brasil o que eu diria?

     

     

  21. Vimos um discurso longo,

    Vimos um discurso longo, inflamado, e um senador que se sente ultrajado por Moro, Janot e a imprensa, cujo texto contém o suficiente para entendermos tanta indignação. Infelizmente, dos que estavam na platéia, alguns, como Aécio, por exemplo, nada teria a queixar de nenhum dos acusados por Renan. 

    O maior destaque desse discurso se dá num momento em que já passou da hora do Ministério Público e da Polícia Federal se darem conta de seus limites, pois quando não é uma corporação a denegrir imagens de pessoas públicas, de empresários, entre outros, é a outra a fazer lambanças tais que só desservem ao País, como foi o caso da Carne Fraca.

    Mas, destaque maior mesmo ocorre em face do autor do discurso, visto que outras falas de mesmo teor já acontecem todos os dias, porém expressas nas vozes de Requião ou de petistas. 

    Pena que a credibilidade de Renan é discutível sempre, sobretudo após o episódio do golpe, quando ele foi menor mil vezes que outros antagonistas de Dilma. 

    O que faz um homem público ser respeitado em vida e no pós-morte é a sua coerência, e isso Renan já demonstrou o suficiente para sabermos que ele não tem.

    Defender Lula, ou o blogueiro Eduardo Guimarães, foi somente uma das facetas de Renan. Por que não defendeu Lula no exato dia em que foi sequestrado e humilhado pela PF a mando de Moro? Ou seja, aquele episódio se insere às pautas do discurso muito mais por uma esperteza pessoal do senador.

    Quisesse de nós, como eu, aplausos por esse discurso, que não tivesse trabalhado nos bastidores como um covarde, e fosse ao menos um pouco do que tem sido seu correligionário Requião, que se mantem no partido, sem, contudo, aceitar coisa alguma do que propõe a corja dos malandros golpistas, da qual fa parte exatamente ele: Renan..

     

  22. Só agora que ele chegou a

    Só agora que ele chegou a essa conclusão! Porque quando presidente do senado, não se opôs ?E deixou chegar onde estamos? 

  23. Renan represente a “visão antártica” de mundo

    STF deu a Renan um palanque que, num país sério, ele não teria. Pena que uma parte dos jornalistas mais críticos estão em petição de miséria. Aceitam qualquer coisa para levantar o moral. O país está à bancarrota. Ouvir discursos de Renan e achar o máximo? Parei! 

    1. Se dessa guerra dos fascistas

      Se dessa guerra dos fascistas da República do Paraná contra o estado de direito parir,  através do Renan, uma lei contra o abuso de autoridade pra mim já está de bom tamanho.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador