Defesa cobra Pazuello por falta de oxigênio em cidades do interior do AM

Além de Manaus, outras cidades do interior do Amazonas e também do Pará, na divisa com o estado, estão sofrendo com a falta de oxigênio

Funcionários transportam cilindros ao lado de câmara frigorífica de corpos – Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real

Jornal GGN – Além de Manaus, outras cidades do interior do Amazonas e também do Pará, na divisa com o estado, estão sofrendo com a falta de oxigênio. O cenário alertou integrantes do Ministério da Defesa, que vem cobrando respostas da Saúde, capitaneada por Eduardo Pazuello.

A crise do abastecimento do insumo há duas semanas também atinge as fronteiras do estado. O cenário acompanha o aumento no número de casos e internações por Covid-19 nos últimos dias na região.

Jornais noticiaram que pelo menos 6 pessoas morreram por asfixia na cidade de Faro, ao oeste do Pará, somente desta segunda para terça-feira (19). Outras 18 faleceram por falta de oxigênio em cidades do interior do Amazonas na última semana.

Em Coari, no interior do Amazonas, o hospital regional registrou a morte de 7 pessoas que estavam internadas, também por asfixia. Outras municípios do estado, como Manacapuru, Nhamundá, Itacoatiara e Parintins, já foram identificados problemas de estoque de oxigênio pelo Ministério Público Federal (MPF).

Na comunidade Nova Maracanã, na pequena cidade de Faro, Pará, 34 pessoas estão hospitalizadas. “As hospitalizações na cidade atingiram níveis que não vimos no primeiro pico. Os polos que nos abastecem, que são Manaus, Parintins e Santarém, estão sem nada”, disse o prefeito Paulo Carvalho (PSD), em reportagem à Folha.

Nesse sentido, o aumento dos casos graves em regiões ainda mais remotas e de difícil acesso preocupou aliados do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, que vem cobrando do Ministério da Saúde medidas para a entrega de cilindros de oxigênio e da vacina nas localidades.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador