Para Humberto Costa, Bolsonaro pode ser indiciado

Em entrevista, senador do PT afirma que CPI da Pandemia deve avançar em outras fontes, sem deixar de apurar corrupção na compra de vacinas

Senador Humberto Costa (PT-PE). Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Jornal GGN – O recesso do Congresso Nacional abriu duas dúvidas: sobre uma possível perda de relevância da CPI da Pandemia, e qual será o impacto da desaceleração dos trabalhos da comissão.  Contudo, na visão do senador Humberto Costa (PT), os trabalhos devem reforçar os pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro caso os crimes de responsabilidade venham a ser identificados.

Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, Humberto Costa diz não ter dúvidas de que o presidente pode ser indiciado, e três ou quatro cenários são levados em conta.

“O primeiro é o dos crimes de responsabilidade, e o presidente os cometeu. Ele, por exemplo, atentou contra a vida das pessoas, não cumpriu seu papel de proteger o direito à vida”, disse Costa, citando ainda os crimes comuns – “Ele (Bolsonaro) cometeu crimes contra a saúde pública, disseminou a pandemia, boicotou medidas para prevenção da ampliação do coronavírus. E cometeu crimes contra os direitos humanos. Se aprovarmos o crime contra a humanidade, o crime de genocídio, também cabe uma representação junto ao Tribunal Penal de Haia”, disse o senador.

Quanto aos trabalhos no recesso, Costa diz que ainda tem muita coisa para análise, tanto que o presidente da CPI, o senador Omar Aziz (PSD) solicitou junto à Polícia Federal e à Receita Federal o aumento nas equipes. “Além disso, nesse período vai haver um compartilhamento de informações e apoio das equipes que estavam assessorando a CPMI das Fake News. Precisamos avançar nessa área, que foi muito importante, e que é chave”.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador