49 crianças brasileiras estão nos campos infantis dos EUA

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Quarenta e nove crianças brasileiras estão separadas de seus pais naqueles abrigos que o governo de Donald Trump considera como ideal para quem tenta entrar nos EUA ilegalmente. O cônsul-geral adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa, em entrevista à EBC, afirmou que não há detalhes acerca da idade das crianças nem onde estão abrigadas.

Segundo Santarosa, o Departamento de Segurança interna dos Estados Unidos (DHS) apenas informa o nome do abrigo, sem especificar o endereço. O governo do país faz a triagem para saber a nacionalidade da criança e informa somente isso. 

O cônsul adjunto vê nisso um problema, já que o trabalho dos diplomatas brasileiros será pesquisar onde estão essas instituições e fazer contato com os abrigos. Para ele será difícil por falta de informações precisas.

Ele informou que inicialmente tinha conhecimento de 8 casos de crianças em abrigos e estas informações chegaram até ele ‘por meio do contato de pessoas com o serviço de apoio a brasileiros no exterior’. No dia da entrevista recebeu mais uma informação, mas os casos foram comunicados por parentes. No entanto, na entrevista, o representante do governo brasileiro não especificou há quanto tempo isso ocorreu.

Segundo ele, a preocupação é colocar as famílias em contato. Mas daí lista as dificuldades: localizar as crianças, visitá-las, verificar as condições em que estão e, só então, fazer o contato com as famílias. E tudo isso sem interferir na questão judicial dos Estados Unidos.

“O governo brasileiro não tem como pedir a libertação [dos pais e das crianças que imigraram ilegalmente para os Estados Unidos]. É como se você imaginasse que o governo norte-americano chegasse no Brasil e pedisse para soltar um preso norte-americano, não dá”, esclarece ele.

O cônsul-adjunto contou a história de uma mãe que não sabia onde estavam os filhos. Ele diz que entrou em contato com a mãe e contou que os filhos estavam detidos, coisa que ela não sabia pois tinham sido separados na fronteira. “Então demos a notícia a ela de que eles estavam bem. E conseguimos fazer um telefonema [entre mãe e filhos] e ficou acertado com o abrigo das crianças e a prisão da mãe de que eles se falarão uma vez por semana.”

Santarosa completou que os brasileiros em situação semelhante devem contatar o serviço de assistência consular do Itamaraty.

A separação de famílias na fronteira dos Estados Unidos com o México é resultado da política de “tolerância zero”, adotada pela administração Donald Trump. Os imigrantes ilegais, mesmo quem procura asilo, são presos e respondem por crime federal. Em seis semanas, mais de 2 mil crianças foram separadas dos pais e levadas para abrigos.

Com informações da Agência Brasil

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cônsul preguiçoso ou de má fé?

    Ele nao pode solicitar a liberdade de presos adultos brasileiros nos EUA, mas claro que pode pedir a liberaçao das crianças para as famílias no Brasil. Ainda estariam separadas dos pais, mas estariam com a família maior. 

  2. estas crianças estão precisando de PROTEÇÃO CONSULAR…

     não só de assistência consular

    porque há infração a uma norma do direito internacional

    1. dar assistência é uma coisa…

      e se impor diplomaticamente visando proteger seus nacionais, PROTEÇÃO CONSULAR,

      é outra completamente diferente

  3. QUINTOMUNDISTA 88 ANOS DE PAÍS FASCISTA

    Onde está o “Povão” dos Direitos Humanos? Direitos Humanos do Povo Brasileiro, do Cidadão Comum não interessa? Como uma Nação do porte do Brasil permite que dúzias de Crianças Brasileiras estejam presas nos EUA sem uma única menção das nossas Autoridades? Onde está o ECA? Onde está a pressão Governamental Brasileira frente aos Governo dos EUA? Onde estava nossa Imprensa? Onde está o Ministério das Relações Exteriores? Onde estava nosso Poder Judiciário em todas suas Instâncias, que vivem passeando nos EUA, na busca desesperada em destruir nossa Economia, Soberania e Empresas Nacionais e não viram estes “BRASILEIROS”, carentes de um Governo, de uma Nação, de Apoiio Governamental e Institucional? Onde estava o BRASIL? Realmente Somos Representados por VIRA-LATAS. Somos de muito fácil explicação. Quanta Mediocridade !!!!!

  4. Subserviência

    Governo subserviente, anão diplomático, capacho dos Estados Unidos. O Brasil comandado pela quadrilha golpista é uma vergonha mundial. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador