Alexandre de Moraes pode ser AGU em eventual governo Temer

Jornal GGN – De acordo com a Folha de S. Paulo, o vice-presidente Michel Temer teria convidado Alexandre de Moraes, secretário de Segurança Pública de Sâo Paulo, para a Advocacia-Geral da União em um eventual governo. O secretário teria recebido o convite na manhã de ontem, quando foi visitar o vice em sua casa para um café da manhã.

Alexandre de Moraes é secretário de Segurança desde o fim de 2014 e é alvo de críticas por causa da atuação da polícia em protestos e da própria Secretaria em relação aos dados sobre violência. Na semana passada, Moraes comandou pessoalmente uma operação contra torcidas organizadas. Segundo a Folha, delegados da Polícia Civil disseram que a operação foi uma ação política para dar mais visibilidade ao secretário.

Da Folha

Temer chama secretário de Segurança de SP para AGU em eventual governo

 

O vice-presidente Michel Temer convidou o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, para assumir o comando da AGU (Advocacia-Geral da União) em seu provável governo.

Segundo a Folha apurou com interlocutores do peemedebista, o atual secretário do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ficaria responsável por fazer a ponte do governo com o STF (Supremo Tribunal Federal) e os demais tribunais de justiça.

Se aceitar o convite, Moraes terá como primeira missão acompanhar, em nome de Temer, o processo de impeachment de Dilma Rousseff. Sua tarefa será estabelecer uma boa relação com o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, que comandará o processo.

Temer se tornará presidente interino em maio caso o Senado confirme, por maioria simples, o aval dado no domingo pela Câmara dos Deputados ao impeachment, como hoje parece provável. Haverá então um intervalo de até 180 dias para o julgamento de Dilma pelos senadores, sob a presidência de Lewandowski, que poderá resultar na cassação definitiva da petista.

MISSÕES

Caso o processo de afastamento de Dilma seja confirmado e Temer assuma definitivamente a Presidência, Moraes terá a meta de fazer andar a reforma política. Ambos são constitucionalistas e têm boa relação.

Também caberia a ele, de acordo com o desejo de Temer, articular a atuação conjunta dos ministérios da Justiça e Defesa, com a utilização das Forças Armadas, no combate ao tráfico de armas e drogas.

COTA PESSOAL

Não está definido se a eventual nomeação de Moraes significaria participação do PSDB no governo ou se ele iria na cota pessoal de Temer.

Moraes recebeu o convite na manhã desta terça-feira (19), quando esteve na casa do vice-presidente em São Paulo para um café.

A Folha apurou que o secretário respondeu que, antes de aceitar o convite, teria de falar com Alckmin.

Moraes deixou o PMDB em dezembro do ano passado para se filiar ao PSDB. O secretário de Segurança Pública chegou a ser cotado como o possível candidato tucano à Prefeitura de São Paulo.

No entanto, dois dias antes de abonar a ficha de filiação de Moraes, Alckmin declarou, em jantar com empresários, apoio a João Doria.

Moraes assumiu a pasta da Segurança Pública em dezembro de 2014, substituindo Fernando Grella.

Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), ele é promotor de Justiça. Entrou no Ministério Público de São Paulo em 1991 como primeiro colocado no concurso.

Também foi membro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) entre 2005 e 2007.

Na gestão de Gilberto Kassab, hoje no PSD, na prefeitura paulistana, ele ganhou o status de “supersecretário”, quando acumulava o cargo de secretário de Transportes e Serviços, além da presidência do Serviço Funerário Municipal, da SPTrans e da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

 

Redação

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uau. O PCC chegou no

    Uau. O PCC chegou no poder! 

    Brasillllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll O direito ao roubo, especialmente da merenda de nossas crianças,  vai ser lei agora.

    1. Acho que esse cara vai é

      Acho que esse cara vai é querer colocar as FAs para proteger o pcc! Nada é tão ruim, que não possa piorar!

  2. O golpe paraguaio paulista

    O golpe paraguaio paulista vai formando a brigada dos sem-voto.

    Esse cidadão truculento que costuma mandar a polícia bater em estudante é uma amostra do que nos espera.

    Oremos!

  3. Temer vai colocar paulo

    Temer vai colocar paulo Roberto Costa na diretoria da petrobrás, vai comprar uma refinaria que vale 50 milhões por 1 bilhão, vai construir um porto em Cuba gastanto 500 milhões.

    Em 2017 teremos uma queda no PIB de -4%.

    Vai reconduzor ao cargo da agu Luís Inácio Adams.

     

      1. Destalhe irrelevante.

        Destalhe irrelevante. Qualquer que seja o cargo dela ela também ficará sujeita à governança criminosa do PCC. 

  4. A minha pergunta ao

    A minha pergunta ao Secretario continua valendo:Por que viaturas da Policia Civil com tres ou quatro agentes fazem segurança para os Shoping´s em Sao Bernardo do Campo?

  5. O Nassif deve estar rindo (ou

    O Nassif deve estar rindo (ou chorando) sozinho…Acho que o temer precisará mesmo de um elefante acéfalo para defender o possível (des)governo dele.

  6. PERIGO! GRAVÍSSIMA AMEAÇA AOS MOVIMENTOS SOCIAIS E AOS DH

    Jornalistas independentes e democratas e caros leitores,

    Ante a esse convite ao alexandre moraes, para uma cadeira de ministro do governo ilegítimo e golpista que será o da dupla bandida temer-cunha, conclamo TODOS os jornalistas independentes a uma CRUZADA para desconstruir esse truculento e fascista que hoje ocupa a SSP de SP.

    Alô,Luís Nassif, Marcelo Auler, Fernando Brito, Paulo Nogueira, Altamiro Borges, Eduardo Guimarães, Mário Magalhães, Paulo Nogueira, Carlos Fernandes, Joaquim de Carvalho, Paulo Nogueira, Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim…

    NÃO PODEMOS NOS OMTIR DIANTE DESSA GRAVÍSSIMA AMEAÇA AOS MOVIMENTOS SOCIAIS, AOS MAIS POBRES, AOS EXCLUÍDOS, AOS QUE DEFENDEM OS DIREITOS HUMANOS DA MINORIAS SEMPRE ALIJADAS DOS CENTROS DE DECISÃO DO ESTADO.

    CONCLAMO OS JORNALISTAS INDEPENDENTES E OS LEITORES DO BLOG QUE DENUNCIEM JUNTO Á IMPRENSA INTERNACIONAL, JUNTO ÀS ENTIDADES INTERNACIONAIS DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS, AS ATROCIDADES COMANDADAS E/OU PATROCINADAS POR ALEXANDRE MORAES, QUE HOJE COMANDA UMA DAS MAIS VIOLENTAS E ASSASSINAS POLÍCIAS DO BRASIL: A DE SP.

     

     

  7. Eu acho é pouco!

    Os membros das carreiras da AGU (Procuradores Federais, Procuradores da Fazenda Nacional e Advogados da União) formaram nos 14 anos de governo do PT uma das mais ativas, virulentas e vigorosas tropas contra o Governo. 99% deles são defensores árduos, incansáveis e ativíssimos do impeachment. Nenhuma outra categoria de servidores públicos federais tem tanto ódio de Dilma e Lula, nem mesmo os Policiais Federais ou os servidores do Judiciário.

    Ontem soltaram uma nota acusando o Cardozo de estar fazendo “advocacia de partido” ao invés de “advocacia de estado”. O presidente da ANAUNI (Associação Nacional dos Advogados da União) chegou a ressaltar que o Cardozo atacou Eduardo Cunha, “que não foi condenado ainda” – http://glo.bo/1pflWrh.

  8. Tá certo que o comandante do

    Tá certo que o comandante do exército falou que os militares não vão se meter em política, mas a coisa chegou num ponto de descalabro que eu já estou a me perguntar: será que ele fala por todos os militares das 3 forças?

  9. deve ter sido nesse serviço

    deve ter sido nesse serviço funerário que o nobre tucano

    aperfeiçoou sua truculencia na perseguição a seus adversários políicos….

    o golpe é internacional, atendendo aos interesses petroleiros representados

    pelos irmãos koch, aqueles que subsidiam as infames entidades e movimentos direitistas

    que criaram aqueles robozinhos que enganaram os ingenuos deputados,

    engodando-os para que pensassem que robozinho vota…

    para desnudar ainda mais a atividade desses canalhas,

    nada melhor do que a palavra…

    o grande poeta w.h. auden desnuda-os em ” funeral blues”….

    aliás, muito apropiado para quem dirigiu um serviço funerário…

    boa leitura!

    e ve se para de perseguir seus asdversários políicos

    e os movimentos sociais….

     

  10. Quis dizer isso desde o outro

    Quis dizer isso desde o outro post do Nassif, mas agora o faço. Estão preparando terreno político para o Alexandre de Morais ser futuro ministro do STF. Um novo Gilmar.   Mais do que nunca a eleição de 2018 será fundamental para o campo progressista, diante da troca de alguns Ministros do STF.

    1. Pelo jeito, quem vai viver o

      Pelo jeito, quem vai viver o inferno é a gente. O cara aí, é trulência pura. Foi escolhido à dedo. É uma sinalização bem forte de como um eventual governo dos golpistas pretende lidar com manifestações de descontentamento.

  11. Michel

          É ponto pacifico, intransigente, em todas as FFAA , quanto ao não envolvimento no combate ao trafico de drogas, quanto as ações de fronteira relativas ao trafico de drogas e armas, é possivel a colaboração, como já ocorre, entre as FFAA e DPF, nas regiões de segurança de fronteiras ( 160 Km dentro do TON ), se vc. quiser melhorar esta parte, descontigencie as verbas do SisFron, e não invente modinha, para seu não-eleitorado.

           O EB não é policia, nem quer um “Plano Colombia” para o Brasil, a experiência internacional referente a utilização de FFAA no combate ao trafico de drogas, não deu resultado em lugar nenhum, só problemas e sérios.

  12. E teríamos a situação curiosa

    E teríamos a situação curiosa de um Golpe sendo constitucionalizado por duas figuras menores do nosso constitucionalismo recém saído das fraldas, diante de um STF atônito que não tem um único constitucionalista de carreira: daremos posse ao Temer, que ninguém nunca leu; e ao Alexandre de Moraes, que criou fama com um livro compilando jurisprudência saída da cabeça dos ministros do STF, e sendo secretário de autoridades estaduais, sem que se saiba de uma grande idéia escrita por ele mesmo. Enquanto isso, perdemos o esplendor de um José Afonso da Silva para uma ditadura, ao mesmo tempo em que surge o Mendes em plena construção da democracia. Se surgissem trocados, teríamos gente brilhante para os dois períodos. O Brasil é a terra dos frutos fora de época, o perfeito significado da palavra temporão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador