Um discurso histórico de Dilma Rousseff

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – A presidente Dilma Rousseff decidiu dar uma entrevista coletiva à imprensa, nesta segunda-feira (18), no Palácio do Planalto, sobre a aprovação do impeachment pela Câmara dos Deputados. 
 
Um discurso histórico de Dilma Rousseff

Na fala de abertura da entrevista coletiva, Dilma Rousseff começou explicando a questão das “pedaladas”, negando irregularidades. São atos técnicos baseados em laudos técnicos e que não visavam benefício pessoal.

Explicou que atos administrativos do presidente se baseiam em toda uma cadeia de decisão, técnica, jurídica. “Todos sabem que é assim”, diz Dilma. “Não há contra mim nenhuma acusação de enriquecimento ilícito, de contas no exterior.

Manifestou espanto com o fato de quem praticou atos ilícitos e tem conta no exterior tratar de questão tão grave.

Queixou-se das pautas-bomba no Congresso, que praticamente paralisaram a administração. E também as coberturas-bomba, a insistência de apontar qualquer falha do governo e não se reconhecer nenhum avanço. Projetos importantes para retomar o investimento ou não eram votados ou postergados.

“Provoca uma imensa sensação de injustiça e uma violência no Brasil contra a verdade, a democracia e o estado democrático de direito”, desabafou. “É ruim para Brasil que o mundo veja que nossa jovem democracia enfrenta um processo com tão baixa qualidade, na formação de culpa do próprio presidente”.

“Se não se reconhecem os direitos da presidente, o que não seria possível fazer com os cidadãos brasileiros?”, enfatizou.

A aceitação da abertura do processo de imepachment foi uma espécie de vingança pelo fato do governo não ter aceitado negociar os votos na Comissão de Ética, informou.

“Saio com indignação pelo fato do rosto estampado na imagem transmitida para o mundo foi o rosto do abuso de poder, com descompromisso com a democracia”, disse ela. “Na juventude, lutei por convicção contra a ditadura. E agora também enfrento com a mesma disposição um golpe institucional”.

O sentimento de injusutiça permeou toda sua fala. “Usa-se de uma aparência para o mais abominável crime contra uma pessoa: a injustiça”.

Depois, mencionou a questão da legitimidade de governantes.

“O único governo que pode representar o povo é aquele pelo voto secreto, direto. Tentativa de eleição indireta por conta de quem não tem voto não confere legitimidade”.

Finalmente, o desabafo contra o vice-presidente: “Em nenhuma democracia um vice presidente conspiraria contra a presidente e seria respeitado. A sociedade humana não gosta de traidores. O mundo e a história observam cada ato praticado neste momento. Nos tempos muito difíceis a história está presente. O mundo e a história observam cada ato praticado neste momento. Nos tempos muito difíceis a história está presente”.

 

78 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Batalha no Senado

    Hoje a Presidenta Dilma tem cerca de 21 votos no Senado federal, precisará de 28 votos para impedir a perda do mandato.

    Precisará de sete votos deste grupo de senadores

    Eunício Oliveira–PMDB – CE

    JaderBarbalho–PMDB – PA

    Renan Calheiros–PMDB – AL

    Acir Gurgacz PDT – RO

    Elmano Férrer-PTB – PI

    Fernando Collor PTC – AL

    Otto Alencar PSD – BA

    Roberto Rocha PSB – MA

    Walter Pinheiro – BA

    Lembrando que Marta Suplicy(PMDB-SP) e Cristovam Buarque (PPS-DF) declararam voto a favor do impedimento.

      1. Difícil, mas não impossível

        É provável que veremos até reversão dos votos de Marta Suplicy e Cristovam Buarque.

        Vamos aguardar…

        1. Não creio que seja possível.

          Acredito que, infelizmente, Dilma será apeada do poder pela conspirata de Temer&Cunha em menos de 30 dias.

          O que fazer agora? Na minha opinião trabalhar para 2018.

          Temer é o Coalhada da política, um jogador de futebol que se atrapalha com as pernas e chama a bola de vossa excelência.

          Dois anos de um governo (PMDB+PSDB+DEN+PPS) ilegítimo favorecerá uma ampla coalização de esquerda nas eleições de 2018.

          1. Se eles deixarem a gente

            Se eles deixarem a gente votar, né? Acho que não vão mais correr esse risco. Emenda parlamentarista tá em tramitação.

          2. “O que fazer agora? Na minha

            “O que fazer agora? Na minha opinião trabalhar para 2018.”

            Esqueça.

            Os golpistas gastaram bilhões de reais durante os três últimos anos para desetabilizar o governo, comprar juizes, procuradores, delegados das PF, pagar o noticiário negativo durantes anos, pagar jornalistas para denegrir o governo durante anos e votos no último domingo sem falar em outras despesas como trolls, milicias de rua, etc etc.

            Depois de tudo isto você acredita que vão se arriscar a entregar tudo em 2018?

            Acredito que nunca mais votaremos para presidente.

  2. HAY QUE HACER MAS GRANDE EL MERCOSUR
      CAROS IRMÃOS BRASILEIROS: EU SOU um argentino abrangidos pela referida ACONTECE NO BRASIL, nossa inimizade é SÓ no futebol, no entanto nosso MELHORES JOGADORES ESTÃO PRESENTES como irmãos em Barza … chegar a um acordo, o fim da luta entre VOCÊ, IN Afica dizer que quando os elefantes lutam, sofrem SÓ pastagem. BROTHERS muito de você depende, precisamos de uma forte PARA O BRASIL nos ajudar a melhorar, fazer a paz, um coração ABRAÇO DE LA PLATA ARGENTINA.

     

  3. precisará apenas que os senadores entendam o seguinte…

    impeachment, se possível, mas com justiça sempre ou a qualquer preço

    ou seja, se ela cair, cai tudo que temos simbolizando justiça

  4. Um pronunciamento contundente
    Do meu ponto de vista por mais paradoxal que pareça a presidenta estava mais solta, como que liberta. Foi sem dúvida, pela simplicidade e ao mesmo tempo pela contundência das verdades postas um dos seus melhores pronuncuamentos.

    1. Eu também estou com essa

      Eu também estou com essa sensação. E por mim também. Fui em todas as manifestações, escrevi para deputados, levantei o moral dos colegas. E cada vez com mais certeza do lado certo do muro. Do outro lado, pode ser ilusão minha, mas percebi algumas pessoas mais agressivas; talvez incomodadas com o “debate” de ontem. Podemos contar nos dedos os deputados do lado oposicionista que votaram pelo golpe e fizeram alguma referência a cunha.

    2. Tranquila não por confiar na

      Tranquila não por confiar na justiça, afinal insiste que está sendo injustiçada. Mas tranquila por estar com a consciência leve e limpa, de saber que está do lado correto da Lei, da História, da moral e da ética.

  5. nassif  tente  abrir  a

    nassif  tente  abrir  a entrevista   voc e  vai  ver  que  esta sendo  sabotada  por que  aparece um  cara so  falando de futebol que nao tem nada a  ver  com o pronunciamento 

  6. Independe da posição crítica

    Independe da posição crítica com relação à presidente o total repúdio a esse processo injusto a que está sendo submetida. 

    A perda de seu mandato além de injusta abrirá um perigoso precedente: o da banal instrumentalização política de um mecanismo criado para ser usado em situações especialíssimas. 

    1. Nilva, nunca é tarde para

      Nilva, nunca é tarde para combater injustiças. É a luta eterna dos que são perseguidos e vilipendiados por instituições podres e homens indignos.

       

    2. Nilva, você não está

      Nilva, você não está enganada, infelizmente.  Mas ficar cobrando de Dilma o porque disso, porque daquilo, também não nos levará a lugar nenhum. Foi um erro não ter se comunicado mais, foi outro seu republicanismo, outro mais ter mercadantes e levys em seu governo em vez de lulas, etc., etc, leio isso todo dia. Não dá para mudar, foram erros, ponto. Mas a verdade, na falta de expressão melhor, vai o clichê: Dilma não foi impichada pelos seus erros, mas pelos seus acertos. Pense comigo, se ela cometeu tantos erros, e cometeu mesmo, nós que votamos nela (imagino que você tenha votado), também erramos? O que posso afirmar, da minha parte, é que se pudéssemos voltar ao dia da eleição, e os candidatos fossem os mesmos, eu repetiria meu voto para ela, no 1º, 2º, 3º…turnos, com a mesma convicção, mesmo que soubesse como sei hoje que ela cometeria esses erros. Dilma não recebeu impeachment por seus erros, ela (e nós também) foi declarada impedida por uma quadrilha. E aí sim está um erro enorme, que desde ontem me deixa boquiaberto, até porque não sei como corrigi-lo: Esse Congresso foi eleito!!!  E esse Congresso não representa nada, é infinitamente pior que seus eleitores. Como isso pode acontecer? Não sei. O que sei é que Dilma é uma mulher forte, fortíssima, e não se fragilisa nunca. Mas neste momento o que menos ela precisa é de críticas. E mesmo que não peça, vamos dar a ela nossa solidariedade, nosso amor e nossa gratidão.

  7. Pagou

    Pagou pela incopetência política, por não gostar de política e de políticos. Estava no cargo errado!!!!!!

    Infelizmente esse é o fato que tem de ser visto, ninguém foi mais culpado do que ela, somente o Lula que a colocou lá sem dar atenção aos seus instintos pois tenho certeza que lá no fundo ele sabia que ela não estava preparada para assumir o maior cargo político do Brasil.

    Não sou o senhor da razão mas para mim qualquer outra justificativa me soa como não querer ver o que está bem na frente do nariz, e sinceramente pouco importa se ela é ou não honesta, ou se cometeu ou não algum crime……

  8. raros, em muitos(as), e encantadores momentos…

    os que ela demonstra que pouco se preocupa com ela mesma

    preocupa-se muito mais, mas muito mais mesmo, com a visão que outros países poderão formar do Brasil no caso de um impeachment sem justiça, sem crime ou sem qualquer necessidade lógica, a não ser a necessidade dos golpistas fugirem rapidamente da Polícia e da Justiça

    por qualquer critério de avaliação justo, se acontecer, o Brasil passará a ser considerado merecedor de cusparadas de qualquer um, até mesmo dos bandidos iguais, tiranos e traídores vis

    e de qualquer lugar do planeta

  9. A imprensa italiana trata  a

    A imprensa italiana trata  a  mulher de Temer ,já, como primeira dama e, confidencia  que está grávida e tem  tatuado o nome do marido na nuca.  Aproveita para comparar com a mulher de Macri que provocou encantamento em Obama. Ou seja, saímos do noticiário politico  para nos tornar  matéria de CARAS. Claro que, a galhofa do comportamento  dos  membros do legislativo  tornou-se mote  da mídia internacional. Doze  anos de construção de imagem nacional, auto estima e respeito foram  sintemática e minuciosamente destruídos ao longo desses dois  últimos anos. Trabalho artesanal  a quatro mãos, Moro e Globo.

  10. Game Over

    Entretanto, não devamos nos iludir. O Brasil não é um país tão sério que se possa compreender uma reviravolta no que está posto.

    Dilma pretende uma saída honrosa, sem caracterização do crime de responsabilidade que possa prejudicar sua história de lutas.

    Os senadores não são isso que se possa esperar de uma Câmara Alta. Basta imaginar num senador como Cristovam Buarque de um lado e Romero Jucá de outro.

    O jogo acabou, não sejamos tolos.

     

     

  11. Honestidade

    Discurso fantástico. Sincero, simples, autêntico…a presidenta precisa continuar fazendo falas desse tipo. Algo que vá ao encontro do coração das pessoas e mostre a todos quem ela é. Esqueça o PMDB e seus achacadores, dialogue diretammente com as pessoas. Vá na televisão e na internet, solicite do seu povo posicionamento da camara para votar as matérias, para explicar as pautas bombas, mostre e faça eles sentirem que você está do lado deles. Esse governo ainda não aprendeu a se comunicar. Um governo que quer o povo do seu lado precisa se comunicar diretamente com ele. Chega de querer se conciliar com as elites, esse tempo acabou. Faça o que sempre queríamos fazer e se caírmos o faremos com honra e verdade. Você pode fazer isso Dilma, você consegue transmitir humildade e verdade na sua fala. Deixe eles baterem panelas, a televisão tem uma abrangência muito maior do que as panelas…moro em Olinda e nunca ouvi uma panela por aqui. Fale diretamente com seu povo com humildade, sinceridade e verdade. Explique a eles com amorosidade o que estais passando… eles vão atender. E lembre-se…ser deposta por um bando de ladrões pode ser injustiça, mas não é vergonha nenhuma…na verdade…é a prova maior que a dignidade está comm você. É uma benção e não uma maldição. Forte abraço e muito amor e luz.

  12.  
    Realmente é de lascar o

     

    Realmente é de lascar o país ser governado por um Joaquim Silvério dos Reis. E o moleque do aécio da cunha, cafajeste que por culpa  do pusilânime fernando henrique, provaca toda essa lambança.

    Orlando

  13. Assistindo à entrevista, vi

    Assistindo à entrevista, vi as perguntas do repórter da Cultura dizer que essa televisão é imparcial, e que Dilma poderia usá-la quando quisesse. Piada tem hora!

  14.  As nossas tragédias. Mais
     As nossas tragédias. Mais uma mancha roxa na digna e decente Dilma Roussef.Os torturadores são os mesmos: família Marinho, Frias, Mesquita e Civita. Os ministros covardes (só mudaram algumas moscas) do STF e bandidos como Cunha, Temer e bando que usam a pátria e a família para esconder sua baixeza moral.  

    Caia a tarde feito um viaduto

    E um bêbado trajando luto

    Me lembrou Carlitos

     

    A lua tal qual a dona do bordel

    Pedia a cada estrela fria

    Um brilho de aluguel

     

    E nuvens lá no mata-borrão do céu

    Chupavam manchas torturadas

    Que sufoco!

    Louco!

    O bêbado com chapéu-coco

    Fazia irreverências mil

    Pra noite do Brasil

    Meu Brasil!

     

    Que sonha com a volta do irmão do Henfil

    Com tanta gente que partiu

    Num rabo de foguete

    Chora

    A nossa Pátria mãe gentil

    Choram Marias e Clarisses

    No solo do Brasil

     

    Mas sei que uma dor assim pungente

    Não há de ser inutilmente

    A esperança

    Dança na corda bamba de sombrinha

    E em cada passo dessa linha

    Pode se machucar

     

    Azar!

    A esperança equilibrista

    Sabe que o show de todo artista

    Tem que continuar

     

    1. Vou morrer e não vou ver meu

      Vou morrer e não vou ver meu Brasil se transformar num pais decente que respeita seus filhos. Minha filhota caçula acordou péssima hoje e triste, triste com o que viu ontem. Como explicar esse Brasil de iniquidades pra ela?

  15. Dormindo com o inimigo

    Surreal ver que Dilma tem que continuar “dormindo” com o inimigo. O vice conseguiu a façanha de sair de decorativo para protagonizar o papel de um dos maiores traidores da história política do Brasil.

  16.  
    Dilma, não aprendeu ainda

     

    Dilma, não aprendeu ainda .

    Tome todos os cargos do Temer e negocie no Senado.

    No  ES  faça uma faxina  pois são  indicações do paulista sem voto.

    Rápido e menos conversa  

  17. Discurso heróico pn

    Vamos deixar de viajar? A pessoa é incapaz de montar uma frente precária de 170 deputados compráveis a qualquer preço, estando no poder máximo da nação; essa pessoa seria capaz de derrotar na luta armada uma furiosa ditadura militar sul-americana na guerra fria?

    1. Esqueceu…

      Como diria Mané Garrincha: “esqueceu de combinar com os russos.”

      Qualquer tentativa de articulação de defesa recebia denúncia do PGR, Polícia Federal, mídia, imprensa.

      A reação deveria ter sido organizar a população.

      Todos assistimos passivamente o golpe.

      Cabe agora a resposta. Acordar os sindicatos, principalmente a cut em seu sono de catorze anos.

      Essa desarticulação também deve ficar uma parte na conta desta central.

      Será que agora virá a tão sonhada união das esquerdas ou vamos ficar olhando pro nosso umbigo

      e demarcando as diferenças tão caras a esses ególatras?

      Como machos territoriais ficamos mijando na nossa área e não nos aproximamos de ninguém.

  18. Se vão impichar a Dilma, vai ter que me impichar também

    Gostei muito.

    É uma história clara de alguem com CORAGEM PARA VIVÊ-LA!

    Pouquissimos viveriam desta maneira…

    Começa uma história que certamente vai virar livro e depois vai virar FILME!

    A história dela já se distinguiu de TODOS OS OUTROS POLITICOS!

    Se vão fazer o impeachment da Dilma, quero meu impeachment TAMBÉM!

    Quero perder meus direitos politicos por 8 anos!

    #queromeuimpechment

     

  19. Eu gostaria realmente que

    Eu gostaria realmente que houvesse uma radicalização. Povo na rua e luta pela democracia. Esquece Senado e STF, isso aí já aderiu ao golpe e é ilusão e ingenuidade apostar nessa frente. Só o povo na rua pode impedir a tragédia social que está para acontecer. Os movimentos sociais tem forças para isso, eu acredito. Agora acabou mobilizações “coxinhas”, eles não fazem mais nada. 

    Greve geral, estradas fechadas, tomar Brasília e ocupar o Congresso Nacional. Pátria ou morte. Devemos isso às gerações futuras, que precisam viver num país justo, e devemos às gerações passadas, que já derramaram tanto sangue por nós. E que o governo, através de Dilma e Lula, instigue essa luta. Chega de cabeça baixa, chega de confiar num jogo viciado (em que a gente sempre perde), sem acordos com golpistas e sem qualquer tipo de trégua. Se querem dar um golpe, que assumam as consequências.

    Precisamos de ações extraordinárias agora ou é o povo mais pobre que irá sofrer, via retrocessos sociais. O governo PRECISA vir com algo que nos dê para o que lutar – uma declaração, uma atitude, algo drástico e de peso – pois não dá para seguir as regras quando o adversário já deixou de segui-las. E Lula precisa ter um papel central nisso.

     

    1. Há muito escrevo comentários

      Há muito escrevo comentários neste blog e sempre afirmo que não vai acontecer nada porque o brasileiro é um FROUXO.  Desde sempre nos roubaram o futuro. A geração do golpe de 64 foi muito mais corajosa que a atual porque muitos colocaram em risco sua vida em prol da democracia. Até por isto, acho que a Dilma foi inocente ao acreditar demais na democracia e republicanismo das instituições brasileiras. Ela arriscou a vida pela democracia naquela ocasião e acredita cegamente nela(democracia), ao contrário dos seus adversários. Inclusive o STF. 

      No tempo, o grupo globo se encarregou de destruir qualquer amor próprio e o patriotismo do brasileiro. Aceitaremos como cordeiros o assalto ao sonho de um brasil melhor.

      Os venezuelanos foram muito mais corajosos do que os brasileiros quando a globo deles tentou derrubar o Chaves. Rapidamente derrotaram o golpe.

      Nós somos uns bananas e habitamos, agora sabemos, uma república de bananas que é a vergonha até para as repúblicas de bananas.

      Um fato ilustra o que digo. Alguém afirmou que dos últimos oito governos eleitos no brasil, quatro não terminaram o mandato. Três eram trabalhistas.

      Suspeito que um deles, o do Collor, que não era trabalhista, caiu porque afrontou a Globo.

  20. O que fizeram com a

    O que fizeram com a presidenta Dilma é algo repugnante. Porém, devemos reconhecer que o regime de exceção, injusto, descarado, abominável, truculento, bandido, acontece em todos os setores da sociedade brasileira, desde instituições universitárias “sérias” à periferia das grandes cidades.

  21. Caro Nassif
    Dilma cai.
    Ela é

    Caro Nassif

    Dilma cai.

    Ela é honesta e amadora.

    Os gangsteres estão vindo com tanques e a Dilma acreditando em flores.

    Não desmontou no começo e o golpe se agigantou.

    A ex URSS caiu se um tiro, Dilma cai sem um confronto.

    A estrada já foi montada, Dilma sai, rojões serão soltos.

    Voto do povo, não tem signficado para os nobres deputados e senadores.

    Saudações

     

  22. Discurso sem noção

    Infelizmente, o discurso de Dilma, foi extremamente sem noção. entre as “pérolas” de frases:

    “Estou tendo meus sonhos e direitos torturados”

    Este é o discurso de Dilma. ela está mais preocupada com os seus sonhos e direitos, do que em resolver a terrível crise econômica que assola o país, por conta de seu republicanismo irresponsável. Em nenhum momento ela citou o sofrimento do povo que é torturado pelo desmprego. Este discurso, foi a pá de cal que faltava para perder de vez a credibilidade de dilma.

     

    Incrivelmente desnorteada, até agora Dilma não percebeu que ela não está sendo apeada do poder pelas pedaladas fiscais, mas sim, por ter demonstrado absoluta incapacidade de debelar a crise econômica. Como uma pessoa de tão difícil entendimento poderia continuar a governar.

    Por mais golpista e criminoso que possa ter sido o golpe da oposição, realmente, a incompetência de Dilma torna compreensível que se queira derrubá-la do poder. Compreensível, embora talvez não justificável.

    Entre outras pérolas, ela diz que “se deve” apurar se deputados viajaram em jatinhos cedidos por empresários. Nesta parte já se vê que em seu republicanismo ingênuo ela não apenas não controla mais a Polícia federal, como acredita ingenuamente que a justiça acontecerá do nada.

     

    Acredito que a deposição de Dilma já é fato consumado. em poucos dias o Senado vai depor ela. Poucos na sociedade vão se opor a isto, e garanto que os 9 milhões de desempregados que ela ajudou a criar, é que não vão mexer um dedo para impedir que ela caia. Do alto dos seus 7% de aprovação, Dilma é praticamente indefesa.

    Se Temer fizer um governo minimamente mediocre, já será muito mais do que Dilma tem conseguido. e isto não será dificil, pois ele controla o Congresso, e controlará com mão de ferro o Judiciário, a Polícia Federal, sem contar que poderá nomear em breve 5 ministros do Supremo. Em fim, para um homem tão centralizador, e determinado, não será difícil governar. Bastará baixar um pouco o desemprego do nivel que está, para ser aclamado como herói, e isto não lhe seria difícil. e ainda assim teríamos um desemprego alto. rasgará a CLT, sem o menor remorso, provavelmente. talvez seja um Macri brasileiro.

    Da mesma forma que uma onça só ataca os mais fracos do rebanho, assim os golpistas só atacaram quando Dilma deu mostras de fraqueza ao governar. Republicanismo foi interpretado como fraqueza, acertadamente.

     

    O país voltará a crescer o PIB em breve, nos moldes neoliberais de FHC, com muita miséria, desemprego e corte de direitos trabalhistas, graças a inércia de Dilma, isto se concretizará em breve.

     

    1. Dilma

      O meus caros comentarista não se justifica um impedimento com apenas meias verdades, porque não assumem o golpe e falam que se trata de não governabilidade da Pesidente e assim se justifica seu impedimento.

  23. Cara Presidenta!!!

    Cada um colhe o que planta. Seu governo está colhendo sobre o a política econômia do segundo mandato. O retorno a política econômica colonial simples assim.

  24. Esse sempre foi o grande

    Esse sempre foi o grande problema do governo Dilma.

    Sempre age com alguns meses de atraso.

    Agora, pode dar a entevista que quiser. A vaca já foi para o brejo.

    Infelizmente, a Dilma e sua absoluta inabilidade política é a principal responsável pela destruição do PT e do legado do presidente Lula alem de ter colocado em risco o futuro de milhões de brasileiros.

    Digo isto com uma enorme dor no coração e temendo pelo futuro do nosso país, do ex-presidente Lula, porque, agora partirão com tudo para cima dele.

    Provavelmente será o José Dirceu de amanhã.

    Dia 17 de abril. Nunca esquecerei o dia mais triste da minha vida.

    1. Você tá certíssimo reagiu

      Você tá certíssimo reagiu muito tarde…Com certeza Lula será preso e vão mantê-lo  até quanto puderem lá. Infelizmente, ele vez uma escolha errada na indicação de Dilma, ela não soube lidar com a política, colocou gente muito fraca ao seu lado. Na verdade ela que se deixou o impeachment, pois foi presa facíl para ladrões e assaltantes do povo brasileiro. Mas isso, mostrou como o povo brasileiro, principalmente, a classe média é facíl de ser manipulada. Como uma sociedade sadia e descente pode aceitar que ladrões de um golpe numa presidente num jogo tão sujo.

  25. Não interessa a legalidade para todos esses a favor do golpe

    O discurso foi muito bom. A presidente esta correta em sua analise, mas não interessava aos deputados se havia ou não crime, o que lhes importava era salvarem-se de ser alvos de delações de Eduardo Cunha. Por isso que Eduardo Cunha continua à frente da Câmara. E no senado tem mais uns tantos na mesma situação. So nos restaria o STF. Ah, o STF!!!!!

  26. O poder não é para os fracos
    Dilma não adianta chorar, vc foi fraca, teimosa e intransigente, o pior erro foi manter o Zé da justiça e o Mercadante, depois vc fomentou um ódio virulento da classe media ao criar cotas em concursos públicos e nos reliogiosos com o tal kit gay, depois ficou criando leis p jogar a mulher contra o marido, para q isso? Se melhorasse a economia já melhoraria a vida de todos, e por último o erro fatal, não ter feito uma lei de médios.

  27. O TIRO SAIU PELA CULATRA, O JOGO VIROU, POR ISSO A PRESSA.

    Nassif, dissera em alguns comentários atrás que o jogo havia virado e virou, a derrota na Câmara foi uma vitória, foi possível o povo ver com quem Dilma lida todos os dias. A REVERSSÃO já é possível pela total falta de legitimidade que o congresso tramou, falo isso porque conheço as ruas, falei quando nada acontecia e o governo perdia as ruas, agora é diferente muitos dos adversários políticos entenderam o problema CUNHA. O congresso se desmoralizou a ponto de que já é possível ouvir os sons dos silêncios, o congresso deve ser dissolvido e convocado novas eleições, eu duvido se ao menos 90% não saem fora, mas Dilma tem que agir, ainda dá tempo, o STF é o caminho curto, mas pouco provável, parte faz parte disso tudo que está acontecendo, já é promissor um governo de esquerda e apenas com aliados de verdade, as traíras já tem lado, e o lado que escolheram e fraco de legitimidade. Cunha será preso em pouco tempo, se a justiça ainda tiver um só pouquinho de legitimidade deverá cobrar caro de CUNHA o dano causado ao BRASIL e sua economia. Jogo Virou, quase todo mundo se antipatizou com o CONGRESSO, aquela senhora mulher do prefeito preso é o símbolo da CÂMARA DOS DEPUTADOS.

  28. A COISA TÁ FEIA. SERÁ?

    Será que a coisa no senado está tão feia assim?

    Fazendo um levantamento dos senadores e suas posições, vejo alguma chance de êxito na barragem do golpe.

    Claro que não é nada muito profundo, um retrato meticuloso do senado federal, mas apenas um idicativo.

    Dos 81 senadores, levando em conta o partido e o posicionamento político-ideológico de cada um – considerando suas mais recentes manifestações pela imprensa – o governo teria hoje 30 votos, a oposição 39 e 12 eu não consegui enquadrar em nenhum lado, seriam os “indecisos”.

    Faltariam, portanto, 15 votos para o afastamento da Presidenta.

    Será que estou sendo muito otimista? Alguém poderia fazer um levantamento mais minucioso?

  29. O discurso da Presidenta Dilma Roussef

    Caro Nassif,

    Nesses tempos tão difíceis, valho-me das palavras de Hannah Arendt em “A Condição Humana”, quando ela discorre sobre a ação, entendida por ela como a mais elevada e verdadeiramente humana das atividades. A ação, para Arendt, é aquela que ocorre no campo da política, tendo o discurso como instrumento do pensar, essa assombrosa capacidade humana, onde é possível experimentar a verdadeira liberdade.

    Na política, lembra ela, é onde os seres humanos se defrontam com a única certeza possível, a de que nunca sabemos o que iniciamos quando agimos (politicamente). Por mais que tenhamos todos os elementos para imaginar os mais complexos prognósticos, não sabemos o que irá acontecer.

    No presente do indicativo que vivemos no Brasil, todos aqueles que apoiaram o golpe contra Dilma Roussef imaginam e até profetizam um futuro brilhante, tendo “livrado” o país da corrupção. E agora ouvimos pela grande imprensa que o “novo” governo Temer deverá fazer tudo aquilo que acusavam na administração petista, aumento de impostos. Certamente cumprirão a promessa feita aos financiadores do golpe quanto aos cortes nos programas sociais, para ficar no mínimo, tudo em nome da “moralização” das contas públicas.

    Vamos ver o que o futuro nos reserva. Mas certamente devemos nos preparar para a ressaca (ou será tsunami?) quando o projeto político de Temer/Cunha, pensado apenas para a circunstâncias do momento, for sendo revelado e sentido com toda a intensidade por todos os brasileiros.

    Um grande abraço.

  30. Nos primórdios da consciência

    Por outros motivos Clóvis Rossi disse que somos um país primitivo. Temos mais uma razão para acreditar em nossa condição de país institucionalmente  imaturo.A culpa não é da imprensa e sim, muito mais do seu povo que é facilmente influenciável.Nós não somos nem esquerda e nem direita, somos em sua maioria manada.

  31. O maior impacto para mim…

     

    Para mim, o maior impacto do que estará vindo em um governo Temer/Cunha é o fardo ético e moral que será ter de carregar esses nomes como os de meus maiores governantes. 

    O que me leva a dizer que é muito amargo ter de acreditar que tudo isso não é um pesadelo, uma peça do absurdo, mas pura realidade, nua e crua!

    Quanto ao discuso da Presidenta Dilma, em complemento ao pronunciamento que fez nas redes sociais um dia antes da baixaria da câmara baixa, é eloquente e histórico, tanto no conteúdo como na força de expressão.

  32. A oposição se movimenta para

    A oposição se movimenta para REBATER DILMA NO EXTERIOR…

    Teremos a OPORTUNIDADE de saber QUEM SERÁ O PORTA VOZ DESTAS NOTÍCIAS!

    Assim como nas offShores, os piguais VÃO REPASSAR AS NOTÍCIAS!

    O duro vai ser “provar que houve crime de responsabilidade”, que o Cunha é um homem probo, que o temer não traiu e que o aécio NÃO É HEPTA DELATADO…

    O duro e dificil trabalho de contar meias verdades ou grandes mentiras como ganha pão…

  33.  
    Permaneça firme,

     

    Permaneça firme, querida!

    ***

    CATARSE

    Hoje,
    derradeiros suspiros,
    o precipício,
    morrer
    no aconchego
    do útero
    de uma mulher
    – criar um ninho,
    flutuar,
    flutuar,
    flutuar nas gangorras
    da meninice,
    pular,
    pular,
    soprar,
    balbuciar,
    sorrir,
    ah sorrir,
    entranhar-me
    furtivo,
    coisas de menino,
    dormir,
    sonhar,
    percorrer
    por entre as células,
    e,
    etéreo,
    subir aos Céus

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    BRASIL – em homenagem à absolutamente honrada, generosa, confiável, impávida e querida pelo povo brasileiro presidenta Dilma Vana Rousseff

  34. Entre os direitos do presidente não está quebrar o estado

    É óbvio, trivial e ululante, mas não custa repetir: entre os direitos do presidente não está quebrar o estado.

    1. quebrar o estado????

      e vender estatais á preço de banana, como fez FHC, e distribuir o butin entre seus pares, pode????

      comprar a reeleição a 200 mil, por cabeça, pode????

      ah…………já sei, como Sergio Moro disse………isso não vem ao caso.

      1. rosenvald

        Imagine que alguém vem roubar a sua carteira, argumentando que você já foi roubado por outras pessoas antes. Esse argumento é válido? Se FHC e Dilma quebraram o país, todos os próximos governantes estão autorizados a quebrar o país? Se houve roubalheira sob FHC e Lula, todos os demais governos estão autorizados a roubar? Que tipo de lógica é essa sua?

      2. rosenvald

        Imagine que alguém vem roubar a sua carteira, argumentando que você já foi roubado por outras pessoas antes. Esse argumento é válido? Se FHC e Dilma quebraram o país, todos os próximos governantes estão autorizados a quebrar o país? Se houve roubalheira sob FHC e Lula, todos os demais governos estão autorizados a roubar? Que tipo de lógica é essa sua?

      3. rosenvald

        Imagine que alguém vem roubar a sua carteira, argumentando que você já foi roubado por outras pessoas antes. Esse argumento é válido? Se FHC e Dilma quebraram o país, todos os próximos governantes estão autorizados a quebrar o país? Se houve roubalheira sob FHC e Lula, todos os demais governos estão autorizados a roubar? Que tipo de lógica é essa sua?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador