Após conversar 90 minutos com Putin, Macron diz que “pior ainda está por vir’

"Não havia nada no que o presidente Putin nos disse que deveria nos tranquilizar. Ele mostrou grande determinação em continuar a operação"

putin-macron
Fotos: AFP

O presidente da França Emmanuel Macron conversou nesta quinta-feira (3) por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e saiu com a impressão de que “o pior ainda está por vir” na guerra da Ucrânia.

Segundo disse um porta-voz do governo francês à imprensa, em caráter de anonimato, a conversa durou cerca de 90 minutos em tom moderado de ambas as partes, apesar de momentos de breve tensão, como quando Macron disse que é uma “mentira” que a Ucrânia precisa ser libertada de nazistas no poder.

Na visão de Macron, Putin está irredutível e tem intenção de “tomar todo o País”, disse a fonte. “A expectativa do presidente [Macron] é que o pior esteja por vir, dado o que o presidente Putin lhe disse.”

“Não havia nada no que o presidente Putin nos disse que deveria nos tranquilizar. Ele mostrou grande determinação em continuar a operação”, continuou o assessor.

Macron pediu a Putin que evite baixas civis na invasão da Ucrânia e permita o acesso humanitário. “O presidente Putin respondeu que era a favor, mas sem assumir nenhum compromisso”, disse o assessor, acrescentando que Putin negou que os militares russos estivessem atacando a infraestrutura civil na Ucrânia.

Nesta quinta, as delegações da Rússia e da Ucrânia se reúnem pela segunda vez na tentativa de chegar a um acordo de paz. A Ucrânia vai pressionar pela garantia de que civis podem deixar o País com segurança, enquanto a Rússia vai insistir que o país presidido por Volodymyr Zelensky se afaste da OTAN, se declare “neutro” e dê segurança de que não será usado para campanhas hostis contra a Rússia no futuro. Para isso, o Kremlin também quer que a Ucrânia seja desmilitarizada.

Com informações do NDTV

Leia também:

1 – Rússia e Ucrânia iniciam segunda rodada de negociações por acordo de paz. Confira o que está na pauta

2 – Ministro de Putin diz que líderes estrangeiros se preparam para guerra contra a Rússia

3 – Invasão da Ucrânia, guerras híbridas e o retorno da guerra fria

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É!
    E chegou a oportunidade do ADOTE O SEU RUSSO A SER ASSALTADO.
    Tudo em nome da liberdade, da “democracia” e sei lá de que mais.

  2. Só pra relaxar um pouco…Se alguém já se interessou um pouco por Nostradamus e as Centurias, há dois enigmáticos personagens que podem, segundo especialistas de twitter e YouTube, ser o presidente Zelensky. O primeiro tem o título de Sátiro, e esta presente em pelo menos duas quadras de Nostradamus, mas o que espanta é que Mabus poderia ser o comediante presidente. Será? Ambos personagens que talvez sejam o mesmo, podem ser sobre o terceiro anticristo que ainda não apareceu: 1o foi Napoleão, o segundo Hitler. São expectativas que podem se confirmar se Zelensky sobreviver.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador