As condições do caos, por Janio de Freitas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto Pedro Ladeira/Folhapress

Jornal GGN – Para Janio de Freitas, uma pequena frase sintetiza o drama em que vivemos: “não há saída boa”. E aponta a pior delas com a permanência de Michel Temer. E nenhuma das outras barrariam o caos que vive o país.

O articulista alerta para o risco de novas denúncias aprofundarem o caos em que vivemos, dada a gama de atores a moverem os motores da corrupção. E, o pior, são os generosos prêmios que os delatores recebem para expor a chaga que vive o país. E não se pode esquecer dos que passam de louvados a execrados, como o Aécio que, louvado pelo mercado e grande mídia, foi o primeiro a nos jogar neste jogo de afunda o país.

Leia o artigo a seguir.

da Folha

As condições do caos

por Janio de Freitas

Toda a dramaticidade da situação sintetiza-se em uma pequena frase: não há saída boa. A pior seria a permanência de Michel Temer ainda mais apalermado. Mas nenhuma das outras possíveis evitaria a continuidade das condições caóticas que sufocam o país.

Com alguma sorte, no máximo se chegaria sem tumulto maior às eleições daqui a perto de ano e meio. Isso, se não for gasto tempo demais, enquanto o país deteriora, com a disputa das correntes políticas (não só as partidárias) para definir o que se seguirá ao atual estado crítico.

É preciso considerar ainda que as denúncias, sejam as já iniciadas, sejam novas, podem agravar a situação interna das instituições, com decorrências de efeito extenso. Está visto, para ninguém mais negar, que os motores da corrupção política e administrativa não são só as empreiteiras.

E não falta quem, para receber os generosos prêmios dados aos delatores, mostre mais aos brasileiros como é de verdade o seu país. Nem faltam candidatos a ver-se, de repente, passando de louvados a execrados. Como a estrela do bom-mocismo, Aécio Neves.

Agora senador afastado pelo Supremo, e com Eduardo Cunha preso, Aécio fica mais exposto a que afinal se esclareçam em definitivo as trapaças de contratos em Furnas, cuja lista de beneficiários lhe dá lugar de destaque. Associados nessa lista, os dois retiveram por muito tempo as investigações devidas e suas consequências.

Com esse inquérito em andamento, Aécio se torna um dos senadores mais apreciados por procuradores e juízes: seis inquéritos – um por suborno e fraude na construção da Cidade Administrativa em seu governo mineiro, outro por suborno na construção de usinas hidrelétricas, três por caixa dois, e o de Furnas. Aguarda-se o sétimo.

Não foi sem motivo, portanto, que esse senador e presidente do PSDB (retirado de um cargo e licenciado do outro), conforme suas palavras agora públicas, disse ser necessário acabar com tais investigações e estar “trabalhando nisso como um louco”.

E pensar que esse era o presidente da República desejado e proposto ao país pelo “mercado”, pelos conservadores de todos os tipos e por imprensa, TV e rádio. Derrotado e ressentido, foi o primeiro a conclamar pela represália que originou o desenrolar político hoje incandescente.

Para onde vai esse desastre em sua fase judicial, continuaremos sem saber. As gravações de Joesley Batista ainda aumentam muito a obscuridade, com pequena menção que a conveniência deu por despercebida pelo pasmo.

Como queixa por perseguições a sua maior empresa, ele conta a Temer ter visto o vídeo da delação de Sérgio Machado, o ex-diretor da Petrobras que gravou Renan Calheiros, Romero Jucá e José Sarney. Esta é a cena: procuradores da Lava Jato dizem a Machado que fale sobre a JBS, Machado diz desconhecer fatos que incluam a empresa.

Os procuradores insistem em vão. Até que Machado aparece lendo um pequeno papel, decora o lido, e o recita como depoimento: é uma acusação à JBS. Não há menção a quem lhe passou o dizer exigido. Nem era necessária, para proporcionar a advogados mais um questionamento e a magistrados isentos um problema, sobre certos métodos e motivos da Lava Jato.

A JBS, parte da empresa-mãe J&F, é a maior exportadora mundial de carne bovina e de frango. Seu crescimento no mundo tem sido, em grande parte, decorrente de apoios financeiros e outros, legítimos ou não, dos governos brasileiros. E contraria poderosas multinacionais e governos estrangeiros empenhados na promoção internacional de seus exportadores.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E continua o roteiro:

    E continua o roteiro: destruída a indústria da construção civil, destruída a indústria naval, a Petrobras com sua destruição em curso, agora é a vez da destruição da industria da proteína animal. E segurança alimentar que poderia ser  um grande trunfo nas mãos do Brasil vai para as cucuias junto. E mais a democracia representativa, ou seja o nosso poder de ao menos em pequena parte influir nos nossos próprios destinos, por meio do voto,  cai em descrença também. E dá para enumerar mais e mais pontos. Mas basta.  Janio tem toda razão.

  2. Li recentemente que

    Li recentemente que familiares do genro do Trump, os Kushner, promoveram um encontro na China para tentar convencer bilionários chineses a tranferirem seus negócios para os EUA. No evento, sequer permitiram a presença de jornalista do Washington Post, que foi retirado do recinto.

    Por aqui, se for verdade o que estão dizenfo, o maior produtor de carne do mundo já se mudou para os “states”, para onde transferiu o seu negócio.

    Um efeito colateral da Lava Jato: contribuicão para a “América Great Again”.

     

     

     

  3. DITADURA NORTE AMERICANA JURIDICO MIDIATICA STF GLOBO!

    Nessa matéria, qual é o maior criminoso? Quem respondeu que é o autor, acertou em cheio!.O autor é da familia frias! Criminosos, assassinos hediondos fomentadores das ditauras e golpes de estado, torturas, estados de exceção, fascismo e tudo o que não nos interessa. Assassinaram o Vladimir Herzog, e se os militares voltarem ao poder com o apoio deles atras dos bastidores, como já estão falando por aí, vão assassinar muito mais. Não podemos continuar sendo espectadores passivos desses crápulas torturadores assassinos que nos enganam com mentiras, roubos, assassinatos e tudo que é crime,  sem tréguas por mais que séculos! A folha e a família frias e o jânio fazem parte da gangue da grande imprensa, ao lado do estadão, da veja, da globo e de todos os bandidos da grande imprensa que se alojaram no Brasil para nos fudê. Vamos fudê com êles pessoal! Antes que êles nos matem como mataram o jornalista Vlad! CADEIA AOS GOLPISTAS DITADORES DA FOLHA E DE TODA A IMPRENSA GOLPISTA!

    Resultado de imagem para DITADURA MILITAR FOLHA DE SAO PAULO IMAGENSResultado de imagem para DITADURA MILITAR FOLHA DE SAO PAULO IMAGENSResultado de imagem para DITADURA MILITAR FOLHA DE SAO PAULO IMAGENSResultado de imagem para DITADURA MILITAR FOLHA DE SAO PAULO IMAGENS

     

    Resultado de imagem para DITADURA MILITAR FOLHA DE SAO PAULO IMAGENSResultado de imagem para DITADURA MILITAR FOLHA DE SAO PAULO IMAGENSResultado de imagem para DITADURA MILITAR FOLHA DE SAO PAULO IMAGENSResultado de imagem para DITADURA MILITAR FOLHA DE SAO PAULO IMAGENS

  4. A Vaca (Ainda) vai pro Brejo….

    Na Geopolítica não há Espaço para os “Bobinhos” (Idealistas) da Força-Tarefa

    – Você já se fez 3 Perguntas?

    (a) Por Que o Trump/o Xi/o Putin/a May etc. NÃO Receberam o Temer? (Dizem que a CIA/Mossad/MSS/MI5/FSB ex-KGB são Bem Informadas)

    (b) Por Que a Friboi queria fazer um IPO nos USA e se mandar para lá (e, não são apenas os Impostos)

    (c) Por Que o Xi, no Trade Deal com os USA, escolheu Suspender o Embargo à Carne dos USA?

    – A VACA do Brasil (AINDA) Vai pro Brejo

    https://www.washingtonpost.com/news/wonk/wp/2017/05/11/trump-china-reach-preliminary-trade-agreements-on-beef-poultry/?utm_term=.0796c36b9e87

    1. comentário…..

      Somos os maiores produtores de alimentos do Mundo. E continuaremos a ser, apoiados pelo nosso próprio governo ou não. Aliás que nunca apóia. E historicamente sabota. A diferença que este mercado e produção maravilhosos podem ser nossos com empresas nacionais ou irem para multinacionais, como sempre fazemos (somos o 4.o mercado mundial de automóveis. E nada somos fora consumidores de produtos caros e péssimos. Indústria nacional farsante). A mascara caiu não na delação. Mas na CARNE FRACA. A Economia e Soberania nacional jogados no lixo. Tais empresários extorquidos dentro do Planalto. Os pontos que finalmente se ligam. quasnto ao Brasil e sua Politica a frase seria: “Cachorro atrás do rabo”. Getulio derrubou Julio Prestes. Getulio se mata. Jânio renuncia. Governo Militar. Nosso ciclo a cada 30 anos. Novamente depois de uma farsa de Constituição Cidadã. Onde leis? Onde Estado? Onde Cidadania? Onde Democracia? Reconstruiremos o que, a partir de nada? Reconstruiremos o que, tutelados por bandidos?  

      1. Sua resposta teria todo

        Sua resposta teria todo fundamento, se não fosse por um pequeno detalhe – O CAPITAL NÃO TEM PÁTRIA.

        tANTO ASSIM QUE A DUPLA JBS (Joesley, Wesley & Meirelles) agora é empresa norte-americana…rsrs.

        1. sua….

          Caro Neri, não se iluda com fantasias. O capital tem pátria sim. E o da JBS é brasileiro. Como o da Odebrecht. Como o da Petrobrás. Este capital é dividido em emprregos estratégicos que precisam estar ligados ao lugar de origem. Engenheiros, Quimicos, Advogados, Zootecnistas, Biólogos, Veterinários, Arquitetos, e outra centena de profissões e tecnologias que precisam ser brasileiras. Em mãos multinacionais estrangeiras serão produzidas em outros países. A época de inocência e discurso raso de anticapitalismo tupiniquim já se foi. A Política da extorsão está acabando com a economia nacional.  Acorde.   

  5. Resumindo:
    “Generosos prêmios

    Resumindo:

    “Generosos prêmios dados aos delatores, mostre mais aos brasileiros como é de verdade o seu país.”

    É o que tem prá hoje. 

    Sorry !

     

     

  6. Um amigo, lá do Bom Jardim,

    Um amigo, lá do Bom Jardim, descobriu a bala de prata para pegar o Lula. Ele disse:

    “Basta pedirem o exame de DNA dos irmãos Batista e provarem que eles são filhos do Lula. Se der negativo, não importa. O FHC assumiu um assim mesmo. Né não?”, rsrsrsrsrs

     

     

  7. Negrada, vamos voltar a

    Negrada, vamos voltar a capital d”ESSA PORRA” para o Rio de Janeiro e começar tudo de novo. Com o congresso atual em Brasília, eles tentarão roçar a política. Não dá. Tem de capinar e começar tudo de novo, plantar novas sementes.

  8. Nelson

    Olhando a foto do sujeito…

     

     O Xico Sá, do bom jornal El País, definiu de maneira perfeita o que é o Michel Temer: Um canalha nelsonrodrigueano…

    Reformista, mas ordinário. Bastou apenas definir qual, dentre os vários da obra do autor, se encaixa melhor no perfil.

  9. Então sr Janio de Freitas

    Grite bem alto a favor do Brasil e da democracia:

    Volta Dilma e anulem o “impixi” fraudulento, imposto por toda a quadrilha.

    Coragem.

    Precisamos de todos os cidadãos decentes e democratas juntos e atuantes.

  10. O Capital

    Quando assumiu em 2003 LULA tinha o tal “Capital Politico” que possibilitou atravessar a escassez de recursos e lavar o Brasil a ser respeitado no mundo e pela economia forte!

    Agora, os golpistas alavancados pelo “Capital Midiático” principalmente da rede globo acreditam ser possível levar o Brasil a prosseguir no caminho do crescimento.

    Ainda que estes capitais tenham uma certa equivalência dentro a sociedade de permitir que a politica tenha um certo tempo para trabalhar suas bases e objetivos são totalmente diferentes!

    O capital do LULA emanou da DEMOCRACIA – é horizontal – e a partir de consensos da sociedade – do Conselhão, de ouvir a sociedade em anseios, e etc…

    Dai surgiram projetos para erradicar a fome que “criou” novos mercados consumidores…

    Já o “Capital Midiático” – é vertical – parte de cima para baixo na imposição e há uma transferência BRUTAL de recursos dos mais pobres para os mais ricos – isso demonstra falta de DEMOCRACIA!

    Na democracia acordos são consensuados – eu ganho em alguns pontos e perco em outros pontos –  a busca de um equilíbrio!

    Na Democracia tanto vale o voto de uma pessoa humilde, quanto de um magnata das comunicações –  seu valor é Horizontal e nas ditaduras perde-se esta referência onde poucos dominam muitos – seu valor  é vertical e sempre de cima para baixo!

    Depois do golpe, estamos mais próximos enquanto regime, apesar da aparência, da Coreia do Norte do que dos EUA!

    O LULA gaba-se ao dizer que “Tantos os ricos quanto, os pobres ganharam em seu governo!” – Isso é democracia.

    A democracia favorece a todos!

    Se prosperar a eleição indireta, continuará o golpismo e sua atração pelo desequilíbrio, pelo favorecimento de uns e miséria de outros!

    Ou alguém acredita que numa eleição indireta, onde grande parte do legislativo tem algum processo criminal e a possibilidade real de ir preso possa eleger o presidente, elegeria alguém comprometido com a ética – que os levaria para a prisão ou elegeria alguém que os protegesse?

    Esse presidente  ‘protetor” já iniciaria seu governo cometendo um crime se não entregasse estes parlamentares a justiça!

    Alguém acredita ser possível tirar um copo de água limpa de dentro de um balde de água suja?

    Tem gente que acredita, por isso tentaram o áecio…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador