Bolsonaro e os juízes, parceiros inseparáveis, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Bolsonaro e os juízes, parceiros inseparáveis, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Durante a campanha eleitoral que levou Dilma Rousseff à presidência pela segunda vez, o TSE fez uma campanha inesquecível. O país era comparado a um ônibus e os eleitores poderiam escolher seu destino. Então o ônibus virava à direita e a propaganda terminava.

A mensagem do TSE era bem clara. Os juízes tinham escolhido um novo caminho para o país.

A derrota de Aécio Neves deixou os juízes irritados. Quando Dilma Rousseff vetou o aumento salarial que eles desejavam a irritação se transformou em ódio e esse sentimento passou a inspirar decisões judiciais absurdas contra o governo. As manifestações de rua ajudaram a colocar Michel Temer no poder, mas isso só foi possível porque os Tribunais impediram a presidenta de governar. Isso ficou muito nítido quando Lula foi impedido de assumir a Casa Civil através de uma decisão judicial.

Passado e presente se uniram na última eleição. Além de garantir os aumentos salariais e penduricalhos que desejavam sob o desgoverno Michel Temer, os juízes recuperaram todo o poder político que desejavam ao empossar Jair Bolsonaro apesar das fraudes eleitorais que ele cometeu.

Antes da eleição Luiz Fux disse que uma campanha de Fake News poderia levar à anulação do resultado. Componente essencial do golpe de 2016 “com o Supremo com tudo”, a Fake Justice distribuída pelo TSE consolidou a realidade política que os juízes desejavam. Não por acaso Fux esqueceu o que havia dito.

Hoje Bolsonaro tomou várias medidas, dentre as quais gostaria de destacar algumas: perseguição de servidores por razões políticas e ideológicas; eliminação do conselho que defendia alimentação saudável; fixação do Salário Mínimo em valor menor do que o previsto no orçamento; extinção do Ministério da Cultura e do Ministério do Trabalho; adjudicação aos ruralistas do poder de decidir os destinos dos índios; submissão total da política externa do Brasil ao Departamento de Estado norte-americano.

A esquerda reagiu com firmeza às medidas tomadas pelo novo desgoverno. Alguma delas certamente serão questionadas na Justiça. Mas há algo que ninguém deve esquecer.

Bolsonaro não está sozinho. Ele é apenas um agente temporário do sistema de poder que vem sendo construído pelos juízes desde que Luiz Fux, sempre ele, condenou José Dirceu porque o réu não provou sua inocência aplicando o princípio da presunção da culpa (apesar da CF/88 tutelar a presunção de inocência). Não me parece que os juízes estejam especialmente preocupados com o resultado das decisões que foram tomadas pelo tirano que assaltou o poder distribuindo mentiras pelo Facebook, Twitter e Whatsapp.

Não é possível isentar os juízes de culpa pela catástrofe que se anuncia. Eles serão responsáveis pelo assassinato de índios e sem-terras. Eles serão culpados pela distribuição de alimentos envenenados. Eles são os verdadeiros arquitetos dos expurgos políticos e ideológicos que serão promovidos por Bolsonaro. E em algum momento eles terão que pagar pelo que fizeram ao sistema de justiça, ao regime constitucional e aos cidadãos brasileiros.

O Sistema de Justiça brasileiro apodreceu e se tornou genocida. Portanto, quando Bolsonaro sentar no banco dos réus no Tribunal Penal Internacional os juízes terão que estar ao lado dele. Afinal, o tirano só adquiriu o poder de matar porque os seus parceiros inseparáveis revogaram o direito à vida e à saúde de mais da metade da população brasileira.

 
Fábio de Oliveira Ribeiro

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Milícia de toga

    O presidente bolsa de bosta e seus filhos sempre se elegeram com o apoio das milícias comandadas por policiais corruptos. Não me causa espanto que o Sistema Judiciário Brasileiro tenhe se tornado uma milícia de toga para roubar os cofres públicos. Afinal, os malfeitores têm a capacidade de se unirem para saquear qualquer valor que possa ser dividido entre todos!

  2. histórico e antológico artigo

    histórico e antológico artigo a ser guardado para sempre porque revela desde o início com a propagana do stf à direita o espírito golpista dessa turma do judiciário supremo,,,

  3. BIPOLARIDADE ESQUERDOPATA. UMA VEZ ALOPRADOS….

    Que Juízes são parceiros inseparáveis deste Governo e Governante, que até ontem não tínhamos, nem sabíamos? Judiciário reconstruído pelas mãos, idéias e ideais de quem refundou o Estado numa tal Redemocracia? Que Judiciário veio junto nesta Nau? Qual Judiciário ajudou a construir esta Constituição, nomeada Cidadã? Este mesmo Judiciário escolhido a dedo por Progressistas e Socialistas, como Lula, FHC, Dilma, orindos de Universidades Públicas e Centros Acadêmicos como o de Ciências Sociais da USP ou de Guerrilhas e Sindicatos, que se influenciaram mutuamente? É com este tipo de argumentação que se tentou solidificar o Estado Democrático Brasileiro? Entendemos porque não deixou de perpetuar outros 40 anos somados aqueles que ficaram para trás, num Caudilhismo Fascista. A Latrina Tupiniquim se mostra como resultado óbvio. Toffoli e Lewandovsky devem ter planejado a chegada do Capitão, desde o começo. Cura já vimos que não tem. Quem sabe tratamento ou Lobotomia. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.  

  4. Nassif;
    O “poder judiciário”

    Nassif;

    O “poder judiciário” do Brasil é a causa do secular e brutal desnível social do Brasil, pois sempre atuou ao lado das elites.

    Este “poder” é corrupto, hipócrita, preconceituoso, narcicista, corporativista, despreparado intelectualmente, midiatico, covarde, não possui nenhuma sensibilidade social e sem vergonha na cara. Enfim é um “poder” podre.

    Chegará a hora do povo dar um basta a tudo isto.

    Genaro 

  5. Onde está o movimento passe

    Onde está o movimento passe livre? O transporte público tem aumentado bem mais que aqueles 25 centavos…Pelo visto também fizeram parte do golpe!

  6. CONCORDO COM VOCÊ E ASSINO EMBAIXO

    Concordo com você e assino embaixo. Ainda penso que o mais culpado que o povo que VOTOU O CAPETÃO AINDA É O TSE E O STF QUE BAIXOU A CABEÇA PARA CORJA DE MILITARES E PARA AS CORJAS DE BOLSONARO  OFERECENDO O LOMBO  DO POVO PARA SER CHICOTEADO.  FIZERAM ISSO CONSCIENTE, SABENDO DO MAU CARATISMO QUE TEM O BOLSONARO. E pra isso TEM UM CASTIGO AMARGO, POIS OS  QUE APOIARAM E PROTEGERAM O CAPETÃO DURANTE A ELEIÇÃO FRAUDULENTA NÃO SERÃO APENAS CASTIGADOS COMO AFUNDARÁ COM ELE. 

  7. Na mosca!

    Análise precisa, conclusão certeira: Bozo é um soldadinho mequetrefe; o Capataz (que com sua burrice fará jorrar sangue demais) são os “camicie nere” do judiciário. 

  8. O problema dos juízes é que

    O problema dos juízes é que embora achem-se deuses, eles sempre acabam chutados pelos ditadores (fardados ou não) com os quais se aliam. De deuses viram na verdade cachorros sarnentos, que é como aliás os ditadores os enxergam…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador