Carne Fraca fará estrago na economia pior que a Lava Jato, diz Moreira Franco

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Moreira Franco avaliou, nesta segunda (20), que o “estrago” da Operação Carne Fraca sobre a imagem do Brasil já está feito e que, se o governo não conseguir contornar a crise, o impacto disso na economia será ainda pior do que o provocado pela Lava Jato.

Segundo informações do jornal O Globo, Moreira disse que há uma “espetacularização” da cobertura midiática sobre o caso, e que o governo Michel Temer está empenhado em demonstrar a “robustez” do sistema de fiscalização de produção de carne no Brasil, para evitar maiores perdas nas exportações. O setor é responsável por 7,5% do total de produtos enviados ao exterior pelo Brasil, no ano passado.

“A espetacularização da cobertura é muito mais grave que o fato. Se acontece um problema nesse setor, as dimensões econômico-financeiras e no emprego são infinitamente superiores a do setor de petróleo e gás (em referência às investigações conduzidas pela PF na Petrobras). O estrago foi feito e nós estamos correndo para segurar”, disparou.

Ainda segundo o ministro, a imprensa está sendo irresponsável ao tratar assuntos econômicos com a mesma “ligeireza” com que trata as “futricas” que ocorrem nos bastidores da política em Brasília.

“Você não pode tratar as questões econômicas com a mesma ligeireza da cobertura das futricas do Salão Verde e do Salão Azul, da Câmara dos Deputados e do Senado. No mercado europeu, por exemplo, França e Irlanda disputam palmo a palmo com a carne brasileira.”

Na última sexta (17), a Polícia Federal convocou toda a imprensa para falar da operação Carne Fraca, na qual diz ter desvendado um esquema de pagamento de propina a fiscais do Ministério da Agricultura no Paraná, para evitar fiscalização em frigoríficos. O assunto repercutiu na imprensa internacional e o Brasil já tem problemas com exportação. O Chile, China, Coreia do Sul suspenderam a compra de carne e a União Europeia ameaça fazer o mesmo.

Assine
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Está certo o ministro. A

    Está certo o ministro. A imprensa ecoou de forma irresponsável a desdita. Achei no início que ela fazia apenas seu papel, mas mudei de opinião. Deram o seu quinhão de estupidez e falta de senso.

  2. Só agora…

    Ele  leu o artigo da ” estupidez”  da  operação   escrito pelo Nas-SIF  !!!  ( cúmplice  até no nome ) !!  

  3. Delegado Grillo (da LavaJato)

    Em 1940 a Disney produziu o desenho animado Pinóchio, baseado na obra de Carlos Collodi. Um dos personagens, amigo de Pinóchio,  era o Grilo Falante – sábio e bem humorado.

    Recentemente no Brasil apareceram dois personagens semelhantes.  O nosso Pinóchio é o procurador Deltan Dallagnol com seu powerpoint. O seu companheiro é o delegado Morcardi Grillo (da LavaJato e da CarneFraca).

    Porém, o nosso Grillo Falante, ao contrário do original, é idiota, prepotente e mal humorado. 

  4. quem ‘anuncia’ uma “operação”

    quem ‘anuncia’ uma “operação” ?

    se quem deu o nome é a PF, acho q foi ela q anunciou.

    Aí pergunto: o Brasil é da PF pu a PF trabalha no brasil?

  5. muito mais grave que o fato…

    é um delegado(s) envolvido(s) em investigações terem liberdade para convocar a imprensa e usar uma linguagem coloquial típica de inimigos

    assim o porta-voz oficial da PF nunca deixará de ser a imprensa

     

     

  6. censura? nem tangente, nem paralela, muito menos no infinito…

    simplesmente porque pior do que uma função inter específica, é a intra…………………

    porque quando supervisores devoram supervisores, perdemos a função operacional principal e ficamos apenas com um bando de operadores dopados pela liberdade total

  7. Nação democrática de ARAQUE!!!

    Caros debatedores, desculpem-me mas estou “adorando” tudo isso. 

    Meu desejo é o de que cheguemos logo à depressão econômica!

    Bancarrota geral!

    Crise batendo na sua, na minha, na porta de todos.

    Creio que só por aí alguma coisa muda na  nossa democracia de ARAQUE!

    E nessa mudança, como um bom “progressista” , olharei para o meu umbigo  a fim de  agarrar a minha oportunidade, “solidariamente”.

    Quanto ao episódio da carne fraca, sinceramente,  eu ainda não estou  acreditando que  foi uma falta total de noção dos impactos econômicos  por parte de nossas “instituições sólidas”.

    Não, não é possível.

    Inacreditável.

    Não creio.

    Deve ter sido planejado por alguém que “gosta” da  “nação” brasileira.

    Só pode ser isso.

    Não há nem o que comentar além disso.

     

    Mas, para não fugir do debate, ou para dar direito ao contraditório,  seria interessante ouvir os representantes de  nossas “instituições sólidas em estado de sublimação”, para ver   o que eles  pensaram, o que planejaram   antes de detonarem o segmento brasileiro de carne. 

    Seria interessante, não? Acho que sim.

    De qualquer forma, que venha a derrocada! 

    Viva!

     

  8. Foi avisado!!!

    No mensalão avisamos…

    Na Lava Jato avisamos…

    No grampo avisamos…

    No impeachment avisamos…

    E agora avisamos…

    Mas não sabia que o Setor da Agricultura iria colher os frutos tão rapidamente…

    1. sete anos rolando…

      de grupo em grupo……………………………………………………………………quem está lá?

      fulano – outro grupo respondia

      – então deixa como está

      e durante todo este período, só os da turma

  9. pelo menos tem algo de

    pelo menos tem algo de positivo, rsssssss

    vou comer churasco do bom, sobrecoxa e peru barato por uns tempos

    e que esses pseudos moralista da pf que se explodam

    o BR merece o seu povo de bosta

    agora mesmo que não vão se mexer, ja que os alimentos por um bom periodo voltarão para o mercado interno

    e as empresas de alimentação passarão ´por um periodo talvez maior do que esperam com o aumento de ociosidade de suas plantas

    1. mas é bom ter muito cuidado…

      melhor hora para o mercado ser invadido por abatedouros clandestinos

      lembra do frango a 1 real………………………maioria vindo diretamente da feira de Caxias, não do Sul

  10. Assuma a culpa felpudo

        Os caras são “governo” há meses, tiveram um MinJustiça que até foi cortar pés de maconha no Paraguai, depois “promovido” ao Supremo, que em tese comandaria a Policia Federal, possuem um General no GSI que diz “saber de tudo”e diariamente despacha com o PR, dependem tanto da “bancada ruralista” que deram a ela um ministério de “presente”, e agora vem o DR. Angorá a publico falar que não sabiam de nada, sobre uma investigação que se arrastava há mais de 2 anos, fala sério.

          O DPF, os varios MPs , o judiciario, fazem o que bem entendem nas barbas do “governo”, Curitiba hj. é mais importante que Brasilia.

  11. Isolado diplomaticamente em

    Isolado diplomaticamente em razão do golpe, Michel Temer quer salvar a carne brasileira? Conte-me outra piada, esta foi boa. Só um novo governo eleito poderá COMEÇAR a restaurar o que foi destruído pelo golpe, pelo STF, MPF, PF e imprensa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador