Carta à senadora Marta Suplicy, por Fernando Morais

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Fernando Morais, em seu Facebook

Como sabemos todos, a decisão sobre o processo de impeachment está nas mãos do senado. decidi enviar a carta abaixo à senadora marta suplicy, em quem votei, apelando a ela para que vote “não”. recomendo a todos que façam o mesmo com os senadores em quem votaram. os endereços eletrônicos dos senadores estão em https://www.senado.gov.br/senadores/senadoresPorUF.asp

São Paulo, 19 de abril de 2016

Senhora Senadora:

Quem lhe escreve esta carta pública é um eleitor que não apenas lhe destinou o voto, mas comprometeu-se publicamente com várias de suas candidaturas, particularmente à Prefeitura de São Paulo e ao Senado. Fiz isso de acordo com minha consciência e espontaneamente, sem que ninguém tivesse solicitado meu apoio. 

Nunca lhe pedi nada em troca. Nem para mim nem para quem quer que fosse. Ao contrário, como a senhora deve se recordar, razões de natureza pessoal me levaram a recusar dois honrosos convites que a senhora me dirigiu. O primeiro para ser Secretário da Educação do Município de São Paulo, em 2001, e o segundo para dirigir a Casa de Ruy Barbosa, órgão do Minc, em 2007. Não me esqueci também de que foi a senhora quem realizou um velho sonho meu, ao desapropriar a Casa da Rua Buri, em São Paulo, onde Sérgio Buarque de Holanda produziu parte expressiva de sua obra e onde viveu, por longos anos, o compositor Chico Buarque.
Chegou, no entanto, a hora de lhe fazer um pedido. Mais que um pedido, um apelo. Nos próximos dias a senhora terá que decidir, na condição de Senadora, sobre matéria de extrema gravidade: a tentativa de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Imagino que ao longo de sua já longa e exitosa vida pública a senhora jamais tenha deparado com tamanha responsabilidade. Entendo que a senadora possa ter divergências de fundo com a administração Dilma Rousseff, mas, democrata que é, a senhora sabe que o melhor remédio para um mau governo é apeá-lo pelas urnas. Assim como a senhora deve saber que a presidente não cometeu crime de responsabilidade e que, portanto, não pode, pela Constituição Federal, ser submetida a processo de impeachment. 

Senhora Senadora: sou apenas um eleitor perdido entre os 8.314.027 paulistas que a escolheram para representar este estado no Senado. Mas é com a força desse voto solitário que lhe peço: vote não. Pelo Brasil e por mim, que ajudei a elegê-la. E por sua biografia, que não pode ser maculada, a esta altura, com a pecha de golpista, de alguém que se associou ao que há de mais deletério da política nacional.

Não permita que, pela primeira vez, eu me arrependa de ter votado na senhora.

Muito obrigado,

Fernando Morais

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

58 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Assino embaixo.
    Eu também

    Assino embaixo.

    Eu também eleitor de Marta para prefeitura de São Paulo e para o Senado.

    Este impeachment é golpe de Estado. Vai levar o Brasil a um abismo muito pior que a ditadura civil-militar de 64.

  2. Ihhhh….
    Bela carta. Mas não
    Ihhhh….
    Bela carta. Mas não acredito que a senadora estica e puxa mudará de posição.
    Ela é de uma incoerência de dar pena.
    O oposto do oposto de Erundina.

    1. Sinceramente, creio que o

      Sinceramente, creio que o momento não é propício a provocações e zoações. É possível que este post chegue ao celular da grande senadora Marta Suplicy, para quê provocá-la? por que irritá-la? O momento é de unir forças.

  3. Também sou um dos 8.314.027 eleitores

    Já mandei minha carta. Marta tem dois caminhos: 1) superar o ódio que nutre pelo PT, Lula e Dilma e votar não, num gesto de grandeza de quem pensa no País; 2) a lata de lixo da História. 

  4. Fernando, permita-me usar sua

    Fernando, permita-me usar sua carta, naquilo que toque pessoalmente ao Senador da Bahia, Walter Pinheiro, para pedir-lhe que vote NÃO, ao impedimento da presidenta Dilma!

  5. Democrata na acepção maior da palavra

    Mesmo que eu concorde com o missivista (e concordo), vale lembrar que por alguma razão o eleitorado paulista (e principalmente o paulistano), é majoritariamente favorável ao impitim. Assim, infelizmente, e por essas ironias que a vida parlamenter prega, a senadora, sendo uma democrata, deverá acatar o desejo dos seus eleitores e votar a favor do impedimento da nossa mandatária.

     

    1. Democracia nao é isso, nao é oportunismo eleitoral

      É respeito pelas regras constitucionais. Impedimento só é previsto quando há crime de responsabilidade. Votar por impedir uma presidenta eleita que nao cometeu crime por nao apoiar o governo dela é golpismo oportunista. Se os eleitores de Marta sao contra o governo de Dilma, que votem na direita nas próximas eleiçoes.

      Mesmo de um ponto de vista oportunista, Marta se tornou uma política no PT. Tem todo o direito de sair dele, mas agir de modo golpista vai desacreditá-la para sempre diante do eleitorado que a elegeu. Está tao segura assim de ter obtido outro?

    2. Eleita com votos dos petistas

      Se ela é senadora, deve ao PT, foi eleita pelo PT contra os reacionários. Ele mudou depois para o partido golpista. Acho que essa mudança para o PMDB escancarou um egocentrismo sem par, porque o PT escolheu o Fernando Haddad para disputar e ganhar a Prefeitura de São Paulo.

      E acho que ela vota pelo impeachment, vai fazer de tudo para agradar o partido golpista porque quer sair candidata à prefeitura de São Paulo, mas não passará. Ela teria perto de 30% dos votos na cidade de São Paulo, há uma periferia resistente, que será grata a ela, mas acho não perdoará a traição.

      Um mapa de renda feito por Ermínia Maricato, arquiteta que trabalhou com Marta, revelou que 25% da renda nacional está concentrada em alguns bairros centrais da cidade: Jardim Paulista, Moema, Pinheiros, Perdizes…

      Estou curiosa para saber se esse bolsão de riqueza – que sempre detonou Marta, apelidou-a de Martaxa entre outros – e os machistas revoltados – chamando-a por palavrões de baixo calão quando ela se separou do Eduardo Suplicy – quero ver se vão dar seus votos a ela nesta eleição de 2016.

    3. Reginaldo Jr. Os eleitores da

      Reginaldo Jr. Os eleitores da Marta aqueles  que a colocaram no Senado são 100% contra o Golpe comandados pelas duas figuras abjetas!!!

       

  6. Vai sonhando Fernando, muito

    Vai sonhando Fernando, muito me admira alguém que conhece das letras não perceber o profundo rancor de uma mulher que deu dois saltos para a aventura, na vida privada e na política, e pelo jeito só sobrou rancor (Shakespeare escreveu que o rancor é como tomar um copo de veneno esperando que o outro morra). Marta já era, já elvis, já morreu …

    1.  
      Paulo Vi, fique tranquilo.

       

      Paulo Vi, fique tranquilo. O Fernando é um cara da mais fina brasilidade, e, sabe muito bem que a senhora Marta à muito retornou as raizes fincadas lá nos confins da casa-grande. Apenas, foi elegante com aquela senhora. Por certo, em apreço ao filho e ao ex-marido Suplicy.

      Ao escritor não ficaria bem dizer o que fazemos com o traidor miserável do Michel Temer. Indivíduo ao qual o próprio ocupante do mais alto pedestal do opróbrio e da desonra nacional, o traidor mor Joaquim Silvério dos Reis acaba de perder esta primazia, entregando este degradante trofeu da TORPEZA Nacional ao simulacro de homem Michel Temer. Que, mesmo descendo ao subsolo degradante da traição não se conteta, e ainda assim, é um safado envolvido e denunciado em graves  negócios escusos e corrupção.

      Orlando

  7. Marta Teresa Smith de Vasconcellos

    A socialite não se elegerá mais nem vereadora…

    Para a tradicional família paulistana é uma mera vagabunda seguidora do diabo

    Os liberais a vêem como uma adoradora do Estado

    Os esquerdistas a terão como a vaca do golpe despudorado…

    Tenho dito!

    1. Qinta coluna
      Rebolla, se a memória não me falha ( naum axei no gugu) a Marta ja tinha chamado o Pres Temer d quinta coluna, numa dessas campanhas municipais, quando o Lula sugeriu q ele fosse vice dela.
      Te lembra disso, Raimundão???

  8. No que se tornou Marta Suplicy?
    Lamentavelmente, e um dia a história nos revelará, Marta Suplicy não é mais a mesma pessoa ou não é mais a figura política com a qual a esquerda sempre se identificou.
    Não sei o que é hoje Marta Suplicy.
    Perdeu identidade. Tornou-se um (a) político (a) comum igual a tantos outros. Não se sabe o que move essa Marta Suplicy.
    Fizeram uma plástica mal feita no cérebro da senadora.

  9. espero que de resultado

    Espero que dê resultado.

    Quem sabe se aconselha com o Eduardo.

    Por vezes o melhor amigo é o ex-marido. Ou siga o exemplo de Erundina, a grande mulher!

    1. Boas intenções…?

      Boa noite.

      rdmaestri (ter, 19/04/2016 – 15:50): — “Boas intenções, porém patética.”.

      — RDMaestri, discordo. Pode-se taxar a ação de Fernando Morais até de inócua. Patética, nunca o é, ao contrário, se mostra uma estratégia que pode e deve ser seguida. No meu caso particular, por ter sido renovado 1/3 do Senado, nem preciso dizer em quem não votei… Por isso, não posso utilizar esta bela estratégia de Morais, pois não votei nos imorais.

  10. Questão de ordem

    Numa guerra como essa, em que estamos cercados pelo inimigo, já está dando para escolher aliado? 

    Senhora Senadora Marta Suplicy, 

    Na qualidade de um dos 8.314.027 eleitores que a levaram ao Senado Federal em 2010, 

    reproduzo abaixo a carta que o escritor e jornalista Fernando Morais dirigiu-lhe na data de hoje,

    subscrevendo-a por inteiro, sem ressalvas. 

    Grato 

    Luiz Fernando Juncal Gomes 

  11. PEDIR VOTO NÃO

    Infelizmente, aqui em Minas, não tenho a quem pedir este voto, como o faz SR. Fernando Morais.

    Nunca cometi este pecado de votar errado.

    Não votei em nenhum destes indevidos representantes deste estado no SENADO FEDERAL.

    Graças a Deus.

    Porém, sinto muito de não poder ajudar.

    1. Uma loba vestida em pele de cordeiro

      Leinad,

      o meu caso é idêntico ao seu. Também sou de Minas. Nunca votei em nenhum dos três representantes de Minas no Senado: Aécio, Anastásia e Perrela. Aliás, o Perrela não teve nem um voto, era suplente do Itamar.  Como Minas é reacionária, meu Deus! Quase se emparelha com São Paulo no seu reacionarismo, se é que não emparelha. Acho que os dois Estados disputam para ver qual é o mais retrógado da Nação.  Talvez São Paulo aparece mais por ter uma população enorme, mas Minas não fica atrás. Que vergonha. Mesmo Assim me solidarizo com o Fernando Morais, mas acho pouco provável que ele consiga atingir o coração da megera. Ela sempre fez parte desta elite. Olhe o seu sobrenome. Era uma loba vestida de cordeiro. Agora se mostrou, se desnudou. Este pessoal é apátrida. Só pensam em si.     

        

  12.  
    Não sejamos ridículos.
    O

     

    Não sejamos ridículos.

    O espetáculo dantesco de domingo mostrou o retrato da política brasileira nu e cru como nunca antes.

    A grande maioria dos parlamentares está comprada por interesses que não são os do país.

    Não haverá reforma política e os criminosos que derrubaram o Estado de Direito vão derrubar a lei que proíbe financiamento privado.

    Não aposto um tostão furado no Senado.

    Não aposto um tostão furado no STF, que era quem tinha o poder para impedir que Cunha jogasse o país no abismo e junto com 367 comparsas, conseguiram escapar da lei.

    Por muito menos que o Cunha o Delcídio foi preso em um minuto ( sendo senador e não tendo praticado crime em flagrante, apenas palavras criminosas) .

    Estamos vivendo a maior tragédia e o maior pesadelo de nossa história, pior que em 64.

    Instituições sólidas é piada.

    O que é sólido desmancha no ar.

    A democracia foi estuprada e assassinada aos 27 anos de idade.

     

     

    1. os movimentos sociais

      os movimentos sociais deveria, agendar locais de manifestos

      diários para que as pessoas agendassem suas manifestações pelas cidades do país…

  13. Dúvido

    Marta trocou de partido por se sentir traída pelo PT/Lula ao não ser a candidata ao cargo de presidente, pela escolha de Dilma em seu lugar. Esta hora será a perfeita para ela se vingar. Quem acredita o contrário é ingênuo.

  14. Marta, MArina, Heloisa

    Marta, MArina, Heloisa Helena… são pessoas que tem ressentimento no coração!

    Não acredito que Marta vá mudar seu voto… ela é contra o PT, ela tem ódio de Lula e de Dilma.

    Eu ainda tenho esperança, mas não com Marta!

  15. Pura inveja.

    Percebo que foi a única vez que perdi meu voto.

    Foi quando votei nessa senhora.

    Percebo também que ela queria estar no lugar da presienta Dilma mas por razões óbvias não foi escolhida.

    O cargo dela deveria ter ficado com o partido.

     

  16. Marta Suplicy nã choca os

    Marta Suplicy nã choca os brasileiros, em especial os que nela votaram como intergante do PT pela opção de haver saído do partido que a brigou por tantas décadas.

    Marta Supçlicy está chocando profundamente seus antigos eleitores pela opção em si. Está no fato de sair do PT por achar que esse partido é corrupto, e, no entanto, erguer os braços em nome do PMDB com os mesmos braços de dois canalhas, como Eduardo Cunha e Micehel Temer. 

    O problema está na incoerência, na inconsistência de sua mudança pelas razões apresentadas por ela, levando-nos, pelo menos a muitos de nós concluir que ela agiu por oportunismo puro. Se duvidar, estava armando nas sombras o golpe, mesmo antes de se desfiliar do PT.

  17. A questão não é “eu lhe dei meu voto”…

    A questão quanto à senadora não é “eu lhe dei meu voto” e sim “nós eleitores lhe concedemos um mandato para nos representar”. Tendo ou não votado em qualquer dos senadores, nós eleitores, em cada Estado, lhes concedemos um mandato para nos representar. É como uma procuração que se outorga a um advogado ou qualquer outra pessoa concedendo-lhe o direito de nos representar. Se essa procuração é usada fraudulentamente ou para fins escusos, pode ser revogada.

    Mas no caso de um representante como um vereador, deputado ou senador, há como revogar essa procuração? Sim, embora difícil, é possível. Porém, há um momento em que a revogação é fácil e atemoriza esses representantes: é na hora da eleição!

    Assim, senhores senadores e em particular a senadora Marta Teresa Smith de Vasconcelos (ex-Suplicy), dentro de dois ou seis anos (dependendo de quando foi eleito – 2 anos no caso dela) teremos a oportunidade de renovar ou revogar a procuração que lhes foi dada. Além disso, muitos de vocês tentarão as eleições para prefeito no próximo ano. Portanto, ao se posicionarem, considerem se estaremos satisfeitos com vocês ao nos representarem e se estaremos dispostos a prorrogar ou revogar a procuração outorgada.

    Isto não é uma ameaça, é uma promessa.

     

  18. Voto de Marta

    VOTEI EM MARTA E VOTEI EM ERUNDINA. AMBAS MUDARAM DE PARTIDO, SÓ QUE ERUNDINA LEVOU CONSIGO SEUS PRINCÍPIOS. ME ORGULHO DE ERUNDINA. CONTUNUAREI VOTANDO NELA, SEJA EM QUE PARTIDO ESTIVER. NÃO SÃO FEITAS DA MESMA MATÉRIA

  19. Caro Fernando de Moraes.

    Depois de ter visto um pronunciamento  dela, no Senado, no qual, sempre que se referia ao PMDB dizia, o MEU PMDB, não podemos ter nenhuma esperança. Ela se perdeu completamente, tal qual aquele que já foi aos EUA fazer seu relatório, o Aluisio, ou buscar mais grana p/ comprar os senadores – que são em nº menor – mas muito mais caros, obviamente.

    1. Decepção total

      Também vi/ouvi a Marta se referir ao “meu PMDB”, acrescentando logo após que “o nosso presidente – Temer ainda não havia deixado a presidência do partido – é um homem capacitado para unificar o país, como bem falou há pouco o senador Aécio Neves”… Naqueles poucos minutos passou um filmezinho pela minha cabeça: Marta foi uma das primeiras mulheres que aprendi a admirar na política, lembrei da importância que teve na minha adolescência em vários aspectos etc…”. Mais uma decepção, entre as muitas que venho colecionando nesses tempos sombrios…

       

  20. Ja pensei em escrever esta

    Ja pensei em escrever esta carta pro cristovam buarque, eleito pelo pt p governador e senador do df. Mas o cara ta no pps hoje…. Se fosse coerente, deveria se declarar impedido porque boa parte dos votos do pt nem olha a cara do sujeito, eh voto partidario.

  21. Nunca entendi a jogada da

    Nunca entendi a jogada da Marta.

    Nunca vai ter um voto de um coxinha, que sempre verá nela uma integrante do PT.

    E perdeu todos os votos do PT.

     

    Poderia ficar se candidatando (e ganhando) como senadora para o resto da vida, mas preferiu jogar a carreira política no lixo, por puro egoísmo e inveja do Haddad.

  22. Não é Xadrez, é Truco

    Louvável a jogada política de Fernando Moraes, forçando Marta a mostrar a cara e se expor, mas paralelamente o governo e o PT deveriam estar trabalhando para, o povo retornar às ruas pela Democracia e garantir-se 28 votos (hoje tem 21) necessários para abortar o impeachment e facilmente conquistáveis, desde que ofereça aos senadores o compromisso de trabalhar pela antecipação da eleição e trabalhe-se a pressão internacional pela tragédia que está sendo o golpe para o mundo.

    Rapidamente conquistado, com compromisso registrado no senado e divulgado, teria-se desde já, à mão, o fato que torna o processo de admissibilidade por maioria simples (41) inútil, por saber-se que ao final não haverá impeachment e portanto de nada adianta instaurar o processo, afastar a presidente e dar posse ao vice Trairão para constituir novo governo, se este já se sabe, não irá durar 2 meses, acelerado o processo, condenando o Brasil a perder mais tempo, apenas pela não aceitação, por parte da oposição, da derrota democrática sofrida nas urnas, em 2014, e a certeza que pelo voto jamais retornarão ao poder, pois a opinião publicada, hoje, não apita mais nada junto ao povo.

    1. Marta vai ser candidata a

      Marta vai ser candidata a prefeito será que vai dar tempo de ela votar antes de ter que se afastar para concorrer a prefeitura de SP?

  23. Marta Suplicy,
    Faço minhas as

    Marta Suplicy,

    Faço minhas as palavras de Fernando….também já votei e trabalhei pela sua candidatura quando Prefeita de São Paulo.

    Participei  de trabalhos como Psicóloga da PMSP, para transformar a cidade na Cidade dos nossos Sonhos!

    Nunca lhe pedi absolutamente nada , APENAS DEDIQUEI-ME A COLABORAR COM A SUA GESTÃO NA MINHA TÃO SOFRIDA CIDADE!….agora o faço!

    Não permita que sentimentos inferiores a levem a colaborar com esse golpe que a nossa Democracia está vivendo!

    Não vote a favor do Impeachmen…..não nos decepcione,você que sempre lutou e defendeu a Mulher brasileira!

    Você que pretende voltar a ser nossa Prefeita….não colabore com essa traição!

    Não passe para a História desse nosso País como Golpista!Seja neste momento tão grave  a mulher de fibra que sempre demonstrou ser.

    VOTE NÃO!!!!!!

    Valéria Fazolari

  24. MARTA, sempre SUPLICY?

    Ledo Ivo engano os que colocam esperança nessa senhora; que muda de partido, que muda de feições, que muda …

    Dará o voto ao PMDB que a vem deformando, em vez de devolvê-lo para o Partido que a formou.

    E não duvide que será  em nome dos filhos;  dos ex  “eleitores  e maridos”.

     

  25. o mandato de martta é do

    o mandato de martta é do pt…

    e talvez com este apelo ela lembre da luta que foi a construção não só

    do pt como da democracia brasileira….

  26. Infelizmente acho que não vai surtir efeito.

    .

    Hoje, assistindo a TV Senado, ela fez uma parte que deixou bem claro que está com o governo Temer.

    Parece que a lobotomia foi um sucesso!

    :o(

     

     

  27. Ledo Ivo engano os que

    Ledo Ivo engano os que colocam esperança nessa senhora; que muda de partido, que muda de feições, que muda …

    Dará o voto ao PMDB que a vem deformando, em vez de devolvê-lo para o Partido que a formou.

    E não duvide que será  em nome dos filhos;  dos ex  “eleitores  e maridos”.

     

  28. Perda de tempo! 
    A Marta tem

    Perda de tempo! 

    A Marta tem participado de vários encontros na periferia de São Paulo pregando o impeachment, dizendo que há base jurídica  sim, diz que não são só as pedaladas fiscais,  e que o povo deve se posicionar pela saída da Dilma.

    Ontem ela postou um vídeo dizendo que a Dilma não tem mais condições de governar é que o país precisa avançar, que o primeiro passo já foi dado.

    Esta sendo espinafrada pelos eleitores que a levaram ao Senado.

    Nao tem retorno.

    Decepcionou a todos e, se depender de mim, vai pro lixo da História.

    Se o Haddad não for para o segundo turno e se por acaso ela for, nem sairei de casa pra votar.

     

  29. Meu caro Fernando Morais, me

    Meu caro Fernando Morais, me sensibiliza seu gesto, mas vejo isso como perda de tempo…Essa senhora ja nos deu muitas e muitas vezes, provas do seu mau-caratismo, sendo que a ultima, foi sair do PT e ingressar no PMDB de Cunha/Temer, para combater a corrupcao…Isso por si so , ja me diz tudo que preciso para avaliar tal senhora…(veja, que isso nao é um julgamento moral, é um julgamento politico..)

  30. Marta não tem remédio é caso

    Marta não tem remédio é caso perdido. votei nessa mulher todas as vezes que se candidatou. como me arrependo!!!!!

  31. Impeachmant

    Sou Professor de SC a 33 anosnão rescebi um lápis do poder público e passei necessidades para fazer um especialização.

    Senadora Marta conheço as suas ações posisitivas e progressivas pela sociedade. Se diverge com a Presidenta não é o suficiente para votar contra levando em conta , levando em conta os avanços na educação e programas sociais no governo Lula e Dilma, preservando a democracia.

  32. Impeachmant

    Senadora Marta se diverge com a Presidenta não é o suficiente para votar contra, levando em conta os grandes avanços na educação no governo Lula e Dilma e para preservar a democracia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador