Curitiba amanhece em clima de civilidade, mobilização e resistência pela democracia

Acampamento Jornada Pela Democracia reúne em Curitiba militantes de todo o Brasil em apoio a Lula REPRODUÇÃO/MÍDIA NINJA
 
da Rede Brasil Atual
 
APOIO A LULA

Curitiba amanhece em clima de civilidade, mobilização e resistência pela democracia

Acampamento Jornada pela Democracia segue recebendo militantes de todo o país em solidariedade ao ex-presidente Lula, “símbolo de luta, resistência e inclusão”

São Paulo – Por volta das 10h desta quarta-feira (10), grupos de militantes já se dirigiam para a região central da capital paranaense, de onde devem manifestarão apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que presta depoimento ao juiz Sérgio Moro, previsto para as 14h. No entorno da sede da Justiça Federal em Curitiba, onde se dará o depoimento, forte aparato policial foi armado desde cedo, com pelo menos uma dezena de viaturas, um veículo blindado e outro de monitoramento, com câmeras de observação. 

No acampamento Jornada pela Democracia, o clima é de mobilização, entusiasmo e otimismo, apesar dos atos de provocação, como um ataque com rojões ocorrido durante a madrugada. “O clima está muito bom. É um momento histórico para mandarmos um recado para o Brasil e o mundo”, afirma o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), que está em Curitiba e visitou o acampamento nesta manhã. 

Ele afirmou que a solidariedade ao ex-presidente Lula se dá pela sua força simbólica. “Quando essa elite conservadora ataca o Lula, na verdade, ataca a todos nós, todos os setores da sociedade civil organizada, dos movimentos. Todo mundo se sente atacado.” 

Leia também:  Os novos ataques de Bolsonaro ao meio ambiente

Ele espera que Lula tenha uma “tarde inspirada”, e destaca que o ex-presidente esperava por essa oportunidade para “que se faça Justiça”. “O que não aceitamos é justiça seletiva. Justiça seletiva não é justiça, é violência.” O deputado ainda ressaltou a “mobilização impressionante”, com caravanas chegando de diversas partes do país. 

Sobre o pedido de suspensão das atividades do Instituto Lula, Pimenta diz que a decisão não se sustenta, pois sequer houve pedido do Ministério Público Federal, configurando decisão arbitrária do juiz, “com o único objetivo de tumultuar e criar clima de insegurança e provocação.”

Fernando, integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que auxilia na coordenação do acampamento Jornada pela Democracia, diz que os ataques da madrugada surtiram o efeito contrário do pretendido. “O povo está cada vez mais motivado, mais animado. Não vai parar de chegar gente o dia inteiro. Vai ser um dia de festa. Não sairá de nós o primeiro soco, o primeiro tiro. Impor a vontade política à força.”

Nívea Diógenes, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), diz que a mobilização em Curitiba é também contra as reformas pretendidas pelo governo Temer, que retira direitos dos trabalhadores. “Nós, do MAB, somos contra essas reformas e contra esse governo golpista.” 

Com reportagens de Mídia Ninja e Jornalistas Livres

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Procuradores da 'lava jato' impõem exigências para cumprir ordem judicial

6 comentários

  1. LIDERES POPULARES

    LIDERES POPULARES PERSEGUIDOS

    – JESUS foi perseguido, preso, julgado e condenado a morte

    – MANDELA foi perseguido, preso, processado, julgado e condenado à prisão. Ficou preso 27 anos

    – GANDHi foi perseguido, preso, processado, julgado e condenado à 6 anos de prisão. Foi assassinado.

    – LUTHER KING foi perseguido, preso, processado e assassinado…

     

    LIDERES PERSEGUIDORES

    – STALIN foi perseguidor e matou mais de 20 milhões de russo

    – HITLER foi persequidor, matou mais de 6 milhões de perseguidos, promoveu a 2a. Guerra Mundial que matou por volta de 40 milhões de pessoas.

    • – GEORGE BUSH, BARACK OBAMA,

      – GEORGE BUSH, BARACK OBAMA, sucessivos líderes israelenses – milhões de árabes

      – COSTA E SILVA, GARRATAZU MEDICI, AUGUSTO PINOCHET, JOSÉ MARÍA GUIDO… – milhões de sul-americanos

      que mais?

  2. 10 de maio….efemérides: sob

    10 de maio….efemérides: sob o signo de Touro, a do respeito as leis, o que não está ocorrendo neste estado de exceção imposto por um forte aparato midiático-penal…quem será o juiz dessa luta entre o leão (Moro)  e o escorpião(Lula)….que tudo isso nos sirva de lição para a construção de um novo mundo….quanto a mim, creio no positivo que o 10 de maio representa:

     

    Foi num 10 de maio que Nelson Mandela e François Miterrand chegaram ao poder….foi num 10 de maio que, em 1508, um artista começou a pintar a Capela Sistina, grande feito da humanidade….e há muitas obras positivas…o nosso pais avançou sob Lula e ousou ser um grande pais de classe media para todos, no entanto isso era inaceitável para uma elite rapineira como a nossa: que a partir de agora, construamos um novo mundo a partir dos escombros do que nos restou.

  3. Lula levou seu povo para

    Lula levou seu povo para Curitiba. Em Brasília a Câmara revoga direitos previdenciários do povão. , mas o jogo é de comadres.

    Como no poema do curitibano Paulo Leminski, não foi a força que derrubou a muralha do PT. Ela mesma se curvou diante do olhar do usurpador.

  4. Parece uma coisa banal, mas

    Parece uma coisa banal, mas quando vejo uma aglomeração desse tipo, montado de uma hora para outra, sem o minimo de infra estrutura, com crianças e pessoas idosas, fico imaginando: onde esse pessoal fazem xixi e cocô.

    Será que os banheiros químicos instalados são em quantidade suficiente.

    Uma vez participei de uma aglomeração improvisada, com uma quantidade infinitamente menor de pessoas. A saida foi tirar a tampa de um bueiro e improvisar uma casinha. Para os homens ok, para as mulheres era o manir sufoco.

    Sinceramente, fico pensando no sofrimento de alguma pessoas nesse sentido.

    É fantástico o que as pessoas se submetem para combaterem uma injustiça. 

    Acredito que poucos líderes mundiais, conseguem aglomerarem em torno de si tanta gente.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome