Dirigentes do PT não descartam renúncia de Dilma

Enviado por Anarquista Sério

Da Folha de S. Paulo

Tudo é possível

Coluna da Mônica Bergamo

A possibilidade de renúncia de Dilma Rousseff já não é descartada dentro do PT. Dirigentes históricos e ligados ao ex-presidente Lula acreditam que ela pode ser levada a uma atitude extrema em caso de total ingovernabilidade do país – o que poderia ocorrer na hipótese de derrota fragorosa do pacote fiscal enviado ao Congresso.

LINHA FINA

Ainda que o STF (Supremo Tribunal Federal) barre um processo de impeachment, os mesmos dirigentes acreditam que a situação do governo pode ficar insustentável. E que Dilma se retiraria para evitar uma conflagração no país. A presidente tem repetido que não renunciará ao mandato em nenhuma hipótese.

LINHA FINA 2

No PT é feito o cálculo de que Dilma tem cerca de três semanas para virar o jogo e se estabelecer novamente como única alternativa de poder no país até 2018.

A GARGANTA

A conta pode mudar caso se confirmem os rumores de que o delator Fernando Baiano poderá arrastar os principais líderes do PMDB, partido de Michel Temer, para o precipício. Nesse caso, a possibilidade de o vice assumir no lugar de Dilma estaria afastada.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  16 anos depois do acidente, a nova “chance” de Alcântara, por Nathalia Bignon

122 comentários

  1. Golpistas

    Quando os blogs progressistas ficam replicando matérias do PIG, isso os fortalecem ainda mais.

    Vamos ignorar os comentários do PIG.

    PLEASE

  2. Mônica Bergamo “disse” que

    Mônica Bergamo “disse” que alguém disse… Vindo de onde? Da Falha de São Paulo…

    Pelamor de Deus!

    Não lembro de FHC ou Sarney falando em renúncia…

    Para uma pessoa que foi torturada por facínoras sem nenhuma esperança essa crise é café pequeno…

     

  3. Mônica Bergamo? Brincadeira de Gosto Deplorável.

    Prezados,

    Historicizar sempre:

    Lembremos o papel que o corvo Carlos Lacerda exerceu em relação a Vargas, em conluio com o partido mais golpista: A Mídia Retrográda!

    “Não deve ser candidato, se candidato for, não deve se eleger, se eleito for, não deve tomar posse, se tomar posse não pode governar!”

    É contra esta “Tradição do Golpe” que devemos lutar!

    Eduardo Jorge

     

     

     

  4. Monica Bergamo fofoqueira

    Que a Mônica Bergamo é uma fofoqueira, todos nos sabemos, mas a fofoquinha publicada em sua coluna tem cheio de “notíca plantada” por gente que tem apego ferrenho ao cargo e sentiu que estava na marca do penalti. Esses petista de São Paulo…

  5. Seria uma espetacular virada de jogo

    Se Dilma renunciasse hoje, o país presenciaria a mais espetacular virada de jogo desde o suicídio de Vargas. Seu gesto comoveria a população. De presidente desgastada, Dilma passaria a mártir. O PT passaria a ser oposição – coisa que sabe fazer muito bem. E os opositores, que hoje soltam foguetes, de um dia para o outro passariam de pedra a vidraça. Teriam que segurar a rebordosa, o obviamente não teriam no curto prazo nada de bom para apresentar à população. Com o tempo a lenda de que a presidenta foi martirizada pelas forças reacionárias contrárias ao bem-estar do povão ganharia força, os escândalos seriam esquecidos e o PT ganharia força para chegar com tudo nas eleições de 2018, já com a economia em ordem e cacife para mais quatro anos de bonança.

    Mas é pouco provável que tal sacrifício venha de quem preferiu sacrificar o povo para vender as eleições.

    • Nada a ver. O impacto do 

      Nada a ver. O impacto do  suicidio de um personagem da Historia presente há mais de 30 anos no topo da vida nacional é fato unico na trajetoria de um Pais. Renuncia de governantes é fato muito mais comum na vida dos paises, nos tivemos Janio e Collor e os EUA teve Nixon, a Argentina teve De La Rua, o Rei Juan Carlos renunciou recentemente na Espanha.

  6. Mentira descarada.

    Impressionante o grau de desespero que está transparecendo nas apelações cada vez mais absurdas da mídia.

    É tanta mentira e mentiras tão descaradas e sem cabimento, que só se pode conclluir que as redações estão em pânico.

    Essa estratégia desesperada não tem chance de sucesso. Só dá algum alento aos fiéis leitores coxinhas da Folha, não convence ninguém que não esteja igualmente desesperado.

  7. De todo esse cenário político

    De todo esse cenário político contra Dilma, o que vejo como mais desgastante é o fato dela estar praticamente impedida de ir e vir. Não pôde abrir os jogos da Copa do Mundo, provavelmente não o fará nas próximas olimpíadas, como não se sentiu à vontade para falar ao povo no Dia da Independência etc. Acho que a própria Presidente se vê muito engessada, e não é apenas a imprensa responsável por tudo isso, mas hoje em dia temos a força bruta de Eduardo Cunha, seguido religiosamente pela oposição, tudo bem engrendrado para desmoralizar o seu governo.

    Não desejo impeachment, tão pouco a renúncia de Dilma, mas nao consigo enxergar um luz no fim do túnel nesse segundo mandato, com tantos percalços. Uma Economia decadente como de há muito não se via, com inflação, PIB baixo, programas que vinham dando certo sendo ameaçados, tudo, enfim, que parecia correr bem até o ano passado, de repente, como n um passe de mágica, apresenta outro aspecto. Uma queda de braço violenta da Presidente com a oposição que parece não ter fim, enquanto rola a Lava Jato, que, sem dúvida, causa mais e mais desagrado ao Governo, aí, sim, com a imprensa a divulgar seletivamente as denúncias, aumentando o ódio e a desesperança até mesmo em que sempre votou no PT.

    Queria poder ver um horizonte distinto. Infelizmente não consigo.

  8. Republicano?

    O Nassif é tão republicano que bota aqui como post até noticias da Folha, da colonista Bergano e, pior ainda, enviada pelo Anarquista Sério….fala sério!!

    Ninguém acredita nessa noticia plantada.

    • Ser republicano é defeito ou é proibido ?

      O blog é um espaço super democràtico. O Nassif publica o post e deixa tudo em aberto, para ler, para não ler, para discutir ou ficar calado, cada um tem sua opção. Pode ser que seja mentira, pode ser que não seja. Acredita quem que quiser. A Folha publica várias verdades, por ex. o furo  sobre o aeroporto de Claudio/MG

    • Nassif, ………..?? Agora

      Nassif, ………..?? Agora vai dar “IBOPE” pra FOLHA DE SÂO PAULO, Mônica Bergamo ??? Bom acho que seu desejo foi  dar uma colher de chá pra ela né?? Aqui é horário nobre, que isso…….. manda ela falar esse besteirol  lá na VEJA !

       

  9. A Mônica acredita em Papai Noel

    A Mônica acredita em Papai Noel, Coelhinho, Sacy, Caipora e golpeachment. Como é que pode uma moça destas escrever tanta besteira só para agradar os patrões. Ela que nunca teve dias melhores consegue piorar a cada coluna.

  10. O conjunto de informações

    O conjunto de informações fornecidas por fontes “sempre” anônimas, de caráter duvidoso e especulativo, publicadas na coluna deste sábado da fofoqueira Mônica Bergamo é, sem medo de errar, parafraseando Garcia Márquez, uma ‘Crônica para um GOLPE anunciado’.
    As conclusões do panfleto não podem ser obra de uma jornalista honesta.
    Nesse ponto tenho que concordar com Abramo: jornalista não tem muita formação moral, é fraco como todo ser humano, e não é muito confiável.

     

  11. na falta dos gendarmes

    a direita paulista sempre foi hilária e covarde.

    existe melhor exemplo do que a batalha de itararé?

    ou quando enfiaram o rabo entre as pernas, na guerra dos emboabas, depois do episódio do capão da traição?

    essa é uma história com algumas versões nada abonadoras aos “eróicos” paulistas que só eram valentes contra indios armados com arcos e flexas.

    como falta-lhes culhões para irem às ruas e derrubarem o governo eleito, apelam para um diz que me diz pseudo-sensato: a renúncia.

    isso é tudo que os golpistas sonham.

    é o grande devaneio daqueles que vão às ruas fazer “selvies contra a corrupção”.

    é patético: essa gente quer a “renúncia” de uma presidente eleita com 54 milhões de votos fazendo “selfie” na paulista.

    a verdade é que o pau vai quebrar se tentarem um golpe.

    e vai aparecer um monte de coxinha com celular enfiado no rabo junto com o “pau de selfie”.

    • golpe

      Em 1930 os gauchos amarram seus cavalos na praça da republica no Rio de Janeiro, e o Brasil tomou rumo. Só tomará novo rumo quando os nordestinos estacionarem seus Jeeps ( fabriacados em Pernabuco) no vão do Masp na Avenida Paulista. Mineiros juntos com Guaranis fabricados em Sete Lagoas. E hajam celulares para o rabo dos coxinhas.

  12. falha

    Da Folha de S. Paulo : …renúncia de Dilma Rousseff…

    Valter Quitanda prevê que dilúvio encherá o Cantareira,

    Didi Bicicleta garante que Vasco será campeão,

    Setores do PF suspeitam que certo helipóptero cor de uva que transportava uma carga de farinha, era extraterreste,

    Jornal sensacionalista publica que ÇERRA45 desistiu de entregar o présal para as multinacionais,

    Professor Hariovaldo abandona a dephesa da familia cristã e abraça o comunismo ateu, 

    Boçalnaro sai do armário e participa do BBB,

    Laércio never abandona a boa vida de playboy

    ……Falha, um jornal à serviço.

  13. A grande mistureba que foram os tais “blogueiros progressistas”

    Estamos em 2010, há uma grave ameaça no ar, Serra é candidato a Presidente da República Federativa do Brasil. Naquele momento, pululavam na internet um amontoado de blogs, e serra deu o mote: chamou-os de blogs sujos. Daí nasceu o 1º encontro de Blogueiros Progressistas, ou Blogueiros Sujos, na sede do Sindicato dos Bancários, em agosto de 2010, do qual participei.

    Naquela ocasião, os tais Blogueiros Progressistas eram um imenso guarda-chuvas onde cabiam todos, de blogueiros-jornalistas a blogueiros-militantes. Passado o perigo, Dilma eleita, cada um procurou seu rumo. Mas a galera continuou a rotulá-los todos de blogueiros progressistas, portanto sujeitos a comportamento único, afinados, afinal era um bloco.

    Nassif já escreveu aqui mais de duas vezes que aquilo foi um momento em que todos se uniram contra o mal maior – Serra. Até hoje cobram do Nassif postura de militante. Nassif nunca foi e jamais será militante, é JORNALISTA há 45 anos. Se ele, como editor do blog/Jornal GGN, seleciona a notícia da Monica Bérgamo, é porque tem as mesmas informações que ela e, pelqs conversas com seus interlocutores, acredita na mesma coisa. Se achasse um disparate, não publicava.

    Passadas as eleições de 2010, diversos blogueiros abandonaram seus blogs, e na tal “blogosfera progressista” sobraram aqueles que “tem garrafa pra vender”, bala na agulha, interlocução privilegiada, jornalistas que conversam com altas fontes e não curiosos.

    O que mais me provoca gargalhadas por aqui é a tentiva canhestra, desesperada de pautar o blog e o dono do blog: “…nossa, não sei como um jornalista experimentado como o Luis Nassif…..e por aí vai”. Aqui, definitivamente, não é lugar de militância, é lugar de jornalismo sério.

    PS.: consegui evitar nomes a fim de não complicar ainda mais, sobre blogueiros-militantes que não tem garrafa pra vender, a não ser a sua militância.

     

    • Perfeito. Até militância em

      Perfeito. Até militância em um tremenda crise de idéias, enche. Estão fazendo militância pela militância, como se faz arte pela arte.

    • Repercurtir uma coluna de uma

      Repercurtir uma coluna de uma fofoqueira do PIG, enviada por anarquista reacionário e ainda colocar a chamada do post como se fosse um fato não é jornalismo nem aqui nem na China. 

  14. Qualquer comentarista, jornalista ou fofocarista…

    …tem mais credibilidade do que a propria presidenta agora?

    Quantos “nao vou renunciar” vai ser necessario ela dizer para que isto valha alguma coisa?
     

    (sim, e escrevo presidenta mesmo… Assim como escrevo doutora e tambem mestra…)

  15. Dilma desembarcando em Porto Alegre

    e veremos por aqui considerações sobre:

    a) Não há base legal para o impechment! (aos berros). Logo, podemos dormir tranquilos;

    b) elocubrações sobre a correlação da taxa de juros enquanto já se discute o ministério do governo Temer.

     

  16. Sras e Srs:
      Monica Bergamo

    Sras e Srs:

      Monica Bergamo tem um longo curriculo com o PT.

      Ela não escreveu de bobeira.

       Diria até, como sempre, que foi pau mandado pela cúpula petista.

           Me arrepia a solene igorância de vcs.

    • É uma agente petralha

      É uma agente petralha bolivariana, financiada pela roubalheira da Petrobrás que deu 2 bilhões ao PT. Né?

    • Eu fico espantado com a

      Eu fico espantado com a inocência de um certo grupos de militantes petistas. Aliás, nem sei se é inocência.

      Mônica Bergamo é a voz do grupo de Zé Dirceu na FSP, tudo q sai na coluna dela vem da ala majoritário do partido, seja para firmar posições perante outras alas ou para testar reações da militância.

       

      • outra face, e são várias…

        fazer de tudo para que o trabalho escape de um exame racional

        pode até funcionar dentro de casa, mas com e nas redes nunca mais

        qualquer dúvida, que qualquer um aqui responda a quanto tempo deixou de perguntar se o que estava previsto pela grande mídia aconteceu ou não

        reparem como, com uma pesquisa muito simples, poderiam ter evitado tantas perdas

  17. EU DIRIA NO MÍNIMO IMPROVÁVEL

     

    QUE A PRESIDENTE RENUNCIE. PRIMEIRO, PORQUE ELA JÁ DISSE COM TODAS AS LETRAS QUE NÃO VAI RENUNCIAR. O QUE OS JORNALISTAS NÃO ENTENDERAM DA DECLARAÇÃO DELA?

    SEGUNDO PORQUE O IMPEACHMENT NÃO É IMPEACHMENT É TENTATIVA DE GOLPE, NÃO SE SABENDO DAS CONSEQUÊNCIAS NEFASTAS PARA O POVO BRASILEIRO. ALIÁS, O POVO, O POVÃO MESMO, NÃO ESTÁ NEM AÍ SE TEM DEPUTADO METIDO A SANTO QUERENDO DERRUBAR A PRESIDENTE.

    SAIAM ÀS RUAS SENHORES DEPUTADOS E VERÃO QUE SÓ QUEM QUER VERDADEIRAMENTE O IMPEACHMENT SÃO OS FRUSTRADOS ELEITORES DO AÉCIO.

    O QUE O POVO QUER É DIGNIDADE, COMIDA, SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, NÃO IMPORTANDO SE NA PRESIDÊNCIA ESTÁ MARIA, PEDRO, JOÃO, JOSÉ, DILMA, AÉCIO, TEMER OU QUALQUER OUTRO.

    ESSA DISPUTA HIPÓCRITA PELO PODER NÃO CHEGA  NO POVO, QUE É MERO EXPECTADOR.

    FAZ VÁRIOS MESES QUE A OPOSIÇÃO MEDÍOCRE E OPORTUNISTA TENTA INSUFLAR O POVO E NÃO CONSEGUE.

    SABEM POR QUÊ? POR QUE NÃO TÊM CREDIBILIDADE SEUS PRETENDENTES A LÍDERES.

    CHEGA DESSE JOGO DE EMPURRA, VAMOS MORALIZAR O BRASIL, VAMOS EDUCAR NOSSOS FILHOS E MOSTRAR A ELES QUE TUDO ISSO É UM MAU EXEMPLO, E QUE ELES PODEM FAZER MELHOR E COM SERIEDADE.

    AQUILO QUE SE DISCUTE É DÚVIDA. E O IMPEACHMENT JÁ FOI O ASSUNTO MAIS DEBATIDO DO ANO, COM ARGUMENTOS CONTRA E A FAVOR.

  18. todos que escrevem, tendo a fonte como testemunha atuante…

    tanto podem ser ótimos de verdades quanto de mentiras

    qualquer dúvida, estudem um pouco mais sobre os delatores da lava igual jato

  19. O que acho pior é o GGN ficar

    O que acho pior é o GGN ficar dando repercussão a esse tipo de notícia, nitidamente plantada. 

  20. Em quem confiar???

    Não acesso FSP, Globo, Estadão, etc. para não ser bombardedo por aqueles panfletos. Acredito que muitos como eu deixaram há muito de acessar aqueles lixos. Então esse blogue e o DCM, principalmente, repercutem a propaganda da oposição. Não quero parecer paranóico, mas noto algo muito estranho ultimamente em algumas páginas ditas de esquerda. Quero, de coração, estar equivocado.

  21. Apenas uma mensagem contra a intolerância, nada de desespero

    Já faz umas duas semanas que este boato atribuído à dona Mônica Bérgamo está no ar. 

     

    Vídeo liberado antes de ontem pelo Palácio do Planalto.

    [video:https://youtu.be/FHzO_OQUNBc%5D

     

    Em Campina Grande, PB, entrega de casas do programa Minha Casa, Minha Vida

    [video:https://youtu.be/1waOINMzuRQ align:left]

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=7gRFAb-ee4Y align:left]

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    =

  22. A colonista anda tão ocupada

    A colonista anda tão ocupada em fazer futrica e inventar fuxicos que não sobrou tempo para publicar nada sobre a cação do Aécio na CPI da lavajato.

  23. Ahh! sim, pois então.Dilma

    Ahh! sim, pois então.
    Dilma renuncia; Temer é envolvido na lava jato e cai junto. Quão fortuito!

    O jovem intempestivo – comporta-se como um aborrecente aos quase 60 anos – é tão ruim, tão fraco, que se houvesse nova eleição seria capaz de perder novamente, seja para o Lula ou para o Ciro Gomes; até mesmo para uma capenga Marina Silva.

  24. A PRESIDENTE FICA

    Não vejo nenhuma razão para que você Nassif, fique pontificando sobre post de Mônica Bergamo, onde os petistas nunca têm nome, são como diz o PHA,  em relação aos filhos do Roberto Marinho, sem nome. São só petistas, ou são Planalto. Essa notícia eu vi no UOL e passei batido e acabo encontrando por aqui.  Dispensável ou como diz minha neta, desnecessária. A presidente já disse que não renuncia, e por que ela faria isto, sabendo que as coisas com qualquer tucano corrupto ficaria pior? Ela fica lá e se a Providência permitir a tucanada corrupta e engavetada será posta ao sol que ainda é o melhor desinfetante.

  25. Monica Bergamo afirma que

    Monica Bergamo afirma que Neymar vai entregar quem o orientou a se contudir no jogo contra a Colômbia.

    Também, o que Ronalducho bebeu no fatídico dia do jogo FrançaXBrasil. E mais, quem é o operador do caixa 2 do PSDB, PMDB, PSB,DEM, PPS,PROS…

    Se o desejo é causar a dúvida nos eleitores do PT faltou combinar com os mesmos.Dar espaço a essas cartomancias serve aos interesses daqueles que vivem nas sombras  à espreita do melhor momento para saquear o Estado.

     

  26. Para mim está claro que isto

    Para mim está claro que isto faz parte do jogo, engendrado pela mídia, para forçar o impeachment. Este tipo de notícia mantém a temperatura alta e força a “oposição” (???) a continuar com a pressão sobre o processo de impeachment. Dilma já declarou, várias vezes, que não vai renunciar. Eu, particularmente, não acredito em uma vírgula desta notícia.

  27. A coluna é sobre renúncia da

    A coluna é sobre renúncia da Dilma ou recado que o PMDB está f……o a partir de agora?

  28. Não vai renunciar

    Estamos na fase de desintoxicação… Muitas alucinações, febre, resistencia, coriça mas no final o vicio será expurgado. “Não vai sobrar pedra sobre pedra” O Governo Dilma tem uma estratégia e a oposição sabe qual é. É queda de braço… Não está sozinha. Os bastidores estão fervilhando, lá e cá. Esta nota “plantada” pela Bergamo é mais uma amostra.

    Gilmar esperneou e se expôs tanto que é impossivel não perceber a sua parcialidade, o “comedido” Alckmin já botou as manguinhas de fora, parlamentares espumando de raiva, a Justiça de tão parcial perde credibilidade aceleradamente, e tem recuado mais do que gostaria. A midia então… grita para todo mundo saber.

    Alguns soldados de esquerda cairão, é do jogo, mas eles estão perdendo mais. Os golpistas de tão desesperados, expoem-se de forma até infantil. O jogo está sendo jogado…

    • Perfeito, como diria
      Perfeito, como diria Cazuza:Mas se você acharQue eu tô derrotadoSaiba que ainda estão rolando os dadosPorque o tempo, o tempo não pára

  29. São os primeiros sinais da

    São os primeiros sinais da parte do PT que nao  vê a hora da renúncia dela ou do impedimento dela.

    Eles obviamente preferem o impedimento, mas se ela renunciar já estão preparando os discursos para a proxima eleição.

    O cadaver da Dilma é um sacrificio aos deuses da politica maquiavélica que deve ser satisfeitos se o PT quiser ter alguma chance em 2018… 

  30. Desdobramentos da decisão do TSF

    Depois disso virá:  Contra as ordens da elite brasileira  o Dilma Fico, 9 de janeiro de 2016!!!

    Apesar da manchete, o fato importante da coluna é a revelação de que os setores que querem derrubar a Presidenta Dilma estão assustado com a possibilidade  “Ainda que o STF (Supremo Tribunal Federal) barre um processo de impeachment”.

    Até agora em função da julgamento da ação Penal (AP) 470, e da  operação Lava Jato estes setores contavam com o apoio do STF para derrubar a Presidenta Dilma, a decisão do STF em relação as doações de empresas para campanha eleitoral, demonstra que não é bem assim, principalmente considerando o isolamento de Gilmar na decisão do STF, e vai afastando a possibilidade da tentativa de golpe der certo.

    Restando apenas a “renúncia” como forma de derrubar a Presidenta Dilma, o que é pouco.

    Dilma já fica.

    Lula 2018!!!!!

     

  31. Perderam quatro eleições

    Perderam quatro eleições seguidas e vão perder a quinta para o Lula, na maior humilhação política da história nacional. Resta a eles plantar notinhas em jornal e bolar planos mirabolantes.

  32. É INACREDITAVEL

    È impressionante se dar guarida a uma matéria exdrúxula como essa, qual seja tudo que falam é verdade. Desafio, quais são os dirigentes? quando eles falaram? com quem foi falado esses absurdos?

    Me desculpem mas: VAI TOMAR NO CENTRO DO C.  o autor dessa matéria bem como quem tem audácia  e repercute isso.

    Faz o jogo da mídia e ainda reclama dela.

  33. Probabilidade

    Dilma pode sim e pode não renunciar.Pela lei das probabilidades, a informação da jornalista está , no mínimo, 50% correta.Atenção navegantes, os ventos mudam com as marés.

  34. Colonistas

    É interessante como estes colonistas constroem suas notícias: é um ouvir falar, alguém disse etc. tudo em off, resguardados pelo sigilo da fonte, que não existem porque são frutos da criação dos canalhas, são repercutidos por outros canais semelhantes e autor ganha uma porção de açúcar do dono da mídia, assim como se faz com animais amestrados que executa uma tarefa. O estranho é esse lixo ser difundido aqui neste espaço!

  35. Renúncia

    Dilma já mostrou que a inteligência não é sua característica mais forte, mas renuncar não acredito, já suportou até tortura. Entrega os escombros para o sucessor, mas renunciar não vai. melhor que seja assim, quem sobreviveu a FHC, sobrevive a Dilma.

  36. Mentira descarada, Dilma não

    Mentira descarada, Dilma não vai renunciar, não entregou seus colegas sob torrtura, porrada e violência, não vai dar uma de coxinha e renunciar, que dêem o golpe, Dilma veste sua farda e resiste no palácio como uma Allende de saias, querem conflagar om pais mesmo se derem andamento a esse golpe paraguaio.

  37. SOMENTE SERVE
    A MATÉRIA SOMENTE SERVE PARA MANTER A CHAMA DO IMPEACHMENT ACESA. É ESTRATÉGICA.
    ENQUANTO ISSO O POVO SOFRENDO

  38. A situação de Dilma é

    A situação de Dilma é insustentável, o PT está completamente perdido, a renúncia é sim uma saída, uma tentativa honrosa de salvação, pois do jeito q está o partido vai chegar esfarelado em 2018.

    A nota na coluna Mônica Bergamo claro que sim foi a mando do alto comissariado do partido (tanto q o Nassif repercutiu aqui), para testar a reação no baixo clero e nos movimentos sociais. Mas pelo visto não foi bem aceito.

    • Sugestão

      E quem o sr. considera legítimo e honrado o suficiente para substituir a presidente, que está sofrendo a mais maléfica e injuriosa perseguição, principalmente antes, durante e após a copa do mundo. ?

  39. O Anarquista está requentando

    O Anarquista está requentando intriga velha e já publicada e GGN publica. Mais controle de qualidade, Nassif!

  40. http://www.tse.jus.br/imagens

    http://www.tse.jus.br/imagens/imagens/ministra-luciana-lossio-em-sessao-do-tse-em-27-06-2013/image_destaque_interno

    A MINISTRA LUCIANA LOSSIO, Relatora do Caso das eleições de 2014 contra a chapa vencedora.

    Monica Bergamo não é colunista de minha preferencia mas ela não chuta, a fonte é do nucleo lulista e é de conhecimento geral do meio politico. A formula que interessa ao lulismo é RENUNCIA + PT NA OPOSIÇÃO  = CANDIDATURA LULA/2018.

    • Pode ser que não chute, mas mente.

      Pode ser que Mônica Bergamo não chute, mas então ela mente pois já passou vários “furos” como esse que se mostraram imensas “barrigas”.

       

    • Bobagem

      Na tua linha de raciocínio, penso que seria mais interessante para o PT a fórmula:

      IMPEDIMENTO + PT NA OPOSIÇÃO = CANDIDATURA LULA EM 2018

      Na minha opinião, o melhor para o PT é que ela governe, mesmo aos trancos e barrancos, até 2018.

      A renúncia seria um reconhecimento de que a candidata do PT, eleita pelo povo, não conseguiu criar as condições de governabilidade, é a responsável direta pela crise e não honrou os 54.000.000 de votos dado-lhe pela maioria dos eleitores.

      Esta marca não se apagará em pelo menos 10 anos, como não se apagou a marca de FHC + PSDB pelo monumental fracasso do governo tucano, tanto que o PSDB perdeu 4 eleições presidenciais seguidas.

      Dilma não pode renunciar. Se for impedida, entretanto, a conta do seu impedimento tem que ir para os tucanos. Os tucanos fogem de pagar essa conta como o diabo da cruz. Por isto, seduzem ao PMDB para assumir o golpe através do impedimento.. O PMDB, que não é bobo, prefere que os demotucanos assumam a vanguarda do golpe.

      Se Dilma quiser renunciar e o PT e Lula não a demoverem de uma suposta decisão nesse sentido, ficará provado, definitivamente, que Lula e o PT são uns tolos, o exército de “Brancaleone”, com boas intenções para trazer beneficios para os mais desprotegidos, mas com uma vocação para o desastre em governança e política.

      Ninguém vai mais querer se arriscar com esses trapalhões.

      Para quaisquer das duas fórmulas (renúncia ou impedimento), o Congresso vai votar uma PEC para Lula ser impedido de se candidatar em 2018.

      Por isto, o que  é preferível para o PT mesmo é que Dilma governe até 2018, mesmo porque seria a maneira mais interessante para o atual governo de fazer a transição para a oposição, caso ela vencesse o pleito..

      Com a renúncia de Dilma agora, virá uma “política de terra arrasada”, não sendo improvável que muitos petistas possam parar na cadeia, devido a sede de vingança e ódio que permeia toda a oposição e para que o PT seja destruído, de modo a não incomodar nas próximas eleições.

      A renúncia  de Dilma é o enterro do PT e Lula, a não ser que a população reaja como aconteceu na Venezuela quando tentaram derrubar o Chaves. Entretanto, não acredito nesta hipótese, pois a renúncia é o reconhecimento do fracasso. Quem não luta, não merece defesa. A oposição teria ganho a guerra psicológica, midiática e de propaganda.

      Já o impedimento é outra história.

       

  41. Mônica Bérgamo

    Aquela que assistiu a abertura da Copa ao lado da Dilma, é a mais bem informada jornalista brasileira. 

    E sobre a opinião dos petistas covardes, que falam prá ela em off ,mas não assumem publicamente, eles estão certos, a melhor saída para o PT é a renúncia. Até porque a crise em que ela enfiou o país não vai acabar tão cedo mesmo, e o cadáver político dela por suicídio, ao invés de homicídio, é bem mais interessante para o partido quando precisar vitimizá-la em 2018.

    De qualquer maneira, seja como for, vamos loho com isso porque o corpo já começa a cheirar mal.

    • Parabéns !

      Pela delicadeza e respeito de suas opiniões s/ a 1a. mulher presidente do Brasil e que sofreu barbaridades pela volta à democracia no pais. Antes de ser presidente ela é mãe e avó. Espero que sua mãe ou vc mesmo, jamais escute palavras como as empregadas por vc.

      Seja feliz !

      • Aiaiaiai

        Não me refiro a pessoa, mas sim a personagem política Dilma, que já morreu.

        Sei que para você é meio complicado entender a diferença, mas tente.

        Quanto a sofrer barbaridas pela “volta à democracia”, sugiro que leia os estatutos da organização a qual ela pertencia e pela qual lutou. Sem conhecimento, fica difícil discutir qualquer coisa.

      • Infelizmente

        Vai precisar desenhar sim. 

        Desenha aí como que ela só ficou sabendo da crise nas contas públicas depois das eleições, se todos os analistas econômicos, incluindo o Nassif,  e até o candidato da oposição já sabiam dela desde pelo menos há dois anos.

        Se vira aí. Desenha porque eu sou meio burro mesmo. KKKKK

    • Somente os coxinhas

      Somente os coxinhas fanáticos como você afirmam essa idiotice. Os anti-PT afirmam que o PT quer uma coisa absurda e insistem nessa mentira inverossímel como se fossem convencer alguém que já não fosse um reaça como eles mesmos.

      Parece que essa escumalha se perdeu em suas próprias mentiras e afunda em um mundo de ilusões, acgando que a população é idiota.

      Mas não é. Eles conseguem até enganar muita gente, mas não por muito tempo e certamente não todos.

  42. Matéria suspeita. Esse truque

    Matéria suspeita. Esse truque de referenciar fontes de forma vaga, tipo  “dirigentes do PT ligados a Lula”, já perdeu a validade. 

    Na verdade, o que existe mesmo é muito exagero. Como o país ficaria ingovernável? Já passamos por crises cem vezes maior do que esta e nem por isso o mundo veio abaixo. 

    Que tal uma “inflaçãozinha” de 84% ao mês com greves papocando em toda esquina? E as crises cambiais nos governos do “príncipe”? E a crise política com o impeachment do Collor? E os “bons tempos” quando vivíamos pedindo perdão ao FMI? 

    Qurem criar – artificialmente – um contexto desesperador. Quanta falta de compromisso com o país!

    • Elelê

      Inflação de 84% ao mes foi um mes antes da posse de Collor e na expectativa do plano econômico dele.

      Nas crises cambiais, FHC tinha o Congresso na mão.

      A crise do impeachment, bem, essa deu em renúncia, caso você se lembre.

      Quanto a pedir perdão ao FMI, realmente não lembro. Lembro que pedimos dinheiro, renegociamos juros e prazos, e depois  pagamos graças as reformas feitas por FHC e obedecidas por Lula, a maior delas, a LRF. Mas se o nobre comentaristas puder me auxiliar, talvez eu lembre desses “pedidos de perdão”.

      Comparáveis a crise política atual, de um governo sem apoio parlamentar, só mesmo em 54, 64 e em 92. E todo mundo sabe como acabaram. Só que em 54 e em 64  os mandatários tinham, pelo menos, apoio integral e incondicional de seu partido, por isso a crise política atual é, de longe, a mais aguda crise política brasileira.

      • jenio

        “a crise política atual é, de longe, a mais aguda crise política brasileira.”

         

        jenial, sabe tudo da historia brasileira

      • Memória curta hein

        Memória curta a sua hein. Você não deve lembrar que FHC uma semana depois de se reeleger com a propaganda do plano Real desvalorizou o Real fortemente. Isso não foi problema não é? Ahhh, e para se reeleger FHC comprou os votos de diversos parlamentares. Depois, no segundo mandato o Brasil faliu por duas vezes e teve que pedir dinheiro emprestado ao FMI. E vc também não deve lembrar não é mesmo que a inflação do segundo mandato bateu na casa dos 13% e o desemprego estava em alta, com engenheiros e outros profissionais de nível universitário fazendo concurso para gari. Isso você não lembra. As Universidades sucateadas e o emprego informal você também não lembra.

        P.S.: Matéria ridicula do GGN. Esperava ver isso na Veja, menos no GGN.

      • Idiotas

        Srs Veiga e Sotto

        Nao sei a idade dos dois jenios(sic) , mas , ou sao ignorantes , burros , ou desonestos mesmo , dizendo sandices tipo ” a pior crise da historia “, ou outras barbaridades do genero !

        Ora , eu vivi a ” epoca dourada ” do covarde FHC , as bandalheiras da desavergonhada compra da reeleicao no Congresso e da venda das estatais a preco de banana pelo vosso ” principe ” ( que chegou a levar um pito de Bill Clinton , icone do neoliberalismo , pela falta de coragem em promover  verdadeiras reformas sociais que melhorassem a situacao dos brasileiros , pasmem ! ) .

        Eu , que sou representante comercial de firmas estrangeiras , a epoca de vosso idolo ,  quase ia a loucura ao negociar com os clientes , diante do caos que era a politica cambial (incopetente e bandida ) do dito cujo . 

        E vem voces dois com esse papo raso e furado ? ( E olha que vejo muitos defeitos nos governos de Lula e Dilma , prncipalmente na escolha errada dos aliados , Educacao Fundamental e gestao publica ! )

        Entao , diante de todas essas evidencias , por favor , nos poupem de tantas asneiras , ou procurem um outro lugar para postar vossas loucuras e delirios !

         

         

    • Caro JB, com queda projetada

      Caro JB, com queda projetada de 2,5% do PIB para este ano (recessão brabíssima), inflação batendo nos 10%, dólar fechou onte a quase 4 Reais (e ninguém duvida que subirá muito mais), viés claro de alta do desemprego… o que não seria um contexto desesperador?

  43. Lamentável. Matéria

    Lamentável. Matéria provocadora e divisionista. Jornalismo de mediocre qualidade, infelizmente acatada por este blog. Dilma é PT. PT é Dilma. O projeto é nosso. Estamos governando e os golpistas não passarão.

  44. Já repararam…

    Já repararam que os únicos que acreditam nessa notícia falsa e ficam falando que “o PT quer isso” e “o PT quer aquilo” são os antipetistas manjados e notórios do blog?

    Se apenas os antipetistas dizem e insistem que o PT quer alguma coisa, apesar dos petistas todos não apenas afirmarem o contrário, mas agirem em direção contrária, não parece ser isso puro recurso à mentira, falsidade, enganação, insídia e má-fé.

    E não é esse mesmo o modus operandi desses mesmos antipetistas?

    Quantas vezes esses mesmos elementos não mentiram neste mesmo blog sobre outros assuntos, jurando que o PT quer isso, diz aquilo ou vai fazer aquilo outro e depois provou-se ser tudo apenas mentiras? Sim, foram muitas.

    É impressionante como essa gente recorre à mentira, insídia e má-fé vezes e vezes seguidas, como se mentir constantemente não gerasse nenhuma consequência. O que a falta de argumentos e de vergonha na cara leva as pessoas a cometer!

    É uma palhaçada, mas com palhaços que podem não ter seriedade, mas também não tem graça nenhuma.

    • Verdade

      Algumas que eu lembro, assim de memória e que foram de pronto dementidas pelos governistas justos, honestos e puros, na lata, como deve ser :

      – As contas do governo estão maquiadas para ganhar as eleições, depois das eleições vem o ajuste :

      – Se ganhar, Dilma vai colocar um neo-liberal para consertar a economia com medidas recessivas ;

      – Dilma vai colocar a Kátia Abreu na Agricultura ;

      – Dilma vai tungar os trabalhadores ;

       

       

      • O receituário do candidato derrotado era uma maravilha…

        O receituário do candidato derrotado era uma maravilha…

        Se vc tivesse um mínimo de honestidade veria que a crise internacional(leia-se China) explodiu logo após as eleições (http://exame.abril.com.br/economia/noticias/queda-no-preco-de-commodities-impacta-latinos-afirma-dilma)

        A receita dos tucanos para a crise, por Ilimar Franco

        http://jornalggn.com.br/noticia/a-receita-dos-tucanos-para-a-crise-por-ilimar-franco

         

         

         

          • Não tem coisa mais patética

            Não tem coisa mais patética do que um mentiroso se fazendo de rogado. Esse é o seu caso.

            Dilma sabia da crise e da questão das commodities e colocou a questão com franqueza em sua campanha eleitoral. Quem mentiu, mente e usa a mentira como modus operandi são vocês, direitistas fanáticos.

            Dilma não tungou os trabalhadores. Basta olhar para a receita da oposição para ver como as medidas de Dilma são bem diferentes.

            Tucanos propõem “ajuste” que faz Levy parecer um “socialista radical”

            http://tijolaco.com.br/blog/?p=29659

            Ela tentou sim fazer uma pacificação moderada e muita gente na esquerda critica ela por fazer concessões excessivas Ao neoliberalismo, mas ela faz sem sair das raias da social democracia que pautou os dois governos Lula e o primeiro governo Dilma.

            O que temos hoje é uma crise política contaminando o ambiente econômico. Vocês reaças mentirosos fazem terrorismo político para perjudicar o País e colocar a culpa na Dilma.

            Enquanto você procura essas mentiras manipuladas para tentar apresentar uma suposta má-fé da esquerda, mais uma mentira, nós observamos que o apagão elétrico não veio, mas veio o racionamento de água no estado de São Paulo, observamos que a Petrobras não está quebrada a despeito das insistentes mentiras que fizeram aqueles que nelas acreditaram perder muito dinheiro jogando fora suas ações duarnte uma baixa artificial forjada com mentiras e que já se inverteu.

            O Pré-Sal que diziam ser uma quimera hoje produz mais de um milhão de barris por dia

            http://www.ebc.com.br/noticias/economia/2015/09/producao-no-pre-sal-ultrapassa-1-milhao-de-barris-de-petroleo-por-dia

            e por aí vai…

            Mentiras, insídia e má-fé, esse é o modus operandi da extrema direita golpista que foi no que a oposição que busca o poder para roubar e a mídia que busca o poder para  salvar-se da falência metendo a mão no erário, foram reduzidas.

             

             

    • São tão irresponsáveis, que

      São tão irresponsáveis, que Lula e Dilma se reunem no Palácio da Alvorada e mídia antipetista comenta a conversa, sendo que estavam na sala somente Dilma e Lula – “Dilma disse que…” “Aí o Lula respondeu isso…” “Aí a Dilma rebateu da sguinte forma…” Colocam inclusive os pontos e as vírgulas. E tem gente que acredita piamente nessas conversas. A Mônica Bergman é uma. Finge que acredita…

    • O PIOR NÃO É LER ISTO, É LER NO GGN!

      Posso até ser bloqueado (já estou sendo ignorado em diversos artigos propostos, mas bem melhores do que este) mas não posso deixar se colocar a minha crítica a editoria do GGN. Estão postando NADA a partir do NADA.

  45. Como o Moro não mandou prender ninguém de novo, e como

    não houve nenhuma reporcagem notável na Veja o GGN ataca com:

    Se houver isto e se há aquilo, segundo fontes seguras do PT a Dilma pode até renunciar.

    QUE BOM JORNALISMO ESTAMOS PRESTANDO A NAÇÃO.

  46. Dilma já não tem mais apoio

    Dilma já não tem mais apoio popular por, digamos assim, “méritos” próprios. O apoio político vai se dissolvendo dia após dia, como Sonrisal num copo d’água. Também por “méritos” próprios. As chances de sobrevida foram várias, como o próprio dono do blog apontou (do envolvimento do Cunha com a LavaJato ao desembarque — temporário — das Organizações Globo do movimento do iimpeachment), mas ela não foi capaz de aproveitá-las para gerar fatos positivos que apontassem um viés de recuperação da sua imagem e do seu governo. Então, o clima de deterioração se mantendo constante, fica evidente que ela não chegará a 2018. Pode sim chegar o momento em que ela e o PT terão que discutir se o melhor é sair ou esperar para ser saída, porque não terá como ficar.

  47. Re:

    A precária correlação entre taxa de juros e dívida pública, por Diogo Costa

     

    MÚLTIPLAS VARIÁVEIS – Há uma correlação pura entre taxa de juros e aumento da dívida pública, ou outras variáveis influem para que a dívida pública dos países caia ou suba em determinado período?

    Vamos colocar alguns dados na mesa de discussão. A partir destes dados teremos mais elementos para discutir o tema da dívida pública no Brasil e no mundo. Vejamos:

    -Dívida pública de países selecionados (trajetória entre 2008 e 2015)

    1) EUA: dívida pública de 64% do PIB em 2008 e de 103% do PIB em 2015. A taxa de juros dos EUA está em 0,25% ao ano, de forma ininterrupta, desde dezembro de 2008;

    2) Zona do Euro: dívida pública de 66% do PIB em 2008 e de 92% do PIB em 2015. A taxa de juros da Zona do Euro caiu de 4,25% ao ano, em 2008, para 1% em 2009. Hoje a taxa está em irrisórios 0,05% ao ano;

    3) Espanha (taxa de juros da Zona do Euro): dívida pública de 36% do PIB em 2008 e de 98% do PIB em 2015;

    4) França (taxa de juros da Zona do Euro): dívida pública de 64% do PIB em 2008 e de 95% do PIB em 2015;

    5) Itália (taxa de juros da Zona do Euro): dívida pública de 103% do PIB em 2008 e de 132% do PIB em 2015;

    6) Alemanha (taxa de juros da Zona do Euro): dívida pública de 65% do PIB em 2008 e de 75% do PIB em 2015;

    7) Reino Unido: dívida pública de 44% do PIB em 2008 e de 89% do PIB em 2015. A taxa de juros do Reino Unido é de apenas 0,5% ao ano, de forma ininterrupta, desde março de 2009;

    8) Japão: dívida pública de 167% do PIB em 2008 e de 230% do PIB em 2015 (mais alta dívida pública do mundo). A taxa de juros do Japão é de irrisórios 0,1% ao ano, de forma ininterrupta, desde dezembro de 2008;

    9) Grécia (taxa de juros da Zona do Euro): dívida pública de 105% do PIB em 2008 e de 177% do PIB em 2015;

    10) Brasil: dívida pública de 58% do PIB em 2008 e de 64% do PIB em 2015. A taxa de juros do Brasil era de 13,75% ao ano em 2008 e é de 14,25% ao ano em 2015. Neste meio tempo a taxa caiu para 8,25% ao ano em 2009 e fechou 2010 em 10,75% ao ano. Depois caiu para o patamar mínimo histórico de 7,25% ao ano, entre outubro de 2012 e abril de 2013, e fechou o ano de 2014 em 11,75% ao ano.

    Qual é a constatação óbvia, absoluta e cristalinamente óbvia deste panorama agora apresentado?

    Simples: os países que mais foram impactados pelo Crash de 15 de setembro de 2008 (EUA, Japão, Reino Unido e países da União Europeia), em que pese estarem com taxas de juros praticamente em 0% ao ano há muito e muito tempo, viram as suas dívidas públicas crescerem de forma exponencial.

    Já países como o Brasil (também poder-se-ia citar a Índia, a China, a Rússia, a Argentina e outras nações), em que pese estarem com taxas de juros altas em comparação com os países desenvolvidos, viram as suas dívidas públicas ficarem estáveis, com alta apenas residual ou até queda no valor da dívida pública.

    Conclui-se, portanto, que é um erro crasso e rotundo falar em dívida pública tendo como premissa básica apenas o valor nominal da taxa de juros (a atual taxa real de juros do Brasil, de 4,7% ao ano, é similar a taxa real de juros, de 4,8% ao ano, que tínhamos no final do ano de 2010).

    As políticas anticíclicas de expansionismo fiscal e monetário (Quantitative Easing), praticadas pelos países centrais, tiveram como consequência o aumento exponencial das dívidas públicas, em que pese as taxas de juros terem desabado.

    Aliás, diferente de países emergentes como o Brasil, a inflação dos países centrais está em pouco mais de 0% ao ano desde o estouro do Crash de 2008. Justamente por isso, para tentar ”fabricar” mais inflação, é que as taxas de juros estão no menor patamar da história.

    Não fosse assim e os EUA, a Europa e o Japão teriam entrado numa espiral deflacionária pior que a da década de 30 do século passado (aí sim o mundo saberia o que é convulsão social).

    Repito, o expansionismo fiscal dos países centrais, com colossais e sucessivos déficits públicos, elevou enormemente as suas respectivas dívidas públicas. Não é uma crítica, mas apenas uma evidente constatação. 

    O processo de expansionismo, com velocidades maiores ou menores, está sendo revertido principalmente nos EUA, que estão muito próximos da normalização na política monetária e fiscal. A Europa mantém um expansionismo monetário considerável e começa a apertar na questão fiscal.

    Este breve texto não tem a pretensão de esgotar nenhum assunto, mas sim a pretensão de jogar um pouco mais de luz na discussão sobre dívida pública, taxa de juros e inflação. É humanamente impossível falar nestes e em outros índices econômicos sem falar do Crash de 2008 e de seus efeitos que ainda se fazem sentir.

    É também impossível falar de economia hoje, no caso do Brasil, sem falar de câmbio, do pior crescimento econômico da China desde 1989, da maior contração do comércio internacional desde 2009, da queda brutal no valor das commodities agrícolas e minerais, iniciado com força em meados do ano passado, etc.

    Qualquer discussão econômica que se fixe numa única variável, por exemplo, na questão da taxa de juros, sem analisar as outras múltiplas variáveis e o atual contexto nacional e internacional duríssimo em que vivemos, é apenas uma conversa de boteco.

    http://jornalggn.com.br/blog/diogo-costa/precaria-correlacao-entre-taxa-de-juros-e-divida-publica-por-diogo-costa

  48. Fontes do PT

    As minhas fontes do PT também me dizem que os dirigentes históricos do PT não descartam:

    1) o impedimento de Dilma pela oposição;

    2) o impedimento de Dilma com o apoio de Temer;

    3) a morte de Dilma por um câncer ou infarto fulminantes, conforme praga lançada por Jair Bolsonaro;

    4) a morte de Dilma por um atentado terrorista, realizado por um comando de malucos machistas/fascistas/oposicionistas espalhados pelo país;

    5) o afastamento de Dilma devido a um acidente vascular cerebral hemorrágico, consequência das enormes pressões da crise;

    6) a continuidade do governo Dilma até 2018, mesmo que aos trancos e barrancos;

    7) a continuidade do governo Dilma até 2018, com a volta do crescimento em 2016, a queda da inflação para próximo dos 4,5%, o superavit crescente das exportações devido a desvalorização do real, a queda da taxa de desemprego e a retomada a todo o vapor das políticas trabalhistas, dos programas sociais e do PAC e, consequentemente, a eleição de um candidato do PT, para a Presidência da República, em 2018, para dar continuidade aos governos Lula/Dilma.

    Descartaram, entretanto, a renúncia, pois sabem que a renúncia significa o enterro do PT e de Lula e, mais, o sepultamento, em definitivo, das políticas trabalhistas e dos programas sociais e a entrega para todo o sempre de nossos recursos naturais, de nossos mercados e de nossa soberania para países e o capital estrangeiro.

    É mole ?

    • Assunto encerrado, mas a quem serve essa notícia?

       

      Jorge Vieira (sábado, 19/09/2015 – 22:47),

      Um comentário que lava a alma. Encerra o assunto com chave de ouro. Fica só a necessidade de levantar a quem serve essa matéria.

      Agora não sei se você deveria apresentar o item 7. Pela transparência, sim, é informação a ser repassada, mas talvez aqui coubesse a política oposta ao mau ensinamento do Rubens Ricupero, e assim se expusessem as notícias ruins e se escondessem as boas.

      Seria uma política válida porque não se trataria propriamente de esconder notícia boa, uma vez que ela é tão óbvia que não haveria como a esconder. Pelo menos para aqueles que têm uma mínima noção da realidade política. E vale a pena ver os que não têm essa noção serem surpreendidos pela realidade.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 19/09/2015

  49. A Dilma, renunciar?

    Nunca!

    Só deixará o cargo, morta!

    De morte “morrida” ou…!

    Ela é uma mulher, com um passado de muitas atribulações!

    Na vida dela não há lugar para conjugar a palavra “vencida”!

     

    • Já querem o confronto, o terão…

      Também não creio que Dilma e muito menos o PT tenham pendores prá Jânio Quadros. Que a zelite zelote pare de plantar seus recadinhos chulos através de Bergamo. A conciliaçao de classes já deu o que tinha que dar. Prá que temer a conflagração, quem mesmo sai perdendo com isso senão esse titanic chamado Organizações Globo…Já querem o confronto, o terão…aliás, quem mesmo está buscando o confronto durantes as 24 horas do dia…

  50. Sinceramente Nassif, não vou

    Sinceramente Nassif, não vou ficar em função de coluna de fofoca da Folha, por mais que a Bergamo seja a menos pior desse jornaleco, Não tem renuncia, E e muito menos em fução dese congresso não aprovar isso ou aquilo. O preisedente da Camara é que não tem autoridade moral e fim de papo. Vamos acabar com essa puta emposta pelo pig de uma vez por todas e tocar o país para frente?

  51. Excelente post

    Excelent post, enquanto os militantes petistas vivem no mundo da lua, Dilma desmonta toda a herança bendita deixada por Lula. Não é nada contra o PT, um ótimo partido, mas Dilma, é  Celso Pitta do Lula.

      A gente não sabe se seria pior Dilma sair, ou ela ficar mais três anos e destruir o Brasil, com seu “republicanismo”. Em nove meses o PIB caiu quase três por cento, diante do fogo cerrado da oposição, ela só se mexe quando a coisa fica muito séria.

    Enfrentar o mercado, abaixar a Selic nada. Dilma morre, mas não vira as costas para o mercado. Exatamente como todos os presidentes odiados, como FHC. Prefere cortar bobagens do que tirar o osso dos especuladores.

    Um governo que começou mentindo muito na campanha, agora não tem credibilidade para mais nada.

    Não acredito em impeachment, afinal a oposição a esta altura, já deve ter percebido que o maior inimigo da esquerda e do PT hoje, é a Dilma, com suas asneiras sem limite. O único que quer impeachment, é o Aécio que dá mostras de ser pior do que ela, por mais incrível que possa parecer.

    Por fim, o próprio PT, cansado de apanhar, está se articulando para exigir a renuncia da Dilma. Daqui a pouco se continuar assim, o maior partido de oposição será o próprio PT.

  52. Mimimi a crise das

    Mimimi a crise das comodities.

    Mimimi a crise da China.

    Mimimi a crise internacional.

    Que raios de crise externa faz um país como o Brasil entrar numa recessão brutal de mais de 3% no ano!

    Nem a crise de 1929 e nem a crise de 2008.

    A China espirrou tres vezes, e o Brasil pegou uma gripe aviária e já está com um pé no necrotério…..

  53. A derrota da Presidente no Congresso

    Como é triste vivenciar na política brasileira tanta hipocrisia. Dizer que o resultado de votacao de projeto no congresso nacional seria uma derrota de uma pessoa ou de grupo. Transforma uma instuicao no verdadeiro arena onde dsiputam simplesmente o poder, o interesse pessoal, deixam de lado o interresse da coletividade. É simplesmente um afronto a sociedade que os mantém.  Brincam, sorriem , debocham da cara do cidadão que vive sempre na esperança. Esperança que ainda persite em mim. 

    Passamos nos útimos anos por uma grande transformação em nosso país. É inegável que a classe trabalhadora que esteve sempre a margem de um a vida com dignidade, participou um pouco daquilo que ela mesmo produz. Teve acesso às universidades, alimentaram melhor, adquiriam veículos, viajaram de avião, muitas moradias, apoio aos miseráveis, crédito fácil e barato, no entanto, o maior legado que aconteceu nestes ultimos anos, ao meu ver, foi a mudança de postura do cidadão. Podem acreditar que os brasileiros já não somos como ante. Hoje já temos noção do que é a coisa pública, de que temos o direito de poder opinar com distribuição recursos que temos. Nesta semana vivenciei um grupo de aluno indo às ruas protestar contra greve de professores, que segundo eles já recebem remuneração acima da média da classe, que ja nao cumpre com suas obrigações para qual foi contratado. 

     Acredito que um dia vamos mudar!!!!

  54. Dúvidas….

    Se fontes houveram, o que duvido, não são dirigentes e sim indigentes.

    Creio que esse é o problema gerado por um domínio, agressivo, de uma corrente majoritária dentro do partido:

    Sufocamento e esmagamento de novas lideranças.

    Não há quadros na reserva.

    É o preço a pagar.

  55. Mais importante do que a notícia é saber a quem ela serve

     

    Anarquista Sério,

    Lembro, a respeito deste post, o que afirmei em comentário enviado sábado, 19/09/2015 às 22:44, para você junto do seu enviado sábado, 19/09/2015 às 13:17, lá no post “O pacote e o golpe, por André Singer” de sábado, 19/09/2015 às 18:49, aqui no blog de Luis Nassif e reproduzindo o artigo de André Singer “O pacote e o golpe”. Disse eu lá:

    “O sociólogo André Singer é professor na USP e deve gozar de bom círculo de amizade para saber que para a presidenta Dilma Rousseff sair é preciso o término do mandato em 2018, uma renúncia, um fato trágico ou um golpe”.

    Você, no seu comentário, manifestara contrariado por André Singer ter usado o termo “golpe”. Considerei que a sua manifestação fora fruto do desconhecimento. Talvez você não goze de amizades com muito conhecimento jurídico como o André Singer como professor na USP consegue desfrutar. Ainda assim, se você tiver um pouco de paciência e ler com atenção o artigo de Lenio Luiz Streck para o Consultor Jurídico intitulado “Constituição é contra impeachment de Dilma por fato do mandato anterior” você entenderá com facilidade a razão para se falar em golpe. O artigo de Lenio Luis Streck foi transcrito em post publicado aqui no blog de Luis Nassif, segunda-feira, 24/08/2015 às 14:57, com o mesmo título “Constituição é contra impeachment de Dilma por fato do mandato anterior” e pode ser visto no seguinte endereço:

    http://jornalggn.com.br/noticia/constituicao-e-contra-impeachment-de-dilma-por-fato-do-mandato-anterior

    Fiz a indicação do post “Constituição é contra impeachment de Dilma por fato do mandato anterior” para você no comentário que enviei junto ao post “O pacote e o golpe, por André Singer” e ainda recomendei que você lesse o comentário de Pontara enviado segunda-feira, 24/08/2015 às 15:16, e mais dois outros que seguem ao dele e que se encontram no final do post “Constituição é contra impeachment de Dilma por fato do mandato anterior”.

    No contexto do artigo de Lenio Luiz Streck e no contexto do comentário de Jorge Vieira que ele enviou ontem, sábado, 19/09/2015 às 22:47, aqui neste post “Dirigentes do PT não descartam renúncia de Dilma” de sábado, 19/09/2015 às 18:50, você haverá de concordar comigo, se você der um pouco de atenção aos comentários mais recentes, e em especial ao item 7 do comentário de Jorge Vieira, que essa notícia não tem muito amparo na realidade. Não significa que seja falsa, mas sim que é notícia sem importância. Nasceu sem pulso e se ainda pulsa é artificial. No entanto, vale a pena saber a razão de uma notícia assim que me aparece aqui no blog de Luis Nassif com esse título tão chamativo para um post.

    Tenho a Mônica Bergamo como jornalista de alto coturno. Aprecio muito os comentários e intervenções dela no programa Ponto a Ponto com o sociólogo Antônio Lavareda exibido pelo BandNewsTV. O programa dela é bem melhor do que os similares que passam na Rede Globo ou na Globo News. Esse texto se tomado isoladamente eu o consideraria um escorregão dela. É notícia que não faz nenhum sentido sob o aspecto de racionalidade.

    Não leio a Folha de S. Paulo, salvo na quarta para ler a coluna de Antonio Delfim Netto e aproveito também para ler a de Alexandre Schwartsman. E leio a Folha de S. Paulo na quinta-feira, antigamente para ler também a coluna de Marcelo Miterhof e atualmente só para ler a coluna de Pasquale Cipro Neto. Não se trata, entretanto, da primeira notícia com esse viés de reportagem um tanto disparatada que sai na coluna dela na Folha de S. Paulo. Sei disso porque recentemente foi publicado aqui no blog de Luis Nassif o post “PT já conta com impeachment e Lula na oposição até 2018, diz colunista” de sexta-feira, 11/09/2015 às 17:54, dando destaque à notícia publicada na coluna dela. Dois escorregões muito próximos de uma jornalista com a inteligência da Mônica Bergamo não é nem improvável, é impossível. O endereço do post “PT já conta com impeachment e Lula na oposição até 2018, diz colunista” é:

    http://jornalggn.com.br/noticia/pt-ja-conta-com-impeachment-e-lula-na-oposicao-ate-2018-diz-colunista

    Sendo a notícia verdadeira e ao mesmo tempo sendo sem importância, é hora de procurar saber o que há por trás da notícia. Primeiro é preciso perceber que notícia assim abala as hostes dos partidários do governo e revigora as hostes dos adversários do governo. Poderia ser então intriga da oposição. Sim, poderia, mas não na coluna de Mônica Bergamo. Fica então parecendo fogo amigo. A Mônica Bergamo é amiga de José Dirceu. Não creio, entretanto, que José Dirceu se prestaria a tanto, ainda que ele poderia vir a culpar a presidenta Dilma Rousseff por ter deixado a Operação Lava Jato ter tomado a direção e o tamanho que tomou. Considero, entretanto, que José Dirceu tem experiência e conhecimento suficiente da nossa realidade política para o permitir realizar uma avaliação correta de todo o problema. E sabe que não há culpa da presidenta Dilma Rousseff no que ocorre hoje com a operação Lava Jato e nos reflexos que a operação causa na realidade política brasileira.

    Imaginar que o fogo amigo parta dos companheiros de Lula que veem no impeachment de Dilma Rousseff ou na renúncia dela, um caminho mais tranquilo para Lula no futuro é imaginar que os companheiros de Lula seriam tapados, pois o impeachment sem tipificação do fato imponível no atual mandado é golpe e se aceito significaria aceitar que a Constituição brasileira é paraguaia e para a esquerda governar com uma Constituição Paraguaia é sonho de uma noite de verão, ou em outras palavras, é quimera desvairada. A renúncia é improvável por parte da presidenta Dilma Rousseff e causa nos seus efeitos a destruição de qualquer candidatura Lula ou de alguém do PT no futuro próximo.

    Além de a renúncia ser improvável pelo temperamento da presidenta Dilma Rousseff e pela consciência que ela tem do quanto ela acertou e do quanto a racionalidade que ela adota no gerenciamento da coisa pública é importante no atual momento e também por que ela sabe que o dano maior será ao PT, para considerar viável a renúncia seria necessário não ter nenhum conhecimento da realidade econômica do Brasil. Há uma recuperação em curso que será anunciada tardiamente, mas que virá e abandonar o barco agora é deixar o barco para a oposição.

    A partir do mês de outubro, as exportações vão estar em dólares maiores do que as exportações do mês de outubro do ano anterior. Não falo com base nas últimas desvalorizações do real, falo com base nos dados da nossa Balança Comercial que podem ser vistos no site do Portal Brasil no seguinte endereço:

    http://www.portalbrasil.net/economia_balancacomercial.htm

    Como se pode ver no quadro apresentado as exportações brasileiras em 2014 ainda cresceram até julho quando atingiram 23.024 milhões de dólares e depois vieram em queda alcançando 20.463 milhões de dólares em agosto, 19.617 milhões de dólares em setembro, 18.330 milhões de dólares em outubro, 15.646 milhões de dólares em novembro e 17.490 milhões de dólares em dezembro. Renunciar ao poder agora seria demonstração de falta de inteligência. Em minha avaliação há falta em quem a vê.

    Assim, acredito que essa matéria publicada na coluna de Mônica Bergamo é assunto passado realmente pelo pessoal do PT, mas com intuito diversionista, mas o diversionismo não é no partido, mas fora dele. Parte da oposição sabe que o impeachment ancorado no julgamento do TCU referente à prestação de contas de 2014 é golpe, pois as contas sob o julgamento do TCU referem-se ao mandato passado. Essa parte da oposição precisa ancorar em outro caís, daí o PT jogar a idéia de renúncia.

    Um pouco mais de conhecimento sobre a nossa Constituição e nossa legislação orçamentária e em especial da Lei de Responsabilidade Fiscal permite afirmar que no fundo, a decisão do TCU significará apenas que os governantes atuais estarão submetidos a essa nova regra da interdição dos empréstimos automáticos de antecipação de receita, conhecidas como pedaladas. Para o governo federal cumprir a regra é fácil, afinal o governo federal dispõe de Bancos e de Medidas Provisórias. E só Tocantins é que dispõe de Medida Provisória. São os governos estaduais e os grandes municípios os que vão sofrer bastante com a nova regra. Não é por outra que os governos do PT se tornaram grandes defensores da Lei de Responsabilidade Fiscal. A Lei de Responsabilidade Fiscal é instrumento de controle do governo federal em cima de Estados e Municípios.

    Você tem razão em parte a se tomar o que você diz no comentário que você combatia as críticas que os petistas faziam a notícia de Mônica Bergamo. Com 120 comentários neste post “Dirigentes do PT não descartam renúncia de Dilma”, a sua crítica enviada sábado, 19/09/2015 às 16:40 é o 31º comentário na segunda página. Como está bem escondido vou transcrevê-lo a seguir lembrando que você o intitulou assim: “Sras e Srs: Mônica Bergamo”. E a seguir transcrevo o conteúdo dele:

    “Sras e Srs:

      Monica Bergamo tem um longo currículo com o PT.

      Ela não escreveu de bobeira.

       Diria até, como sempre, que foi pau mandado pela cúpula petista.

           Me arrepia a solene ignorância de vcs.”

    Você está certo, mas eu não diria que a Monica Bergamo “foi pau mandado pela cúpula petista”. E pode ser até que alguns dos comentaristas aqui tenham reagido sem o devido conhecimento, mas tenho a impressão que se há ignorância ela é maior em outros campos.

    Hoje a oposição agarra-se em três trunfos. Agarra-se à realidade econômica de estagnação e inflação que em meu entendimento vai sendo superada. Será ainda motivo de mais sofrimento para os mais impacientes e evidente para a grande parte dos brasileiros que perderam e ainda perderão emprego. Politicamente, entretanto, esse grupo é bem menor do que a grande massa de manobra que odeia a inflação e numa explícita manifestação de egoísmo bate palmas para os governantes que reduzem a inflação ainda que às custas do aumento do desemprego. Na política o governante tem que contar com essa realidade para não ser pego de surpresa.

    A oposição também se agarra à decisão do TCU que apenas significará mais peias que o governo federal terá disponível para controlar os governos estaduais e os governos municipais.

    E agarra-se ao TSE. Só que o que se tem no TSE é uma expectativa, que tudo indica caminhará para as Calendas Gregas. Não creio que a decisão virá antes do julgamento final da Operação Lava-Jato. Para dividir ainda mais a oposição o PT jogou no debate político a possibilidade da renúncia. É mais uma âncora frágil em que se agarrará a oposição.

    Enfim o importante não é saber se a notícia é verdadeira ou falsa, uma vez sabendo ser ela impossível. O importante é saber quem repassou a história e com qual intenção.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 21/09/2015

  56. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome