“É caso de absolvição sumária”, diz Cardozo sobre impeachment

Jornal GGN – José Eduardo Cardozo, advogado da presidente Dilma Rousseff no processo de impeachment, disse ao encerrar a defesa que confia na absolvição no Senado. “Acho que vamos ganhar”, afirmou em entrevista coletiva no Palácio da Alvorada. “Não temos denúncias sérias. Portanto, em condições jurídicas normais, é caso de absolvição sumária”.

Para ele, se a condenação prevalecer, o “golpe” estará confirmado. “Não houve alerta de incompatibilidade com a meta fiscal”, disse o advogado, reproduzindo o laudo dos peritos. No caso do plano Safra não houve ato que tenha contribuído “direta ou indiretamente para que ocorressem os atrasos nos pagamentos”.

Apesar de admitir que o julgamento é mais político do que jurídico, Cardozo disse que confia no bom senso dos senadores. “Eu acho que a grande maioria dos senadores são pessoas que tem a razoabilidade como parâmetro da ação política. É a esses que estamos mostrando, e também ao povo brasileiro, que elegeu Dilma”.

Da Agência Brasil

Cardozo diz confiar na absolvição de Dilma no Senado

Por Marcelo Brandão

O advogado da presidenta da República afastada Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo, disse hoje (30) que confia na absolvição dela no processo de impeachment. Para ele, as provas e o parecer da perícia não deixam dúvidas da inocência de Dilma. “Acho que vamos ganhar no Senado”, disse Cardozo em entrevista coletiva a jornalistas no Palácio da Alvorada.

Para Cardozo, a conclusão da perícia  pedida pela defesa derruba as acusações sobre Dilma. “Não temos denúncias sérias. Portanto, em condições jurídicas normais, é caso de absolvição sumária. Portanto um golpe ficará confirmado se [a condenação] acontecer”.

Cardozo leu trechos do parecer dos peritos. Nele, está expresso que, no que diz respeito aos decretos de crédito suplementar, “não houve alerta de incompatibilidade com a meta fiscal”. Já em relação a operações relativas ao Plano Safra, o parecer diz que não houve ato que tenha contribuído “direta ou indiretamente para que ocorressem os atrasos nos pagamentos”.

Além das conclusões da perícia, Cardozo citou uma entrevista da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) à Rádio Itatiaia. A senadora disse que Dilma não está afastada por conta das operações de crédito e os decretos, e sim porque “o país está parado”.

“Porque o governo saiu? Na minha tese, não teve esse negócio de pedalada. Eu estudo isso, faço parte da Comissão de Orçamento. O que teve foi um país paralisado, sem direção e sem base nenhuma para administrar”, disse a senadora. Essa declaração da senadora, hoje líder do governo no Congresso, foi anexada pela defesa ao processo de impeachment.

Cardoso disse confiar nos senadores, apesar de admitir que se trata de um julgamento “jurídico-político”. “Mas eu acho que a grande maioria dos senadores são pessoas que tem a razoabilidade como parâmetro da ação política. É a esses que estamos mostrando, e também ao povo brasileiro, que elegeu Dilma”. Cardozo não afasta a possibilidade de recorrer ao Supremo Tribunal Federal, caso o impeachment seja aprovado no Senado, mas ele evitou a todo momento afirmar que vai fazê-lo ou mesmo se precisará fazê-lo. “Ainda confio no Senado”.

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nele, está expresso que, no

    Nele, está expresso que, no que diz respeito aos decretos de crédito suplementar, “não houve alerta de incompatibilidade com a meta fiscal”. 

     

    É essa a linha de defesa? Piada……desde quando é necessário um alerta para cumprir a Constituição Federal?

    1. Triste, a sua falta de conhecimento nisso

      Os decretos seguem norma antiga e até jurisprudência em 2008/2009, por caso similar, inclusive com aprovação do congresso.

      A nova normativa do TCU rege de novembro 2015, ou seja, depois da emissão dos decretos e, ao não haver alerta sobre a mudança que viria, confirma-se que não houve dolo nem má fé da presidenta ao prosseguir da forma habitual.

      A melhor forma de cumprir a Constituição, no seu conjunto, é seguir pela opção social nas medidas que um Governo toma, cotidianamente, como assim estabelecido pelo legislador. Se informe mais!

    2. Esse aí não sabe de nada. Vai
      Esse aí não sabe de nada. Vai se informar antes de falar groselha cidadão. A defesa do Cardozo de fato é ridícula, mas pelo menos se dê ao trabalho de entender o argumento.

      1. Desculpe , mas não entendo

        Desculpe , mas não entendo porque a defesa é ridícula, quem tem acompanhado a comissão no senado constatou que as alegações de crime de responsabilidade pelas “pedaladas” e pelos decretos foram desmontadas de tal forma que a líder do governo golpista admitiu que as acusações não se sustentam e que eram apenas pretexto para o golpe.

        Cardoso foi um ministro da justiça omisso, mas em relação a defesa da presidente Dilma tem feito um excelente trabalho

        1. Mas essa é, ou era, a crítica

          Mas essa é, ou era, a crítica feita à Cardozo (Dilma) centenas de vezes nesse blog. Aventaram até coisas do coração para sua manutenção no cargo porque, entre outras coisas, uma pessoa como Dilma ir na conversa dele que o republicanismo radical seria o passaporte para o Paraíso, francamente… (vide um seu discurso a ingressantes da PF sobre a “iminente” refundação da República). O cara ficou no cargo até quando uma “namorada” dele que trabalha na Isto É fez aquela “reporcagem”! (vide DCM). Alguém em post passado comparou-o a um jogador de time que está perdendo e que começa a fazer jogadas geniais quando todos estão quase indo pro vestiário. Más línguas de tipo teoria da conspiração também aventam que ele queria mesmo essa situação de admissibilidade do impeachment pois a sua praia era (é) a advocacia (Geral antes e particular agora) e não o espinhoso Ministério da Justiça. Enfim, “primeiramente Fora Temer”, apesar disso.

  2. nenhum destaque disso aí na

    nenhum destaque disso aí na grande mídia golpista….

    uol e g1 sequer dão a matéria,

    pelo menos na capa, como veifiquei agora….,…

  3. Mesmo sendo ateu eu suplico:

    Mesmo sendo ateu eu suplico: Valha-me deus! Nunca ví reunida numa só pessoa ou numa só equipe de governo tanta igenuidade, tanta burrice, tanto apego ao legalismo.

    Não sou advogado, não é minha area de intersse,mas salta aos olhos de qualquer Zé Mané, menos desse Zé Republicano, que Mensalão, Lavajato e por fim Impitimam, nunca foi, não é e nunca será questão de direito, de legalismo.

    A corda Dilma! Se não quizer ser conduzida ao cadafalso pelo seu ministro sem que jamais tenha cometido qualquer delito. Não é essa a questão de fundo.

  4. E daí?

    Caso ainda não  tenha sido respondida registro aqui as indagações: o que acontecerá se for concretizado o golpe pela tese apresentada pelo advogado geral da união? Neste suposto golpe Temer ficaria impedido de assumir? O pais será expulso das instituições internacionais: ONU, OEA, Mercosul, etc.? E, mesmo assim Dilma perderá seu mandato? Ou, por último: E daí? 

  5. Caro Nassif
    Meusdeuses.
    A

    Caro Nassif

    Meusdeuses.

    A chamada pedalada é tanto desculpa para o golpe, como os pedalinhos é para o Moro prender Lula.

    Temer já alterou tantas regras do jogo, no governo golperino, pois sabe que não sairá de lá.

    Há que se resistir em todas frentes, claro, mas o golpe já está martelando cada um de nosso dedos.

    Deputados sabiam da mentira, mas votaram pelo golpe, senadores idem.

    Eles não irão recuar.

    Os movimentos sociais se desmancharam como nuvens.

    Nem nos blogues sujos se veem mais manifestações de grande porte.

    É muito republicanismo.

    Mas fiz minha contribuição para Dilma.

    Saudações

     

  6. inocencia de Dilma

    Essa comissão de empeachment  mais se parece  a inquisição que queimou Joana D’Arc onde a morte já estava decretada e a defesa era só pra cumprir um ritual. Como dizem os carrascos do Senado : ” estamos cumprindo formalidades”. Ou seja vão matar uma inocente em nome de algumas centenas de corruptos.

  7. Qual o melhor apelido para

    Qual o melhor apelido para Cardozão, o Professor de cursinho, Canastrão-mor ou Fanfarrão-mor da República ?

    Ele está cumprindo seu objetivo muito bem, que é o de aparecer.

  8. Quem Perde
    Haja visto que nao houve. crime. isso ja se via
    Mas. ha orquestraçao dos algozes da democracia continua
    Tira direitos vender rezevas de energia vender agua ou seremos nos igenuos ha ponto de acreditar que o capital estrangeieo vai comprar terre no semearido Brasileiro. aonde nao tem resevas de agua faça me o favor e me responda QUEM E QUE PERDE

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador