IPEA é usado para atacar Lula, por Jeferson Miola

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

IPEA é usado para atacar Lula

por Jeferson Miola

O IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, foi convertido pelos golpistas em um braço de propaganda ideológica para falsificar a história recente do Brasil, destruir o legado dos governos do PT e danificar a imagem do ex-presidente Lula.

Esta prática manipuladora da direção golpista do IPEA tem precedente. Em 2015, o presidente do Instituto, Ernesto Lozardo, censurou estudo técnico que identificava os prejuízos bilionários causados ao SUS com a PEC 241/55 que congelou os gastos sociais por 20 anos.

Agora o IPEA organizou o livro digital “Agricultura e indústria no Brasil – inovação e competitividade“, de autoria dos economistas José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, pesquisador do IPEA; e Albert Fishlow, professor emérito da Universidade de Columbia, EUA, um “brasilianista” de direita que participou da elaboração do Plano Decenal de Desenvolvimento Econômico e Social no período do ditador Castelo Branco [1967].

Na página 149, o livro é ilustrado com uma fotografia de manifestação promovida por grupos de direita em Brasília. A foto, que estampa em destaque a imagem de um boneco inflável gigante que imita o ex-presidente Lula com uniforme de presidiário, tem como legenda:

MANIFESTAÇÕES TOMAM CONTA DO BRASIL – A insatisfação pública foi uma resposta direta à corrupção instaurada na Petrobrás e investigada pela operação Lava Jato. O Congresso Nacional foi tomado pelos manifestantes com camisas verdes e amarelas, fazendo claro contraste à cor vermelha característica dos movimentos socialistas que apoiavam o governo. Os protestos foram considerados as maiores manifestações de rua depois das “Diretas já” na década de 1980. A diferença foi que as aglomerações nesse momento histórico ganharam corpo com a massificação das novas tecnologias de comunicação, as quais ajudaram a convocar milhões de pessoas em tempo real, tal como foram os panelaços sempre que havia pronunciamento da presidência em rede nacional“.

Outra fotografia, na página 148, de uma suposta manifestação de “agricultores” em Belo Horizonte, tem a seguinte legenda:

INSATISFAÇÃO TAMBÉM CHEGA AOS AGRICULTORES – No dia 15 de março de 2015, ocorreu a primeira grande manifestação contra o governo eleito de Dilma Rousseff. No coreto da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, cartaz questiona ‘quem financia os invasores profissionais do MST?’, em uma alusão ao apoio partidário do PT ao Movimento dos Sem Terras. Naquela data, foram mais de 30 mil manifestantes apenas na capital mineira. Os protestos espalharam-se em várias outras capitais. Somente São Paulo foi responsável por mais de um milhão de pessoas nas ruas. Segundo avaliações da Polícia Militar, em todo o Brasil, foram cerca de 1,4 milhão de participantes, enquanto os organizadores estimaram um público superior a 3 milhões de pessoas“.

Essas duas fotografias são as únicas imagens, de todo o livro, que têm como “Fonte: arquivo próprio“, o que denuncia o viés ideológico. Todas as demais ilustrações foram obtidas nos bancos de imagens e arquivos oficiais da Embrapa, Petrobras, Embraer, EBC e IBGE.

Na seção de agradecimentos, os autores fazem uma menção a ninguém menos que o justiceiro Sérgio Moro: “Destacamos, nesse sentido, os nomes de Sérgio Fernando Moro[e outros]pelas frases de incentivo“. E finalizam: “é importante mencionar o auxílio institucional que tivemos nessa jornada, tanto no lado do IPEA, quanto no âmbito da Universidade de Columbia“; apoio confirmado na apresentação feita pelo presidente do Instituto.

Não existe, em toda a história do IPEA, tal instrumentalização ideológica. É uma propaganda explícita, nada subliminar. Este aparelhamento ideológico do Estado só tem equiparação com o período da ditadura civil-militar.

Eram os tempos em que a oligarquia golpista alardeava histericamente a existência do “ouro de Moscou” que financiava o movimento comunista no Brasil. Naqueles tempos, como no regime de exceção de hoje, a direita apelava aos “manifestantes com camisas verdes e amarelas” para defender o país da ameaça dos “movimentos socialistas” [sic].

É inaceitável o uso de instituições públicas para fazer propaganda contra aqueles que se opõe ao golpe e ao regime de exceção. A direção golpista do IPEA e os técnicos responsáveis por esta aberração perderam totalmente a condição de continuar nesta importante instituição de Estado, e devem ser demitidos e responder judicialmente pelo crime que cometeram.

Em tempo: Lula foi o único Presidente da República que visitou o IPEA desde sua fundação, em 1964. A ofensa dos autores e da diretoria do IPEA ao Lula é ainda maior, quando se conhece esta importante detalhe.

Assine

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Grosseria de golpistas em cargos de indicação…

    … sem a menor importância com questões técnicas e relativas à área de pesquisa.

    A leitura de tais documentos, é bom que se diga, não fazer parte da atividade de uma parcela que vê tevê, por exemplo. Convenhamos.

    O número de leitores é “fabuloso”.

    E não se trata de demérito por falta de qualidade, é por falta de público amplo e com educação suficiente para a letura.

    Mas qualquer pesquisador com interesse na verdade e na análise ficaria ruborizado por tamanha estupidez, mesquinhez e baixeza expressa neste material.

    Expressa neste governo, retifico.

  2. Vão nadar “de braçada”

    Vão nadar “de braçada” enquanto a esquerda é lerda demais pra entender que tudo que eles da direita acusam nos outros é o que eles próprios praticam, sempre praticaram e sempre praticarão. Do mesmo jeitinho do ladrão de rua que corre gritando “pega ladrão!”

    1. 25 de março

      não sei quem aprendeu com quem, mas desconfio, porque os métodos são iguais aos punguistas da rua 25 de março já em fins dos anos 60, que testemunhei: batiam a carteira e corriam gritando “pega ladrão!”

      como a elite brasileira sempre foi rapace, originada de degredados por, entre outros crimes, o da punga, fica difícil a determinação de quem aprendeu com quem.

      … mas desconfio.

  3. IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas

    muito triste ver importante Instituto tomar partido onde deveria sim, sem escolher lados, analisar e divulgar os resultados de suas pesquisas de maneira confiável e precisa.

    Confiança muito difícil de conquistar e muito fpacil de perder.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador