Já fora do Ministério, Weintraub usou documento do governo para entrar nos EUA

Weintraub pediu ao Itamaraty "bons ofícios" para conseguir entrar nos EUA. Araújo pediu o visto oficial quando Weintraub já tinha deixado o governo

Foto: Divulgação PR

Jornal GGN – Abraham Weintraub pediu em uma carta ao ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o aval com “bons ofícios” para conseguir entrar nos Estados Unidos, ainda enquanto era ministro da Educação, um dia antes de deixar o governo. No documento, o ex-ministro ainda sinalizava a “brevidade possível” para chegar imediatamente ao país.

Por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), a TV Globo obteve o acesso a esta solicitação de Weintraub ao Itamaraty para entrar nos Estados Unidos. Segundo o veículo, a carta foi enviada um dia antes de Weintraub anunciar sua saída do governo, no dia 18 de junho.

Nessa mesma data, quando Weintraub já havia pedido demissão, Araújo estava enviando à Embaixada dos Estados Unidos em Brasília a solicitação do visto para o já ex-ministro entrar no país.

Weintraub usou, efetivamente, o passaporte diplomático para chegar aos Estados Unidos, quando já não era ministro do governo Bolsonaro. Segundo o G1, o documento do Itamaraty indicava que a entrada de Weintraub ao país era para cumprir missão durante o “restante do ano de 2020”.

Atualmente, o ex-ministro de Bolsonaro aguarda o resultado da eleição interna do Banco Mundial, que deve ser divulgado na próxima semana.

 

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador