Líder do cartel da Lava Jato cita Lobão em delação premiada

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Após meses de negociações com as autoridades da Lava Jato para colaborar com as investigações sobre corrupção na Petrobras, em troca de abrandamento de pena e outros benefícios, o empresário Ricardo Pessoa, dono da UTC e Constran, citou ao menos seis políticos em sua delação premiada. A informação foi publicada pelo jornal O Globo nesta terça-feira (13). 

O Globo divulgou apenas o nome do ex-ministro de Minas e Energia do primeiro mandato de Dilma Rousseff, senador Edison Lobão (PMDB). Lobão é investigado a pedido da Procuradoria Geral da República. Ele responde a três inquéritos no Supremo Tribunal Federal no âmbito da Lava Jato. O contexto em que ele foi citado por Pessoa não foi esclarecido pelo jornal.

Em defesa prévia – feita antes da delação – o empresário, segundo O Globo, “arrolou entre as testemunhas” o ministro da Defesa, Jaques Wagner, o deputado Arlindo Chinaglia (PT), o ex-ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e outros quatro deputados federais: Paulinho da Força (SD), Arnaldo Jardim (PPS), Jorge Tadeu Mudalen (DEM) e Jutahy Magalhães (PSDB).

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, José de Filippi Júnior (PT), ex-tesoureiro da campanha de reeleição do ex-presidente Lula, em 2006, e da primeira campanha da presidente Dilma Rousseff (PT), em 2010, também foi solicitado como testemunha.

Ricardo Pessoa foi preso em novembro na sétima fase da Operação, ficou detido até maio em Curitiba, quando foi solto por decisão do Supremo. Atualmente, cumpre prisão domiciliar em São Paulo. Ele vinha negociando o acordo desde janeiro e, por isso, teria mantido silêncio em depoimento ao juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal. 

Apontado como líder do clube de empreiteiras que pagavam propina a ex-dirigentes da Petrobras para obter contratos milionários com a empresa, Pessoa deve ter sua delação premiada assinada nesta quarta-feira (13) pela Procuradoria-Geral da República. Segundo o jornal, faz parte do acordo a devolução de R$ 55 milhões.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    [Do “time” do

     

    [Do “time” do ‘desMOROlizado'”!]

    Resposta a Vladimir Aras e à sua defesa da delação premiada

    Aras volta a sofismar miseravelmente, comete erros grosseiros, produz confusão que se esbarram em erros filosóficos crassos…

    Por jornalistaMiguel do Rosário

    Em análise acerca do artigo ‘Sobre a ética da delação premiada e o peso das palavras do delator’, por Vladimir Aras

     

    QUA, 13/05/2015 – 11:43

    https://jornalggn.com.br/notici

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.ocafezinho.com/2015/05/13/resposta-a-vladimir-aras-e-a-sua-defesa-da-delacao-premiada/

    ###########################

    DESABAFA, MATUTO!

    “Além do mais, a fala do procurador cheira a hipocrisia e farisaísmo. Juízes e procuradores são humanos e cometem erros o tempo inteiro. Seus colegam os delatam, por acaso?”
    Por jornalista Miguel do Rosário

    Delatam o caralho! Responde, ‘na lata’, o matuto ‘bananiense’!

    Esse tal de [Vladimir] Aras é mais um almofadinha forjado na classe MÉRDIA alienada, aloprada, reacionária e corrupta!
    Preguiçosos, tendenciosos e incompetentes para investigar, e usar, tecnicamente, os autos do Processo, recorrem a essa liturgia às avessas!

    Ô “procurador” Aras, e por que o primo do DEMoTucano Beto ‘Rincha’ [o mesmo Beto ‘Hitler’] da ‘Guantánamo do Paraná’ ficou somente uma semana no xilindró, e não sendo-lhe imposto o instituto da delação premiada’?

    EM TEMPO: parabéns, ínclito, impávido e iluminado jornalista Miguel do Rosário!
    Do ponto de vista intelectual, o Vladimir Aras foi trucidado!
    Mente brilhante!
    Ou ainda, um homem e um rato!

    Messias Franca de Macedo – matuto ‘bananiense’!
    Feira de Santana, Bahia
    República Desses Bananas

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador