Médico que sugeriu matar Marisa Letícia na cirurgia é demitido da Unimed, por Bruno Verso

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Médico que sugeriu matar Marisa Letícia na cirurgia é demitido da Unimed

por Bruno Verso

A Unimed São Roque decidiu rescindir o contrato com o médico Richam Ellakkis. Por meio de nota postada no final da tarde de ontem, na página oficial do plano de saúde no Facebook, a Unimed declarou que repudia as declarações do médico e que outras medidas disciplinares ficaram a cargo do Cremesp.

Richam Ellakkis é o neurocirurgião que defendeu que matar a mulher do presidente Lula durante o procedimento que tentou salvar a vida dela. Dona Marisa foi vítima de um AVC hemorrágico nível 4, último patamar de uma escala que mede a severidade do quadro da doença.

Segundo matéria de O Globo, ao ver a tomografia de Marisa Letícia em um grupo de whatsapp, Ellakkis teria dito: “esses fdp [os médicos] vão embolizar ainda por cima”, se referindo ao procedimento que procura estancar a hemorragia dentro do crânio. “Tem que romper no procedimento. Daí já abre pupila. E o capeta abraça ela”.

A fiar-se por suas redes sociais, Ellakkis não parece uma figura confiável. Em seu Facebook, antes de ser apagado, ele se dizia médico no “Hospital de Clínicas da USP”, “residente em neurocirurgia no Hospital de Base” e se graduado em medicina na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Das informações acima, apenas a graduação é comprovada. Fosse no futebol, Ellakkis seria “gato”.

Em seu Currículo Lattes, um documento oficial do CNPq, Ellakkis revela que se especializou em um desconhecido Hospital Austa em Rio Preto. Em seguida, diz ser neurocirurgião plantonista no Hospital Municipal Hermelindo Matarazzo, em São Paulo.

Questionado se Ellakkis trabalhava para Prefeitura de São Paulo, a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde afirmou que o médico nunca foi ligado ao serviço de saúde municipal ou a algum dos parceiros que prestam serviços ao SUS da cidade de São Paulo.

Redes

A Unimed São Roque se pronunciou no final da tarde de sexta após sofrer um bombardeio em sua página do Facebook. Centenas de pessoas exigiam a demissão de Ellakkis. A força das redes sociais foi maior.

Já no começo da manhã de sexta-feira a reportagem do GGN questionou o hospital sobre o neurocirurgião. Três dos diretores do hospital e a advogada da Unimed São Roque foram contatados mas não retornaram com respostas.

No meio de centenas de perfis que condenavam Ellakkis, chamou atenção o posicionamento da médica Anelisa Chequer. Ela é de Vitória, Espírito Santo e atualmente mora na Australia, onde trabalha. A julgar pelo Lattes, Anelisa esta fora do Brasil desde 1999, quando foi cursar especialização em Mainz, na Alemanha.

Aparentemente os anos de contato com a “civilização” não a humanizaram. Anelisa defende Ellakkis do linchamento virtual dizendo que a fala do neurocirurgião foi apenas um “desabafo”.

Uma classe de reaças

Apesar de não fazer parte da “classe médica brasileira”, dado que trabalha em outro país, os comentários de Anelisa resumem de maneira didática como pensa um médico brasiliero formado nas duas últimas décadas.

Poucos fazem medicina por vocação. Em um país que paga mal, ser médico é garantia de uma boa poupança. Como é um curso caro e em tempo integral, apenas filhos das classes mais abastadas conseguem se formar (excetuando, obviamente, os filhos de operários que foram privilegiados com as políticas de inclusão dos governos petistas).

“Duvido que ele [Ellakkis] deixaria vc morrer”, diz a médica a um dos internautas. “Sugiro que se vcs estao receosos de usarem a Unimed, que procurem atendimento no fantastico SUS. Alias, os dois sao bem parecidos.  Talvez a Unimed deva começar a contratar cubanos”

Analisa não estava no Brasil quando os Cubanos entraram no Mais Médicos. Nem quando saíram. Talvez ela nem conheça um médico cubano, mas sabe repetir toda uma classe de preconceitos e esteriótipos ditos a exaustão por seus pares em solo nacional.

“So nao sei se saberiam te atender numa emergência mas segurar sua mão e olhar nos seus olhos enquanto falam portunhol eles sabem bem”, tenta ironizar a médica enquanto acerta o diagnóstico.

Médicos cubanos são diferente dos brasileiros. São diferentes da doutora Anelisa. Provavelmente a maioria não tenha o tanto de especialização no exterior como ela. Não falem tantas línguas quanto ela fala (diz falar cinco). Mas para uma profissão que cuida de humanos, são infinitamente mais humanos.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É de se espantar o nível de

    É de se espantar o nível de burrice deste pessoal que se forma em medicina atualmente.

    O médico em questão coloca uma sandice dessas num veículo de opinião onde não pode se arrepender nem negar o que disse, comprometendo sua carreira gravemente.

    A segunda emite opiniões desequilibradas sobre o que desconhece e ainda paga mico com recibo.

    Tá difícil…

    1. Fica pior:  se ela fizesse

      Fica pior:  se ela fizesse uma “defesa” desse teor sobre qualquer medico australiano ela se veria subitamente desempregada tambem.  Latiu porque eh assunto do Brasil, isso sim.

    2. É um misto de burrice e

      É um misto de burrice e prepotência desses filhos dos abastados brasileiros que hoje foram a legião de médicos monstros. 

      O mesmo vale para os juízes e promotores. 

    3. Pessoal, mas vocês não devem se esquecer que 95% dos médicos brasileiros são reaças de direita e fascistas. Esses caras já xingavam o Lula e o PT desde sempre. Do ponto de vista político são uns bolsominions escarrados.

  2. Quanto aa medica

    Quanto aa medica “australiana”, ja contei isso antes aqui no blog.  Minha excelente medica cubana saiu da clinica e colocaram uma americana no lugar dela.  (um monte de clientes nao voltaram mais, eles, como eu, so iam la por causa dela).

    Ela muito casualmente me informou que ia mudar meu remedio de colesterol porque achava que outro estava melhor.  So esqueceu de me informar que de 3 dolares por 3 meses de remedio ela me passou pra um que custava 700 dolares.  Por 3 meses.

    Nunca mais voltei la, e acho que vou sentir saudade da minha medica cubana pro resto da vida.

  3. Pelo visto a UNIMED foi

    Pelo visto a UNIMED foi forçada a tomar a decisão correta, descredenciando o monstro. E o fez para o bem da imagem da empresa, claro.

    O que mais me tem indignado é o caso da médica do Sírio.

    Sendo o Sírio Libanês um dos hospitais mais badalados do Brasil, que recebe as mais altas e ecpresivas autoridades, daí sua exposição na imprensa como hospital de referência, entendo que a simples demissão da médica não condiz com o estrago que ela fez. Não foi apenas uma demonstação do mal, que se propagaou via internet e imprensa em geral. Foi uma demonstração de um mal grande para a citada Instituição.

    Ficariam muito melhores na fita se toda a equipe médica, ou quem dirige esse Hospital, viesse a público para dizer algo sobre essa mulher, e o que merece todo e qualquer médico que age da forma como ela agiu. Se pode divulgar, corretamente, por boletins médicos, o estado de saúde de um enfermo, por que não divulgar que o Hospital, além de demitir a mostra, já tomou outras medidas junto ao CRM, e por que não junto à Polícia, se os atos dela são absulamente criminosos.

    Vale dizer que o mesmo que aconteceu agora com Marisa, aconteceu com Lula e Dilma, quando ambos estiveram tratando de câncer na mesma instituição.

    O Sírio Libanês terá que tomar medidas mais drásticas para que coisas assim não mais aconteçam, enquanto sabemos que só acontecem quando se trata de gente do PT. 

  4. Hipócrates…que saudade!
    Nunca o juramento prestado pelos médicos deste país foi tão vilipendiado como por este Doutor.

    O incrível é que dirão que a culpa de perder o emprego são dos petralhas bolovarianos do lullopetismo…triste Brasil…como um país pode, em vez de uma Elite, ter apenas gente com dinheiro?

  5. Demissão é pouco

    Apenas demitir um sociopata desses é muito pouco.

    O que ele fez foi tão grave que deveria ter cassada sua certidão de médico.

  6. Há fatos suficientes para

    Há fatos suficientes que mereceria de estudiosos das áreas de filosofia, psicologia um tratamento específico que seria a violência versus os golpes de estado e a corrupção de estado perpetrada pela elite brasileira.

    Aqueles chamados de “coxinhas” saíram as ruas, discutiram em locais de trabalho, em suas casas, se tornaram paneleiros e tiveram como “promessa” um Brasil que cresceria mais e melhor, que os petralhas é que seriam o mau do Brasil.

    Isso entrou no campo EMOCIONAL das pessoas, não é mais meramente racional, é raiva, é delírio, é paixão, assim como futebol e outras coisas!

    Você não troca de time quando seu time vai mau, mesmo que seja rebaixado…

    Muito se viram frustados visto que até agora estão vendo seus ícones sendo acusados daquilo que acusaram o PT e o pior, com provas muito mais robustas!

    E o pior, foi ver que a promessa de Brasil grande se tornou um paraiso para bilionários nacionais / estrangeiros e / ou corruptos onde os juros valem mais que capital e trabalho…

    Eles vêem a emissora que mais os incitou ao golpe se calar diante de seus amigos acusados pelos mesmos crimes e aquele “coxinhas” que tiverem um pouco mais de inteligência perceberão a parcialidade e os mesmos interesses corruptos nela…

    Foram traídos!

    E ai?

    Vão reconhecer que erraram?

    Não! Isso é paixão e está sendo tratado como emoção, não como materialidade racional, por isso é que mesmo sem PT  no poder, ainda se vê pela mídia um fantasma de PT como poder que precisa continuamente ser combatido…

    Então, no fundo, a violência que foi FOMENTADA NOS COXINHAS, se torna uma violência a si mesmos…

    A vitória dos coxinhas, tambem foi sua derrota, deve ser frustante…

    É um ódio que se volta contra si mesmo, contra nós mesmos…

    Nos tornamos então uma sociedade que auto se imola no trânsito, por exemplo!

    Acredito que o resultado de 64, da guerra não travada na politica, se tornou uma guerra no trânsito!

    É irracional a violência, o numero de mortes no trânsito!

    Mereceria análises mais aprofundadas uma comparação do histórico de democracia verdadeira e violência no trânsito em outros países, por exemplo…

  7. Demissão não basta.
     É

    Demissão não basta.

     É preciso que este psicopata seja expulso da carreira médica. Aliás, não só ele, todos aqueles que compaertilharam mensagens de ódio. Desrespeitaram o juramento que fizeram  sobr a ética e proteção da vida.

    Mostraram para todos que não são dignos de ser médicos.

  8. Esse é só um deles. Tem mais…

    Nassif: juro que não entendi essa da UNIMED. O menino só reflete os anseios e os interesses de suas entidades de classe e das instituições hospitalares que os acolhe e abriga.

    Esses medicuzinhos são o reflexo das idéia, dos ideais e dos atos de 96% do “bando_do_jaleco_branco”.

    Agora, imagine esses bandidos atendendo nas redes públicas!

    Não estranharia, por exemplo, se essa doutora tivesse feito especialização em fábrica de gases venenosos da Alemanha só para ministra-los no O2 dos pacientes das periferias brasileiras. Aquele Hospital “vangélico” de Curitiba, onde está outro do jaleco_banco, já não foi acusado de “facilitar” o “abraço do capeta” para pacientes de baixa renda?

    Por isso que digo a você a reação desse (e de congêneres) é para alegrar os coxinhas, iludir a galera e fazer propaganda (grátis) de seus matadouros.

    Essa do Bruno é boa. E comungo com sua indignação. Aliás, pediria que você incentivasse seus colaboradores e trazerem mais notas assim. É uma excelente forma de expormos esses “pústulas” para que a maioria silenciosa possa inteirar-se do mundo criado pela grande mídia e aplicada, atualmente, pelo Legislativo, Executiva e Judiciário no destino do Pais.

    Um viva a esse Brasil de Savonarola dos Pinhais, do Carrasco de Diamantino e de “MT”…

  9. Nenhuma punição para os

    Nenhuma punição para os médicos que tiraram ela prematuramente do coma induzido e a mataram com essa precipitação?

     

  10. assim como este monstro…

    Unimed também está no limite de sua existência

    há tempos vem apresentando a evolução natural de todas as doenças que dizem poder tratar

    é preciso ter muita sorte para não ser tratado por tantos da Unimed iguais a este monstro

  11. Ele não foi o unico antiético dessa corporação podre.

    Médica é demitida por vazar informação sobre o caso de Marisa Letícia

    O hospital Sírio-Libanês demitiu a médica Gabriela Munhoz, que também sofrerá processo por parte do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). O conselho também averiguará se o vazamento teve participação do corpo técnico responsável pelo tratamento e pela direção do hospital.

    Segundo informações veiculadas pelo jornal O Globo que pode ser conferida aqui, a médica que vazou dados por grupo de whatsapp foi desligada do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês. A médica Gabriela Munhoz, de 31 anos, é acusada de liberar informações restritas a equipe médica no grupo “MED IX”. Posteriormente, as informações foram compartilhadas em outros grupos de médicos e os comentários escandalosos foram compartilhados em redes sociais.

    Os comentários vão desde a comemoração por Marisa não ir para a UTI: “um colega de Gabriela, o médico residente em urologia Michael Hennich, brincou quando ela disse que dona Marisa não tinha sido levada, ainda, para a UTI: “Ainda bem!”. Gabriela respondeu com risadas; também há quem orientasse para que Marisa morresse, como no comentário do neurocirurgião Richam Faissal Ellakis: “Esses fdp vão embolizar ainda por cima”, escreveu, em referência ao procedimento de provocar o fechamento de um vaso sanguíneo para diminuir o fluxo de sangue em determinado local. “Tem que romper no procedimento. Daí já abre pupila. E o capeta abraça ela”.

    Em nota, o Cremesp afirma que o vazamento quebra o Código de Ética Médica e fere o juramento de Hipócrates, que resguarda os pacientes de serem tratados sem qualquer distinção moral: “guardar absoluto respeito pelo ser humano e atuar sempre em seu benefício. Jamais utilizará seus conhecimentos para causar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade”. Embora tenham origens diferentes, as palavras hipocrisia e “Hipócrates” (o pai da medicina) possuem uma triste semelhança que o discurso de ódio pode ter quando colocado sob mãos daqueles que tem responsabilidade sobre a vida. Vemos que para alguns ’doutores’ o ódio vence a ética e doente que você discorda politicamente é melhor morto.

    1. Mudança de Hábitos

      “Entre esta Índias ´de leste / e as Índias Ocidentais / meu Deus que distância enorme” —- Manoel Bandeira, “Cançaõ das Duas Índias”

       

      Almeida: acho que a doutora não deveria ser demitida. Ela só realizou o sonho da sua classe, do pessoal do “MED IX” e da maioria da CREMESP. No Sirio Libanes ela tá em casa. Igual aquele da UNIMED. Esses “bando do jaleco branco” sempre tive força. Criaram até a corrente “Menos Médicos”, que é um sucesso incontestável. Quem sai aos seus não degenera.

      E você já viu os tempos são outros. Como os do “MT”. O “juramento de Hipócrates” foi, com sucesso, substituido pelo “juramento dos Hipócritas”. Cada qual jura no que acredita. O deles é esse. Que mal há nisso?

  12. A todos que desejaram a morte de Dona Marisa

    Suriro que assistam ao último episódio da série britânica Black Mirror, Hated in the Nation. De prefência, à noite.

  13. O conselho regional de medicina veterinária deve cassar o diplom

    O Conselho de Medicina Veterinária deveria cassar o deproma desse açougueiro. Esse deve ser um tipo de médico que monta uma funerária ao lado do hospital e mata seus pacientes a fim de vender caixões.

  14. O CRM/CFM ajudaram a formar esses fascistóides!

    As publicações das classes dos médicos durante todo o tempo do governo petista foram sempre de achincalhe, cheias de críticas destrutivas, agressivas, fingindo que estavam preocupados com a saúde do povão. Eram mensagens quase diárias, conclamando o ódio e a deseinformação.

    Quando o vampiro golpista nomeou um engenheiro para o ministério da saúde sabe o que eles disseram????

    NADA! Frente ao desmonte do SUS, que eles “defendiam loucamente” nos governos petistas? Nada!  Essa gente com raras e honrosas exceções perderam a noção de tudo! 100 deles juntos não chegam aos pés da humanidade e capacidade técnica de um médico cubano!

  15. Médicos e militância

    Sim , a doutora defende o colega de profissão . 

    Talvez dissesse o mesmo da outra colega médica que se recusou a atender uma criança filha de um petista :  era apenas um desabafo , ela não deixaria você morrer . Apenas deixaria a filha do petista . 

    Raça filha da puta –  os médicos , não os petistas . 

  16. Daqui a 6 meses…

    Diante da ignorância, oportunismo e desonestidade das elites brasileiras, podemos apostar que se procurarmos daqui a 6 meses, estes médicos e procurador não tiveram punições. 

  17. passaram a odiar os governos petistas…

    assim que a saúde passou a ser um mau negócio para eles

    não são médicos que tratam, são médicos que julgam se o paciente merece ser bem tratado ou não

    mesmo pagando caro por um bom plano de saúde, e com a mídia e a justiça que temos, ninguém pode se considerar livre desses patifes ou médicos de araque

  18. Ele não pode ser considerado

    Ele não pode ser considerado médico, tem apenas o diploma, um médico que faz comentários desta naturreza sobre um paciente está mais para um psicopata de alta periculosidade.

     

    Punição severa para este mosntro de jaleco, talvez poderia ser chamado de açougueiro, mas não quero ofender os açougueiros.

  19. Eu queria ver opiniões de

    Eu queria ver opiniões de médicos e profissionais de saúde.

    Ninguém fala nada.

    Parece tabu.

    O estado de Marisa estava evoluindo muito bem, tanto que os médicos diminuiram a sedação para tirá-la do coma induzido, foi isso que disseram.

    Mas aí ela teve complicações, seu cérebro inchou, surgiram espasmos e a circulação de sangue parou e ela teve morte cerebral.

    Quem foi o médico “cabecinha” que teve a brilhante idéia de tirá-la do coma induzido?

    Por que a pressa?

    Por que a pressa?

    Por que a pressa?

    Ela foi internada no dia 24 e já no dia 31 tiraram ela do como induzido e começaram os problemas, inchaço, vaso constrição, espasmos, falta de circulação de sangue e pupilas dilatadas.

    Pois bem, essa precipitação matou a Marisa em poucas horas, isso quando ela estava numa evolução satisfatória.

    Será que queriam que ela desocupasse logo o quarto?

    Pra

    Que

    A

    Pressa

    ?

    E porque ninguém diz nada sobre esse tratamento que deram a ela?

    O coma induzido foi uma conquista da medicina. É um protetor, um anjo da guarda do cérebro.

    O tratamento de coma induzido é usado até para tratamento de raiva em humanos. A raiva é uma doença que se não tratada no início com a vacina, provocava a morte em 100% dos casos.

    O coma induzido protege o cerebro e dá tempo ao organismo e aos anti-virais de agirem contra o virus da raiva.

    O mesmo com respeito ao AVC. Ele protege o cerebro até que o rompimento ou a isquemia seja tratada de forma adequada, sem pressa.

     

     

  20. Vazou

    A médica do Sírio e o médico da Unimed tão c* pro emprego deles. Querem mesmo é f* com quem do grupinho do whatsapp vazou a conversa.

    Um deles do grupo “abraçou o capeta” e não sabe.

  21. ESSA GALERA PERTENCE A ELITE DO ATRASO E INFELIZMENTE CORREMOS O RISCO DE NOS DEPARARMOS COM UMA CARNIÇA DESSAS EM QUALQUER HOSPITAL. SEJA ELE PUBLICO OU PRIVADO.

  22. Esses “medicuzinhos” citados na reportagem, deviam ser investigados pelos, respectivos conselhos, e posteriormente responder a um processo criminal. Vamos pressionar para que isso aconteça!

  23. Não sei se esse médico é um humano monstro ou um monstro humano. Vou consultar o Hitler se esse indivíduo trabalhou nos campos de concentração do 3° Reich.

  24. É verdade, médicos de modo geral e com raras exceções são reacionários e anti-humanos; e quando se deparam com alguém que é da esquerda se fodem. Acontecei comigo que discuti com um deles por motivo político e ele não suportou à discussão. Tem que os enfrentar.

  25. É uma vergonha que a classe médica brasileira tenha em seus quadros boçais desta natureza e me causa espanto saber que esses imbecis não tiveram seus registros cassados. Corporativismo com esse tipo de bestas travestidos de médicos fede !

  26. Não fico horrorizada ao ouvir o que falam os médicos, a tal que mora na Austrália e o da Unimed São Roque.
    São pessoas sem caráter, e esse tipo de pessoa não há o que dê jeito.
    Então vamos continuar aplaudindo o profissional médico que salva vidas, esse sim tem nosso respeito!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador