Ministro do TCU admite pressão para rejeitar contas de Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Sem citar nomes, a coluna da jornalista Mônica Bergamo desta quarta-feira (22) aponta que os ministros do Tribunal de Contas da União admitem que sofrem pressão para rejeitar as contas da presidente Dilma Rousseff em relação ao exercício fiscal de 2014.

“Um ministro do TCU diz que, ainda que as justificativas do governo para as ‘pedaladas fiscais’, que vão ser apresentadas hoje, sejam convincentes, dificilmente o governo reverterá a disposição dos ministros de votarem contra. ‘Precisamos andar na rua’, diz o ministro, afirmando que a pressão sobre o tribunal é insustentável.” O ministro Augusto Nardes [foto] é o que mais tem aparecido na imprensa defendendo decisão desfavorável ao governo na corte.

De acordo com a coluna, os magistrados recebem diariamente de 600 a 800 mensagens contra o governo. “Os e-mails deles foram divulgados em redes sociais.” O “Alerta Total” é exemplo de portal que fez campanha para que as contas de Dilma sejam rejeitadas pela corte.

As chamadas pedaladas fiscais, na versão da defesa Dilma, foram praticadas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em 2000 e 2001, e depois por outros 17 estados, sem que nunca tivessem sido questionadas pelo Tribunal de Contas. A manobra consiste em atrasar o repasse de verba para bancos públicos, com o objetivo de melhorar artificialmente o caixa do Tesouro.

Para o TCU, entretanto, quando os recursos que o governo deveria repassar para pagamentos de Bolsa Família, por exemplo, atrasam, isso significa que a Caixa Econômica Federal “emprestou” dinheiro e esse tipo de “operação de crédito” fere a Lei de Responsabilidade Fiscal. Quanto aos gastos acima do patamar estabelecido para 2014, o governo vai alegar que errou em algumas previsões.

A oposição à Dilma, liderada pelo PSDB de Aécio Neves, deposita a esperança de viabilizar o caminho para o impeachment com base na rejeição das contas de 2014 pelo TCU. Se isso ocorrer, o parecer negativo será analisado pelo Congresso, que pode ou não concordar com o Tribunal de Contas. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), vinha dando sinais de que a ideia não seria próspera, pois Dilma não pode ser tirada do poder por atos que cometeu em mandato anterior. Agora que Cunha é oposição, não está claro como ele irá conduzir a questão.

O TCU deve julgar as contas até o final de agosto.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

62 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Exatamente… pra que serve

      Exatamente… pra que serve um juiz que não tem capaciade de isenção? Só pra mamar nas tetas do estado?

  1. Mas que lástima: a mídia

    Mas que lástima: a mídia golpista põe a faca no pescoço do STF do Joaquim para condenar os petistas; a Lava Jato persegue petistas e blinda o psdb; sites raivosos pressionam o TCU e os ministros, tão sujos como muitos políticos, balançam…

  2.  ‘Precisamos andar na rua’ –

     ‘Precisamos andar na rua’ – Quer dizer que para eles andarem na rua, então que morra a verdade? Passam por cima de qualquer coisa? Vão andar de cabeça baixa? As coisas estão muito mal paradas neste País. As pessoas fazem vista grossa para os erros e crimes da oposição e acolhem mentiras sobre os petistas na maior cara de pau.

    1. Não se ttrata de andar nas

      Não se ttrata de andar nas ruas, coisa que não fazem. O que eles não querem é correr o risco de deixarem de ser convidados para certos acontecimentos sociais. Suas mulheres e filhas jamais os perdoariam.

  3. É intolerável o golpe que

    É intolerável o golpe que estão querendo dar forçando o entendimento de que houve uma operação de crédito que de fato não houve.

  4. Mensagens

    Os caras do TCU recebem 800 mensagens por dia pedindo a desaprovação das contas, postadas por entidades da oposição?  É só o governo pedir para seus correligionarios postarem 5.000 mensagens por dia a favor da aprovação. Será que até nisso há incompetência?

  5. E se condenarem o governo

    a militãncia progressista vai deixar esses ministros “andarem na rua”, mesmo atropelando a lei (e o princípio de isonomia)?

  6. Fim da picada

    Parafraseando Voltaire, quando tribunais começam a julgar com base na pressão das ruas, tudo está perdido. O Estado democrático de Direito consagrou a idéia-força de que julgamentos devem ser feitos unicamente com base nas leis e nas provas dos autos, devendo ser indiferentes a pressões externas de quem quer que seja. Esse ministro, e outros que pensem da mesma forma, são indignos de integrar qualquer órgão julgador.   

  7. Engraçado isso… então o que

    Engraçado isso… então o que vale é “quem faz mais pressão?” Sendo assim, que se publiquem os emails dos ministros pelos blogs progressistas para que façamos o mesmo. Que palhaçada, que vergonha…

  8. E A PRESSÃO para afastar o

    E A PRESSÃO para afastar o Presidente do TCU por seu filho ter sido DELATADO como pegador de propina mais evidencias de um mega enrequecimento desde que seu pai foi para a Presidencia do TCU não há? Os colegas de Tribunal do Presidente não o pressionam? Essa pressão gravissima não existe ? Ficamos como?

  9. Eu li assim a defesa de

    Eu li assim a defesa de Dilma:

      ” F H C e mais 23 estados fizeram a mesma coisa”– mais ou menos isso.

      Então, a pressão vinha do governo .

         E pesquisando, realmente é verdade.–Então o tribunal é um faz de conta, sem trocadilho.

        Mas , hoje o país vive num clima diferente, Não é mais possível aceitar a linha de defesa:

                 ” Se os outros fizeram, nós podemos fazer tbm.”

                   A pressão NÃO está em desapovar as contas. E sim em acabar com a impunidade de quem concorda em algo que deveria desaprovar.

              Nunca na minha vida pensaria Graúdos do mensalão indo em cana.

                   Muito menos os empreiteiros, que sempre foram , de fato, os donos do país.

                    Estamos nos tornando fortes candidatos a sermos país do primeiro mundo.

                   A pergunta é :

                     Queremos continuar com a avacalhação de antes ?

                  Pra isso basta aprovar as contas.

                 Sempre lembrando que o presidente do tribunal está enrascado.Seu filho, com escritório de advocacia teve busca e apreensão em seu escritório.

              Concluindo: JAMAIS um órgão dessa magnitude deveria ser por indicação. 

                    É NECESSÁRIO OUTROS CRITÉRIOS.

                       PODE UMA ADVOGADA DE UM PARTIDO, ”JULGAR” O MESMO PARTIDO QUE ADVOGOU ?

  10. que vergonha!

    ‘juízes’ caros que decidem de acordo com a pressão e não com a lei deveriam ser substituídos por um 0300 pago como o BBB. Até lucro dariam! Não bastasse 1/9 deles até ser a mãe de governador de estado

  11. e dalhe lona!

    E 101% dos fonemas pedem a rejeição das contas.

    Deve ser esta a compilação dos 600 a 800 telefonemas e todos são especialistas em macro contabilidade.

    Na implantação da democracia direta, sei lá o que é isto, será suficiente colocar um tópico ad hoc e a manada via internet e polegar definirá os rumos a serem seguidos.

    Os tópicos serão de responsabilidades de iluminados escolhidos por outros méritos: os endinheirados, os donos midiáticos, juízes de famílias escravocratas e quatrocentonas, e tudo que soar com conservadorismo.

     

  12. Pra que tribunal e leis se o

    Pra que tribunal e leis se o que vale é a voz das ruas?

    Que ruas são essas?

    Foi ouvindo a voz das ruas que Cristo foi levado à cruz e os judeus foram dizimados pelo nazismo.

    Se não houvesse uma mídia fascista e monopolizada, se a informação fosse democratizada, aí sim, a voz das ruas teria legitimidade.

  13. Confissão gravíssima vinda de

    Confissão gravíssima vinda de alguém que a priori deve julgar com isenção. Se parte da população manda matar então vamos acatar a pressão das ruas? A pressão é só das ruas ou é de dentro de casa também? 

    O  TCU conseguiu atrasar praticamente todas as grandes obras, com atraso e prejuízos maiores do que a suspeita de corrupção nem sempre provada. Agora com presidente sob suspeição de corrupção e conflito de interesses nos julgamentos proferidos.

    Se não existirem pessoas dentro do TCU que defendam a instituição e o estado de direito teremos uma convulsão social fora do controle em breve.

    Queremos fortalecer a democracia e o republicanismo conquistados a duras penas, golpes não passarão.

  14. Augusto Nardes julgando contas….

    pergunte ao pessoal dos bolichos de SANTO ANGELO – RS para conhecer o “ministro”. 

    É de dar dó dessa sociedade brasileira.

  15. Se o TCU se submeter a

    Se o TCU se submeter a pressão a decisão será nula.

    Se não denunciar aqueles que fizeram a pressão será conivente.

    Se aprovar as contas e denunciar os responsáveis pela pressão terá agido corretamente?

  16. Alto lá!

    “De acordo com a coluna, os magistrados (sic!) recebem diariamente de 600 a 800 mensagens contra o governo”.

    Que é isso, GGN? Chamar ministro do TCU de magistrado?

    Aquilo ali é um tribunal que não é tribunal, porque não pode condenar ninguém.

    É um órgão auxiliar do Congresso Nacional, lamentavelmente composto de políticos medíocres em fim de carreira, que cavaram a boca-rica em anos de vassalagem ao poder econômico na Câmara ou no Senado, geralmente em partidos sucessores da Arena.

    A grande contribuição do TCU para a desgraça nacional são seus filhotes, os TCEs nos estados e os TCMs nos municípios.

    O TCU é a célula-mater dos robsons marinhos da vida.

    Sempre foi instrumento de chantagem e agora também se presta a servir de ferramenta do golpe.

    Magistrados? O Nardes, o Carreiro, o Cedraz? Pffff! 

  17. Quer dizer que se alguém

    Quer dizer que se alguém enviar 1.000 mensagens por dia pedindo aprovação eles aprovam?

    Vale a análise técnica jurídica ou a opinião pública?

    Mais um tribunal que se pauta pela mídia….

  18. Vejam só.
    TCU vai rejeitar

    Vejam só.

    TCU vai rejeitar contas de Dilma por causa dos pedidos que chegam por e-mail.

    Como acreditar neste tribunal? Não se importando se o relatorio é do governo é convincente?Então já foi julgado.

    O golpe já foi armado….

    Não será julgamento tecnico e sim politico.Não havera justiça.

    O golpe foi armado.

    Estão com medo de sair as ruas, por isso pode ser injusto?

    O golpe foi armado.

    Mais uma mancha na historia brasileira.

  19. A Direita está nas ruas.

    A Direita está nas riuas. Está organizada e está pressionando por todos os lados.

    Enquanto isso a esquerda vive fazendo twitaços com hashtags “espertas”.

    Isso não faz o menor sentido.

    1. A direita não está nas ruas,

      A direita não está nas ruas, para não pegar sereno. A diretia esta mobilizada com o esforço de campanha na mídia, na internet nos tribunais, no ministério publico, nas maquinas de remarcação e no Ministério da Fazenda.

    2. 80% da população é

      80% da população é conservadora e de direita, então é correto sua afirmação.

      O que não existe é politico de direita, e o porque disso é pano pra muita manga.

  20. Quantas pessoas seriam

    Quantas pessoas seriam necessárias pra mandar 600 a 800 mensagens contra o governo diariamente? Checaram mesmo se 600 a 800 pessoas diferentes mesmo mandaram a cada dia as mensagens? Checaram os IPs pra saber as origens das mensagens ou quantas delas eram enviadas do mesmo lugar? Sei lá, perguntar não ofende.

  21. Então par quê

    Então par quê vitaliciedade?

    Sempre achei que julgar contas  seria uma decisão técnica baseada nos autos, na jurisprudencia e nas leis. Que o julgamento político  fosse do congresso , não do TCU. Golpe paraguaio, TCU lixo.

  22.  
    DA SÉRIE ‘AGORA, ESCUTA

     

    DA SÉRIE ‘AGORA, ESCUTA MAIS ESSA’ [que não vai dar em nada! ‘[O mensaleiro/quadrilheiro do TCU] É cheiroso, estúpido!’] $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ Filho de ministro do TCU envolvido na Lava Jato influencia o Solidariedade O advogado Tiago Cedraz, filho do ministro do TCU Aroldo Cedraz, com forte influência no Solidariedade [do (pelego/lacaio e corrupto) Pauzinho do Dantas, diria o conspícuo e impávido jornalista Paulo Henrique Amorim!] Por jornalista João Pedro PitomboDe Salvador 22/07/2015  12h00 Com a mesma discrição com que atuou em causas relacionadas ao TCU (Tribunal de Contas da União), Tiago Cedraz movimenta-se como uma autoridade no mundo politico, com forte influência no Solidariedade. Suspeito de receber propina do empreiteiro Ricardo Pessoa, o dono da UTC que fez acordo de delação premiada com a Justiça, o filho do ministro do TCU Aroldo Cedraz foi o advogado responsável pela criação do Solidariedade. Ele é apontado por lideranças do partido como “o homem que viabilizou financeiramente” a criação do partido comandado pelo deputado Paulinho da Força (SD-SP).Desde a fundação do partido, Cedraz atua internamente numa situação atípica: não é filiado ao partido, mas faz parte da Executiva Nacional como secretário de Assuntos Jurídicos.(…)Tiago Cedraz também foi o responsável pela indicação de seu primo, Luciano Araújo, para a tesouraria-geral do Solidariedade e para a presidência do partido na Bahia. Assessor parlamentar do tio Aroldo Cedraz até 2006, quando era deputado federal, Luciano vinha atuando na política de Valente, cidade do sertão baiano que é a principal base política da família Cedraz.Em menos de dois anos, Araújo saiu da posição de presidente do PR na cidade de 27 mil habitantes para tesoureiro nacional do novo partido. Ele foi apontado pelo dono da UTC, Ricardo Pessoa, como emissário de propina no valor R$ 1 milhão que seria destinada por Tiago ao então presidente do TCU…(…)Em janeiro deste ano, Luciano Araújo assumiu a presidência do partido na Bahia e foi apresentado à classe política e à imprensa em almoço em Salvador que reuniu deputados, o prefeito ACM Neto (DEM) e Tiago Cedraz.(…) FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/07/1658920-filho-de-ministro-do-tcu-envolvido-na-lava-jato-influencia-o-solidariedade.shtml

  23.  
    … E a ‘Folha’ do PIGolpista

     

    … E a ‘Folha’ do PIGolpista e fascista tentando dar álibi aos ‘miniSTROS’ “técnicos” do TCÚÚÚÚÚÚ do Mensalão dos Cedraz, segundo o delator Ricardo Pessoa da UTC!

    ‘Ofensiva do Planalto incomoda Tribunal de Contas’

    Manchete principal de primeira página no site da ‘Folha’ e no portal uol/folha!

    ENTENDA A ‘CABRUAGEM’ pseudo-jornalística!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    *Ofensiva do Planalto incomoda Tribunal de Contas

    **Valdo Cruz
    Marina Dias
    De Brasília
    22/07/2015 02h00

    [NOTAS DO MATUTO:
    *Ofensiva (do Planalto)?!
    **o jornalista Valdo Cruz é um dos mais requisitados ‘convidados a dedo’ (!) do programa ***’Fatos &$ Distorções’ sob a ancoragem da indefectível Cristiana Lôbo [de Raiva] das organizações criminosas Globo do FIFALÃO &$ da sonegação bilionária!
    ***do original nome de fantasia (sic) ‘Fatos & Versões’!]

    Apesar de todo esforço do Palácio do Planalto para mostrar ao TCU (Tribunal de Contas da União) que as pedaladas fiscais não são uma criação petista, ministros do órgão avaliam que a ofensiva do governo reforça a tendência de julgar irregulares as contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff.
    Segundo relatos obtidos pela Folha, os ministros do TCU estão incomodados com o tom “beligerante” utilizado em reuniões no Planalto sobre o tema, com auxiliares da presidente acusando o tribunal de agir politicamente.
    Um ministro disse à Folha que o posicionamento do tribunal será técnico, baseado em documentos do próprio governo, nos quais órgãos federais, como o Banco Central, apontavam problemas nas pedaladas fiscais.
    (…)

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE:http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/07/1658783-ofensiva-do-planalto-incomoda-tribunal-de-contas.shtml

  24. Se não suportam a pressão da

    Se não suportam a pressão da mídia não deveriam estar lá.

    a nao ser que tenham “problemas” como os dos cedraz. ai a chantagem pode funcionar.

  25.  
     
    … Enquanto isso o PIG

     

     

    … Enquanto isso o PIG nem vaza nem tampouco reverbera…

     

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

     

    Aroldo CEDRAZ NÃO DEVE SER RECONDUZIDO AO TCU

     

    Ministros do Tribunal de Contas da União sequer acreditam que Aroldo Cedraz tenha condições de concluir seu mandato, no final do ano, diante das acusações de que seu filho, o advogado Tiago Cedraz, recebia propina da construtora UTC para conceder informações privilegiadas do tribunal; mas mesmo que “sobreviva” até lá, seu mandato não deve ser renovado, como é a tradição; até hoje, apenas dois ex-presidentes não foram reconduzidos ao segundo mandato de um ano no TCU, por aposentadoria

     

    22 DE JULHO DE 2015 ÀS 10:37

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/bahia247/189885/Cedraz-n%C3%A3o-deve-ser-reconduzido-ao-TCU.htm

    1. o bolsa troll

      De novo e enchendo depois de uma maravilhosa ausência.

      Libearam os gordos emplumados galináceos tucano uma verbinha para as tuas de sempre asneiras!

    2. Essa não é a palavra do

      Essa não é a palavra do Tribunal de Contas da União, e sim, do Procurador do Ministério Público junto a essa Corte de contas. Dá para entender a diferença, prezado(a) Oneide?

      Outra coisa; nem o próprio TCU tem o poder de julgar as contas da Presidência da República. Ao ele cabe apenas a análise técnica-jurídica das contas e a apresentação do resultado. Após a apreciação e a emissão de parecer prévio,as contas são encaminhadas ao Congresso Nacional, ao qual compete o julgamento, conforme art. 49, inciso IX,  da Constituição.   

      Da mesma maneira que o parecer da acusação, há o da defesa. 

  26. Se rejeitar as contas da

    Se rejeitar as contas da Dilma, tem que fazer o mesmo com alguns governadores, principalmente de SP/Alkimin.

    Se não for assim o bicho vai pegar.

  27. Sinceramernte, me recuso a

    Sinceramernte, me recuso a acreditar nessa reportagem. Se for verdade é brincadeira de mau gosto.

    Os caras recebem cerca de 35.000,00 por mes e mais um escambau de vantagens, morotistas, carros, apartamento para morar de mais 300 m² e ainda dizem que votarão conforme a pressão das ruas..Isso não existe.

    Um país desse jeito, realmente não tem jeito…

  28. O quem mais me admira nisso

    O quem mais me admira nisso tudo é que nenhum senador do pt diz contra esse tribunal faz de conta.

    São todos frouxos, como disse o Ciro Gomes.

  29. Os ministros do TCU devem

    Os ministros do TCU devem receber emails, telefonemas AMEAÇADORES lembrando de alguma coisa que alguém viu e pode CONTAR PARA O ESTADÃO, FOLHA E GLOBO!

    Tem um que já está sendo investigado pela mídia junto com seu filho!

    Deve tirar o sono…

    A Plutocracia Brasileira sabe tudo de todos que estão envoltos no poder!

    É o famoso: Eu sei o que vocês fizeram no verão passado…

    Sabem o podre de todo mundo para usar na hora certa!

    A barganha dos miseráveis, porem abastados!

    E querem tirar o PT do poder para MORALIZAR…

    Nada mais IMORAL!

  30. Nassif,
    Gostaria de pedir que

    Nassif,

    Gostaria de pedir que você postasse uma ou uma compilação das reportagens que saíram em todos os jornais na última semana sobre a pressão do governo em cima do TCU e do congresso, com um “batalhão”(essa foi a palavra usada) de parlamentares e ministros tentando dar explicações políticas sobre o ocorrido.

    Se o governo pode pressionar, pelas regras da democracia a oposição também pode. Mas o fato grave é que houve atraso nos repasses que fizeram com que bancos publicos arcassem com o ônus, o que está registrado e é crime segundo a LRF. O fato se torna gravissimo dado que isso foi feito em ano eleitoral, e os dados liberados das contas publicas não levavam em consideração os repasses futuros, o que literalmente configura maquiagem.

    Se algum ministro do TCU aprovar as contas deve ser expulso, pois está indo contra o que diz a lei. Posteriormente o congresso tem a obrigação de rejeitar não só as contas de 2014, mas também de 2000, 2001, 2007, 2008 e 2013. Já que a LRF foi violada em todos esses anos.

    1. Interressante

      Interessante este argumento em que 2000 é posterior a 2014.

      E acreditar que tenha uso o Congresso rejeitar assunto de 2000 também é muito plausível, dado que 2000 é mais ou menos o ano em que o Congresso está.

      Além, as contas de 2000 e 2001 já foram aprovadas, sem ressalvas ou recomendações! Mas como o congresso, acho que tu, pederneira, acreditas que é possível voltar a 2000.

    2. O BC é que define o que seja empréstimo ..

      Está claro e cristalino que a definição de cada operação financeira é dada pelo BC e ele já tem definido que este tipo de operação é uma operação de prestação de serviço e não empréstimo. Ora, é irracional deixar dinheiro parado antecipadamente se a despesa corre ao longo do mês. É como um contrato de fornecimento de mão de obra em que você estima uma demanda semanal, por exemplo e paga antecipadamente aquele valor, no final da semana se faz a apropriação real das horas e o devido acerto de contas, simples assim e sem “pedalada”, como se tenta criminalizar, com palavras de efeito. 

  31. Esses ministros tem que deixar…

    Esses ministros tem que deixar de ser cagão e principalmente caráter e vergonha na cara. Se as explicações são convincentes e eles ainda querem condenar é sinal que tem rabo preso com os que faz pressão .  ISSO É UMA VERGONHA.

  32. As leis ? Ora as Leis !, a

    As leis ? Ora as Leis !, a interpretação é o que vale. E a interpretação  “vareia”, de acordo com aquele que está sendo julgado e daquele  tem maior poder de per$uação. Entendeu ?

  33. Pressão para rejeitar contas da Dilma

    Os caras desenvolveram uma plataforma para envio de emails. Foi postado exaustivamente nas páginas dos picaretas dos movimentos. Tem até um nome: Placar Fora Dilma. O mínimo que o TCU tinha que fazer era ver que isso não representa a vontade da população, e auditar se esta plataforma não transforma poucos usuários autênticos em robôs que geram milhares de spams.

    Pobre de quem não tem tecnologia hoje. Nosso voto não vale mais nada.

  34. TCU não é um tribunal, é

    TCU não é um tribunal, é depósito de traste humano que vem do congresso. Levantem o histórico dessa turma, se tiver exceção é porque  é milagre, não faz parte da regra. Os ministros deveriam ser concursados como os outros funcionários. Ser indicado pela Cãmara? Ex-parlamentar? Raposa no galinheiro, isso sim!

    1. tcu

      Quem é esse salafrario que se vendeu para o FHC? Falar em corrupção, ele levou usn R$200.000,00 do FHC, fora Nardes, calhorda, quem não conhece você aqui nas bandas de Santo Ângelo.

       

       

       

  35. Empréstimo

    Segundo o Banco Central, essa operação não é empréstimo. E é o Banco Central que determina o que é empréstimo e o que não é. Mais uma coisa, quem não aguenta as pressões do cargo deve pedir para sair. É o que sempre dizem para nós nas empresas em que trabalhamos. Devo roubar o patrão, só porque os vizinhos estão fazendo cara feia para mim?

  36.  
    OS ‘RA’ da GloboNews,

     

    OS ‘RA’ da GloboNews, quarteto ou quadrilha?!

    A simpática Renata Lo Prete, a Cristiana Lôbo [de Raiva], o Gerson Camarotti, o João Borges

    Edição de 22/07/2015 do ‘Jornal das Dez’

    Alguns consensos dos patrões Marín(ho) reverberado pelo ‘quarteto amestrado’ a $oldo!

    “O TCU irá rejeitar as contas do governo, e por unanimidade!
    E essa unanimidade ficou fortalecida, sobretudo, depois das investidas (sic) do governo, pressionando os Conselheiros do Tribunal de Contas da União!
    Ademais, os ministros do TCU confidenciaram ao Camarotti que ‘eles [os ministros do TCU] estão apavorados somente em pensar que poderão ser hostilizados pela opinião pública em restaurantes, teatros, eventos sociais’… [Portanto] A rejeição será unânime, apesar das denúncias contra o filho do presidente da Corte!”

    NOTA: de vez em quando, um pigarreava, outra gaguejava, o Camarotti ajeitava a gravata verde para as câmeras, a Cristina distribuía sorrisos amarelos… No entanto, nenhum vexame que pudesse merecer uma mais forte reprimenda do Ali Kamel(o)…

     

    RESCALDO: o quarteto poderá passar sossegado na caixa registradora do Projac, e ouvir o plim plim do vil metal!

    Apesar da [mega]crise!

    [Mega]Crise jornalística do PIG!

     

    Quarteto ou quadrilha?!

    Jornalismo ou entretenimento?!…

     

    Messias Franca de Macedo

    Feira de Santana, Bahia

    República Desses Bananas

  37. Sobre a pressão sobre o TCU admitida por um dos seus ministros

    Como é que é isso? Quer dizer que o TCU dará o seu veredicto pela probidade ou não das constas do Governo Federal, a partir de pressão das ruas? Que ruas? As dos Jardins, da Vieira Souto, da Avenida Paulista, as do Leblon, etc, etc, etc, ou as verdadeiras ruas onde estão as camadas mais sofridas da sociedade brasileira, aquelas que nem ruas são, talvez becos, vielas, buracos quentes que guardam a grande maioria do povo deste país? Que ruas são estas? Por acaso são as  que clamam por impeachment da Presidente, pela morte e prisão do Lula, pelo execramento do PT, pela volta da ditadura militar, pela intervenção dos Marines norte-americanos no Brasil? Estas são as ruas que clamam também para que o TCU rejeite as contas do Governo? Poupem-me, não é! São estes mesmos que dizem que a classe média brasileira perdeu o poder de compra, esta mesma classe média que no ano passado deixou no exterior em suas viagens de lazer, doze (12) bilhões de dólares. São estes que se arrepiam de horror quando viram nos aeroportos brasileiros gente de classes sociais mais baixas, usufruindo dos mesmos direitos de viajar de avião como sempre as classes A-B e parte da C puderam fazer. São os mesmos que não conseguem aceitar uma pessoa de pele negra desfrutando a seu lado de algum lazer que antes somente eles podiam desfrutar. São os mesmos que se descabelam quando é dado a população mais carente e sempre jogada de lado, um pequeno espaço para melhorar os seus conhecimentos nos bancos escolares do ensino fundamental até à universidade. E voltando alguns anos atrás, são aqueles que na época da ditadura que massacrou este país, a ela deram apoio incondicional; eles, seus pais e avós.

    QUE DIREITO ELES TÊM DE PRESSIONAR O TCU E QUAL O DIREITO TEM O TCU DE SE SUBJUGAR À SUA VONTADE SÓRDIDA?

     

     

  38. É por essas e outras, por não

    É por essas e outras, por não se dar ao respeito, que o TCU foi motivo de zombarias, várias vezes, pelos ministros do STF durante o julgamento da AP-470. Faziam galhofa de seus laudos, suas conclusões, embora alguams estivesse rigorosamente certas. 

  39. Espera ai,os Ministros do TCU

    Espera ai,os Ministros do TCU analisam as contas de acordo com os e-mails que recebem,pelo pedidos dos opositores ou pela via legal dos fatos?Recebem dinheiro para trabalharem com retidão,compromisso e legalidade e não por pressão seja la de quem for.Isso é mais uma vergonha que tem que ser questionada e punida pela perda do cargo.

  40. Orquestradores de outro golpe?
    Lembremos que a postura dos meritíssimos foi a mesma há 50 anos quando decidiram que a democracia não era mais interesse popular, anacronicamente permanecem os menos interessados no estado democrático de direitos;;;

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador