Não confundir corrupção na Petrobras com corrupção do Governo, por J. Carlos de Assis

As pessoas estão identificando a corrupção na Petrobras como crimes do Governo. A espuma que a mídia antigovernista cria em torno do assunto ajuda a fazer essa confusão. E a maneira como o Governo reage, sem tomar uma posição clara no sentido de promover uma limpeza em regra na administração da empresa, mesmo que fosse apenas para efeito moral, contribui para instilar no inconsciente coletivo a suspeita, quase a certeza de que é mesmo o Governo Dilma, e antes dele o de Lula, os principais responsáveis pelo escândalo.

Uma análise imparcial deve começar por algumas distinções simples: o Governo é, em última instância, o responsável pela administração da Petrobras. É ele que nomeia e ele que demite os gestores da empresa. Entretanto, a administração da empresa não se confunde com o Governo que a nomeia. Quando gestores corruptos e bandidos usam os cargos de Diretoria que receberam do Governo para roubar, a Petrobrás, e por trás dela o Governo como guardião do dinheiro público, são as vítimas, e não autores do crime.

Creio que existem atualmente no Brasil uns 20 mil cargos públicos de livre nomeação dos chefes de Executivo. Obviamente, há muita gente honesta nesse meio como há também desonestos. Não acredito que haja uma fórmula infalível pela qual um presidente da República, ao nomear um diretor da Petrobras, saiba de antemão quem é honesto e quem é desonesto. Aliás, se os desonestos fossem claramente visíveis e identificáveis, seriam apanhados pela Polícia antes de começarem a roubar nos altos escalões.

Houve um tempo em que a Presidência brasileira dispunha de um Serviço Nacional de Informações, SNI, para identificar quem podia ser aceito no Governo. Mas esse órgão se especializou em barrar comunistas, socialistas, democratas e simpatizantes de entrarem no setor público. Perseguia por ideologia, e não por corrupção, pelo que acabou sendo extinto por Collor, com grande aprovação da opinião pública. No lugar dele, criou-se a Abin. Ao que me consta, é muito mal estruturada e mal equipada. Assim, o Governo não conta realmente com um órgão de informação competente que possa lhe advertir, com antecedência, sobre a possibilidade de um corrupto assumir cargo público importante no qual venha a roubar.

Temos, é verdade, a Polícia Federal. Mas a Polícia Federal é para apurar crimes cometidos, não para prevenir crimes futuros. Na verdade, se a Polícia Federal tem sido hoje extremamente eficiente é porque foi qualificada e equipada pelo ministro da Justiça Thomaz Bastos, no Governo Lula, inclusive com pessoal competente e uma parafernália tecnológica das mais eficientes, sensível a qualquer suspeita. Tudo isso que está acontecendo na operação Lava Jato se deve, essencialmente, a essa capacidade dada à Polícia Federal em governo do PT. Portanto, que não se confunda corrupção no Governo com corrupção do Governo. A indignação demonstrada pelo Procurador Geral da República diante da extensão da corrupção apurada na Lava Jato não deve ser dirigida contra governos do PT; deve, sim, ser o reconhecimento da competência e da independência dadas à Polícia Federal nos governos do PT, tornando materialmente possível a atuação também independente do Ministério Público.

J. Carlos de Assis – Economista, doutor pela Coppe/UFRJ, professor de Economia Internacional na UEPB.

Redação

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ladrões daqui e de lá

    ” A Petrobras e… o governo…são as vítimas, e não os autores do crime”. Claro, lógico, óbvio, evidente etc. Mas algumas pessoas não pensam assim. Por exemplo, os que estão entrando na justiça americana contra a Petrobras para recuperar supostos prejuizos com as ações que compraram. Estão entrando contra a vítima. Se eles ganharem, quem vai pagar a conta? Os demais acionistas que, por suposto, também tiveram o mesmo prejuizo.  Então, na verdade, esses fundos estão fazendo exatamente a mesma coisa que os ladrões da Petrobras:mobilizam-se para roubar os acionistas que não fazem parte de suas carteiras. Vamos convocar o Moro?

  2.  
    Hahahahahahahahaha!
    O homem

     

    Hahahahahahahahaha!

    O homem aponta o dedo para o alto.

    O sabio olha para o céu, o idiota olha para o dedo.

     

     

     

     

  3. Um Tijolaço na cabeça do PIG
     

    A incrível fábrica de pecadores convertidos na Petrobras

    13 de dezembro de 2014 | 07:29 Autor: Fernando BritoNo Tijolaço: http://tijolaco.com.br/blog/?p=23686 

    venina

    Ontem, ia escrever sobre o suposto aviso de uma gerente  – Venícia Fonseca – de que havia gastos irregulares na área de comunicação da Diretoria de Abastecimento e, depois, na Refinaria Abreu e Lima.

    Desisti porque a resposta da Petrobras havia sido pífia, tratando os fatos com uma contenção inadmissível a quem está sendo atacado com acusações desta natureza.

    Como a empresa, depois, deu maiores informações e, agora, já é possível tratar do episódio, com fatos e lógica, sem cometer leviandades ( adoto o termo de Aécio, para que não restem dúvidas).

    Aos fatos e às versões, para que os leitores julguem.

    A Folha descreve assim o primeiro caso denunciado pela funcionária:

    As primeiras denúncias de Venina Fonseca referiam-se a pagamentos de R$ 58 milhões por serviços que não foram realizados na área de comunicação, em 2008.Segundo a gerente, ela procurou Costa para reclamar dos contratos. Este teria apontado uma foto do presidente Lula e questionado Venina se ela queria “derrubar todo mundo”, relata a reportagem.

    O leitor do jornal, portanto, fica supondo que manteve-se a irregularidade.

    O que só se reforça, ao final da matéria, quando a Folha vai ouvir “o outro lado” e limita-se a registrar que a empresa “diz ter instaurado comissões internas em 2008 e 2009 para averiguar os indícios de irregularidades em contratos e pagamentos da gerência de Comunicação da diretoria de Abastecimento e que o resultado das análises foi “encaminhado às autoridades competentes”.

    Sem que isso implique qualquer desconsideração pelo que teria dito a ex-gerente, era dever da Folha ter registrado que a Petrobras, mesmo numa resposta pífia, que o “ex-gerente da área” (assim, sem o nome, que é Geovane de Moraes) teria sido demitido em abril de 2009, embora tenha conseguido adiar o afastamento com sucessivas licenças médicas. Como, aliás, faz hoje.

    E porque não o fez de imediato, quando já sabia que o caso não fora “deixado para lá”, mas tornou-se objeto de apuração na empresa – ao contrário do que diz Venina – e da decisão de demitir o responsável pela “área de comunicação”? Tanto que a própria Folha o publicou em 22 de junho de 2009, inclusive com insinuações nada suaves de que o gerente Geovane de Moraes teria beneficiado interesses petistas.

    Repito, não uso de acusações ou defesas levianas, mas de fatos publicados.

    E, aliás, recentemente republicados, pela Época, em setembro, onde se fica sabendo que o cidadão é filiado ao PMDB, não ao PT, foi objeto de investigação por ordem da Presidência da Petrobras e que o assunto foi mandado, como deveria ser, à Polícia, mais especificamente à 10a. Delegacia Policial, onde consta do Procedimento 005.07275 do mesmo ano de 2009.

    Se o caso era para “derrubar todo mundo”, inclusive o Presidente Lula – cujo retrato, diz Venícia, Paulo Roberto Costa apontou – parece que não se teve medo de apurar, não é?

    Se a demissão de Geovane levou tanto tempo para se consumar, por força de licença psiquiátrica, é o caso de saber-se se havia acordo coletivo impedindo demissões durante licença – sei que há garantindo complementação do INSS até por quatro anos, justo o prazo em que ele voltou e foi mandado embora – ou se seu chefe, Paulo Roberto Costa, passou-lhe a mão na cabeça até sua própria demissão, em 2012.

    Esclarecido o caso inicial, que é objetivo, passemos ao perfil da denunciante.

    Foi, durante muitos anos, pessoa de confiança de Paulo Roberto Costa, muito antes do governo Lula. Trabalhou com ele, no período FHC e foi ele quem a levou, como pessoa de estrita confiança, para a Diretoria de Abastecimento. Coisa que ela própria descreve, no e-mail mostrado ontem no Jornal Nacional:

    “Diz que desde 1999, quando conheceu o então diretor, teve muitas oportunidades de crescimento. Destaca que “tendo a sorte de trabalhar com ele, saí de uma situação de extrema pobreza e dificuldade na infância para o cargo de gerente executiva da Petrobras, atuando na diretoria de abastecimento”.

    Lá, dirigiu licitações, foi do conselho da refinaria Abreu e Lima e tudo o que se podia esperar de proximidade com alguém que a tirou ” de uma situação de extrema pobreza e dificuldade na infância”.

    Durante dez anos, portanto, Venina foi unha e carne com Costa e aceitou suas falcatruas, como parece ter ocorrido ?

    E agora, quando a Comissão Interna da Petrobras lhe aponta responsabilidades nos casos que podem, em tese, levar à sua demissão ou arrolamento em processos criminais (além daqueles que responde no TCU), é acometida de uma crise de honestidade e começa a usar um suposto e-mail dirigido a Graça Foster como álibi?

    Porque o e-mail divulgado no JN mostra, sem nenhuma dúvida, que Venina foi cúmplice de Costa: “me deparei com a possibilidade de ter de fazer coisas que supostamente iriam contra as normas e procedimentos da empresa, contra o Código de Ética e contra o modelo de gestão que implantamos não consegui criatividade para isso. Foi a primeira vez que não consegui ser convencida a fazer. Não consegui aceitar a forma. No meio do diálogo caloroso e tenso ouvi palavras como ‘covarde’, ‘pular fora do barco’ e ‘querer me pressionar’. Confesso que eu esperava mais apoio e um pouco mais de diálogo”.

    Como assim “diálogo”?

    – Ah, querida, é só mais uma roubadinha, vai… Eu sei que você é honesta, que aceita eu roubar só por gratidão, e sabe que eu roubo só porque preciso, porque eu estou enojado, já te contei…

    Ainda bem que a imprensa brasileira não é levada a sério. Porque, senão, íamos ter uma inflação de santos, tanta gente safada que se “converte” à moralidade quando sabe que, por razões políticas, vai ganhar perdão por suas “delações premiadas”.

     

  4. “Só eu pago o pato!!!!”
    Já trabalhei na Iniciativa privada e na pública e posso afirmar, embora nunca concordei, nem participei, que receber ou cobrar de 10% a 20% de qualquer compra ou fornecimento de serviço é a regra.

    Nós que não comungamos com esta prática fingimos que não vemos e vamos em frente porque não dá para mudar o mundo apenas com a vontade. Cultura não se muda dando murro em ponta de faca.

    A mídia sabe disso, mas a direita fingida e travestida de moralista de porta de cadeia quando lhe convém, sempre usa convenientemente estes fatos para mobilizar a opinião pública a favor de suas manipulações. Desde a vassoura do Sr, Jânio Quadros, passando pelo Marajá caçador de Marajás e chegando agora a qualquer pretexto para encurralar o PT.

    É preciso colocar os pingos nos iiiiis e definir o que é moralmente aceito nesta suruba (passaram-me a mão na bunda e ainda não comi ninguém). Senão ficamos como o Sr. Costa: “todos fazem, porque só eu pago o pato?????”

  5. Não é a mesma coisa, mas pode ser ou ter relações diretas

    Claro que a corrupção praticada por diretores da Petrobras (administração indireta) não é a mesma coisa da corrupção praticada por membros da administração direta, mas pode vir a se mostrar relacionada. Só isso joga o post por água abaixo. A questão crucial não foi enfrentada. O Governo foi omisso ou até mesmo atuou ativamente na corrupção na Petrobrás? Sim ou não? A resposta a essa pergunta resume a discussão. Ficar com jogo de palavras vazio nessa altura do campeonato, tomando como fato que o que aconteceu na Petrobras não tem a ver com o Governo, é pura torcida.

    Corrupção do ou no Governo parece mero jogo de palavras se o que importa é saber se membros do Governo sabiam e até mesmo cooperavam com a corrupção na Petrobras. Tomar a instituição como algo desvencilhado das pessoas que a comandam é pura sandice. Não faz sentido falar em “corrupção do Governo”, como se o Governo pudesse agir de forma autônoma, independentemente das pessoas. Corrupção do ou no, ao fim e ao cabo, são praticamente a mesma coisa quando se trate de discutir o assunto: trata-se de saber se pessoas que integram o Governo praticam ou praticaram corrupção ou algum ato ilegal, seja por ação ou por omissão. No limite, a Petrobras é órgão da administração indireta e, portanto, faz tecnicamente parte do Governo, num sentido amplo do termo.

    De resto, a afirmação de que  o “que está acontecendo na operação Lava Jato se deve, essencialmente, a essa capacidade dada à Polícia Federal em governo do PT” não serve para sustentar um diferencial do PT em relação a outros partidos, neste caso. O PT está no poder desde 2003 e o atual esquema de propinas já existia pelo menos desde 1999, segundo a Procuradoria-Geral da República. São pelo menos 15 anos ou mais do que isso ao todo, dos quais 12 anos com a corrupção corroendo as entranhas da Petrobras sem que nada, absolutamente nada, tivesse sido feito pelo Governo do PT para acabar com o esquema monstruoso de corrupção que atingiu a maior empresa e estatal brasileira. No caso da corrupção na Petrobras, o PT foi claramente incompetente e ineficaz para resolver o problema, sem falar que é discutível que a Lava Jato seja consequência de qualquer política implementada pelo PT na Polícia Federal.

    Pelo que me consta, a postura pública do Governo, desde o início das denúncias, foi a de blindar a Petrobras, onde diretores e a presidente Graça Foster todo o tempo buscavam mitigar os efeitos das acusações (a aquisição da refinaria de Pasadena é o melhor exemplo disso, hoje comprovadamente uma operação ilegal, fraudulenta, produto de corrupção). A situação atual é constrangedora, ao ponto de Foster ter sugerido a Dilma a demissão de toda a diretoria da Petrobras, empresa que está sensivelmente abalada com o escândalo de corrupção que a atingiu no âmago.

    1. boa tarde Argolo…

      onde você se informou sobre o fato de Foster ter sugerido a demissão de toda diretoria, de toda mesmo ou só das atividades que estão sendo investigadas?

      1. Ele sugeriu a demissão de toda a diretoria

        Eu li na imprensa, mais especificamente no O Globo e no G1, via matéria da Gobonews. Inclusive ela teria sugerido a demissão dela mesmo do cargo de presidente da Petrobras. Isso teria acontecido na última quarta-feira, 10/12/2014. O negócio está feio.

        Veja nos seguintes links:

        http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/12/graca-propos-dilma-saida-dela-e-dos-demais-diretores-da-petrobras.html

        http://www.brasil247.com/pt/247/economia/163588/Gra%C3%A7a-sugeriu-a-Dilma-sua-sa%C3%ADda-e-de-diretores.htm

        http://oglobo.globo.com/brasil/graca-foster-sugeriu-dilma-demissao-de-toda-diretoria-da-petrobras-14826577

    2. Pau que dá em Chico, dá em Francisco!

      Alckmin se declarou vítima no trensalão… São mais de 20 anos de corrupção corroendo as entranhas do governo paulista, sem que nada, absolutamente nada, tivesse sido feito pelo Governo do PSDB para acabar com o esquema monstruoso de corrupção que atingiu o maior estado brasileiro. No caso da corrupção nos trens paulistas, o PSDB foi claramente incompentente e ineficaz para resolver o problema…

      1. Exatamente

        Da mesma forma que a maioria dos comentaristas deste blog criticam o argumento falso do Alckmin de que o governo paulista é vítima da corrupção no escândalo do metrô e da CPTM, o PT tem sim uma enorme parcela de culpa por ter deixado o esquema grassar durante 12 anos sem ter tomado nenhuma medida de prevenção.

        Indignação seletiva não vale nem para os tucanos nem para os petistas. Corrupção é corrupção, não adianta dizer que o esquema já existia antes do PT chegar no poder. E daí se existia? A partir do momento em que Lula assumiu a presidência do Brasil em janeiro de 2003, a responsabilidade pela governança da Petrobras passou a ser do governo dele.

        Compare o que não foi feito na Petrobras ao longo de 12 anos com as medidas que o prefeito Fernando Haddad tomou ao assumir a prefeitura. Uma das primeiras providências foi criar a Controladoria Geral do Município, que logo de cara ajudou a descobrir dois esquemas pesados, o escândalo do ISS e a máfia dos alvarás.

        Não adianta reclamar agora e dizer que o governo é vítima; ele não é. Pelo contrário, a responsabilidade dele é gigantesca, por não ter feito nada para impedir os desvios. Os argumentos de J.Carlos de Assis são falaciosos.

      2. Puxa vida, foi mesmo?

        O PSDB fez em São Paulo o que o PT fez em Brasília? Que coisa não? Eu aqui estou discutindo o escândalo do Petrolão, que é nacional, interessa diretamente a todo o país.

        1. Se está tão por fora

          O PSDB está envolvido até a medula no seu chamado petrolão. E se não te informa direito, por você próprio se declarou se informar na rede globinho, foi a Dilma que deu um pontapé na bunda da figurinha carimbada! Mas sua ideologia tucana como viseira de burro não deixa ver nada alem que a globo te informa.

    3. Obviamente que quem deve dar

      Obviamente que quem deve dar a resposta à sua pergunta não é você mesmo, nem a imprensa, nem o Governo, mas uma investigação POLITICAMENTE INDEPENDENTE que não tenha objetivos politicos-eleitoreiros. QUALQUER RESPOSTA QUE FUJA A ESSA REGRA BASICA CARECE DE LEGITIMIDADE.  Simples assim.

      1. Ô filhinho

        Eu não disse que era eu quem ia dar a resposta. O fato da Petrobras ser integrante da administração indireta já é comprometedor o suficiente. E o fato do PT governar a União há 12 anos e não ter feito nada para impedir a corrupção, idem. Quem vai investigar são as instituições competentes, a polícia federal, o MPF etc. Aliás, já houve denúncia feita pelo MPF contra alguns dos indiciados, já recebida, pelo visto. O parto vai ser longo e doloroso…

        1. [  E o fato do PT governar a

          [  E o fato do PT governar a União há 12 anos e não ter feito nada para impedir a corrupção, idem.]    a velha teoria pigiana de que o petismo seria elixir  para resolver tudo que não presta em um passe de mágica. Mais de 300 anos de cultura de corrupção das mais deslava por todos os setores, vai levar uns 1000 anos de poder petista para começar a ter algum lustrre

        2. Hipocrisia não.

          Sob quais governos se investigou e prendeu tanta gente graúda?

          O que antes tinha como destino as gavetas está sendo colocado em cima da mesa e tornado público.

  6. quem melhor pode entender…

    é quem já trabalhou em estatais ou em grandes empresas mistas;

    nelas sempre existiram “portas fechadas” e livres de qualquer tipo de controle, até mesmo internos;

    passei um bom tempo na Eletrobras, participando do controle de qualidade de materiais comprados e serviços contratados, e pude constatar que certas armações passam longe das vistas do governo e algumas vezes até mesmo de agentes intermediário, entre diretoria geral e governo.

    nessas empresas tem que haver confiança, do contrário os projetos não avançam;

    podemos até considerar uma parcela de culpa da alta diretoria , mas, no caso Petrobras, não cabe, simplesmente porque todas as armações foram identificadas e até certo ponto neutralizadas, sem que tenha faltado medidas para evitar continuação e repetições futuras

    é preciso prestar atenção; confirmar datas; pois tudo está sendo vazado como se tivesse acontecido ontem e sem que a Petrobras tivesse adotado qualquer tipo de controle, o que não corresponde a realidade

  7. Dilma está no caminho certo

    Dilma está no caminho certo. Que o seu exemplo seja seguido por prefeitos e governadores, bem como pelo Judicário e Legislativo em todos os niveis, por falar nisso, em que pé está o caso do desvio de mais de 10 milhões de reais do TJ/BA, onde Gilmar Mendes com seu IDP é suspeito…

  8. Sera q eu entendi?

    J. Carlos Assis comeca o texto sugerindo uma limpeza moral na adminstracao da Petrobras e ninguem chama ele de tucano enrustido, ou coisa pior, como tantos outros, inclusive eu, temps sido chamados por dizer o mesmo? E’ claro que Assis nao e’ tucano, mas nem o somos nos outros…

    1. [   Carlos Assis comeca o

      [   Carlos Assis comeca o texto sugerindo uma limpeza moral na adminstracao da Petrobras e ninguem chama ele de tucano enrustido, ou coisa pior  ]]  E desconeço qual petista dizia isso que não fosse nada mais do que demitir tudo quando fosse tucano que ainda há por lá, pois são essas influências ruins que acabam levando petistas para o caminho da desgraça

  9. É duro !
    Não sei como esse

    É duro !

    Não sei como esse camarada aí consegue espaço para publicar por aqui diariamente.

    A cada texto ele deixa mais latente que, ou realmente é ignorante nas coisas da República ou faz de conta que não sabe para sustentar suas teorias pró-governo atual.

    Será que nunca ouviu falar da lei 1079/50, a lei do Impeachment ?  Principalmente, neste assunto, em seu artigo nono ?

    É dela que advém a grande dúvida que sempre cerca nossos governantes a cada denúncia : Sabia ou não sabia ?

    E é por essa lei que todos se apressam em negar conhecimento, sempre, dos ocorridos.

    É óbvio o governante não é vidente e nem pode ser responsabilizado pela conduta de ninguém que ele tenha nomeado, mas ele é responsável, e isso está claramente previsto na 1079/50, em seu artigo nono, por não tomar as devidas providências, ou seja, acobertar, delitos funcionais.

    1. É duro mesmo

      Aguentar todo dia quando venho ao blog ver as bobagens estupidas que escreve. Vai se coçar nos blogs limpinhos dos reaça de direita e para de chorar sua pitangas podres aqui

      1. Abriram a porta do canil que prende os cachorros-loucos

        Eles agora estão soltos para defender os corruptos. Cachorros-loucos fiéis à corrupção.

        1. Tucano bicudo

          Você dançou. Ao menos no governo federal. Sua vontade tresloucada de derrubar a Dilma para na vontade do povo brasileiro. Melhor tomar um antídoto para esta hidrofobia ao PT. Ser fosse mais honesto, saberia que a roubalheira na Petrobras é tucana. Mas como já falei, esta sua viseira de burro e sua ideologia hidrófoba te impede de ver o panorama todo.

          1. Cachorro-louco que foi criado por dono que esqueceu de vacinar

            Caro cachorro-louco, teus latidos insanos não mudam nada do que está sendo dito.Você mesmo, na tua loucura, é quem coloca a Dilma e o PT como alvos da Lava Jato. Você é apenas um desmiolado latindo insanamente e defendendo roubos, corrupção, porque acha que tudo isso vale a pena se for para manter o PT no poder. Você é um cachorro-louco de Internet  que se antecipa aos fatos, quando em nenhum momemnto eu disse que Dilma tinha alguma coisa a ver com a corrupção. A tua loucura, típica de quadrúpede raivoso, te impede de conversar racionalmente. Pode latir à vontade, lunático.

      2. Meu querido

        Esse aqui é um espaço plural de discussão.

        O dono já deixou bem explícito em mais de uma oportunidade que esse espaço não deve ser comparado a um blog sujo, onde é proíbida a critica ao governo atual.

        Portanto, não sou eu que tenho que me coçar em outro espaço, e sim aqueles que não suportam a crítica ao governo que deveriam procurar a imundície chapa-branca em outros espaços.

        1. “dono já deixou bem explícito

          “dono já deixou bem explícito em mais de uma oportunidade que esse espaço não deve ser comparado a um blog sujo, onde é proíbida a critica ao governo atual”:

          LINKS DE REFERENCIA AGORA, filho da puta.  Pra quem ce ta pensando que ta mentindo?  Nao foi a puta suprema quem acabou de chamar o blog sujo do Nassif de blog sujo?

    2. “É óbvio o governante não é

      “É óbvio o governante não é vidente e nem pode ser responsabilizado pela conduta de ninguém que ele tenha nomeado, mas ele é responsável”:

      Da pra ler SUAS merdas antes de cocomentar aqui?

      1. Pois é, ler direito o que o

        Pois é, ler direito o que o comentarista escreveu, antes de criticar, seria interessante:

         

        “É óbvio o governante não é vidente e nem pode ser responsabilizado pela conduta de ninguém que ele tenha nomeado, mas ele é responsável, e isso está claramente previsto na 1079/50, em seu artigo nono, por não tomar as devidas providências, ou seja, acobertar, delitos funcionais.”

  10. Quando gestores corruptos e

    Quando gestores corruptos e bandidos usam os cargos de Diretoria que receberam do Governo para roubar, a Petrobrás, e por trás dela o Governo como guardião do dinheiro público, são as vítimas, e não autores do crime.

    Bem, depende. Se parte do dinheiro roubado foi para partidos da base do governo, o governo é criminoso.

    1. [   Bem, depende. Se parte do

      [   Bem, depende. Se parte do dinheiro roubado foi para partidos da base do governo, o governo é criminoso.  [   primeiro é truque velho doar para gente e partido do governo para ocultar tudo. Depois, Partido nenhum tem como saber que o doado é dinheiro vindo de algum fato sujo, pois não exite como só olhando uma mala de dinheiro, saber que essas notas é fruto de algum ato sujo. .

       

       

  11. Corrupção institucionalizada

    Alguém ouviu falar dos 750 contratos do Youssef ? Trata-se de corrupção institucionalizada em todas as esferas de governo (Municipal, Estadual e Federal).É a praxe desde sempre. Na Petrobras, finalmente está sendo combatida largamente, inclusive pegando agentes públicos de vários partidos, graças ao governo trabalhista da Dilma. E essa percepção entre a população de que a corrupção está sendo combatida e os grandes corruptos e corruptores estão sendo punidos, já foi captada inclusive por recente pesquisa da DataFalha. Como prometeu a Presidenta Dilma logo após a eleição: “não restará pedra sobre pedra.”

  12. A Graça não está sendo

    A Graça não está sendo denunciada, elea está sendo criticada. Portanto a esfera é política. Uma empresa do porte da Petrobrás não pode sair queimando alguém pelo fato de ter sido denunciado. Sempre terá alguém de baixo querendo subir ou de fora querendo entrar. A denúncias são apuradas e os fatos dirão quais medidas devem ser tomadas. Muitos inocentes  já foram denunciados e mantiveram seus empregos, muitos culpados foram demitidos, inclusive o PRC , o presidente da Petrobrás não prende ninguém, as instituições públicas responsáveis dão prosseguimento à ação.

    O peso político em torno da Petrobrás é gigantesco, a oposição vai continuar sangrando, porque sabe que sangra tambémo governo. Como disse o autor no Brasil nunca se teve tanta instrumentalização para o combate à corrupção. Há um ineditismo no que está ocorrendo diria Lula. A mídia força a barra para circunscrever a corrupção no governo federal por engajamento político e comercial;

    Como que o mundo dá voltas, à época da compra  Pasadena era estratégica, no posicionamento global da empresa, com a crise de 2008 e o pré-sal perdeu prioridade, agora com a queda do preço do petróleo , possuir refinarias torna-se mais lucrativo, bom para a Petrobrás e para os acionistas que não se deixam levar pelo efeito de manada.

  13. pros da noite, hora do recreio…

    ainda bem que não temos piratas do petróleo……………………………………………….ou temos?

    porque mesmo que consigam destruir a Petrobras, o petróleo seguirá à disposição e com reputação intata

     

    ah esse mundo cão repleto de inocente$

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador