Para Renan, chamar as Forças Armadas neste momento ‘beira a insensatez’

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

“Se esse governo não se sustenta, não serão as Forças Armadas que vão sustentar esse governo”, afirma Renan (ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO)

 

da Rede Brasil Atual

Para Renan, chamar as Forças Armadas neste momento ‘beira a insensatez’

Em discurso feito na sessão plenária no Senado, líder do PMDB criticou Temer, afirmando ainda que governo foi “pautado por um presidiário” na nomeação do ministro da Justiça

por Redação RBA

São Paulo – Em sessão plenária do Senado realizada na tarde desta quarta-feira (24), o líder do PMDB na Casa, Renan Calheiros (AL), criticou a convocação feita pelo presidente Michel Temer de tropas federais para “garantir a lei e a ordem” no Distrito Federal. “É constitucional chamar as Forças Armadas, mas beira a insensatez fazer isso num momento em que o país pega fogo. Beira a irresponsabilidade. E fazer isso de forma dissimulada, dizer que foi a pedido do presidente da Câmara dos Deputados, que negou”, pontuou Renan.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou em seu anúncio que Temer havia decretado a ação de garantia de lei e de ordem por solicitação do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Maia, no entanto, desmentiu o ministro, afirmando que havia pedido o reforço da Força Nacional de Segurança Pública, e não das Forças Armadas.

“Nós estamos aprendendo, e não conseguimos, desde Montesquieu, que a democracia tem pesos e contrapesos. E ela precisa ser exercitada e liderada por quem conhece essa correlação, por quem a cada momento faz o diagnóstico, interpreta qual a saída e compõe, constrói, em equilíbrio com as forças vivas da sociedade, e os poderes da República. Se esse governo não se sustenta, não serão as Forças Armadas que vão sustentar esse governo”, disse Calheiros em seu discurso.

O senador criticou ainda o que considera falta de diálogo entre o Executivo e o Legislativo, citando como exemplo o fato de o relatório da proposta de “reforma” trabalhista, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), ter sido apresentada nesta terça-feira (23), contrariando a expectativa da Casa. “Trazer ontem, inesperadamente, sem combinar com ninguém, o parecer cujo relator havia anunciado que só traria depois da solução da crise, para ser empurrado goela abaixo da nação… O povo tem a percepção de que a reforma trabalhista, a previdenciária, terceirização geral inclusive da atividade-fim, é uma coisa só e que está sendo produzida para ferrá-lo.”

Em seu discurso, o parlamentar defendeu a necessidade de se fazer reformas, mas sob outro prisma. “Precisamos fazer as reformas, mas sob outra perspectiva, não pela perspectiva de ferrar o trabalhador. O PMDB não é um departamento do Executivo ou subproduto do governo. É um partido político.”

Calheiros criticou também a nomeação de Osmar Serraglio (PMDB-RS) para o Ministério da Justiça, que ele julgou ter sido uma indicação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, preso pela Operação Lava Jato, feita por meio do deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS). “A única coisa que o presidente não pode fazer é receber o Marun como enviado de Curitiba para nomear um ministro da Justiça. Isso não vai a lugar nenhum. Porque é inadmissível que um governo chantageado publicamente, que não tem noção do que significa o que pode ou não fazer, continue a ser pautado por um presidiário, inclusive na nomeação de um ministro da Justiça.”

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se o Temer não deve, porque ele t(r)eme nas bases?

    Canção

    (Brecht)

     

    Eles tem códigos e decretos.
    Eles tem prisões e fortalezas.
    (Sem contar seus reformatórios!)
    Eles tem carcereiros e juízes
    que fazem o que mandam por trinta dinheiros.
    Sim, e para que?
    Será que eles pensam que nós, como eles,
    seremos destruídos?
    Seu fim será breve e eles hão de notar
    que nada poderá ajudá-los.

    Eles tem jornais e impressoras
    para nos combater e amordaçar.
    (Sem contar seus estadistas!)
    Eles tem professores e sacerdotes
    que fazem o que mandam por trinta dinheiros.
    Sim, e para que?
    Será que precisam a verdade temer?
    Seu fim será breve e eles hão de notar
    que nada poderá ajudá-los.

    Eles tem tanques e canhões,
    granadas e metralhadoras
    (sem contar seus cassetetes!)
    Eles tem policia e soldados,
    que por pouco dinheiro estão prontos a tudo.
    Sim, e para que?
    Terão inimigos tão fortes?
    Eles pensam que podem parar,
    a sua queda, na queda, impedir.
    Um dia, e será para breve
    verão que anda poderá ajudá-los.
    E de novo bem alto gritarão: Parem!
    Pois nem dinheiro nem canhões
    poderão mais salvá-los.

     

  2. Temer é um rato. Entretanto,

    Temer é um rato. Entretanto, mesmo sendo um roedor “constitucionalista” de merda e, no caso em tela, tratando-se de um animal de porte desprezível, ainda assim, quando acuado esses bichos oferecem algum perigo. O Renan, se não estiver vacinado, corre sim, risco de contrair grave enfermidade.

    Orlando

  3. Renan a personificação da

    Renan a personificação da farsa, do cinismo, da dissimulação. como diriam os antigos: é uma raposa poítica. Tem dentes afiados somente quando está em dificuldade politicamente, mas recebendo aplausos apenas de quem não enxerga a sua alma. 

    Foi o mais cínico dos gopistas, e dos mais ávidos em querer dilma fora do poder, porém apresentado o máximo da covardia, e da traição, quando chegava a impressionar a muitos, até os petistas, pra ser visto como um grande articulador, e um amigo pessoal de quem tanto lhe desagravada: Dilma.

    Não acredito numa palavra desse cafajeste. E se tivesse que escolher qual dos piores de ontem na tribuna do Senado, defendendo a democracia, escolheria Jucá, que é um bandido, todos sabemos, porém, pelo menos transparente.

  4. TEMER JOGA “BOMBA NUCLEAR”… MAS NO PRÓPRIO PÉ

    TEMER JOGA “BOMBA NUCLEAR”… MAS NO PRÓPRIO PÉ! 24/5: O DIA EM QUE O GOLPE FOI DERROTADO

    Cadê o meteoro?

    – Temer/Jungmann/Maia dão um baita tiro no próprio pé – mais para míssil nuclear (!): o “blefe” da “intervenção militar”…

    – … queimou na largada!

    – Isso porque ninguém na Praça dos Três Poderes teve culhão para bancar o Exército – de novo! – descendo o cacete no… próprio povo que jurou defender!

    – Insólito: Meirelles, gay semi-assumido (!), delirou que podia se tornar Presidente – no Brasil da homofobia assassina?!

    – Peraí… “Presidente”? Portanto “Comandante-em-chefe”? Da repressão? Tocada pelos… ~machões~ fardados?! Esquece, Meirelles! (rs)

    – Veja por que Lula é um estadista: o que é “Política” com “P” maiúsculo.

    – Na qualidade de Estadista, Lula não se opõe a um freio de arrumação, sob Nelson Jobim. Para ~começarmos~ o looongo caminho de volta à democracia, ao Estado de direito e à normalidade institucional.

    – Agora é com a Esquerda: a bola está na marca do pênalti! Começamos a transição pós-golpe, de volta à democracia? Ou não?!
     

    LEIA MAIS »

  5. Futuro presidiario

    Somos governados por um presidente futuro presidiario, por um presidente do Congresso também futuro presidiario,por um presidente do Senado futuro presidiario e viva a Revolução Coxinha que trata trabalhador a pata de cavalo e cacetete.

  6. Meia volta

    Renan pode ser um calhorda que de início vacilou feio mas está pelo menos tentando botar freios no merdeiro (ouvi esta palavra num ônibus urbano e achei genial para o momento político) e atacando o usurpador golpista de terceira que nem sabe o que é governar um país e não apenas sua fazendola paulista.

  7. Meia volta

    Renan pode ser um calhorda que de início vacilou feio mas está pelo menos tentando botar freios no merdeiro (ouvi esta palavra num ônibus urbano e achei genial para o momento político) e atacando o usurpador golpista de terceira que nem sabe o que é governar um país e não apenas sua fazendola paulista.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador