Pedido para investigar Aécio por corrupção em Furnas está no gabinete de Janot

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O pedido para investigar o senador Aécio Neves (PSDB) pela acusação de ter sido beneficiário de esquemas de corrupção em Furnas (estatal mineira de energia subsidiária da Eletrobras) já está no gabinete do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A informação é do jornal Estado de S. Paulo.

“Segundo a Procuradoria, o pedido tem de ser examinado. Não é possível recusá-lo sem prévia análise. Janot não tem prazo pré-determinado para analisar o requerimento”, diz o jornal.

A solicitação para que um inquérito seja instaurado foi feita pelos deputados estaduais do PT de Minas Gerais Rogério Correia, Padre João e Adelmo Leão. O documento é baseado no depoimento do doleiro Alberto Youssef, tomado em fevereiro pelas autoridades da Operação Lava Jato, que investiga os esquemas de corrupção na Petrobras.

https://www.youtube.com/watch?v=qeoOj_2Sapk width:700 height:394

Na fala de Youssef, gravada e divulgada na internet, Aécio é citado inúmeras vezes. O doleiro afirma que o ex-deputato José Janene (PP) – condenado no mensalão e mentor do esquema na Petrobras – tinha um acordo com o então deputado Aécio Neves (1987-2003) em relação à Furnas. Uma irmã do tucano estaria envolvida na distribuição da propina. Os deputados petistas afirmam que Aécio consta na chamada lista de Furnas – elaborada por um ex-digirente da estatal que decidiu detalhar as quantias que foram repassadas para as campanhas de inúmeros políticos.

Para os deputados do PT, as informações do doleiro “reforçam indícios de participação de Aécio no desvio de recursos na estatal”. Mas para a Procuradoria-Geral da República, as informações não foram suficientes para que Janot aceitasse abrir uma investigação sobre o tucano. Um dos argumentos é que Furnas não tem nada a ver com os esquemas na Petrobras.

“Há se ver que os fatos referidos são totalmente dissociados da investigação central em voga, relacionada à apuração dos fatos que ensejaram notadamente desvios de recursos da Petrobras. A referência que se fez ao senador Aécio Neves diz com supostos fatos no âmbito da administração de Furnas. Assim, do que se tem conhecimento, são fatos completamente diversos e dissociados entre si”, sustentou Janot, em despacho enviado ao Supremo Tribunal Federal, no início de março.

A defesa de Aécio alega que “não se tratam de informações prestadas, mas sim de ilações inverídicas feitas por terceiros já falecidos. O uso do nome do então líder do PSDB por terceiros poderia, inclusive, estar atendendo a algum tipo de interesse de quem o fez. Em seu depoimento, conforme a petição da PGR, Youssef afirma que “Nunca teve contato com Aécio Neves” (página 18) e que “questionado se fez alguma operação para o PSDB, o declarante disse que não” (página 20).”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

68 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Então é muito simples.
    O PGR

    Então é muito simples.

    O PGR só quer investigar o que tenha a ver com a Petrobras, ele é contra se investigar outros possíveis crimes cometidos.

    Se Dilma reconduzi-lo ao cargo significa que ela também apoia essa tese.

    Muito interessante.

    1. Daniel, (Lula e Dilma) não

      Daniel, O PT (Lula e Dilma) não escolheu nenhum procurador.

      Na era FHC os procuradores eram escolhidos a dedo pelo presidente e reconduzido ao bel prazer pelo mesmo.

      Tanto que FHC reconduziu o Sr. Geraldo Brindeiro, vulgo engavetador geral da república, por 3 vezes!

      Quando Lula assumiu ele implementou a lista tríplice.

      O próprio MP faria uma lista e o 1º da lista seria reconduzido.

      Ou seja Gurgel e Janot refletem o corporativismo do próprio MP, eles são a cara do MP.

      Um MP parcial, partidário, corporativista e corrupto.

      Logo quem vai reconduzir o Sr. Janot ao cargo é o próprio MP.

      Vamos ver até quando a sociedade vai suportar esse lixo de MP… acima do bem e do mal, com licença para matar e caluniar.

      1. A constituição não foi

        A constituição não foi alterada.

        O Presidente pode escolher qualuqer procurador dentre os mais de mil da carreira.

        Se ela abdicou disso porque foi constrangida por uma lista coorporativa é uma decisão dela, que também pode ser criticada e se mostrar equivocada aos interesses do País.

        De qualquer maneira a responsabilidade é do Presidente eleito e não dos listeiros, que só buscam o benefício próprio e corporativo.

        1. pois é … as vezes querer

          pois é … as vezes querer ser republicano demais dá nisso … espero que ela fique esperta e chame alguem honesto sem se preocupar com lista…

      2. Exatamente Quintela, o dito

        Exatamente Quintela, o dito mensalão só foi possível por causa desse tosco republicanismo infantil que só o PT faz. 

        Tanto Lula tanto Dilma abdicaram do poder que a Constituição lhes conferem. Na verdade isso foi uma traíção aos seus eleitores.

        Com esse republicanismo infantil, entregaram ao MP poderes que a própria Constituição não lhes deu.

        Por causa dessa infantilidade que não voto mais no PT.

        Burrice tem limites….

        1. Atenir, o teatro do mensalão

          Atenir, o teatro do mensalão aconteceu porque Dirceu deu motivo.

          Ele foi julgado e condenado sem provas, mas ele não era inocente.

          O “mensalão” não foi mensalão, mas foi caixa 2.

          Dirceu não podia fazer a mesma coisa que os tucanos fizeram…

          O ódio que sentem do PT é a midia quem gera, mas não existiria se o alguns não tivessem dado motivos.

          Infelizmente…

          1. Inclusive, Ze Dirceu deu

            Inclusive, Ze Dirceu deu respaldo a pelos menos dois dos ministros que votaram contra ele. Foi um tosco.., infelizmente.

            É lamentável, mas a esquerda não entende muito das engrenagens do poder. FHC, nessa parte, é um mestre, convenhamos e sejamos sinceros…

            A esquerda tem que entender que alguns órgãos da republica são quase que totalmente políticos, como são a PGR e o STF. Enquanto não entenderem isso, vão mofar todos na cadeia. Nem o mensalão serviu de exemplo. A nomeação do Fux foi um erro primário de nível de grêmio estudantil…Nisso a direita não erra nunca.

            A nomeação dos ministros do STF, nos governos Lula e Dilma, quase todos vieram do STJ, reduto da mais alta classe reacionário brasileira. Ministro do STF não precisa ser especialista em direito, tem que aliado e ponto final (vide os da direita). É assim no mundo inteiro. É assim que o poder funciona. Querer quebra essa corrente é remar contra a maré e morrer na praia. O problema é que, no caso de uma país, leva todos juntos, lamentavelmente. 

          2. mas………..

            Atenir…………..com todo o respeito

            voce diz que ministro do STF, tem que ser aliado e pronto……………

            concordo, mas como será aprovado na sabatina do Senado, com aqueles abutres que jogam contra os 90 minutos???

          3. É preciso não esquecer de Márcio Thomaz Bastos

            É preciso não esquecer  que quem estimulou essa ingenuidade política de fazer escolhas “republicanas” para o PGR e o STF foi o ministro Márcio Thomaz Bastos. Como era figura muito respeitada no PT, a cúpula do partido comprou essa bobagem.

            Andre Araujo, aqui neste blog, já escreveu sobre isso usando como exemplo o Presidente Roosevelt e suas escolhas para a Suprema Corte Americana. Errou nas escolhas iniciais, mas depois aprendeu. Não se escolhe para a PGR e para o STF quem possa mais adiante te apunhalar pelas costas. Essa besteira de escolheu porque é negro, porque é nordestino, cotas no STF, deu no que deu.

        2. Atenir, se não quiser mais

          Atenir, se não quiser mais votar no PT fique a vontade, mas não por isso, mesmo porque o FHC não precisou “escolher a dedo” o Blindeiro pois todos do MP são blindeiros quando se trata de casos da tucanada. Já o Lula e a Dilma escolheram a lista triplice pois tanto faz, não adianta procurar um que não seja tucano pois todos são. Quando vocês entenderem isso também vão entender o porque da lista tríplice.

          1. Mas quem te garante isso, que

            Mas quem te garante isso, que todos os procuradores seriam contra o Governo ? Existem mais de mil de carreira.

            Se for, de qualquer maneira é um erro do PT e do Governo não ter relações com esse extrato.

            Fica fácil a gente se fiar nessa tese de que são todos contra simplesmente porque os Presidentes resolveram abdicar de seu poder.

          2. Mas, poder de que, Daniel? De

            Mas, poder de que, Daniel? De mudar o foro íntimo das pessoas? Você acha mesmo que o Lula e Dilma têm esse poder, de transformar coxinhas em simpatizantes do governo deles, ou mesmo em isentos? 

  2. Vamos divulgar prá todo mundo, toda essa SUJEIRA.

    Como o PGR pode garantir o que diz a seguir, se NÃO APURA DEPOIMENTOS?

    “…Mas para a Procuradoria-Geral da República, as informações não foram suficientes para que Janot aceitasse abrir uma investigação sobre o tucano. Um dos argumentos é que Furnas não tem nada a ver com os esquemas na Petrobras.”

    Em seu depoimento oral, Yousseff apresenta dados objetivos de fácil apuração.

    *  Diz que Aécio Neves recebia propinas através de uma diretoria de Furnas, segundo relato do finado deputado José Janene (PP), que também tinha uma diretoria por lá.

    *  Informa por onde passava o dinheiro da propina, a empresa Bauruense.

    *  Informa o valor presumido da propina, de US$ 100 mil mensais.

    *  Informa a possível destinatária da propina.

    *  Diz basear-se nas conversas que tinha com Janene e com o proprietário da Bauruense.

    Ora, com base nessas informações, bastaria requerer a quebra de sigilo da Bauruense, analisar seus extratos e balanços e fazer o mesmo da suposta ponta recebedora.

    https://jornalggn.com.br/noticia/janot-e-o-probo-aecio-neves

  3. A verdade é que o Brasil

    A verdade é que o Brasil possui um dos órgãos aplicadores da lei mais reacionários do mundo. São compostos de pessoas em sua maioria que vem da classe média alta e rica para cima, que desde que completam seus cursos jurídicos vivem de estudar para concurso, dia e noite, noite e dia, através de cursinhos e outros correlatos, bancados pelos pais endinheirados, fazem viagens e viagens através dos aeroportos nacionais, em que reclamam estar parecido com rodoviária, todos os meses para em concursos em todos os rincões do Brasil, muitos passam anos assim até passarem em algum concurso, totalmente alheios à realidade da vida e mais ainda do país. Não é a toa que o Brasil é um dos mais resistentes em aplicar as punições alternativas, e tem com isso um das maiores populações carcerárias do mundo, pois a maioria é formada por jovens pobres, e para eles o pobre tem que sofrer e se manter domado e servil, senão….pau de arara. Por isso o ódio deles e da mídia para um governo que procurar dar um pouco de dignidade para a população pobre do Brasil, por isso eles testam os direitos humanos.

  4. Olhe só o ato falho na fala

    Olhe só o ato falho na fala do procurador….”não é possível recusar antes de analisá-lo”…. ou seja se pudesse ele recusaria de PRImeira……

    1. Seria mesmo ato falho ou só

      Seria mesmo ato falho ou só está dando um tempo para que o assunto seja esquecido, assim como ele esquecerá de julgar até que prescreva?

  5. Parece que o carinha fala

    Parece que o carinha fala muito manso, quase de forma inaudível sempre que pronuncia o nome do tucano. Todavia, a mesma boca que pronuncia nomes de petistas, o faz com o nome do ex-candidato derrotado nas urnas de 2014. 

    Nenhuma linha na mídia sobre o moralista, mas se a PGR quer ser ética não poderá deixar de lado essa denúncia. 

  6. Haja hipocrisia!

    “O uso do nome do então líder do PSDB por terceiros poderia, inclusive, estar atendendo a algum tipo de interesse de quem o fez”.

    Quer dizer que esse argumento quer colar quando se trata do PSDB?

    Por que não se pergunta sobre os interesses que estão por trás dos vazamentos seletivos e das acusações sumárias na Lava Jato?

  7. Apreciação a perder de vista

    Apreciação a perder de vista e fique tranquilo Aécio, como disse o deputado Pozzobom: “por não ser petista não corro o risco de ser preso”. Ou como prega a imprensa: “mas podemos tirar se achar melhor”.

    Poder Judiciário de mierda.

  8. como é bom ser tucano

    O que nos sobra dessa patuscada entre PSDB e MP? As tirinhas do Bessinha. Essa aqui, da campanha de 2010, é otima. Vamos rir de novo pra não chorar de vergolha do judiciario brasileiro:

  9. Como tucano é inimputável, os

    Como tucano é inimputável, os documentos serão arquivados em alguma gaveta e devidamente esquecido pelo tempo.

  10. SE NÃO SENTAR EM CIMA

    Denúncia que deveria ser incluída para as devidas investigações já que consta explicitamente da delação premiada de YOUSSEF e que foi PROPOSITAL e COMPROMETEDORAMENTE ignorada pelo juiz MORO, e corroborada pelo PGR, JANOT.

    Só espero que diante dos fatos revelados pelo vídeo incontestável, que eles não contavam que viesse à tona,  não nos ignore e sente em cima, feito o GURGEL e o GILMAR.

  11. Não como o Procurador negar o

    Não há como o Procurador negar o pedido dos subscritores. São três parlamentares que se não municiados de indícios peremptórios jamais ousariam ir tão longe. Um deles até se propõe a uma acareação com Aécio Neves no Senado Federal.

    Ao contrário da (des)informação do jornal Estadão, a solicitação não é lastreada apenas na delação do doleiro, mas em outros documentos.

    Se o Procurador der de ombros a mais essa tentativa de colocar a limpo as acusações contra Aécio com certeza irá se juntar a seu antecessor no cadinho da parcialidade. 

    1. Teoria na prática…
      JB, tua análise é pertinente; problema é que não há “sistema de consequência” para quem se abriga na ausência de controle e junta-se, sem preocupações, ao cadinho da parcialidade. Um operador judiciário parcial é uma “contradição em termos”.

  12. O PGR parece que não está nem

    O PGR parece que não está nem aí prá Furnas. O negócio mais rentável é a Petrobrás, inclusive Pelos interesses estrangeiros nela.

  13. Eitya pessoal que gosta de

    Eitya pessoal que gosta de sentar. A Helen Gracie sentou por 7 anos em cima do disco rígido do Daniel Dantas, o Gilmar está sentado em cima do financiamento de campanha, agora só falta o Janot sentar em cima de Furnas. 

    1. Acho que não falta não …

      Acho que não falta não.  Ele já tinha dito que não sendo Petrobras não estaria “no escopo”.  Piscou antes e agora, parece, vai de “#podemos tirar se achar melhor”.

  14. Judiciário, essa zona…

    Vai que o Janot faz que nem o Gilmar: senta no processo e de lá não sai, não é com ele, existem demandas mais importantes e, afinal, Aécio é cidadão acima de qualquer suspeita, que pode usar dinheiro público para fazer aeroportos de uso pessoal e fica por isso mesmo…

  15. Inacreditável! Diante do que

    Inacreditável! Diante do que disse Youssef será que não merecia ser feita uma investigação sobre a participação de Aécio Neves no recebimento de valores da Baruense? É através da investigação necessária e somente através dela que seria tirado a limpo tudo o que Youssef delatou. O MPF entender por sua conta que não existe elementos é de deixar todos perplexos!

  16. Aero Neves de Furnas ser

    Aero Neves de Furnas ser investigado e julgado por iniciativa de um membro desse judiciário que temos aí? Não acredito. Se bem que finalmente, pela primeira vez em 50 anos, a goebbels pagou imposto. Apesar de que ganhou muito mais em publicidade estatal. Mas já é um avanço.

    Em tempo: Acabei de lembrar que devolveram aquele helicóptero cheio de cocaína para o amigo do Aócio. É, Janot vai engavetar.

  17. A batata

    Primeiro a batata que era dura estava na fervura, agora que amaciou foi para assar, mas eu penso que o cozinheiro Janot pode desistir de assar a batata e fazer uma pizza.

  18. Rodrigo Janot…

    Senta Senta Senta Senta Senta Senta Senta  

    Senta Senta Senta Senta Senta Senta Senta 

    Senta Senta Senta Senta Senta Senta Senta 

    Senta Senta Senta Senta Senta Senta Senta 

    Senta Senta Senta Senta Senta Senta Senta 

    1. Kkkkkkkkk
      Que grande ideia!

      Kkkkkkkkk

      Que grande ideia! Por que não se faz um vídeo com o Gilmar sentando em cima do processo contra o financiamento privado de campanha, ao som do funk?? Seria hilário e certamente abalaria a vaidade do nobre magistrado.

  19. PROPINODUTO TUCANO DA ALSTOM

    PROPINODUTO TUCANO DA ALSTOM CONFIRMA LISTA DE FURNAS. E AGORA AÉCIO?

    http://fococidadao.blogspot.com.br/2013/08/propinoduto-tucano-da-alstom-confirma.html 

    Não precisa nem ser procurador geral para ver no documento, assim como a Alstom, a Petrobras e outras, como doadoras do caixa dois do tucanoduto propina.

    A notícia revela mais coisas, mas o ponto em questão aqui é a confirmação do pagamento de propinas em Furnas para financiar os tucanos e seus aliados políticos.

    Isso é nada mais, nada menos do que a confirmação da Lista de Furnas, uma lista que indica o mapa do caixa-2 tucano nas eleições de 2002, a partir dos fornecedores da estatal.

    O escândalo do propinoduto tucano em SP tornou-se tão grande e tão abrangente que só uma CPI do Propinoduto, com ampla transparência para acompanhamento popular poderá remover essa montanha de sujeira varrida para debaixo do tapete nos governos tucanos Alckmin, Serra e Aécio.

     

  20. O MAIOR SINTOMA DE GOVERNO FRACO É ATACAR OS PEQUENOS

    Nassif, veja se podemos levar a sério um governo desses, tenho uma pequena empresa desde 2009, nunca atrasamos o INSS, nunca, venho recebendo as CNDS normalmente desde a sua fundação, já estou a 20 dias sem poder participar de cotações e com a empresa travada, por causa de R$19,20 que segundo um site novo da receita há uma diferença entre a GFIP x GPS de 12/2010, Nassif, a GLOBO segundo blogs deve mais de um bilhão ao fisco e contrata e recebe do Governo federal, e uma pequena empresa por causa de R$ 19,20 de uma cobrança fantasma que apareceu agora não consegue a CND. Agente tenta ajudar esse governo de merd… mas não tem jeito, como defender uma incompetência dessas. Porque essa maldade com as pequenas empresas? A Dilma fez uma campanha voltada para os micro e pequenos, inviabilizar uma empresa pequena que já passou os 5 anos de sobrevivência feito escravo arrecadador não basta. Aplicaram um estelionato eleitoral e joga a culpa da roubalheira de milhões em cima dos pequenos. Esse é o maior sintoma de Governo Fraco, aliás, fraquíssimo. Virou um LEÃO diante dos cordeiros, e fica de quatro perante os grandes, assim não da mais para defender essa joça. Você não sabe a vergonha que estamos passando. o FISCO esta jogando a conta da robalheira do dia a dia nas costas dos pequenos, é uma covardia. NASSIF, QUIE DIABO DE GOVERNO É ESSE QUE EU VOTEI?

  21. veremos finalmente…

    se a ordem é mesmo a de não colocar nenhum tucano em evidência

    detalhe: muitas vezes as pessoas mentem, evidências jamais

  22. Não sei se é pra rir, chorar

    Não sei se é pra rir, chorar ou chamar o Papa para opinar, mas pelo o que já vimos, o Janot está seriamente inclinado e prestes a se sentar em cima de Furnas/Bauruense. Agora o Moro mandou prender o Baiano novamente, isto é, reprender pois ele já está preso, pois disse que tem mais provas de que o PSDB recebeu 10 milhões por meio de quem, de quem…? Ségio Guerra. Só quero saber se o Guerra já instituiu advogado.

    1. O Janot tá procurando uma

      O Janot tá procurando uma brecha por onde aceioporto possa escapar, talvez diga que tais crimes não tem a ver com a Petrobrás, ai roubar pode, q blz

      1. Que esses crimes não têm nada

        Que esses crimes não têm nada a ver com a Petrobras ele já disse, quero ver é inventar uma nova escapatória, será que ele vai ser original?

        1. duvido muito…

          mas vai ser bom para entender como funciona a mente do Janot……………..e a do jovem juiz também

          de minha parte muita curiosidade (combinadas?)

          interessante termos dois vivos e um morto (A, A e G) quando a intenção é descobrir qual das mentes vai se tornar acessível ao conhecimento das evidências, algo que raramente acontece, mas que neste caso já se apresentam generosamente como resultantes de uma outra investigação

          reparem como tentam desesperadamente dar um outro sentido para evidências natimortas

          se conseguirem, podem fechar o STF que não sentiremos nenhuma falta

          1. se conseguirem…

            justificam-se os sigilos como o primeiro passo para a anulação de toda e qualquer investigação envolvendo tucanos

            e não seremos nós a antecipar, será o próprio STF

  23. Sugestão

    Fazer acareação incluindo Andrea Neves.
    Sem imunidade do Valentão do Leblão, não necessitaria da anuência do STF, MP, PGR, do Papa.
    Aécim ia babar de ódio. 

  24. “… está no gabinete de Janot”

    em breve sairá…

    “… estava no gabinete de Janot mas… sumiu por algum motivo”

    Contra tucanos é assim:

    – Ou os indícios não são consistentes;

    – Ou foram obtidos de maneira ilegal;

    – O denunciante é um desqualificado (mesmo sendo o doleiro-herói da Globo quando contra o PT);

    ou simplesmente as coisas… somem… como sumiram aqueles quase 500kg de farinha.

  25.  
    “Se Janot não denunciar o

     

    “Se Janot não denunciar o Aécio nem abrir investigação, vou encaminhar denúncia ao Senado por crime de responsabilidade”

    Por jornalista Conceição Lemes

    publicado em 25 de março de 2015 às 21:18

    Na quinta-feira passada 19, os deputados Rogério Correia (estadual), Padre João e Adelmo Leão (federais), todos do PT de Minas Gerais, entregaram à Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, provas para abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) nas investigações da Operação Lava Jato.
    Aécio foi citado explicitamente na delação premiada do doleiro Alberto Youssef. Entre outras coisas, o doleiro disse “ter conhecimento” de que Aécio, na época em que era deputado federal, estaria recebendo recursos desviados de Furnas “através de sua irmã” (aqui e aqui). Também que Aécio operava a diretoria de Furnas “em comum acordo” com o PP, do ex-deputado federal José Janene, já falecido.
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/den

    FALA, MATUTO!

    Muito bem!
    Coragem, essa palavra!

    Ou esses procuradores do ‘miniSTÉRIO’ Público e juízes mequetrefes de primeiras instâncias imaginam que são inimputáveis, que não devem satisfação a quem os paga, ou seja, o nosso dinheiro público?!…!…

  26. Hora de editar o vídeo, não?
    Enquanto os golpistas montam vídeos super bem produzidos montando piadas a partir de falas da Dilma, ainda não vi uma boa edição desse vídeo bomba contra o Aécio.

    Quem vai ver um vídeo desse tamanho?

    Não rola de botar uma legenda, de contextualizar, mostrar a lista de Furnas e reduzir para 2 min?

    Quanto amadorismo…

  27. Moro é um erro

    O maior absurdo nesse lava jato é que colocaram um juíz tucano para investigar. Como pode isso???????? Um tucano para investigar crime??????????????????????????????? Que país é esse????????? que justiça é essa????????????

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador