“Profissionais da violência somos nós”, diz General Mourão, vice de Bolsonaro


Foto: Reprodução

Da Revista Forum

Mourão culpa PT por ataque a Bolsonaro e dispara: “Os profissionais da violência somos nós”

O ataque sofrido por Jair Bolsonaro (PSL) em Juiz de Fora (MG) na tarde desta quinta-feira (6) já vem gerando reações em tom de ameaça e que buscam associar o ocorrido à esquerda e ao PT.  General Hamilton Mourão, vice de Bolsonaro, por exemplo, afirmou em entrevista à revista Crusoé que “tem certeza” que o autor do ataque é do PT.

“Eu não acho, eu tenho certeza: o autor do atentado é do PT”, afirmou. O tom de ameaça ficou mais explícito em outra declaração dada na mesma entrevista. “Se querem usar a violência, os profissionais da violência somos nós”. 

Na mesma linha foi Gustavo Bebianno, presidente do PSL, sigla de Bolsonaro. “Agora é guerra!”, disse ao jornal Folha de S. Paulo.

Continue a leitura na Revista Forum

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Moro contradiz Bolsonaro e agora afirma que não existem documentos sobre laranjas, diz jornal

46 comentários

  1. Efeito escorpião
    O Bolsonaro experimenta do seu próprio veneno,tal qual escorpião,que quando acuado,inocula seu próprio veneno em seu próprio corpo.Ou seja ele foi vitima da violência que prega e insufla.Ele não tem sangue,ele tem chorume.

  2. O general atacou seu inimigo

    O general atacou seu inimigo usando a jurisprudência do Dellagnol. Mas os procuradores do MPF não deveriam ser profissionais da violência e sim do Direito.

    No WhatsApp os orcs do Bozo dizem que a facada atingiu o coração, o pulmão, o fígado e o intestino dele… A agulhada no Bolsonaro já está parecendo a bala mágica que fez piruetas para matar JFK. Daqui a pouco dirão que as bolas murchas do mito não foram cortadas por sorte. https://t.co/e8JwsuZqtB

    • Mais importante, um general

      Mais importante, um general só é profissional da violência quando está ativo no Exército . Na política ele deve ser um profissional da negociação pacifica, da construção de consensos possiveis e, sobretudo, da pacificação do espaço político. Não foi isso que Mourão fez.

  3. Quem andou atualizando a página no FB do “suspeito”?

    Alguém atualizou (ou talvez, ainda continue atualizando) a página no FaceBook do “suspeito”.

    Sequência de visitas ao FB do suspeito constatou que ao menos um link foi suprimido de sua página, entre as 17:20 e as 18:45, portanto, já após a sua prisão.

    Ver em:

    https://jornalggn.com.br/comment/1254406#comment-1254406

    … e comentários seguintes…

    Por que motivos? Obstrução de justiça? O que está se pretendendo esconder?

    O FaceBook deveria ser requisitado a contribuir para elucidar o que ocorreu: quantas modificações foram feitas nessa página após a prisão de seu titular? Quem as produziu?

  4. Um atentado como o da Rua

    Um atentado como o da Rua Toneleiro viria a calhar para os golpistas…

    Outros têm convicção, ele tem certeza!

    Ai acabava com as eleições, pois essa, agora assim com certeza eles perderão…

    PS.: A  turma do Bolsonaro já sacou o que é a globo, e ela ganhou um fan clube bem radical, o tal do “globo lixo”!

     

     

  5. E esse milicos frouxos que

    E esse milicos frouxos que baixam as calças pros norte-americanos vão fazer o quê? Começar uma guerra civil?

  6. É cadeia para esse criminoso de farda!

    Se houvesse alguma lei, se houvesse algum tipo de vergonha na cara ou mesmo coragem em algum dos presidenciáveis, justamente esses que estão chorando tais carpideiras a “facada do pé de lacerda”, deveriam apresentar uma notícia-crime contra essa animal de farda!

    Apologia ao crime e ameaça!

    Um funcionário pago pelo Estado usa a força legítima, exclusivamente no cumprimento de sua função.

    Nunca a violência!

    Confessou com todas as letras sua jagunçagem!

    E pior.

     

    É um zé ruela que nunca deu um tiro sequer, que nunca entrou em uma favela para ouvir o canto do M16.

    Bunda mole. General banana de exército que nunca foi a guerra alguma!

    Não deve saber a diferença entre os movimentos de infantaria de pinça e o de cunha!

    Não dá conta de controlar o tráfico de armas dentro de sua casa!

    Falastrão que vai gritar “pelo amor de deus, pelo amor de deus” se der de cara com o bonde a bordo de seu carango com a madame e os netinhos!

    Isso é o “glorioso” exército brasileiro. Rosna como leão para os daqui, e mia como gatinho com o Tio Sam e outros patrões!

  7. Justiça seja feita.

    Se queria calar o bolsopária, o esfaqueador tentou no lugar certo: os intestinos! É a fonte da sua verborragia.

    Aos que desejam um atentado bem sucedido, nada de golpes ou ataques na região da cabeça, porque ali não tem nada para ser ferido!

  8. Eu ia dizer que Bolsonaro

    Eu ia dizer que Bolsonaro teve o que merecia ao promover a violência (homenagear torturadores, ameaçar metralhar os opositores, etc), mas isso cheira completamente a farsa. Ferimento sem sangue, expressão fajuta de dor no vídeo (eu vi com atenção), agressor “imediatamente” identificado em uma situação em que poderia desaparecer facilmente, agressor “convenientemente apoiador dos opositores do candidato”, e assim vai.

    Para mim é só mais um golpe incompetente para tentar diminuir a rejeição ao neonazista apresentando ele como “vítima”.

  9. Óbvio

    Acusarem o PT já era mais do que esperado, mesmo o autor não tendo nenhuma ligação com o partido. Resta saber quem foi o “deus” que, segundo ele, mandou atacar. Se ele for “convencido” (já virou moda) de localizar o “deus” no partido, quem tem mais de dois neurônios concluirá que não partiu dali. Mas, na ausência de prova em contrário, valerá a versão do general, como costuma viger a do MP.Contra o PT, claro.

  10. O Homem Cordial

    O senso comum ouve o galo cantar, reproduz e não sabe onde. S. B. de Hollanda quer dizer o homem que se leva mais pelo cordis, pela emoção, do que pela racionalidade fria. /  Nosso autoritarismo perspassa toda a sociedade brasileira, e não tem santo nessa história, não tem “Do Bem” porque a referência é si mesmo, ou é o grupo a que pertence: os demais ou estão errados,ou equivocados, ou vendidos, ou endemoniados, ou coxinhas, ou mortadelas. Igrejas são terreno fértil onde pensar, a dúvida não tem espaço, o mesmo em agremiações políticas, e, a meu ver, mais ainda em agremiações mais ideológicas politicamente. /  Aí, o orgulho, a vaidade em defender um indivíduo, um pastor, uma frente estreita de esquerda (eu, no contexto, considero que de esquerda tem é o logotipo, o rótulo, a pose, o status, esquerda que a direita gosta, como dizia o gaúcho). /  No contexto, há muito tempo, já postei, senão me engano até o dono deste blog também usou o termo Frente Ampla Democrática. Pra horror dos puros imaculados e seus egos./  Nem falo nos mais que comuns intere$$e$: subir na vida, ser ou ter assessoria, aparecer na mídia, aparecer num blog, numa rede dita social (são panelas que podem ter até milhares e milhões, muito aquém do número da sociedade – tudo bem, do povo que se pretende catequisar, ou conquistar). /  Minha intuição diz que tinha muito mais gente na fila nos processos imperfeitos (não estamos numa sociedade nórdica). Mas o grande líder, no meu achismo, pecou, e pecou muito, com a mais forte dominação, que é a sutil, a que assume forma de humildade e de vítima. Isso abriu enorme brecha pro acontecimento e pra comportamentos antidemocráticos. / Romper com isso não é mole. É um parto (não cesariana), é muito dolorido. /   Mas urgente.

     

  11. Esses militares brasileiros

    Esses militares brasileiros entreguistas e lacaios do imperialismo. Estão a serviço do golpe que destruiu os direitos sociais dos brasileiros e entregaram nossas riquezas para as potências estrangeiras. O que esses militares traidores tem a dizer sobre a entrega do pré-sal, da Petrobras, da eletrobras e da embraer? O PT é uma ameaça a que? Esses militares golpistas preferem levantar armas contra seu próprio povo para defender os interesses de rentistas e banqueiros.

    • Facada sem sangue
      Nao tem sangue na blusa amarela, na foto da faca que a Polícia divulgou nem na filmagen, os “médicos” atendendo a figura estão sem luvas cirúrgicas, não tem nem o vermelho que usariam para limpar a área na hipótese de dar pontos

      Quando a caravana do pt levou tiros, o Boldo disse que a culpa era do próprio partido por “pregar a violência”. Seguindo essa linha torta de raciocínio então a culpa por esse atentado e do próprio Bolsonaro já que ele prega que as pessoas exterminem os políticos corruptos com as próprias mãos. Nada mais irônico quando acontece…

      E seus apoiadores ainda distribuem fotos falsas sobre o agressor em outros comícios ou dizendo que ele é de não um mas três partidos (todos de esquerda) sem prova alguma

      Tudo isso após reunião com a Globo (imprensa comprada e podre, segundo dizia antes do encontro o candidato) e divulgação de pesquisa onde perde no 2o turno para todos, inclusive o vice do candidato que o golpe não quer que concorra

      Parece o episódio da bolinha de papel. Pastor Waldomiro mostrou muito mais sangue quando levou facada do fiel…

  12. “…os profissionais da

    “…os profissionais da violência somos nós”.

    Concorco com esse general  fantoche. Ele e sua turma realmente são especialistas em violência, mas contra inocentes desarmados, contra os trabalhadores brasileiros, principalmente os mais humildes, contra os negros, contra outras minorias. Falam grosso mas não com os lá do norte acima do equador. Por lá essa turma só  falam  “miau”   e adoram tirar os sapatos. Golpista imbecil.

  13. Prefiro uma leitura

    Prefiro uma leitura maquiavélica do poder. Vejo esse episódio como mais uma farsa. E este tipo de farsa protagonizado por Bolsonaro é recorrente na história da humanidade. Trata-se de uma estratégia para acentuar os radicalismos ideológicos e políticos, acelerar a queda de governos e a ascensão de regimes tirânicos. Possivelmente, Lula aparecerá Suicidado em breve na prisão. Quem deu o mote final da farsa foi o Vice do Bolsonaro, ao afirmar não ter dúvidas de se tratar de uma ação do PT. É isso, vão destituir o Temer, endurecer o regime político, promover extermínio de opositores e, depois, banquetear-se estuprando meninas pobres e matando jovens pobres nas periferias, como é de praxe quando Lei, Democracia e Civilização são abandonadas. É só analisar a conexão entre o antes e o depois… Bolsonaro teve um encontro particular esta semana com os chefes da criminosa organização Globo… Agora, aparece com esta farsa, escancarada pela equipe médica fazendo cirurgia sem luvas cirúrgicas e sem campo cirúrgico, num ferimento supostamente grave por arma branca, mas sem sangue, sem balão de sangue e, pior, sem anestesia, dado que o candidato está fazendo caras e bocas… O que vem depois? Golpe no Golpe? Vejamos, águas vão rolar e tudo ficará mais claro… Lembremos das lições da Ciência Política: nada no poder é aleatório, e nada é desperdiçado pelos jogadores para vencer o jogo… Se o objetivo destes jogadores é estabelecer um regime duro, carniceiro, antipopular e psicótico este episódio é um prato cheio.

    • desculpe, Válber, não achei uma farsa

      mas certamente será aproveitada. [estou visitante, não sei quando e se você vai dar um alô  pra mim ]. Enviei um comentário , tentei ser enxuto, só que , como visitante (ex-cadastrado ) tem um momento que pode demorar 10 minutos ou 5 horas, ou ser vetado, isso não sei. Podeer ser farsa, pode; mas pode não ser. Eu aposto que não foi farsa – e não sei o que é pior.

    • Pois é… fora a própria

      Pois é… fora a própria fotografia.  Quem tirou aquela foto? A que distância? Estava dentro do centro cirúrgico? Naquele enquadramento, agachado um pouquinho acima da altura da maca?

      A gente às vezes se “esquece” de que, nesse caso por exemplo, não está vendo uma cirurgia, está vendo uma foto. Que pode ser de uma cirurgia ou não. Se “esquece” ou não se lembra de lembrar ou prefere não lembrar… a gente gosta de dizer que sabe não porque foi informado mas porque sabe, mesmo. Como somos sabidos,né?

      O que aparece na tela da TV e nas fotos de jornais são… telas e fotos, nunca a realidade. Por isso é que chama “mídia”, porque se coloca entre nós e os fatos… intermedía. Ou para ser exato, no caso da nossa mídia, atravessa.

      • O fato de ninguém se indignar
        O fato de ninguém se indignar por terem vazado tal foto fala por si……

        O resultado desejado era esse, que a foto viesse a público………

      • Renato, duas hipóteses: 1. A

        Renato, duas hipóteses: 1. A pessoa que tirou, possivelmente, teve um surto ético e quis mostrar ao mundo que se trata de uma farsa. 2. Ou, é suficientemente burra para tirar uma foto lateral, sem mostrar o suposto ferimento achando que somente uma imagem pra lá de suspeita seria capaz de convencer o mundo do tal ferimento. Colega, se foi fácil “com Supremo, com tudo”, incluindo Forças Armadas, imegine com uma equipe de profissionais tradicionalmente alinhados às forças mais irracionais da sociedade…

        • Acho que é parte da

          Acho que é parte da estratégia contar uma mentira deslavada. Se a mentira fosse mais bem contada, o pessoal sentiria vontade de investigar. Assim, como essa turma de bolsonaros, amoedos e alckmins faz, fica algo como “estamos mentindo mesmo, e você vai ter que engolir a mentira. Ou não, vai encarar? Vai reclamar com quem? Com o juiz?”

          Momentos sombrios, esses…

      • O pessoal tá avisando a gente

        O pessoal tá avisando a gente faz tempo…

         

        Óleo de Magritte entitulado “A traiçao das imagens”, de 1929, onde se lê o óbvio: “Isso não é um cachimbo.” (É uma tela pintada a óleo.)

    • Desculpe, Valber Almeida, mas

      Desculpe, Valber Almeida, mas essa tua “leitura” está muito enviesada. Ou para ser mais claro: o viés conspiratório beirando ao absoluto non sense. 

      Qual a lógica de se engendrar uma “estratégia” tão mirabolante que, no limite, pareceria uma verdadeira idiotice? Vejamos: contratar um ator para encenar um atentado através de truques de filmagens(faca que não entra no corpo, caretas de dor) e, secundariamente,  dezenas de atores coadjuvantes fazendo o papel de seguranças e de assistentes. Na sequência, a cooptação para a farsa de toda uma equipe médica e funcionários do hospital. Tudo isso tendo como objetivo “acelerar a queda do governo” e a “ascensão de um regime tirânico”. Isso já não é abusar da teoria da conspiração? 

      • JB, pode ser um abuso? Claro

        JB, pode ser um abuso? Claro que pode, mas eu prefiro errar por excesso e me precaver contra o que vem pela frente do que pecar por carência ou excesso de esperança, tolice e ilusão, como tem feito, em grande medida, a esquerda… Quando mataram o Teori eu disse aqui que quem seria indicado ao STF seria o Alexandre Moraes. Chamaram-me até de idiota por ter dito isso. Porém, quem conhece a teoria dos jogos na política sabe que política profissional é um jogo de xadrez, e como o novo governo estava acolhendo e sendo apoiado por todas as grandes quadrilhas do Brasil os movimentos do jogo apontavam para esta estratégia… Foi o que aconteceu. Então, posso estar errado, mas é preciso continuar alerta e as suspeitas não são infundadas…

  14. TENTARAM MATAR O EXTERMINADOR

    TENTARAM MATAR O EXTERMINADOR DO FUTURO, TEM QUE CHAMA O ARNOLD SCHWARZENEGGER. 

  15. Caro General
    Vocês são os

    Caro General

    Vocês são os apoiadores e mantenedores de uma sociedade violentamente violenta.

    E quando o povo se revolta contra essa violência, vocês agem para manter a violencia da estrutura social.

    Sabendo que para manterem a violência contra o povo, muitos militares apoiaram o golpe, agora, numa eleição, uma vez que os candidatos golpistas irão perder, querem entrar de novo e ditar as regras para o Brasil  campo de concetração.

    Ferozes com o povo e mansos com o comandante tio Sam.

    Vocês tem lado em sua violência, tercerizados com o dinheiro público,  e não é o povo, o lado escolhido por vocês.

     

     

     

     

     

     

  16. À beira da catarse: o purgatório brasileiro está próximo

    E a Globo se reunindo com essa gente… Quando pensamos que ela desceu ao limite, mais uma máscara cai.

     Estamos no limite do discurso de não-violência. Se os caras partirem pra cima, não vai haver reação???

    Alguma coisa precisa ser revista neste país sobre assunto. O que é ser pacifista? Pelo amor de Deus, me digam. algo me diz que este princípio por aqui jamais deixou de ser mera coação moral contra os que sofrem com a violência disseminada. Medo, tenho certeza que os ee cima têm, e muito. Basta não aceitarmos mais apanhar de graça, principalmente de quem discursa em favor da violência institucional e do genocídio. Estamos à beira da catarse e se não houver uma organização mínima, o resultado poderá ser ruim para todos.

    Estou começando a achar que a agenda mínima para um novo pacto social passará pela defesa da integridade física dos agentes que desejam a mudança. E aí, valerá à pena conclamar aos que sempre sofreram com a violência e o ódio, achando que um dia as instituições iriam protegê-los. São as vítimas do discurso de manutenção da ordem e contra o direito à resistência e a legítima defesa.

    Se o bicho pegar contra a esquerda, talvez o povo possa ganhar um aliado. A hipocrisia deixará de ter espaço na vida política. Nem Mandela quis ser santo. Nem Gandhi pregou a passividade. E nenhum dos dois temeu lutar, de uma forma ou de outra.

  17. Estranho…….mas esclarecedor……

    E eu aqui achando que “milico” é profissional da defesa do pais e de seus interesses ou para ajudar a população, em caso de acidentes ou catastrofes de grandes proporções ………….devo estar equivocado…….Se para o gen, eles são “profissionais da violencia”, quer dizer que eles são tipo assim um cobrador de divida de jogo? Desses que quebram o joelho do “cliente”, se ele não paga? Ou talvez do tipo que “vende proteção”? Ou ainda do tipo “braço armado” de aluguel?….Se for isso mesmo, talvez se explique a “cara de paisagem” da categoria, na atual “rifagem/venda” do pais…….a passividade frente a ingerencia de potencias estrangeiras…..Almirante Othon foi preso, e milico nenhum abriu a boca……realmente a “explicação” de gen foi muito esclarecedora………….vivendo e aprendendo…..

    • Profissionais da violência.

      Não esse tipo de profissional da violência. Mas o tipo que, se preciso for, está disposto – e preparado – a pegar em armas para proteger seu país contra inimigos externos ou internos. Os militares são profissionais encarregados do uso LEGÍTIMO da força, ou violência, para proteger os cidadãos pacíficos da violência ilícita. Porque, infelizmente, defesa demanda estar preparado para a guerra.  Isso ou aceitar a imposição do mais forte – e viloento.

       

  18. Em certos momentos é

    Em certos momentos é impossível não sentir vergonha por nosso amado país ainda produzir tanta demonstração de subdesenvolvimento em estado bruto.

  19. eles tem medo…

    Eu interpreto a fala do general de outra forma: eles tem medo que a esquerda reaja e resista a altura da violencia que sofre cotidianmente no Brasil, reaja aos város assinatos de lideranças de esquerda que ocorrem impunimente no Brasi l – ou seja com a convenvia dos ‘profssionais da violencia’, forças armadas, policias e judiciários.. E bom o general ja ir se acostumanto, uma hora vem uma reação – e o atentadado(?) não foi uma reação de esquerda ainda.

  20. Quem está literalmente na UTI

    Quem está literalmente na UTI é o Brasil, com supremo e TUDO. Instituições? Para quê? Para isso, para essa frase oficial? Não é a era dos vices, já tivemos outras e interventores então, tivemos muitos. Não será justamente por isso que militar tem, ou deveria ter uma responsabilidade maior?  O abismo é  sempre muito profundo…

  21. D’Espanha

    Há tempos sinto um cheiro no ar d’Espanha de 1936.

    Lá, parentes, amigos, vizinhos de longa data, se viram, repentinamente, se matando uns aos outros.

    A explosão do ódio ideológico levou à Espanha a uma Guerra Civil que matou 600 mil pessoas, indiscriminadamente, gostassem ou não de política, e fez sofrerem os horrores de uma Guerra mais de 30 milhões de pessoas, por muitas décadas.

    A última vez que escrevi aqui sobre a semelhança histórica entre as duas situações, de lá e cá, aventei a hipótese de um atentado agravar mais ainda a nossa já explosiva situação.

    Na Espanha, conservadores de Direita mataram um líder trabalhista, houve vingança, e republicanos da Esquerda mataram o Bolsonaro espanhol da época.

    O General Mourão de lá, Francisco Franco, saiu dos quartéis, na África espanhola, e foi ao continente pra derrubar o governo republicano.

    A primeira vítima foi um Brigadeiro, que era primo de Franco, porque se recusou a entregar uma Base Aérea para os revoltosos.

    Foi fuzilado a mando de Franco.

    Os líderes das regiões republicanas, especialmente em Barcelona, na Catalunha, distribuíram os arsenais da polícia e forças armadas ao povo.

    Três anos depois, mais de 600 mil mortos e uma Espanha arrasada.

    Infelizmente, parece-me que a melhor solução para o ódio humano é também o seu principal alimento, a violência da Guerra, até extenuar-se um dos lados, por derrota ou supressão.

  22. Só os nazis querem a violência

    O general Mourão ameaça:

    “Se querem usar violência, os profissionais da violência somos nós.”

    Quem quer um país governado pela violência?

  23. Caro Nassif:
    Em primeiro

    Caro Nassif:

    Em primeiro lugar, violência deve ser condenada sempre. Não será nenhum tipo de violência, seja quem for o seu agente e seja a quem ela seja dirigida, violência NÃO.

     

    Dito isto, e a ser verdade o que este general falou ( eu ainda custo a acreditar que um general do nosso exército seja capaz de dizer o que este general disse, ainda mais sendo candidato à vice presidência… ), torna-se necessário que algum repórter peça a este general que use o mesmo método de investigação e a mesma velocidade de apuração para nos esclarecer QUEM MATOU MARIELLE e de quebra, se sobrar algum tempinho, que nos apure também quem atirou com armas de fogo contra a caravana de Lula.

    Obrigado,

     

    Ricardo.

  24. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome