Quanto vale a Embraer para a Boeing? E para o Brasil?

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Enviado por José Carlos Lima

da Sputinik Brasil

Quanto vale a Embraer para a Boeing? E para o Brasil?

por Sputinik News

Duas gigantes estão em negociação. Terceira maior fabricante de aviões do mundo, a brasileira Embraer está acordando sua venda para a líder do setor: a estadunidense Boeing. As tratativas, entretanto, são delicadas porque a Embraer participa de projetos sensíveis do Ministério da Defesa do Brasil.

A Sputnik Brasil explica quais são os projetos estratégicos em que a companhia de São José dos Campos participa, como estão as negociações e o seu significado militar e geopolítico.

Quais são os braços de defesa da Embraer?

O setor de defesa da Embraer é composto por cinco companhias agrupadas na divisão da Embraer Defesa e Segurança, são elas:

Atech: comercializa sistemas de tráfego aéreo civis e militares e também atua no setor de segurança digital. Reconhecida como empresa estratégica pelo Ministério da Defesa, trabalha no desenvolvimento do submarino nuclear brasileiro e no Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam). Também está envolvida na construção dos caças Gripen, projeto conjunto da Embraer e da sueca Saab. Em 2017, a Atech recebeu R$ 49,3 milhões do Governo Federal.

Apresentação do avião KC-390, da Embraer, no Brasil (arquivo)

Bradar: especializada em sensoriamento remoto e radares de vigilância aérea e terrestre. Recebeu R$ 1,47 milhão do Governo Federal em 2017, sendo que a maior parte desse valor veio da compra de um sistema de defesa antiaérea da Bradar.

OGMA: Companhia criada como estatal em Portugal, foi comprada pela Embraer em 2004. A OGMA é especializada em serviços de manutenção e fabricação de aeroestruturas. É a responsável pela fabricação dos painéis da fuselagem central do cargueiro KC-390.

Savis: é a gerenciadora do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON). Segundo a própria Savis, trata-se do “maior projeto de monitoramento de fronteiras do planeta”. Entre 2015 e 2017, a companhia recebeu R$ 44,5 milhões do Governo Federal.

Visiona: joint-venture com a estatal brasileira Telebras, é a coordenadora do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) — que é utilizado em comunicações das Forças Armadas do Brasil.

Da origem da Embraer à Golden Share

A Embraer foi criada como empresa de economia mista — com a participação estatal e privada — durante o regime militar, em 1969. O controle da companhia, entretanto, era estatal. A situação mudou em 1994, quando a Embraer foi privatizada em leilão por R$ 154,2 milhões, em valores não corrigidos. Suas ações são vendidas na bolsa de valores de São Paulo e Nova York. Mas não há nenhum acionista majoritário, de modo que as decisões passam pela Assembleia Geral da empresa.

Embraer realiza teste de voo do novo cargueiro da FAB

Ainda que não seja mais o controlador da Embraer, o Governo Federal segue relevante porque detém a chamada “Golden Share”, ou ação de classe especial. Com ela, o Palácio do Planalto pode vetar alterações na Embraer em sete casos, como transferência do controle acionário e possíveis negócios que comprometam os programas militares do Brasil.

Assim que foi publicado pelo The Wall Street Journal que havia um diálogo entre Embraer e Boeing, o presidente Michel Temer (MDB) sinalizou que barraria uma possível transferência de controle da companhia brasileira.

Com as negociações em andamento, o clima entre os 15 mil funcionários da Embraer no Brasil é de “apreensão”, diz Herbert Claros, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e funcionário da Embraer. “Não há informação consistente e não há transparência da Embraer em relação ao assunto”, diz.

Golden Share e participação estrangeira já renderam polêmica na década de 1990

Em 1999, um consórcio das empresas francesas de defesa (Aérospatiale Matra, Dassault Aviation, Thomson-CSF e Snecma) comprou cerca de 20% das ações da Embraer. A transação, entretanto, foi recheada de polêmicas.

Ela desagradou especialmente a Aeronáutica — que chegou a preparar um dossiê para melar as negociações. Para contornar a situação, a Advocacia Geral da União (AGU) fez um estudo e emitiu um parecer em que afirmava que a transação não comprometeria a soberania nacional e o negócio foi fechado por cerca de US$ 209 milhões, em valores não corrigidos.

O então ministro da Defesa, Élcio Álvares, criticou publicamente a venda para o consórcio francês e foi tirado do cargo pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. O substituto foi Geraldo Magela da Cruz Quintão, que estava no cargo de advogado-geral da União e foi o responsável pelo parecer favorável ao negócio.

O professor de relações internacionais da Unesp Alexandre Fuccille trabalhou no Ministério da Defesa de 2003 a 2005 e diz que a Embraer é vista como a “queridinha” das Forças Armadas, especialmente pela Aeronáutica. Fuccille diz que o clima entre os militares é de “desconforto, para dizer o mínimo” com as notícias da negociação com a Boeing.

Suecos contrariados

A atual negociação entre Boeing e Embraer traz outros descontentes: os suecos da Saab. Eles foram os escolhidos em 2013 para renovar a frota de caças da Força Área Brasileira. O acordo de US$ 5 bilhões por 36 caças Gripen inclui a transferência de tecnologia da Saab para a Embraer.

Engenheiros brasileiros já foram à Suécia conhecer a fábrica da Saab e a companhia estrangeira também enviou funcionários seus para a cidade de Gavião Peixoto — que produzirá parte das aeronaves.

Piloto da força aérea da Hungria entra em um caça Gripen JAS-39

A negociação com a Boeing — que concorre com a Saab no setor de defesa com seu caça F-18 — causou preocupação entre os suecos. Após a divulgação das tratativas ganharem a imprensa, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, reuniu-se com o presidente mundial da Saab, Hakan Buskhe, e o embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn. Jungmann disse que a Saab será “informada previamente” de “qualquer avanço” na negociação e que serão construídas “salvaguardas que passarão pelo crivo da Saab”.

O professor de relações internacionais da Unesp Alexandre Fuccille ressalta o componente geopolítico das tratativas comerciais:

“É uma mudança de fundo, a partir do impeachment da presidente Dilma Rousseff e da posse de Michel Temer, há um realinhamento da política externa brasileira dos governos Lula e Dilma, quando houve uma prioridade da América do Sul, dos países emergentes e dos BRICS. Há uma retomada de alianças preferenciais com os países do norte, particularmente com EUA e Europa. Principalmente com os Estados Unidos.”

O jornalista Roberto Godoy é um dos maiores especialistas em tecnologia militar do Brasil e diz que uma possível venda da Embraer para a Boeing pode criar problemas com a Saab. “A maior aposta da indústria de defesa da Suécia é o projeto dos Gripen com o Brasil”, analisa o repórter do jornal O Estado de S. Paulo.

“O próprio Departamento de Defesa dos EUA considerou que o Gripen seria o caça de referência no momento de especificar alguns itens da suas operações”, afirma Godoy.

A Sputnik Brasil procurou o escritório da Saab no Brasil, mas a companhia preferiu não se pronunciar.

Aviação comercial é a galinha dos ovos de ouro

Diante da resistência brasileira em abrir mão da Embraer Defesa, foi divulgado que Embraer e Boeing negociam a formação de uma terceira empresa para garantir a autonomia de projetos sensíveis da segurança nacional. A medida, entretanto, deixaria o setor de defesa sem sua principal fonte de renda: a aviação comercial. Em 2016, a divisão de aviação comercial e executiva representou 85% do lucro líquido de R$ 21,43 bilhões da Embraer.

Fabricantes brasileiros exportam fuzis para vários países

Em comunicado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a Embraer afirmou que “a eventual combinação de negócios com a Boeing deve preservar, antes de mais nada, os interesses estratégicos da segurança nacional”.

“Ainda que seja viável [deixar a Defesa como uma empresa isolada], na prática significa decretar a morte ou a falência do setor de Defesa, porque ele não sobrevive sem o desenvolvimento das aeronaves civis. Mundo afora as empresas são do setor aeroespacial e de defesa. Elas têm uma combinação das tecnologias civis e militares”, esclarece Fuccille.

Godoy diz não ser contra uma parceria entre Boeing e Embraer diante de garantias em pontos estratégicos como a manutenção do desenvolvimento e produção de aeronaves em solo brasileiro. “Uma associação com a Boeing é benéfica, mas ela precisaria ser negociada em termos bem objetivos”, diz.

https://br.sputniknews.com/sputnik_explica/2018021510527969-embraer-boeing-negociacioes-golden-share-defesa-empresa-estrategica/

 
 

 

Redação

10 Comentários

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  1. Vamos recuperar e prender os ladrões

    Mais uma ação criminosa de um Governo ilegítimo em relação ao patrimônio público. O Governo é ilegítimo e sem representatividade popular, de modo que o povo brasileiro rejeita qualquer um destes negócios escuros, feitos no seu nome, por um grupo que não tem procuração para fazê-lo. Junto com a retomada da democracia, em eleição popular, os primeiros atos do novo Governo democrático deverão anular esse tipo de transações (incluindo Petrobrás e outras), abrindo processo de investigação criminal contra os responsáveis e pelas empresas que se prestaram para esta aquisição fraudulenta de mercadoria roubada do povo brasileiro (como diria o Roberto Requião).

  2. Quando o Sputinik recorre ao

    Quando o Sputinik recorre ao “repórter do jornal O Estado de S. Paulo” pra fechar a matéria afirmando que “uma associação com a Boeing é benéfica, mas ela precisaria ser negociada em termos bem objetivos”… uhmmm, sei não!

  3. O Brasil deveria trocar a Embraer por espelhos e especiarias

    Para um país que tem como projeto principal se tornar uma colônia submissa, pobre e subdesenvolvida, uma empresa como a Embraer é um enorme atraso!

    A Embraer na mão do governo atual é como um matuto da roça que herdou uma Ferrari… o cara não sabe o que fazer com aquilo… na primeira chance ele vai tentar trocar por uma vaca ou um feixe de cana.

    Todas as negociações que o Brasil participa me lembram as primeiras negociações entre os índios e os portugueses… trocando ouro por espelho, especiarias e outras bobagens.

    1. Depois que a Embrar for

      Depois que a Embrar for desmontada e levada com seus cérebros e talentos para os EUA, o espaço físico será ocupado com isso ai

  4. Não dá para acreditar que isso esteja ocorrendo

     

    Não dá para acreditar que isso esteja ocorrendo

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=qRz-hWqSCCU%5D

     

     

    Uma loucura o que está acontecendo neste pais sem que ninguém reaja…nem no Iraque pós invasão isso aconteceu…parece que acabamos de sair de uma guerra convencional em que o Brasil foi derrotado e agora é o momento de entregar tudo aos vitoriosos.

     

    Com uma rápida busca no Google, dá prá sacar o que estamos perdendo….o povo brasileiro não temos ideia do que estamos perdendo,…não temos noção do que possuímos….nem sabemos que o sofá recoberto de courino é feito de petróleo….e roupas…e latarias de carros….e materiais de construção….e ai tais mercadorias aumentam de preço e não sabemos que isso se deve ao fato de que nos tornamos grande importador de derivados de petróleo dos EUA por causa de fechamento das refinarias devido a Lava Jato….ao invés de indignação, vemos multidões de manifestoches torcendo pela prisão do Lula…. socorro!!!

     

    Segue abaixo dezenas de links para que você saiba o potencial da Embraer….

     

     

    “Se efetivada a venda, o Brasil vai entregar toda cadeia produtiva e acúmulo tecnológico e científico nacional para os americanos. “A entrega da Embraer vai obrigar o fechamento de fábricas e milhares vagas de emprego. Precisamos nos opor a essa venda criminosa do patrimônio e do conhecimento nacional desenvolvido desde os anos 50 pela Aeronáutica, por meio do Marechal Montenegro, que fundou o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e o CTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), instituições que impulsionaram a criação a Embraer”, alertou Zarattini. 

     

    https://www.conversaafiada.com.br/economia/boeing-quer-desmontar-a-embraer-e-levar-para-os-eua

     

    EUA levarão cadeia produtiva aeroespacial brasileira para solo americano

     

    http://www.defesanet.com.br/demb/noticia/28435/EUA-quer-levar-cadeia-produtiva-inteira-da-EMBRAER-para-solo-americano/

     

     

    Singapura, 14 de fevereiro de 2012 – A rede de suporte ao cliente da Embraer na Ásia recebeu importantes reforços com a adição de novos parceiros na região e a expansão do relacionamento com atuais parceiros para prestarem serviços para toda a linha de jatos executivos da Empresa. Tais novidades incluem centros autorizados de serviços da Embraer (EASC) na Índia, Singapura, oeste da Austrália e Japão. 

     

    http://pt.embraerexecutivejets.com/en-us/press-events/press-releases/pages/–embraer-expands-customer-support-in-asia-significantly.aspx

     

    SÃO PAULO – A Embraer se considera em posição ideal para abocanhar uma fatia significativa do mercado da região Ásia e Pacífico de aviões regionais. O investimento da fabricante brasileira na região já tem algum tempo, mas se intensificou realmente no ano passado, afirma o diretor da Embraer Ásia e Pacífico (EAP), Orlando Ferreira Neto. Nesses poucos meses foram investidos US$ 40 milhões na região, incluindo a fábrica em Harbin (China) e as instalações de treinamento e administração em Cingapura, diz ele.

     

    22/02/08 – 16p1 – Atualizado em 22/02/08 – 16p5

     

    http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL310289-9356,00-EMBRAER+VOLTA+ATENCOES+PARA+MERCADO+DA+ASIAPACIFICO.html

     

    Embraer recruta ex-funcionários da NASA para sua unidade nos EUA

     

    http://www.defesaaereanaval.com.br/embraer-recruta-ex-funcionarios-da-nasa-para-unidade-nos-eua/

     

    EUA promovem fuga de talentos da avião para o solo americano

     

    De acordo com pessoas envolvidas com a história, a Boeing analisou seriamente alternadamente a Embraer e sua rival canadense Bombardier nos últimos 18 anos. Seu novo passo em direção à Embraer poderia anunciar a aquisição de talentos de engenharia para trabalhar no próximo novo jato, o 797

     

    http://www.aereo.jor.br/2018/01/11/boeing-quer-engenheiros-brasileiros-trabalhando-no-797/

    Depois da cooperação na área judicial lavajateira, veio a cooptação sic cooperação na área militar….

    Os EUA chegam de mansinho para abocanhar um grande pais chamado Brasil

     

    Pesquisadores e militares do Brasil e dos EUA realizam encontro de estudos estratégicos

    http://www.defesanet.com.br/br_usa/noticia/27967/Pesquisadores-e-militares-do-Brasil-e-dos-EUA-realizam-encontro-de-estudos-estrategicos–/

    A fabricante brasileira anunciou a escolha de Évora para suas primeiras fábricas na Europa em meados de 2008, e a construção começou em 2010. As duas unidades devem alcançar plena capacidade de produção no segundo semestre de 2013, segundo a Embraer.

    https://www.terra.com.br/economia/carros-motos/embraer-inaugura-suas-duas-primeiras-fabricas-na-europa,8bfe6037a18da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

    Singapore Airshow: Embraer projeta demanda de 3.010 novas entregas no segmento até 150 lugares na Ásia-Pacífico

    http://www.aereo.jor.br/2018/02/07/singapore-airshow-embraer-projeta-demanda-de-3-010-novas-entregas-no-segmento-ate-150-lugares-na-asia-pacifico/

    Embraer vê demanda por 530 jatos na África e OM em 20 anos Quantidade representa cerca de 8% da demanda mundial para o segmento de aviação regional no período, disse a Embraer

    https://exame.abril.com.br/negocios/embraer-ve-demanda-por-530-jatos-na-africa-e-om-em-20-anos/

    Embraer entrega 200° avião de negócio na América Latina Aeronave comemorativa é um Phenom 300 entregue a um operador brasileiro Original: 

    http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/embraer-entrega-200-aviao-de-negocio-na-america-latina_2351.html

    A Embraer inaugura hoje suas duas primeiras fábricas na Europa, num investimento de  € 177 milhoes e fornecerá partes para a produção final no Brasil.

    21 de Setembro, 2012 – 09:20 ( Brasília )

    http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/7836/Embraer-inaugura-fabricas-na-Europa/

    A União Europeia vai destinar 23,5 milhões de euros para a modernização das instalações de produção do fabricante de aviação Embraer Portugal, sedeadas em Évora.

      

    http://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/uniao-europeia/detalhe/ue-investe-235-milhoes-na-embraer-de-evora

     

    Com uma receita líquida de R$12,2 bilhões (US$ 6,1 bilhões) em 2012, passou à quarta posição mundial no setor, abaixo da principal concorrente, a canadense Bombardier (que encerrou 2012 com um faturamento de US$8,6 bilhões), da Airbus e da Boeing. Essa queda para a quarta posição foi uma decisão estratégica da empresa, que optou por reduzir a atuação no mercado de aeronaves comerciais (onde há maior concorrência internacional) e ampliar seu mercado na linha executiva e defesa.[13] Essa mudança de estratégia levou a Embraer a ser, em 2012, a empresa que mais cresceu, entre as maiores exportadoras brasileiras (17,6% em relação a 2011).[14]

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer

    Embraer inaugura fábrica na Flórida,

    http://acontece.com/us/2091-embraer-inaugura-nova-fabrica-na-florida

    Embraer inaugura instalação para produzir Super Tucano para os EUA Contrato com Força Aérea envolve compra inicial de 20 aeronaves. Aviões serão usados em apoio às missões dos EUA no Afeganistão.

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/03/embraer-inaugura-fabrica-que-produzira-super-tucano-para-os-eua.html

    A Embraer deve entrar para o setor naval. Ela está criando uma empresa de integração de sistemas, nos segmentos de petróleo e gás e naval, segundo reportagem do “Valor Econômico”.  20 de setembro de 2013 at 14:21

     

    http://www.planobrazil.com/embraer-vai-criar-empresa-para-atender-setor-naval/

     

    A Embraer (EMBR3) informou nesta quarta-feira (17) que a International Lease Finance Corporation (ILFC) assinou um acordo final para a compra de 50 jatos da segunda geração da fabricante brasileira, com um valor estimado de US$ 2,… – Veja mais em 

     

    https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/07/17/embraer-confirma-acordo-de-us-285-bi-para-fabricacao-de-50-jatos.htm?cmpid=copiaecola

    Para o país, a venda do poder decisório do Estado sobre a Embraer só representa prejuízos. Na opinião de Francisco Teixeira, significa a perda do controle dos projetos estratégicos para a Defesa brasileira e da capacidade de investimento em alta tecnologia nacional. “A soberania nacional ficará à mercê dos embargos do governo norte-americano”, alerta.  http://www.aepet.org.br/w3/index.php/artigos/noticias-em-destaque/item/1188-a-venda-da-embraer-representa-prejuizo-para-o-pais-e-moeda-eleitoral-para-meirelles EUA perde em casa disputa com a Bombardier e mira a Embraer 

    Principal concorrente da Embraer, a canadense Bombardier teve uma importante vitória comercial em disputa com a Boeing nos Estados Unidos. O resultado deverá acelerar as negociações para associação entre a fabricante brasileira e a americana, em discussão desde dezembro do ano passado.

     http://www.gazetadopovo.com.br/economia/nova-economia/derrota-da-boeing-nos-eua-deve-acelerar-negociacao-com-a-embraer-3l6332v0bn71ffi0knxzlujf0 EUA conseguem finalmente abocanhar a Embraer https://josecarloslima.blogspot.com.br/2018/02/eua-finalmente-conseguem-boeing-fica.html E tudo isso ocorre diante de um STF acovardado que, servil ao imperialismo ianque,  faz o jogo para a prisão de Lula https://josecarloslima.blogspot.com.br/2018/02/instituicoes-acovardadas-negam-direitos.html 

    Dilma: nosso futuro sendo vendido aos pedaços, pelos golpistas

    http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2018/02/brasil-sendo-vendido-pedaco-por-pedaco-diz-dilma-sobre-embraer

     

    A Lava Jato é uma Operação do PSDB…e agora temos o Etghoyen no comando do SNI formando uma rede de perseguição que congrega mídia, forças armadas, pf, mpf, judiciário, legislativo, executivo…

    “Leandro Lanfredi: muitos desses procuradores “messiânicos” têm ligações com o imperialismo, seja por vias de treinamentos seja por atacar interesses nacionais. Como você avalia isso relacionando com o papel do judiciário em outros golpes. Seria uma reconfiguração do chamado soft power?

     Samuel Pinheiro: A Lava Jato “é uma operação do PSDB” 

    https://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/samuel-pinheiro-a-lava-jato-%E2%80%9Ce-uma-operacao-do-psdb%E2%80%9D

      

     

  5. O que me intriga é que os
    O que me intriga é que os milicos não dão nenhum pio.

    Observam o desmonte do estado nacional pacificamente. Muito estranho essa omissão.

    Qualquer exército do mundo defenderia seu povo e seu patrimônio

  6. No Reino Unido, o governo da

    No Reino Unido, o governo da premier Theresa May está sendo fortemente pressionado para impedir a aquisição hostil da bicentenária empresa de engenharia GKN, integrante da cadeia produtiva da indústria de defesa britânica, pela também britânica, mas “predadora”, Melrose, especializada em comprar empresas, fatiá-las e liquidar tudo para gerar lucros rápidos para seus acionistas e “investidores”. 

    Nos EUA, o presidente Trump vetou a aquisição da Lattice Semiconductors, fabricante de semicondutores, por um grupo chinês, sob a alegação de que a venda colocaria em risco a segurança nacional estadunidense. Em 2016, os controladores da Fairchild Semiconductors, uma das estrelas do complexo industrial-militar dos EUA, rejeitaram uma oferta melhor de outro grupo chinês, vendendo a empresa para a estadunidense ON Semiconductor, já antecipando um veto governamental à transação com os chineses.

    Esses exemplos, vindos dos dois países que mais propagandeiam o ideário da primazia dos mercados, demonstram que eles são essencialmente pragmáticos ao estabelecer as empresas de interesse estratégico para os seus projetos nacionais e defendê-las decididamente contra a perda do seu controle para interesses estrangeiros. A Embraer não é uma quitanda e não deve ser tratada como tal. Em torno dela, há toda uma rede de empresas pequenas e médias de alta tecnologia, que representa o topo da qualificação tecnológica da força de trabalho brasileira, fruto de um esforço de décadas, deflagrado pelo empenho de visionários como o fundador do ITA, brigadeiro Casimiro Montenegro Filho, sete décadas atrás, e concretizado por pioneiros como Ozires Silva e outros. A transferência do seu controle para a Boeing colocará em risco grande parte dessa massa crítica de empresas e profissionais altamente qualificados, cuja transferência para os EUA já está sendo cogitada, uma vez que sem a Embraer o setor aeroespacial brasileiro não tem densidade suficiente para preservá-la.

    Portanto, de modo algum, a importância da Embraer vai muito além dos interesses “comerciais” dos seus controladores e acionistas. Permitir que ela seja controlada por uma empresa estrangeira, num momento em que a economia brasileira sofre um brutal processo de desindustrialização (diante da inércia generalizada das lideranças de todos os setores da sociedade), será mais que um crime de lesa-pátria, mas um erro de gravíssimas proporções para o futuro do País.

  7. BRASIL SEM MÍDIA … SEM VOZ

    A verdade é que o povo.. o povão .. parte da classe média nem sabe desta negociação, pessoal. Não está sendo discutido publicamente. Tudo nos bastidores, por baixo dos panos. Uma mídia sem vergonha que não toca no assunto com a devida importância. Um troca-troca desgraçado. Na minha cabeça isso nunca aconteceria por causa dos militares. Ledo engano. Silêncio total. Vão vender a Embraer de porteira fechada com a aval dos militares. Em troca do que? O que está por traz deste silêncio? Que triste! E vcs sabem que a Boeing está mal das pernas. Perdeu concorrência lá nos EUA na venda de caças… os novos projetos de aviação comercial parece que não deram muito certo. Ou seja, o momento não está legal para eles. Já a Embraer estava indo muito bem obrigado. Num governo digno e com culhão a Embraer é quem deveria fazer a oferta para levar a Boeing. Ou parte dela. Pq não? enfim .. tudo triste demais.

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