Que uma dor assim pungente não seja inutilmente, por Luis Felipe Miguel

Foto Francisco Proner/ Farpa Fotocoletivo

Que uma dor assim pungente não seja inutilmente

por Luis Felipe Miguel

Lula decidiu se entregar. Não é o que eu gostaria – seria importante enfatizar a arbitrariedade da prisão e sinalizar na direção da desobediência civil. Mas penso que não seria fácil, para ele, assumir uma postura diferente e liderar uma resistência com consequências imprevisíveis, já que a direita tem sistematicamente dobrado suas apostas na violência e na intimidação.

Na verdade, Lula evitou até agora qualquer postura de maior enfrentamento, reiterando a cada momento sua convicção de que as famosas “instituições” voltariam a funcionar. Seria estranho mudar a chave quando é ele que está pessoalmente ameaçado. Mesmo tendo torcido para que ele adotasse outro caminho, reconheço a coerência e o espírito de sacrifício que sua atitude demonstra.

No meio disso tudo, Lula encontrou uma saída digna, recusando o ultimato de Moro e fazendo o ato político que fez em São Bernardo. Mas sinto uma tristeza enorme ao pensar nele encarcerado – pelo ser humano (um septuagenário, um septuagenário inocente dos crimes que lhes são atribuídos e perseguido pela corja que está dedicada a destruir o país) e pelo simbolismo da coisa toda.

Que uma dor assim pungente não seja inutilmente. E, quando penso que os versos de João Bosco e Aldir Blanc voltaram a ganhar atualidade no Brasil, a tristeza fica maior ainda.

 

Luis Felipe Miguel

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lula meu Herói

    O Brasil está de Luto! Nosso grande ídolo de verdade foi preso, sendo inocente. Para onde vamos agora Brasil? Quem nos defenderá? Deixo minhas lágrimas como prova do meu respeito e admiração por você.

  2. Deonde virá uma minima

    Deonde virá uma minima estruturação para o que ele pediu a cada jm de nós – Eu sou um Lula – Qal o sentido denossa existencia?

  3. O discurso feito agora há

    O discurso feito agora há pouco amenizou um pouco a angústia e a revolta. Foi dose suportar até agora os insultos e humilhações perpetrados contra ele. Condenado, ladrão, criminoso……e outros impublicáveis. Insultos tão gravosos quanto desprovidos de qualquer lógica factual. 

    Lula nem precisava ter lembrado na bela peça oratória que o nome Lula deixou de ser referência a uma pessoa e passou a ser uma ideia. Ideia de justiça social, equidade, luta, tenacidade, esperança, e tantas outras mais. 

    Já tem assegurado seu nome na História. Aliás, já é um objeto da História. 

    Quanto a seus algozes, inimigos e difamadores…….agora mesmo, alguém lembra os nomes? 

    1. LULA SEMPRE

      Nosso MANDELA.  No futuro e na história o nome LULA sempre será lembrado, já os  dos seus algozes que pensam estar por cima da carne seca, serão  lembrados também, mas como  LIXOS  – (como carlos lacerda e mais antigamente, joaquim silvério)- e  vira latas entreguistas que envergonharam  o sistema judiciário brasileiro. Só uma  pergunta, será por onde anda o capitão do mato, outrora servidor da casa grande mais conhecido como joaquim barbosa?

  4. Una esperanza humilde

    Tenho grande admiração por esse professor, que não conheço pessoalmente. Enquanto houver acadêmicos como Miguel e Fornazieri, juristas como Lênio Streck, políticos como Lula, Henrique Fontana e Ivan Valente, jornalistas como Nassid, Kotscho, Santayana e Jânio, apesar das desilusões que nos querem avassalar,, sempre haverá a nos embalar “una esperanza humilde, que es toda la fortuna de mi (nuestro) corazón”…

  5. Os ratos estão autorizados a botar o guizo no gato
    Eles não estão preocupados com a violência,já que o sangue derramado não será o deles,mais o dos pobres,como sempre.assim,esses ratos estão autorizados para botar o guizo no Lula,a fim de que eles possam rouba despreocupadamente.

  6. Lula  é  o João Goulart  de

    Lula  é  o João Goulart  de 2018…. Quis sempre ser um consciencializador….Já entrou para a história

  7. Vi alguns vídeos e
    Vi alguns vídeos e comentários do pessoal que está em SBC, dizendo porque o Lula se entregou

    Eles acreditam que Lula será libertado na semana que vem, porque existem vários Habeas Corpus para serem julgados.

    Coitados ! Acredito que todos estão com esgotamento mental por causa da longa batalha.

    Lula não sairá da prisão este ano. Infelizmente. Tudo será negado. Inclusive a revisão da 2a instância.

    Nada passa na justiça que possa beneficiar o Lula. Eles são parte do golpe. Não acredito na mudança do voto da Rosa Weber. Muito fraca, sem personalidade.

  8. Esse texto, aplacou minha

    Esse texto, aplacou minha ira. Não queria que Lula respeitasse  qq decisão desse judiciário fascista. Lula sabe o que faz mas tá foda imaginar um cara como Lula encarcerado, injustamente. 

    1. Antes, estava muito triste…

      Mas agora sim, estou irada!!!! Após ouvir o discurso de Lula uma sensação de raiva me acometeu. Todos que fizeram parte de golpe imundo hão de pagar muito caro. Que cada gota de minhas lágrimas seja multiplicada mil vezes em dissabores para esses traidores! Que o destino não os esqueça! Principalmente ao ser pequeno de Curitiba! O ser medíocre que denota mentiras ao falar piscando todo o tempo sem encarar seus interlocutores!!! Que a lei do retorno lhes faça as devidas cobranças!!!  VIVA LULA!!! 

  9. Ótima apropriação para expressar o sentimento solidário a Lula

    Pelo menos o Brasil tem grandes compositores e grandes músicas, reconhecidos internacionalmente.

    Já lideranças politicas, muito poucas.

    Mas se vc falar Lula “lá fora”, saberão de quem se trata…

  10. “O homem velho é o rei dos animais”

    Lula, septuagenário… me lembro dos versos de também septuagenário Caetano Veloso em “O homem velho”:

    “Já tem coragem de saber que é imortal”.

    Já faz algum tempo que o ser pessoal de Luis Inácio traz consigo a instituição “Lula”, que se refere a si mesmo como “o Lula”. Precisa coragem para carregar instituições importantes mundialmente, para a Humanidade, como essa; isso não é para qualquer um.

    Penso que para além da imensa fortaleza, responsabilidade e retidão de Luis Inácio, a atitude de entregar-se à justiça – ou como ele próprio talvez dissesse, entregar o Lula à justiça – reafirma e reforça as instituições. Tanto a instituição “Lula” quanto a instituição Justiça. Fica algo como “as instituições são boas, o que não é bom é que pessoas néscias, pequenas, rasas, criminosas as tenham tomado pela força das armas”. (O que seria do umbiguista e vaidoso Moro se a PF não fosse armada?). Lembremo-nos de que Democracia não é uma pessoa, é uma instituição.

    De qualquer forma, não se esperava que nesse momento Lula não estivesse abatido. Mas ele se recupera. E cabe a nós, democratas brasileiros, retomarmos as instituições.

     

    (***)

    Li, não lembro aonde, que alguém que conviveu com Guimarães Rosa relata que, entrado na maturidade, o escritor passou a chamar-se também na 3a. pessoa. Coisas do tipo “Vocês agora me dão licença mas Rosa está com fome.”, levantava e ia comer alguma coisa.

  11. Quando eu era menina e tão

    Quando eu era menina e tão menina que não lembro quantos anos tinha e nem em que ano foi, houve um fato que definiu para sempre a minha personalidade e a forma de me portar na vida. Durante o golpe de 64 e morando no conservador interior do estado de São Paulo passaram em minha casa distribuindo um panfleto falando do perigo do comunismo. Minha mãe leu o panfleto (ela lia tudo que lhe cais em mãos) e me disse: o comunismo tem coisa boas e coisas ruins. Falam mal dos comunistas porque eles defendem os pobres como nós (e nós éramos muito pobres). Mais tarde, ainda durante o regime militar e cursando a escola noturna, eu era uma das únicas alunas que contestava o “paraíso” pregado nas aulas de Educação Moral e Cívica. A simples e sonhadora Irene, que perdi alguns anos depois,  transformou para sempre minha vida. Numa contestação simples minha mãe me ensinou a não fazer parte da manada, a desconfiar do que vem de cima. E que quem defendia os pobres sofriam perseguição.

    Assistindo o discurso do Lula hoje pensei no que nos molda como seres humanos. Antes de tudo senti-me fazendo parte da história  e não são todos que tem a ventura de viver um desses momentos. E eu devo ao Lula, um líder humanista moldado provavelmente por uma mãe tão amorosa e humanista como a minha, o momento histórico vivido hoje. 

    Tenho dois netos, um de 4 e outro de 1 ano e pensei que mais tarde, quando eles tiverem compreensão, poderei passar a eles o momento histórico que vivi hoje e que fatalmente terá uma inflexão sobre o futuro do país onde eles irão crescer. E espero que, muito mais tarde, eles se lembrem da avó que lhes contou a história de perseguição e injustiça tramada contra um líder político inocente apenas porque ele ousou respeitar a dignidade humana dos brasileiros pobres. 

    Minha mãe era Lula, eu sou Lula, minhas filhas são Lula e espero que eles sejam Lula.

  12. Uma grande nação se constrói com sonhos imortais.

    Lula se colocou acima das disputas político partidárias.

    Por isso, discordo da opinião do professor Guilherme, que acha esquizofrênico o Lula aparecer com Boulus e Manuela no palanque para disputar o mesmo voto. Porque o que está em disputa, nesse momento, não é uma eleição, mas a soberania popular e a possibilidade dela determinar o destino da nação. Em suma, é algo anterior a uma disputa político-partidária.

    Por isso, Lula hoje se apresenta como líder de uma nação e não mais como candidato de um partido político.

    Ele representa a encarnação de um sonho.

    O sonho de uma Pátria livre e soberana.

    A esperança de que é possível acolher todos, com educação, saúde, terra, trabalho e habitação.

    Tiradentes, Getúlio, Lula.

    Precisamos ensinar nossos filhos que não há Brasil sem esses três brasileiros.

     

  13. Tô preocupada com o que virá,

    Tô preocupada com o que virá, agora. Todo essse ódio dos fascistas do sistema judiciário e mídia, não vai desaparecer com a prisão de Lula. O voto do Barroso era fel concreto aquilo tudo vai explodir em cima de alguém,  Nós demos essse golpe e, desde daquela data, já fizemos e acontecemos em um única vara ( como se a tal única vara não fossse o sumidouro pra onde eles mandam quem querem eliminar, independentemente de onde seja o sujeito, se tenha ou não cometido crimes )  O orgulho do aparelho repressor que montaram pra destruir pesssoas simuldando combater corrupção, estava constrangedor. 

    Outra coisa que me preocupou foi a postagem de uma companheira lembrando que, se até o STF teve que se curvar pra Moro por prazer ou imposição (não importa), Estamos, de fato, numa ditadura. Como ficam os blogueiros? Esses caras tem ódio cultivado e alimentado com muito cuidado. Vão vir pra cima de todo mundo qdo cansarem de comemorar a tortura de Lula.

  14. Luis Felipe, obrigado por um

    Luis Felipe, obrigado por um artigo que nos lembra um dos versos mais lindos de nossa música…..  Seu texto é daqueles que levanta o moral, conforta, nos lembra de que mais do nunca, é preciso lutar e resistir, “para que uma dor assim pungente não seja inutilmente”……

  15. Lula x Khomeini – Brasil x Irã

    O Khomeini tinha 77 anos quando liderou a partir da França a revolução e depôs o Xá, e o Xá contava com todo apoio dos Estados Unidos  e da Inglaterra. Lierou multidões para as ruas, correu muito sangue, mas a revolução venceu. E o Irã, com toda a pressão dos Estados Unidos e da Europa, manteve os resultados de sua revolução. Acreditar nessa altura dos acontecimentos que o golpe será bonzinho e vai cumprir algum artigo da Constituição para beneficiar o Lula, é acreditar em histórias da carochinha. Depois de tudo o que ps golpistas fizeram, “com supremo, com tudo”, agora não entregarão o osso, assim, de bandeja, para a esquerda ou para o Lula, ou para o PT. Se aparecer o mínimo risco de perderem o poder, cancelarão as eleições. Acredito em uma escalada de violência maior que os anos de chumbo, e todas, digo, todas as lideranças de esquerda, serão perseguidas e encarceradas. Tempos sombrios esse em que vivemos.

  16. Parabéns

          Parabéns pelo excelente texto. Lula, como  sempre, dá provas cabais do homem que é e do líder em que se transformou. Os fogos que comemoram a sua prisão nós sabemos bem quem financiou. Ele mete medo na elite covarde que delapida o Brasil e usa uma massa de manobra que faz côro ao que uma rede de televisão diz. Parabéns mais uma vez. 

  17. Que uma dor assim pungente não seja inutilmente

    no meio disso tudo,  alguns evocam Lula ter encontrado uma saída digna.

    digna, mas para quem?

    uma digna entrega voluntária à polícia. uma digna condução até Curitiba. uma cela digna, na qual poderá dignamente passar o resto de seus dias.

    a não ser que algum digno Ministro do STF conceda-lhe dignamente um digno habeas corpus.

    isto sem levar em conta a quantidades de outros dignos processo que ainda dignamente pesam sobre Lula.

    escuta pois: nós sabemos quem é nosso inimigo. não é com este tipo de dignidade que podemos derrotá-lo. a única dignidade que ele merece são balas dignas de um digno fuzil.

    .

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador