Richa culpa Francischini que culpa PM que culpa professores, que incomodam muito mais

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Para salvar a imagem do futuro candidato à prefeitura, a bola agora foi passada para a Polícia Militar, como se tivesse atuado de forma autônoma e sem obrigações
 
 
Jornal GGN – O secretário de Segurança Pública do Paraná, Fernando Francischini, que havia sido apontado como o responsável pela truculência usada pela Polícia Militar na manifestação dos professores, agora culpa a PM pela violência. “Não tem justificativa para o que aconteceu. As imagens são terríveis e nada justifica”, rompeu o silêncio.
 
Assim como o governador, Beto Richa (PSDB), que tentou salvar sua imagem apontando a culpa e a responsabilização na Segurança, agora Francischini tenta afastar a brutalidade e a grande repercussão negativa de seu nome. Já existe uma articulação do secretário com vistas a se candidatar à prefeitura de Curitiba em 2016.
 
A ação da polícia na manifestação do dia 29 de abril foi criticada por diversas entidades ligadas aos direitos humanos, pelo próprio prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), pela Presidência da República e até por aliados do governador, políticos do PSDB. 
 
“O controle de uma operação de campo é da polícia. A secretaria é responsável por fazer a gestão da pasta. Isso é tentar politizar a questão”, jogou a bola Francischini, em entrevista coletiva.
 
Apesar de responsabilizar a PM, o secretário de Segurança Pública também disse que havia grupos radicais na manifestação, o que justificaria a prisão de 14 pessoas. A OAB-PR e a Associação dos Defensores Públicos do Paraná disse que nenhum dos detidos foram identificados como “black block”.
 
Leia mais: A política de Segurança Pública de Beto Richa e Francischini
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Polícia “autônoma”? Que não

    Polícia “autônoma”? Que não presta conta a “políticos”? Quer dizer, mais ou menos como a Polícia Federal?!

  2. A bala de borracha estava lá,

    A bala de borracha estava lá, na dela, seguindo seu caminho, sem incomodar ninguém. Foi o professor que, violentamente, colocou a sua cara no caminho dela. Claro que o agressor é o professor.

    Obs.: Este post contém altas doses de sarcasmo. Aprecie com moderação.

     

  3. ZÉ DAS COUVES

    Depois que viram a  REPERCUSSÃO da merda que fizeram, querem agora se livrar das responsabilidades.

    Vai pagar o ZÉ DAS COUVES, o policial que deu o primeiro tiro de borracha e iniciou o massacre, se for localizado.

  4. NÃO ADIANTA CULPAR A PLOLÍCIA

    Não adainta culpar a polícia, eles esqueceram o vídeo que estão comerando a ação da polícia? A polícia não iriam fazer o que fizeram sem a ordem de alguém. Não tem desculpa.

  5. Se a culpa não é do
    Se a culpa não é do governador, não é do secretário de segurança, não é da polícia, então vai a mesma resposta que uma usuária deu ao Rafinha Bastos ao fazer uma boa piada com o episódio no Paraná:
    – meu filho se comporta tão mal em local público que apelidei ele de PM do Paraná.
    A resposta magistral:
    Talvez, assim como a PM do Paraná, seu filho não tenha um bom “comandante”.!

  6. Parece Almir Gabriel sobre Eldorado dos Carajás

    Na época do massacre dos sem-terra em Eldorado dos Carajás/PA, houve uma transferência de culpa desse estilo:

    – O governador da época, Almir Gabriel (PSDB, oras…), declarou que, consultado pelo então secretário de Segurança, Paulo Sette Câmara, autorizara o uso da força para desobstruir a rodovia BR-155;

    – O secretário de Segurança declarou que entrara em contato com o comandante da PM de Marabá, Coronel Pantoja, e determinou a desobstrução da rodovia, com o uso da força “estritamente necessária”;

    – O Coronel Pantoja declarou que encarregou o Major Pereira da operação, dando ordens de “uso mínimo da força”;

    – O Major Pereira disse que orientou os 155 PM’s da operação a usar as técnicas necessárias e “o mínimo da força”, apenas em caso de encontrar resistência;

    – Os 155 PM’s mataram 19 trabalhadores sem-terra. Alguns com tiros nas costas, outros corpos tinham perfurações de 2 calibres diferentes.

    E, como ironizou um colega meu, reproduzindo a cadeia de comando acima: “os PM’s declararam que só atiraram, os sem-terra morreram porque quiseram”…

  7. Covardes !

    Esse pessoal do PSDB é muito covarde!

    São covardes desde sempre. Desde o firme propósito de – por detrás da suposta política neoliberal – sucatear empresas brasileiras para entregá-las gratuitamente aos tubarões. Covardes em entregar o patrimônio do povo aos amigos endinheirados, ficando com parte do espólio.

    São covardes em mandar suas polícias agredir o povo. Vide Pinheirinho e Curitiba.

    Quando dá merda são covardes em assumir. Daqui a pouco vão culpar os soldados!

    São covardes ao fazer oposição ao PT e governo. Terceirizam para a mídia e andam em seus ombros.

    São covardes em fazer oposição no campo das ideias e propostas porque não as tem, ou as que tem não podem defendê-las à luz do dia.

    Simplesmente covardes.

     

  8. O gato comeu

    Mudaram o discurso. Até o dia do “massacre”, Beto Richa e Francischini matinham o discurso de que tinham agido corretamente, de que a PM tinha sido provocada e então reagiu. Agora que se deram conta de que a população em geral do Parana não aprova a conduta do governador e do Secretario de Seguraça Publica, jogam a bomba para o comandante da PM, que provavelmente vai cair. So ele porque o resto continuara tudo igual. E o dinheiro da previdência dos funcionarios publicos do PR… Sera que ainda esta la ?

  9. A pergunta que não pode calar: Alguém já foi demitido?

    Que jogo de empurra é esse? O governador deveria culpar seu ex-secretário. O secretário deveria apontar para o ex-comandante da PM. Como nada disso acontece, o culpado é mesmo quem já faz por merecer ser ex-governador. Fora Richa!

  10. Cadê a valentia e a coragem

    Cadê a valentia e a coragem dos mandantes do massacre? Ou as bombas voaram sozinhas, as balas saíram dos canos por vontade própria e os cães amestrados saíram mordendo por si sós todo mundo que estivesse na frente?

    Canalhas desgraçados! Agredir dessa forma uma maioria de mulheres, inclusive senhoras aposentadas, só pode ser obra de quem não tem um mínimo de humanidade! Lembrando o episódio de Pinheirinho em São Paulo, vê-se claramente qual é a política do PSDB para a maioria do povo brasileiro. Já que os filhos dos mais afortunados não estudam em escola pública, miséria e pau (se ousarem reclamar) nos professores destas. Assim se elimina a concorrência aos meninos mais ricos, que muitas vezes vadiam nas melhores escolas privadas sem aprender nada. Será que ficou claro porque os “coxinhas” andam tão estúpidos atualmente? Nada como uma boa concorrência das classes menos favorecidas para melhorar a qualidade dos empregos no país.

  11. Esse “Francischini” não é

    Esse “Francischini” não é aquele que correu de medo de um professor, em outra manifestação???

    É ele?

    Se é, tá explicado o massacre…

  12. Lembro Datena

    que comemorou como criança que ganha um doce a eleição da tal “bancada da segurança pública” no Congresso, está ai senhor jornalistazinho elitista um bom exemplo da ação deles.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador