Temer não renuncia porque tem medo de ser preso, diz deputado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Eduardo Maretti

Da RBA

Com os gigantescos prejuízos causados pela paralisação dos caminhoneiros, setores da mídia e políticos especulam sobre uma iminente queda do presidente Michel Temer. Inclusive porque parcela importante de grandes empresários teria definitivamente perdido a paciência com o “mandatário”. Mas há quem acredite que uma queda de Temer poderia tornar o cenário ainda mais obscuro. 

“Michel Temer não tem nenhuma condição de governar o país. A crise dos caminhoneiros revela que hoje o país está acéfalo”, avalia o deputado federal Orlando Silva (PCdoB).

A constatação óbvia é que o presidente perdeu “o pulso” e o pouco comando que tinha do país. “Temer não honrou os compromissos de sanear o Brasil e seus dois anos no poder foram desastrosos”, diz o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG). “Que o governo dele acabou ele sabe, mas está pouco se lixando para o país.”

Voz de setores do empresariado, a Folha de S.Paulo desta quarta-feira (30) saiu com editorial agressivo. “Michel Temer, que na opinião desta Folha há muito tempo deveria estar fora do cargo se defendendo de graves acusações, tornou-se um cadáver entronado.”

Porém, apostar em sua queda é um risco que políticos e empresários,em conjunto, não demonstraram ainda cabalmente que estão dispostos a correr, na opinião de Antônio Augusto de Queiroz, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

“O país passa por uma sarneyzação aprofundada. Apesar disso, acredito que ele fica, mas absolutamente enfraquecido. Apostar na substituição de Temer seria entregar para o Rodrigo Maia para que ele faça eleição indireta”, diz. “As pessoas estão dispostas a tirar Michel Temer e colocar Rodrigo Maia?”, questiona.

Sobre os enfurecidos empresários, o analista acredita que eles questionam a solução da queda de Temer. “Uma coisa é a irritação deles. Outra, a disposição em ampliar ainda mais a insegurança jurídica e política do país. Tumultuaria mais ainda o cenário. Há muita dúvida em relação a esse caminho.”

A menos que fosse obrigado por circunstâncias extremas, uma renúncia do presidente é uma possibilidade remota, já que se abdicasse do cargo ficaria vulnerável às ações penais contra ele. “Ele tem medo das consequências jurídicas dos processos que suspendeu na Câmara, e que vão voltar a caminhar, no Supremo Tribunal Federal, quando deixar de ser presidente”, diz Orlando Silva.

Delgado ressalta que “qualquer medida antidemocrática ou fora da Constituição é impensável”. “Não dá para pensar nisso. E não podemos esperar um gesto do Temer ao país, que seria a renúncia, porque ele tem medo de ser preso”, afirma. “Se renunciar, o que deveria fazer, ele sabe que os processos dele no Supremo vão ser reabertos.”

Quanto a um processo de impeachment, o calendário virtualmente o elimina. “Motivos para um processo de impeachment não faltam, mas o tempo é o mesmo da eleição. Estamos a quatro meses de uma eleição que produzirá um governo com legitimidade”, diz Orlando Silva. “Apesar de reconhecer a falência do governo, não vejo condições de a eleição ser antecipada. Por isso, imagino que o Brasil, infelizmente, vai seguir com o infortúnio desse governo.”

Os artigos 80 e 81 da Constituição preveem que, em caso de vacância dos cargos de presidente e vice, a “linha de sucessão” prevê que assumam, pela ordem, o presidente da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal. Depois de 90 dias, seria realizada eleição indireta.

O assessor especial do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Cândido Grzybowski, considera como uma “variável” possível, entre outras, que “Temer, mais dia, menos dia, vai cair mesmo, e pode ir direto para a prisão”. E, considerando essa possibilidade ou “variável”, ele ironiza que o presidente poderia “conseguir uma embaixada para poder sair do país”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A questão é saber se  os

    A questão é saber se  os golpistas vão colocar a mesóclise na prisão. Se gilmar dará HCs em série para livrá-lo. Saber também qual a chantagem que temer usará para permanecer ao lado de sua amada e em poder da “bobagem” de sua fortuna. Essa dúvida dá um bom Xadrez do Nassif.

  2. cof cof  ..Temer não renuncia

    cof cof  ..Temer não renuncia pq não tem quem o substitua

    Entenda  ..TEMER é mais que um golpista  ..é corrupto  ..e TRAIDOR, coisa imperdoável  ..um micróbio contagioso que merece a pena de morte por traição a Pátria e a democracia do país

    A crise de Poder é tão grande que até as Forças Armadas se permitem chamar este cafajeste de COMANDANTE   ..pqp  ..haja hipocrisia ..isso não é respeito a hierarquia nem as Intituições que hoje apodrecem em praça pública  ..e em nome da democracia é que não é tb

    Vejam agora mesmo os petroleiros tendo diarréia diante da ameaça dum Poder Judiciário GOLPISTA (ahhh, fosse com LULA nos tempos da Vila Euclides ??!!)  ..isso enquanto a socidade dava apoio às reivindicações JUSTAS vinda dos caminhoneiros (movimento que em parte carregava desesperados que tem no imaginário da lei e da ordem inquestionáveis dos quartéis, a solução pros nossos problemas que é de liderançã pra por ordem na bagunça)

    Ainda acho que vai ter que piorar pra melhorar

    NINGUÈM até agora pediu a renuncia do STF  ..ponto básico, elementar, em qq hipótese de restauração democrática que se pretenda pro BRASIL

    FORA STF  ..LULA LIVRE !!!!

     

      

  3. Que ele se exile numa de algumas ilhas/paraísos fiscais.

    O povo brasileiro deveria deixar este escroto se exilar em algumas destas ilhas/paraísos fiscais que não tem tratado de extradição com o Brasil. Pior do que um batedor de carteiras sair com o nosso dinehiro é ele se transformar num assassino.

  4. Cadeia não comporta um

    Temer só ficará na cadeia se tiver a companhia do Gilmar.

    Nesse xadrez, quem perde sempre é a esquerda, que não tem braços

    carinhosos do judiciário.

  5. Cadeia não comporta um

    Temer só ficará na cadeia se tiver a companhia do Gilmar.

    Nesse xadrez, quem perde sempre é a esquerda, que não tem braços

    carinhosos do judiciário.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador