Ucrânia: Dezenas de milhares fogem para a Polônia em meio a ataques russos

Nove centros de acolhimento foram instalados ao longo da fronteira com a Polónia, que já tem uma comunidade de 1,5 milhões de ucranianos.

Reprodução vídeo Al Jazeera

do Al Jazeera

Ucrânia: Dezenas de milhares fogem para a Polônia em meio a ataques russos

O vice-ministro do Interior da Polônia, Pawel Szefernaker, disse hoje que 115.000 pessoas cruzaram a fronteira da Ucrânia para a Polônia desde que a invasão da Rússia começou nesta semana.

Apenas quatro horas antes, ele havia colocado o número em 100.000 chegadas, mostrando a rapidez com que os refugiados estão chegando ao vizinho da UE.

“Neste momento, há 115.000 pessoas que cruzaram a fronteira ucraniana-polonesa desde que a guerra eclodiu” na quinta-feira, disse Szefernaker a repórteres na vila fronteiriça de Dorohusk, leste da Polônia.

O chefe da guarda de fronteira polonesa, Tomasz Praga, disse que quase 50.000 pessoas cruzaram a fronteira da Ucrânia para a Polônia somente na sexta-feira.

A Polônia, que já abrigava cerca de 1,5 milhão de ucranianos antes da invasão da Rússia e que expressou firme apoio à Ucrânia, até agora viu a maior parte dos fugitivos da Ucrânia cruzar seu território.

“Mais de 150.000 refugiados ucranianos já cruzaram para países vizinhos, metade deles para a Polônia, e muitos para Hungria, Moldávia, Romênia e além”, tuitou o chefe de refugiados da ONU, Filippo Grandi, no sábado.

“O deslocamento na Ucrânia também está crescendo, mas a situação militar torna difícil estimar os números e fornecer ajuda”, acrescentou.

Szefernaker disse que 90% dos refugiados que entram na Polônia têm lugares para ir, como casas de amigos ou familiares, mas o restante está procurando ajuda em nove centros de recepção instalados ao longo da fronteira.

Os centros oferecem refeições e cuidados médicos, um local de descanso e toda a informação necessária.

Zein Basravi, da Al Jazeera, disse que a cidade polonesa de médio porte de Przemysl se tornou um importante centro de atividades, já que os refugiados ucranianos continuam cruzando a fronteira.

“Todas as passagens de fronteira estão abertas ao tráfego de pedestres”, disse ele, relatando da cidade no leste da Polônia. “O governo aqui sabe que há pessoas presas na fronteira do lado ucraniano, [e que] os tempos de processamento estão demorando muito. As pessoas estão tendo que abandonar os carros, as linhas ferroviárias estão sobrecarregadas, então muitas pessoas estão abandonando tudo e andando.”

Szefernaker disse que seu país pode processar até 50.000 refugiados da Ucrânia na fronteira todos os dias.

A Polônia, que já abrigava cerca de 1,5 milhão de ucranianos antes da invasão da Rússia e que expressou firme apoio à Ucrânia, até agora viu a maior parte dos fugitivos da Ucrânia cruzar seu território.

“A última atualização é que quase 116.000 fugiram para países vizinhos desde 24 de fevereiro – principalmente Polônia, Hungria, Moldávia, Eslováquia e Romênia”, twittou a agência de refugiados das Nações Unidas, ACNUR, no sábado.

“Os números estão aumentando”, acrescentou.

A ONU disse que o número de pessoas que buscam refúgio fora da Ucrânia para outros países pode chegar a cinco milhões.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador