ANARRIÊ, ALAVANTÚ XXXII – A elite de volta em 2026. Mas algum dia ela se foi?
por Rui Daher
Mantidos os STF (Supremo Tribunal Federal) e TSE (Tribunal Superior Eleitoral) atuantes e comprometidos com o Estado Democrático de Direito, em 2026, teremos eleições para presidente da República, poderes incumbentes estaduais e representações legislativas, estas últimas disforme impeditivo do desenvolvimento para o País. E são tantos eles.
Por que “de volta” no título se o colunista já disse e repete que ela nunca se foi? Simples. Porque na arquibancada do Maracanã, Reginaldo ‘Preto Médio’ dos Santos, gorro e camisa do Flamengo, quando o rubro-negro perde, grita em protesto “e eu, e eu, porra”?
Conheci-o depois de um dia de trabalho no Triângulo das Bermudas Carioca, em 2015, 40 anos depois que ali fora estabelecida a sede da Petrobras, íngreme acesso pela Avenida República do Chile.
O Triângulo das Bermudas, tornou-se uma fábula como região no norte ocidental do Oceano Atlântico, onde misteriosamente aeronaves e embarcações que por ali passavam desapareciam. No Brasil, Centro do Rio de Janeiro, os cariocas criaram um simulacro do Oceano Atlântico. Por lá estarem estabelecidos órgãos governamentais, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), BNH (Banco Nacional de Habitação), mais tarde transformado na CEF (Caixa Econômica Federal), e Petrobras, a verve carioca, crítica, dizia que era daquele sítio que sumiam o dinheiro dos brasileiros.
Mas, e o presidente Lula, três mandatos com seu Partido dos Trabalhadores (PT) de nada serviram? E aqueles que o apoiam? Não valeram para alguma coisa? Sim. Mas não o suficiente. Livres apenas quando pegava os “aparelhos” dos ricos distraídos. Apoio mesmo e pequeno, apenas daqueles que ainda sonham com a revolução soviética
de 1917. Mais de um século depois, não mais servidas em sorveterias deste planeta. Esperam que o pirata bilionário Elon Musk continue avançando em nossa vida e lance um sorvete de araçá com seriguela e calda de guabiroba.
Abaixo um artigo em que melhor escrevo sobre isso. Tem outro, mas desorganizado e inábil não o encontrei. Nele, com a ajuda da “História Geral da Civilização Brasileira (DIFEL, SP, 1983, org. Sérgio Buarque de Holanda), descrevi o quanto, em cada período presidencial pós-republicano, estivemos dominados por uma elite dissociada do bem social.
Esta introdução e mais algumas sinalizações esparsas, mas óbvias, me asseguram que o apresentador da Rede Globo, Luciano Huck, no dia 1º de janeiro de 2027, será empossado presidente do Brasil.
- De direita, mas não da pantagruélica extrema-direita;
- Deslocado do bolsonarismo e sua clã;
- Cara de “Amoedos”, porém, com mais exposição e habilidades;
- Poder de atrair coligações partidárias;
- Capaz de aglutinar eleitores antipetistas ou qualquer estigma esquerdista;
- Vida privada ao sabor da classe média – ponto para o conservadorismo nacional – e sua primeira-dama também com ampla exposição na mídia televisiva e aparência Rapunzel;
- Jovem, mas com ameaças de lançamentos a longevas eleições;
- Finíssima educação, nas melhores escolas da cidade, e participação na sempre rica e de direita colônia judaica;
- Vem de família bem postada na classe alta paulista, sendo seu pai dono de uma das principais bancas advocatícias do Brasil;
- Seu programa, há anos, persegue o sistema do falecido Sílvio Santos de distribuir dinheiro curto e propagandístico para seu público pobre;
- Recentemente, recriou o “Baú de Felicidade” de SS, o “Familhão”. Mediante uma taxa de R$ 20 mensais você concorrer a ganhar uma barra de ouro no valor de um milhão de reais, levada pessoalmente pelo apresentador até sua casa.
Não seria a primeira vez que Luciano Huck seria cogitado para entrar na política. Com o potencial de aceitação que tem da elite econômica, “uma cara nova e jovem”, o conhecimento público vendido acima da maior parte dos políticos brasileiros, talvez exceção a Lula, não arriscaria tal patrimônio a qualquer cargo menor, que não fosse o de primeiro mandatário do Brasil.
Até dias atrás via em Huck o nome exato para aliviar uma elite tão desesperada com a ausência de candidatos que a representasse sem ter que apelar a um “militar” que nunca soube discernir a quem destruir, o oponente ou a seu próprio país.
Apesar de na semana passada publicações menores terem anunciado a extensão do contrato de Huck até, bisonhamente, data próxima às eleições de 2026, eu poderia ter alguma dúvida de estar errado. Vai que Elon Musk se naturalizasse brasileiro. “Nem precisar-se-ia apresentar o representante da X como se diz a um acuado Maduro sobre as atas”.
Até que minha certeza voltou clara, antecipada, quem sabe, até para não me fazer futurólogo ou rei das cocadas, congadas e cagadas da elite: Dona Angélica será a primeira-dama do Brasil.
Por que a Rede Globo, com tantos repórteres e correspondentes no exterior, escalou Luciano Huck para entrevistar o presidente da massacrada Ucrânia, Volodymyr Zelensky? “Um picolé de limão para quem acertar”.
Rui Daher – administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn “
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
SR. RUI, QUE ÓTIMO QUE NAS PÁGINAS DE GGN!!! ESPERO QUE MUITO BEM E À SUA FAMÍLIA!! REDE GLOBO DE TELEVISÃO, DO MONOPÓLIO GÂNGSTER JUNTO COM CBF E NIKE. DE COPA DO MUNDO DE ELEFANTES BRANCOS BILIONÁRIOS CORRUPTOS IMPADÁVEIS DE DINHEIRO PÚBLICO COMO AQUELE DO TIME DA MARGINAL TIÊTE S/N.o DE ANDRÉS SANCHES DEPUTADO DO PT!! MAS É SÓ COINCIDÊNCIA, COMO TAMBÉM SOBRE OLIMPIADAS DOS MESMOS ROMBOS E ROUBOS BILIONÁRIOS NO RJ DE NUZMANN E EDUARDO PAES, FORTISSIMO NA VANTAGEM DAS PESQUISAS APOIADO PELO “PADRINHO” DE 9 DEDOS QUE FINANCIOU TODA A FARRA ATRAVÉS DE COFRES PÚBLICOS. QUE IMPORTA SÉRGIO CABRAL, MAIS UMA VITIMA DAQUELE JUIZECO DE CURITIBA. COMO O BRASIL CHEGOU AT´É AQUI?? COMO?? abs
ZÉ SÉRGIO, MEU CARO, A FAMÍLIA TUDO BEM, EU NÃO. TANTO QUE TENHO ESCRITO POUCO, DA MESMA FORMA EVITANDO A ESTRADA SOROCABA-PIEDADE POR CAUSA DO ACIDENTE EM 2021, DE QUE AINDA NÃO ESTOU COMPLETAMENTE RECUPERADO. LENDO AS ANOMALIAS QUE VC CITOU, VOLTOU A VONTADE DE ESCREVER. VAMOS VER. ABRAÇÃO.