A invasão dos antivírus
por Homero Fonseca
Um novo tipo de vírus está atrapalhando a navegação na internet: os programas antivírus, que invadem os computadores e ficam emitindo a toda hora avisos alarmantes.
É até irônico: programas cuja finalidade é nos proteger dos vírus estão se instalando em nossos computadores sem permissão. Sorrateiramente. Como os vírus.
E, como os vírus, ficam aporrinhando o tempo todo, abrindo avisos alarmantes de que estamos infectados. A quem engolir as mensagens terroristas, oferecem então pacotes de proteção a preços variados.
Técnica parecida com a das milícias que vendem proteção.
Para quem não é especialista em informática é bastante difícil se livrar dos avisos repetidos, insistentes, invasivos. Uma grande aporrinhação.
Pra completar só falta o mercado lançar oportunisticamente um antivírus para os antivírus.
RESTA DENUNCIAR E PEDIR QUE TODOS OS PREJUDICADOS FAÇAM O MESMO.
Homero Fonseca é pernambucano, escritor e jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Foi editor da revista Continente Multicultural, diretor de redação da Folha de Pernambuco, editor chefe do Diario de Pernambuco e repórter do Jornal do Commercio. Foi também professor de Teoria da Comunicação e recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Atualmente, dedica-se à literatura e mantém um blog em que aborda assuntos culturais.
O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn “
Agnaldo
5 de junho de 2024 9:26 amMagnífico resumo.
JOSE RAIMUNDO
5 de junho de 2024 10:25 amO meu é esse antivirus miliciano da imagem… um saco.
Atenágoras
5 de junho de 2024 10:53 amMal sabe ele (que provavelmente usa Windows) que o próprio sistema operacional que ele usa no computador dele é também um Malware, para dizer o mínimo…
https://www.gnu.org/proprietary/malware-microsoft.en.html
Se deseja que o computador faça somente o que você quer que seja feito, utilize Software Livre!
Jicxjo
26 de junho de 2024 8:33 amAntivírus, o que é isso?? 🙂
#linux
–
Todos os antivírus se tornaram bloatwares, arruinando a experiência do usuário e com uma quantidade absurda de falsos positivos, para criar pânico nos usuários e vender adicionais. O ecossistema Windows se tornou um fim em si mesmo. Dez anos de uso de Linux e não sinto nenhuma saudade disso; vejo que desde então a situação só piorou, uma click-baitização do desktop.