Através, por Álvaro Moreyra

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

por Marco Aurélio Barroso

Nassif,

Sou fá de carteirinha de Álvaro Moreyra.  Estilo leve, gostoso mas tremendamente incisivo e crítico. Dizia sem querer dizer. Mostrava sem querer mostrar. Poucos conseguem ser tão agradáveis como ele. O melhor de sua leitura é a surpresa que pode vir sempre na próxima linha. Deliciem-se com essa sua crônica. O ano é de 1932. Mas acho eu que, lá do paraíso, onde ele deve se encontrar agora, ele no-la mandou ontem, ou hoje mesmo pela manhã. Chama-se Através.  

Através

por Álvaro Moreyra

O Brasil tem superprodução de ideias. Como nenhum país estrangeiro nos importa essa mercadoria, o resultado de tantos anos perdidos só não vê quem não quer: cada vez as ideias se tornam mais baratas e a maior parte delas já se deteriorou.

Não garanto mais desconfio que a culpa é do clima. Tanto calor, tanto temporal. Tanta gente “a dizer o que entende”, a expor planos, a criticar o que se faz direito, a insistir pelo o que se faz torto. Ninguém fica quieto no que é. Não há votação nem profissões. Há confusão. Dia de S. Bartolomeu perpétuo nas cabeças.

Há anos, um homem que eu conheci, calmo, simpático, de casaco de alpaca, me declarou:

– Sabe de uma coisa? Vou deixar de ser burro!

Ideia que inventara de repente. Tentei convencê-lo de que devia continuar como era. Não convenci.

Meses depois estava excitado, carrancudo, com outro casaco, foi a Caxambu e nunca mais melhorou. Esqueceu-se das origens. Saiu dos limites.

Muitos assim, agindo em setores diferentes, criaram essa balbúrdia, essa mistura, esses boatos…

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Sou fá de carteirinha de

    “Sou fá de carteirinha de Álvaro Moreyra. Estilo leve, gostoso …”

    Era fã de carteirinha do filho de Álvaro, o jornalista Sandro Moreyra. Um botafoguense que, como grande cronista esportivo, contava histórias deliciosas sobre futebol, principalmente, sobre nosso Fogão. Sandro escrevia no antigo JB junto de feras como Drummond de Andrade, Alceu Amoroso Lima e outros. Não perdia nenhuma de suas crônicas.

    Por falar no clube da estrela solitária, na quarta-feira, às 21 horas, no majestoso( agora pintado de preto e branco) estádio Nilton Santos, ex- João Havelange, também conhecido como Engenhão, o glorioso dará partida para a conquista do campeonato mundial em Tóquio.

    Título que ficou restrito ao Coríntians e Internacional(sendo o Timão Bi), de acordo com novo entendimento da FIFA . O Santos de Pelé, São Paulo de Telê e Flamengo de Zico dançaram. Em outras épocas, não se atreveriam a tanto. Hoje, com ex-dirigentes da CBF presos, ou quase presos, a infuência brazuca na FIFA foi pro ralo. Vamos ver se Tite nos devolve a força perdida.

    Voltando aos Moreyras, Álvaro além de pai de Sandro era avô das jornalista Sandra e Eugênia. ambas da Globo. Eugenia ainda na ativa,  Sandra faleceu em 2015.

     

  2. Meses depois estava excitado, carrancudo, com outro casaco

    Meses depois estava excitado, carrancudo, com outro casaco, foi a Caxambu e nunca mais melhorou. Esqueceu-se das origens. Saiu dos limites.

    Sobre arquetipo e ancestralidade no palhaço [video:https://www.youtube.com/watch?v=AIRuv9C63SM%5D  Se é tão perigoso assim a gente se endiretá…melhor ficar torto então do que correr o risco de piorar…vai que o defeito é que sustenta a coluna inteira, já disse a poeta… Ah sim, o texto me chamou a atenção pela imagem do palhaço, é que ontem sonhei com um palhaço me dizendo que no sonho eu era ele…e como estou doente (vitiligo, dengue, gripe) perguntei a ele o remédio bom prá cura e ele me disse: alcaçuz…e me mostrou sob um tapa-olho no olho esquerdo uma matéria orgânica, um sebo, larvas se locomovendo…e ai o palhaço tomou asas levando consigo uma chaleira que me lembrou a lâmpada do aladim…e depois reapareceu num sonho seguinte numa estrada me ajudando de novo mas me colocando em perigo porque cair num rio que me levava até que acordasse assustado e ao acordar o palhaçao aparece de novo, só agora eram palhaços presentes ao Encontro da Folia de Reis, que perdi, mas me contaram… [video:https://www.youtube.com/watch?v=OJdEj8MhO0E] [video:https://www.youtube.com/watch?v=Z0Hk3JKkXP4]  [video:https://www.youtube.com/watch?v=fS_74SoxCgI] [video:https://www.youtube.com/watch?v=IceUlL0nHyU] [video:https://www.youtube.com/watch?v=c_upHcc6VsE]

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador